Raquetes

Primeiro Boa Noite!

Somos iniciantes, e gentilmente gostaríamos de algumas posições de vossas pessoas!

9 meses = Willian, 11 meses = Wesley e 1 ano = Erick

Tenho amigos que gostam do jogo de tenis de mesa um tem 11 meses,
outro 1 ano, e eu 9 meses.

Os dois primeiros jogam bem, porém sem nenhum fundamento técnico e eu também, lemos alguns materias, mas é muito pouco.
na verdade temos só este material:

http://www.emack.com.br/sao/efis/circul … manual.pdf

Os dois têm estilo clássico e eu caneta, sou o mais fraco. Mas dou uns colas neles de vez em quando :lol: .

Como estamos começando agora podem nos dar algumas dicas referentes a que estilo de raquete devemos usar?

Um é defensivo e outro atacante, ambos aguerridos, e eu mais tímido com a raquete bloqueio e mais corto do que outra coisa E faço poucas colocações de bolas pensadas!

Outra dúvida dos meus colegas mais experientes é:

Como bater um backhand forte com a bolinha baixa?

E ambos também querem saber algumas dicas de defesa.

Já avisei de antemão para buscar saber dos videos de treinamento, mas mesmo assim gostariam de obter algumas respostas.

Obrigado e um abraço.

Bem…acho que o melhor para vcs agora é procurar um lugar onde possam conseguir orientação técnica, no site tem muita gente que conhece muito bem do esporte, mas com certeza nada substitui um técnico que possa ver vcs jogando/treinando e dar conselhos mais eficientes.
De onde vcs são? Acho que o ideal é procuar onde treinar.

Aliás, muito boa a sua frase na assinatura… Esse é o espirito!!!

Esta é a parte dificil, temos pouca grana, e somos de uma região humilde, o que não chega a ser uma desculpa mas dificulta um pouco, os lugares para

treinos ficam relativamente longe, estamos tentando abrir um local para
treinamento com Osmir T. Tamura, ATEME de São Judas, com valores agradáveis ao nosso bolso, aqui na região do São Luiz mas parece que vai mixar, por falta de espaço e materiais para montar o espaço.

Jogo com alguns colegas, sinto que jogamos até que bem, mas pára por aí. Nossas raquetes são de madeira simples, algumas são boas e até imitam algumas butterfly :lol: :lol: :lol:

Valeu a atenção e um abraço!

Amigo, como vai?
Você deve se preocupar primeiramente em arrumar um local pra treinar, mesmo que seja pequeno. Cabendo a mesa e tendo como alocar uma mesa pelo menos já basta.
O principal é vocês treinarem insistentemente os fundamentos técnicos do tênis de mesa, e isso vocês conseguem aqui no site mesmo, com uma boa garimpada.
O treinamento dos fundamentos faz com que vocês consigam melhorar os gestos técnicos e assim tenham maior confiança nos jogos.

qualquer coisa, se quiser comprar material com preço acessível, entre em contato comigo que posso tentat arrumar usado ou até novo aqui pra vocês, falou?

Mas no mais, é treinar forte pra poder evoluir o jogo, pois só material não faz o jogador…

Mas pode dar alguma dica a respeito das raquetes :stuck_out_tongue:

Na seção do fórum para iniciantes postei um tópico justamente comentando sobre raquetes de iniciação, por favor, dê uma olhada.

Por gentileza, mostra o link aí. :stuck_out_tongue:

Gostaria de saber, por favor, qual material vc teria para “dispor”?

Valeu!

https://mesatenista.net/modules.php?name … cia%E7%E3o

aih amigo aki mesmo no site com o mazinho tem varios materiais baratinhos pra compra e eu conheço este site tbm www…. tem materiais baratinhos lah tambem, ve aih em qual dos 2 eh mais barato e adiquira seu material, material nao ganha jogo, nao faz jogador, mas eh essencial um bom material neh, flws!!

Mola_samas: Editei o post pq não eh permitido postar informações sobre lojas publicamente. Usem o sistema de MPs pra estas informações.

[quote=“fernando_pong”:2eqhi29o]aih amigo aki mesmo no site com o mazinho tem varios materiais baratinhos pra compra e eu conheço este site tbm www…. tem materiais baratinhos lah tambem, ve aih em qual dos 2 eh mais barato e adiquira seu material, material nao ganha jogo, nao faz jogador, mas eh essencial um bom material neh, flws!!

