Raquetes nacionais antigas (Tiger, Rei, entre outras)

Olá pessoal, sei que já fizeram alguns comentários sobre esse assunto, mas gostaria de sugerir um tópico
sobre raquetes nacionais antigas, como as Tiger produzidas pelo Betinho e Rei (borracha verde) e outras
marcas. Na época não havia material disponível e tudo era muito caro por causa da economia do Brasil.

Eu ainda tenho uma madeira Tiger Betinho (classineta) e vocês? Alguém teria foto dos outros modelos, lembro
de uma raquete clássica da Tiger, acho que era Emiko…

Eu tive uma Betinho Fujiyama. Quadradinha, com cabo em madeira. Muito bonita.
Tb tive a Emiko! Madeira pesada, com cabo AN, tb muito bonita.

Comecei a jogar com a Fujiyama e uma Sriver FX que meu tio trouxe do Paraguai.

Abrax

Só p/ lembrar… Tiger Betinho era caneta chinesa, nao classineta…(nao tinha borracha atrás)

Abaixo a foto de uma Tiger Fujiyama…

Pô, Doc, era essa mesmo. Muito legal lembrar.
Para quem não conhecia nenhum material das marcas internacionais, até que era uma bela madeira.
Abx

Eu tenho uma Betinho Tyger, como o Doc falou ela é caneta chinesa, e não classineta. A minha ainda está com a borracha em condições de uso para brincar, é das mais antigas, ainda nem tem o símbola da ITTF nela. Já vi outras que tem o ITTF.

Bem eu comecei a jogar com uma Biriba 61DX da Butterfly, ai como eu achava que a da Tiger tinha mais efeito (vê se pode) comprei a Fujiyama, depois vi um cara que batia muito bem de esquerda com uma tal de Luiz Mauro ai como todo pangaré que se preze resolvi comprar ela achando que eu iria conseguir bater como ele, alguns anos depois comprei a senkoh 1 da butterfly ai sim foi terrivel pq todo mundo que via ela achava que era a fujiyama eu não aguentava mais explicar que não dava nem pra comparar as 2 ai os caras pra me sacanear diziam o seguinte: ‘que nada vou ali na loja de esportes da esquina e vou comprar uma fujiyama destas’ isto era pra acabar.
Agora uma raquete que eu achava invocada era uma tal de Alfemanorte (acho que é asim que se escreve) que tinha uma borracha verde (se eu achar uma daquelas hoje eu compro pra deixar de lembrança da época rsrsrsr).
Na época (digo por volta de 1988) as tal das raquetes betinho eram as vedetes, porque era muito caro pra se comprar uma importada, eu tive a oportunidade de bater com várias como a tal da Biriba, Emiko, Jacques Roth etc. Tinha um louco na minha cidade que não sei como conseguia comprar as borrachas da Tiger, segundo ele elas custavam bem caro praticamente o preço da raquete (o que não é diferente de hoje) ai este louco vivia fazendo raquetes, ele cortava umas madeiras e colava as borrachas, todo sabado ele aparecia com umas 3 raquetes diferentes, eu só acho que ele deveria ter estudado geometria pq a raquete quadrada dele parecia redonda e a redonda quadrada, sem contar que os angulos das raquetes dele não fechavam de jeito nenhum.

OBS: A fujiyama que o Doc mostrou na foto acima era a mais moderna, a que eu conheci na época era uma arredondada que lembrava a senkoh 5 da bty.

Nossa tou ficando velho. rsrsrsrsrsr

O Doc_SP está certo, foi mal minha colocação, realmente é uma caneta chinesa, pois atrás não tinha borracha. A Tiger Emiko, se não me engano clássica, era um tijolo mesmo, muito pesada para os padrões de hoje. Os modelos existentes eram Fujiyama, Betinho e Emiko ou havia mais algum modelo da Tiger?
Eu sou tão “novo” que uso a mesma madeira Senkoh 7 que meu pai comprou em longíquos 1992 com uma borracha Selvid…

[quote=“rtfujihara”:1o8i5ro1] Os modelos existentes eram Fujiyama, Betinho e Emiko ou havia mais algum modelo da Tiger?
Eu sou tão “novo” que uso a mesma madeira Senkoh 7 que meu pai comprou em longíquos 1992 com uma borracha Selvid…[/quote]
Existiram muitos outros modelos.
O Betinho (Alberto Kurdoglian), teve a brilhante idéia de ao mesmo tempo “criar” algumas raquetes boas e ao mesmo tempo homenagear os grandes atletas da época…
Betinho, Fujiyama,Emiko, Jacques Roth, Ivan Severo, Biriba, e até talvez algum que eu tenha me esquecido…(me desculpem).
Quem tiver uma das citas, bem poderia postar as fotos para que todos pudessem ver…
[]'s

