Respeitando a opinião de todos, tb vou opinar
Com certeza, o melhor pra um iniciante é aprender a movimentar corretamente os braços e as pernas, assim evoluindo no “bate-bola”
Porém tb é muito importante controlar os golpes fazendo um bom uso do conjunto do braço e do pulso, aprendendo assim a rebater a bola no tempo correto e controlá-la conforme seu estilo
Por isso aconselho a iniciantes usarem raquetes com borrachas, pq o controle dos golpes com raquetes de “ping-pong” é muito diferente dos golpes com raquetes de tênis de mesa
Para essa situação raquetes de lazer da BTY são recomendadas (Wakaba, Biriba, Black BTY), porém são muito caras se comparadas a sua qualidade
Por isso a linha da Sunflex (raquetes superiores a Mandarin) é uma escolha mais barata, e pode ajudar muito a iniciantes a darem seus primeiros passos como mesa-tenistas
Eu, por exemplo, iniciei meu aprendizado com uma raquete Sunflex
Mas é claro que essas raquetes são muito inferiores às profissionais
Se sua intenção for iniciar com raquetes de nível profissional, a linha Sriver da BTY e a Mark V da Yasaka são as mais indicadas
Porém, como já foi comentado, são muito caras. Por isso uma opção mais barata de raquete profissional seria a Friendship 729
A borracha custa em torno de R$ 40
É uma raquete rápida, com um nível de efeito médio, ideal para jogadores de nível intermediário
Seus maiores defeitos são o pouco controle e a borracha que é um pouco seca, fazendo assim um barulho diferente qd em contato com a bolinha
Quanto a madeira, é recomendável a jogadores q não participam de competições não investirem em madeiras profissionais
Elas são a parte mais cara do componente da raquete, e podem ser substituídas por madeiras manufaturadas q são muito mais baratas
A escolha depende muito do seu estilo e em qual nível vc se enquadra
Só que a mim parece q sua maior dificuldade é financeira, por isso alguns materiais tornam-se inacessíveis
Espero poder ter ajudado
Falow