Mola_samas: Editei o post pq não eh permitido postar informações sobre lojas publicamente. Usem o sistema de MPs pra estas informações.[/quote]

[b]Sim sei disso, é que, claro isto não uma crítica, mas este site, de vez em quando parece confuso.

Tem bastante material, o que é muito bom, aliás ótimo, sou caneta, têm vários materiais, mas tem dicas um pouco “vazias”. Na venda de material eles “vangloriam” mais a marca, nomes de efeito, confesso não sou expert do assunto, sou como se fala na linguagem dos enxadristas um capivara.

É bom saber que tem material a disposição, mas por exemplo, para canetas, deveria ter algo assim: este material serve para quem está começando, a carateristica do produto é esta, o produto vai ajudar assim
ou assado o seu jogo, quanto a borracha ela fara isso e isso, ela serve mais para isso do que para aquilo, procure com este material trabalhar mais a parte x do que a y, compre uma raquete assim ou deste jeito porque ela é leve ou pesada, se sendo leve servirá para quê e se pesada para isso , vc entende, as funções do material devia ser muito bem trabalhada, que é o que de fato eu penso, porque sou iniciante, eles aqui trabalham mais o mercadológico do produto, do que a melhoria no oferecimento de material a qualquer nivel de jogador, por isso é frequente o aparecimento de perguntas simples como a minha e de outros colegas simpatizantes pelo desporto e por aí vai…

Por exemplo. Quero comprar uma raquete para mim, como já disse sou caneta, tem muito material, tem colas, tem combos, biribas, esponjas, …

É claro que fico meio que perdido, mas se quiser comprar materiais, terei que ler muito este fórum, para ter no minímo noção de alguns assuntos…

Isto não é uma crítica é só uma observação!

Um abraço.

Infelizmente a vida não vem com manual de instruções.
Certamente é necessário procurar conhecimento das áreas em que buscamos evolução.
Justamente por não haver fórmulas definidas a indicaçao de materiais é extremamente particular.
Sem erros, sem descobertas, não há aprendizado.
O fabricante que declarar: este material fará isto ou melhorará aquilo, que sim, estará realizando propaganda enganosa.
Como cada um tem gosto e necessidades distintas, o mais indicado é entender cada particularida para somente então definir parâmetros.

Naturalmente, o fabricante, deveria ser assessorado por um profissional, creio que não seria tão dificil assim!

[quote=“hinoki”:jzt70mqk]Infelizmente a vida não vem com manual de instruções.
[/quote] Lógico

Se um profissional desse uma orientaçãozinha, não seria pedir demais seria?

O fato de não haver “fórmulas definidas”, é o que deveria “existir”, principalmente na orientação de material para desportistas, no caso mesatenistas ou amantes do desporto, é o essencial, assim ele já começaria bem orientado, quando vc está começando um esporte, no caso ping-pong (tênis de mesa) o que vc mais quer é estar bem orientado!

[quote=“hinoki”:jzt70mqk]Certamente é necessário procurar conhecimento das áreas em que buscamos evolução.[/quote] Totalmente apoiado!

Pelo que eu entendi, o hinoki quis dizer que cada pessoa tem uma sensação sobre uma madeira ou borracha. Por exemplo, tenho amigos que dizem sentir que as madeiras de hinoki vibram demais, o que não acontece no meu caso. outra divergência comum é sobre as borrachas chinesas, que têm um toque diferente das japonesas ou européias.
Eu já fiz avaliações do meu material aqui no site, e sempre que compro algo novo eu descrevo as sensações que tive utilizando os equipamentos novos. Mas como essas avaliações são feitas por pessoas, e não por máquinas, fica difícil padronizar avaliações.
E tem um outro agravante. NUNCA uma borracha ou uma madeira vai ser idêntica a outra, mesmo sendo da mesma marca e modelo. As madeiras hinoki, por exemplo, podem ser da mesma marca, do mesmo modelo, porém com caracteristicas bem diferentes.

Desculpa o que é madeira hinoki?

Hehe, hoje eu acordei com o pé direito.
https://mesatenista.net/modules.php? … ght=hinoki
Amigo, tem a ferramenta “Pesquisar” no fórum.
Algumas de suas dúvidas poderiam ser tiradas por essa ferramenta.
Abraços!

