Minha opinião:
Procure por madeiras de no máximo 85g, de preferência madeiras que não tenham carbono, vidro, titanio, ou qualquer outro material, procure madeiras puras mesmo, só de madeira. Não sou muito indicado pra falar de materiais, se vc for jogar caneteiro, procure uma feita de hinoki.
Outro conselho: peça a companheiros de seu clube, pra que lhe emprestem madeiras, borrachas usadas, pra você testar, ver qual você gosta mais inicialmente.
No começo, eu usava borrachas da Dhs e da friendship, que novas custavam 40-50 reais, e duravam meses, acho que pra aprender a jogar são boas.
Eu tive muita facilidade de usar borracha japonesa (mais macia), depois de 2 anos usando borrachas chinesas, que eram bem duras.
O material tem que se aproximar do estilo do atleta, mas acredito que duas borrachas chinesas em uma madeira rápida de no máximo 85g serviriam pra você por pelo menos 8 meses.
Como ja falaram, um material pode representar diversas características pra diferentes jogadores, não existe receita. Mas quando eu utilizava chinesas , conseguia controlar todos os golpes , aos poucos fui usando cola. No seu caso, eu usaria chinesas até aprender a maior parte dos fundamentos, e depois passaria para borrachas cada vez mais rápidas, sem precisar trocar de cabo.
Borrachas chinesas que usei no começo:
dhs 6512 , pf4-1 , g888, friendship wang nan, friendship 729-40s
Borrachas que experimentei depois:
bty tackfire special soft
yasaka mark v
yasaka mark v 30º
yasaka mark v gps
bty sriver fx
bty sriver
yasaka mark v ad
tibhar torpedo
tibhar rapid
donic jo waldner
joola cava
joola echo
banco futura variation
confesso que de todas essas, gostei muito da mark v 30º pois é bem macia e fica muito boa com cola, mas depois voltei a usar chinesas, usando agora dhs hurricane II, com cola.
Acho que um donic dicon caso você queira um dia jogar clássico, ou um appelgren é muito bom para iniciantes. Eu usei dicon no começo, e eu gostei do toque da madeira, tem bom controle, e consegui me adaptar com qualquer borracha.
Só troquei porque passei a usar pino, e o dicon é rápido pra usar pino longo.
Também tem as madeiras do site, que todos afirmam ser muito boas, de bom custo-benefício.
Depois que você dominar todos os principais fundamentos, pode até arriscar uma carbonada.
Experimente jogar de vários modos, caneta, classista, classineta, ver qual você consegue se adaptar melhor.