Raquetes "Ocas" e "Firmes" na Batida

Gente comprei uma Xion Atena Gold…ótima raquete rápida …com a minha borracha Donic Silver muito efeito, mas sempre tenho a impressão que na batida ela é oca, e treinei outro dia com uma Cypress Wod emprestada e na batida tive a mesma impressão.

Esse oco, é para amortecer ? tem madeiras caneteiras mais firmes na batida…

Um grande abraço

Sua pergunta é muito interessante, mas existem muitos “pontos” que precisam ser levados em conta, antes de poder fornecer uma resposta mais adequada e até mais completa.
Explico :
A modo com que vc segura a sua raquete (nao só empunhadura), afeta diferatamente na sensibilidade que vc tem com seu material.
Assim sendo, a mesma raquete que vc usa, segurando de "formas’ diferentes, produz resultados diferentes.
Já houve aqui mesmo no temp.mesatenista.net, muitas discussões sobre o que é ser firme, e o que é raquete vibrar.
Para a grande maioria (infelizmente), o fato da raquete “vibrar” a eles significam que a raquete é “menos firme”.
Porém, é como eu já havia dito (e é bom vc mesmo observar), que seu uma raquete fosse feita totalmente de alumínio por exemplo, e outra de madeira, quando vc batesse na com ela na bolinha, qual “vibraria mais ?” …
É óbvio que é a de alumínio, um metal que é mais duro (apesar dele ser um dos metais mais moles) do que a madeira.
É a forma com que as moléculas do material transmitem o impacto dado pela bola (muito mais veloz)…
Bem, dito isso, experimente vc mesmo, outras formas de segurar sua raquete e vc vai ver que muda o que vc sente na mão.
Outra coisa que interfere diretamente no que vc sente, é o ponto da raquete que vc “acerta” na bola.
Raquetes com formato Square, quando do movimento do smash ou drive, o “melhor” pontos é pouco abaixo da metade da raquete deitada, quase na ponta…
Se vc usar smash ou drive, mais para o meio, vai ver que é bem diferente.

[]'s

E o mais engraçado é que algumas raquetes aparentemente apresentam uma certa tendência de fabricação pra vibrar mais.

Eu usei dicon muito tempo, e vibrava pouco. Depois de um tempo precisei comprar outro e pelo bom preço na época comprei dois. Os dois vibravam bastante e no começo eu até achava ruim, mas a sensação pra bloqueio melhorou e hoje até prefiro que a raquete vibre um pouco.

Acho que o ideal é experimentar raquetes com diferentes materiais com o decorrer do tempo, e até testar diferentes empunhaduras, pela própria necessidade de adquirir conhecimento mesmo. O Waldner na entrevista que deu disse que observava como o adversário segurava a raquete e como se movimentava.

Atualmente prefiro madeiras com carbono que vibrem um pouco.

Eu tenho uma Dicon e uma Ovtcharov Senso v1. Ambas, se encaixam nessa categoria de ‘‘ocas’’, a ovtcharov na verdade tem o cabo oco mesmo. Há quem deteste mas para mim essas raquetes dão muito mais confiança em bloqueios do que raquetes muito rígidas, acho muito estranho bater bola com aquelas raquetes onde mal se sente a bolinha batendo na borracha. Mas essas raquetes ‘ocas’ não amortecem, podem ser até mais rápidas que raquetes ‘firmes’, o que muda é a sensibilidade ao executar os golpes.

Felipe, tenho esta mesma raquete, e estou adquirindo uma Platinum Special e tendo utilizado algumas outras ( TSP Hinoki Hunter, KWS Balance J, TSP 39, Yasaka Hasha Special e Yasaka Musashi Deluxe) , acredito ( pois acho que cada caso é um caso ) que o conjunto de sua raquete (que é ofensiva pacas) com uma borracha macia como a Silver ou a Donic X3 está transmitindo esta sensação a vc. Outra hipótese é a colagem, que pode estar perdendo a aderência. Mas acho mesmo que é o conjunto. Uso hj a minha RSM Xiom com uma Xiom Omega Europe (esponja média dura) e ela dispara extremamente bem, com um som excelente, consistente e ofensiva. Quando utilizei-a com uma Xiom Vega Elite (macia) ela parecia um pouco mais frouxa ou oca, embora com excelente Spin. Quando puder, experimente sua blade com uma borracha mais dura e rápida, como a Xiom Vega Pro, Bty Bryce Speed ou mesmo como foi dito, uma Donic S1.
Bons treinos e jogos. ::aplausos::