[quote=“cyb3r2”:2keifh9p]Hehe, hoje eu acordei com o pé direito.
https://mesatenista.net/modules.php? … ght=hinoki
Amigo, tem a ferramenta “Pesquisar” no fórum.
Algumas de suas dúvidas poderiam ser tiradas por essa ferramenta.
Abraços![/quote]

Foi mal, procurei no dicionário, não achei, não fui na ferramenta “Pesquisar”!

Valeu.

Amigo, vc diz que o site ou tb outros sites deveriam ser mais especificos em conceitos como:

O que?
Pra que?
Como?
Pra quem? ou algo parecido, descupe-me se te entendi errado.

Vamos lá, é impossivel mesmo com a ajuda de um TOP profissional dizer que esse ou aquele material sirva para essa ou aquela condição de jogo, pois, cada atleta iniciante ou não, tem caracteristicas diferentes, ou seja, um atleta pode perfeitamente usar uma determinada borracha, mais o outro pode não conseguir ter o mesmo sucesso, entende?

Tipo assim, a Sriver por exemplo, eu mesmo só consigo usa-la no fore no back é impossivel pra mim, e tem gente que consegue perfeitamente usa-la no back, o mesmo serve para Sriver FX que muitos dizem ser otima no back, e que é impossivel pra mim por exemplo usa-la no back.

Isso tem varias influencias, como altura, e até mesmo o peso do atleta, forma de movimentação na execução do golpe, forma de treino e por ai vai…

No seu caso, ainda acho que vc tem uma otima vantagem se comparar comigo por exemplo, pois, antes de comprar vc encontrou nosso forum, o que não foi o mesmo comigo, quando encontrei o forum, já tinha encontrado “N” sites que vendem material, e se for por na ponta do lápis o $ que já gastei, acho que pagava um carro zero km… :cry:

Pra vcs que estão começando, a melhor opção em termos de custo beneficio, na minha opnião é KWS, que tem a linha inicius aqui mesmo neste site, são madeiras de otima qualidade, com excelente acabamento e combinadas com borrachas na Nitakku, que é uma marca renomada e que produz borrachas de excelente qualidade, fora essa dica, só as raquetes montadas da DHS, que são mais baratas, e atendem bem o iniciante por um certo periodo, pois, logo virá a necessidade de um material mais profissional por assim dizer.

Acho que se vc fizer contato com o Mazinho, e considerando que vcs são 3, pode conseguir quem sabe negociar melhor as 3 raquetes, alem de já economizar na encomenda, por se tratar de um mesmo endereço.

Espero ter ajudado…

Abraços,

Bob

Entendeu errado. Foi só uma observação!

Não precisa ser um “TOP profissional”, pode ser um ex-federado, não é necessário que ele diga o que devo EXATAMENTE comprar, simplesmente quero uma descrição decente do material oferecido, não é pedir demais, quanto a adaptação ao material - você foi correto.

Muito obrigado pela sua opinião, ajudou muito! Era o que eu queria saber desde o início!!

Ajudou mesmo.

Minha opinião:
Procure por madeiras de no máximo 85g, de preferência madeiras que não tenham carbono, vidro, titanio, ou qualquer outro material, procure madeiras puras mesmo, só de madeira. Não sou muito indicado pra falar de materiais, se vc for jogar caneteiro, procure uma feita de hinoki.
Outro conselho: peça a companheiros de seu clube, pra que lhe emprestem madeiras, borrachas usadas, pra você testar, ver qual você gosta mais inicialmente.
No começo, eu usava borrachas da Dhs e da friendship, que novas custavam 40-50 reais, e duravam meses, acho que pra aprender a jogar são boas.
Eu tive muita facilidade de usar borracha japonesa (mais macia), depois de 2 anos usando borrachas chinesas, que eram bem duras.

O material tem que se aproximar do estilo do atleta, mas acredito que duas borrachas chinesas em uma madeira rápida de no máximo 85g serviriam pra você por pelo menos 8 meses.

Como ja falaram, um material pode representar diversas características pra diferentes jogadores, não existe receita. Mas quando eu utilizava chinesas , conseguia controlar todos os golpes , aos poucos fui usando cola. No seu caso, eu usaria chinesas até aprender a maior parte dos fundamentos, e depois passaria para borrachas cada vez mais rápidas, sem precisar trocar de cabo.