JCesar,

Ola amigo, tudo bem, mas chamar o Luiz Mauro de " um Tal ", Ele foi simplesmente, na minha opiniao o melhor atleta de todos os tempos do Estado do Rio de Janeiro, jogou por diversas vezes na selecao brasileira.
abracos
smorigo

Caro Smorigo, eu não me referi ao atleta e sim a madeira note que o trecho do meu post dizia ‘…uma tal de Luiz Mauro’, mesmo assim eu diria que fui infeliz no termo, não tenho duvidas que todos os nomes que foram colocados naquelas raquetes se referiam a grandes atletas de nosso esporte, pois como foi bem observado pelo amigo Doc_Sp foi uma homenagem que o Betinho fez aos grandes atletas nacionais.

Abraços,

Julio

Olá, pessoal…
eu encontrei recentemente numa caixa na casa de meu pai minha primeira raquete: uma Rei, adquirida em 1978 de um colega de colégio. A madeira é de compensado (5 folhas) e o cabo é mesclado metade cortiça metade madeira (muito bonito). Ainda estava com a borracha marca Rei também, que era fabricada em Manaus pela Alfema Norte em cooperação com a Masuda Industry Inc. Japan (isso está escrito na borracha). Eu tive que substituir aborracha por uma Sriver, pois a Rei já era mais lisa e dura que uma placa de granito polido e a velhinha até que ainda dá um bom caldo, apesar de ser lenta. Assim que puder, posto uma foto. Abraços.

:roll: Pessoal eu tive uam biriba que tinha borracha em apenas um dos lados e o cabo era curto, não era do tipo gatilho. Podemos falar que se trata de uma caneta chinesa???

Dentre outros modelos que foram citado, tinha também a betinho Pop, vcs lembram?

Gostaria de saber se a minha biriba que ainda tenho, é melhor raquete do que a friendship 1020?

Acho a madeira dessa raquete, recém adquirida, muito simples!

Gostaria de colocar uma borracha na minha velha raquete betinho! o que vcs me sugerem???

Um abraço

Eu tive umas 3 ou 4 raquetes Betinho e jogava no Senai (1986), eram excelentes para a época,
Tenho saudades desse tempo.

Vale lembrar que as raquetes tiger não existiam apenas na versão comercial, já citada, mas também na versão “especial”, umas madeiras de excelente qualidade.

Recentemente o Betinho produziu umas borrachas novas, com o “stamp” diferente das antigas, até. Dão muita velocidade e efeito (nunca pensei em ver uma borracha nacional assim), custavam acho que 25 reais cada, e o único porém é que eram meio pesadas…

Segue abaixo link pro album com algumas fotos [ fujiyama especial, jacks roth especial, emiko (que não achei tããão pesada assim) e uma raqueteira tiger :

http://img205.imageshack.us/gal.php?g=imagem0203.jpg

Eu tenho uma Tiger Fujiama modelo antigo e redonda, já nem lembrava dela, segue a foto para recordações.

http://img29.imageshack.us/img29/2635/dsc00061kb.jpg

[quote=“Ayrton”:2bpue36t]Eu tenho uma Tiger Fujiama modelo antigo e redonda, já nem lembrava dela, segue a foto para recordações.
http://img29.imageshack.us/img29/2635/dsc00061kb.jpg[/quote]
Ayrton, este modelo que vc postou é “falso” …
A Tiger Fujiyama, era somente quadrada (com cabo tipo gatilho).
A foto que vc postou é de uma raquete ainda melhor que as Tiger.
Trata-se de uma legítima raquete fabricada por Naoteru Uehara (mas alguém colou o adesivo da Fujiyama nela).
Se vc tirar a borracha, vai achar um carimbo com o nome e antigo endereço dele.
Naoteru sem sombra de dúvidas é o melhor fabricante de raquetes brasileiro, nao só pelo acabemento, mas principalmente pela técnica.
Basta tb observar que a parte central (maior) das folhas é de Kiri.

Já me falaram que essas “especiais” que eu postei acima são de kiri também, mas cofesso que não entendo o suficiente…
Alguém, pelas fotos, teria condições de confirmar ou desmentir?
:smiley:

O Betinho “fez” algumas raquetes (mais recentes) com o Kiri no centro.
Pela foto nao dá para ter 100% de certeza (mas parece que é).
Se tiver uma foto com mais foco, seria melhor.

Este tópico meu deu uma saudade da minha primeira Betinho :smiley:

Excelente post… que saudade.
Bons tempos, vale a pena lembrar.
Eu “aguava” por uma Betinho, mas o $$ não dava pra comprar, hehe. Como éramos inocentes, lembrança gostosa…

Um abraço e parabéns pelo post.

Aysser
Lafaiete/MG