Borrachas chinesas que usei no começo:
dhs 6512 , pf4-1 , g888, friendship wang nan, friendship 729-40s
Borrachas que experimentei depois:
bty tackfire special soft
yasaka mark v
yasaka mark v 30º
yasaka mark v gps
bty sriver fx
bty sriver
yasaka mark v ad
tibhar torpedo
tibhar rapid
donic jo waldner
joola cava
joola echo
banco futura variation

confesso que de todas essas, gostei muito da mark v 30º pois é bem macia e fica muito boa com cola, mas depois voltei a usar chinesas, usando agora dhs hurricane II, com cola.

Acho que um donic dicon caso você queira um dia jogar clássico, ou um appelgren é muito bom para iniciantes. Eu usei dicon no começo, e eu gostei do toque da madeira, tem bom controle, e consegui me adaptar com qualquer borracha.
Só troquei porque passei a usar pino, e o dicon é rápido pra usar pino longo.
Também tem as madeiras do site, que todos afirmam ser muito boas, de bom custo-benefício.

Depois que você dominar todos os principais fundamentos, pode até arriscar uma carbonada.

Experimente jogar de vários modos, caneta, classista, classineta, ver qual você consegue se adaptar melhor.

Todos aqui deram umaopinião parecida qto à propaganda das empresas, mas eu ja sou de uma linha de pensamento mais proxima do ErWeWil. Procurem olhar um site de vendas tipo o da butterflyminas: lá ha uma breve descrição de cada borracha e vc pode dizer pra que cada uma serve com certa facilidade. Digo isso por exemplo vc pegando varias borrachas lisas de uma marca qualquer, neste exemplo vou usar a Stiga que eu acho q eh o extremo do que vou citar.

Toda borraca deles passou anos sendo criada uma nova tecnologia pra borracha e agora ela finalmente esta disponivel e etc. Quando a propaganda vai falar de aspectos técnicos eh sempre assim: esta borracha possui uma excelente velocidade aliada a um poderoso efeito mas mantendo grande controle…

A descrição pode ser de uma Almana(que qndo lançou eu vi uma propaganda deste estilo) ou de uma borracha feita para jogadores defensivos à la Tackness drive. Isto eh pura propaganda.

Não gostaria q eles deixassem de vender o proprio peixe, mas q houvessem descrições mais objetivas. Um bom exemplo disso eh o Evo1 vendido aqui no site. antes mesmo de comprar vc ja sabe onde ele funciona melhor e as borrachas mais recomendadas para o seu uso.

Hoje, com o dólar na faixa de 2 reais sumiu um pouco o problema preço da vida dos mesatenistas(alguem lembra quando vc pagava 90 reais numa sriver?), mas hao outro lado. Entre na dandoy e tente descobrir uma borracha chinesa equivalente a uma J.O.Waldner de uma marca q vc não conhece. Desde o inicio a tarefa não eh tão facil pois tudo eh questão de percepção, mas vc não sabe nem oq seria parecido.

Hoje ha muitas marcas chinesas q tem borrachas tanto para o estilo europeu como para o estilo chines, mas para aguem q está desacostumado aprender a diferenciar uma da outra eh o inferno. Quem não acredita, cadastre-se o mytabletenis.net e veja os topicos de analise de material. E horrível parece tudo igual, e isso mesmo eu conhecendo razoavelmente bem borrachas japonesas, européias e um pouco(bem pouco) de chinesas.

Nesta area o brasil leva vantagem, talvez por ser um mercado em que consumidor e vendedor estão mais proximos, talvez pq ainda não temos tanto profissionalismo no TM brasileiro ou qualquer coisa do tipo. O que importa eh q se aqui no mesatenista alguem quisesse saber de uma borracha como por exemplo a Dawei A4 Sprungfeder obteria comparações muito razoáveis, no mytabletennis.net vc iria obter comparações em relação à Bryce outras em relação à hurricane etc. Aí onde vc enquadra esta borracha?

Não sei. Quem me deu a melhor descrição desta borracha no geral foi o Jadson aqui do site num topico de mais ou menos mês atras. Aconteceu o memso mais antigamente aqui quando queria me informar sobre a 729 Higher.

Fica aqui o meu apelo por informações mais claras do produto q estamos comprando. Não peço q me digam “Esta borracha é uma porcaria, não compre nosso produto” mas algo do tipo “Esta borracha foi desenvolvida tendo em mente o jogador com movimentos curtos e rapidos, tendo uma boa resposta proximo da mesa mas podendo ser usada de media distancia”. Este pra mim seria o ideal.