Raquete Yinhe 989 (rotor)

Bom dia pessoal,

O que acham da raquete Yinhe 989 (rotor), que possuem 2 lados para borracha JPEN ?
Talvez com pino longo em um dos lados para dificultar o jogo adversário…

Além da velocidade, quais outros “problemas” eu posso ter ? é vantagem ?

Cara, se você quer usa pino longo em um lado da J-pen tem alguns poréns…
Qual seu estilo? Curta distância e ataque, média distância loop? Usa o ataque de backhand tradicional caneta?

Acredito eu que problemas realmente não vão ter tantos exceto os dois cabos da raquete que provavelmente vão dar uma pegada meio estranha… Vantagens também nenhuma, você não vai se diferenciar muito de um classineta comum. O formato da raquete j-pen tem menos área de contato, pode te fazer furar bastante no começo mas se resolve com tempo e prática. Também é mais aerodinâmica e permite uma empunhadura mais firme.
Pessoas que já jogaram assim:
Dang Qiu, um dos melhores classinetas na atualidade além de ser um dos melhores jovens europeus, jogou com esse estilo entre 2014 e 2016:





Desde 2017 joga com a raquete redonda comum mesmo. Na época de jpen com duas borrachas ele devia usar duas Tenergy 05 e a madeira não sei, hoje ele usa uma ALC Especial da Buttefly e duas Dignics 09c.

Taisei Matsushita joga assim até hoje embora não jogue mais profissionalmente.
Supostamente duas Tenergy 05 e não sei sobre a madeira, talvez uma Cypress personalizada?




E tem mais jogos dele na Liga Japonesa no YouTube.

Video “tutorial” sobre seu RPB

Sobre o cenário do pino longo atrás
Depende do seu estilo, mas se você joga a curta distância da mesa atacando, e quer inverter spin na mesa para dificulta-lo o chop block seria seu maior princípio. Mas não adianta sair fazendo a cada um ou dois ataques achando que vai acabar ali, use sempre em horas cruciais para realmente pegar o adversário e obriga-lo a cozinhar ou fazer um loop e você poder atacar. E
Também não é uma das coisas mais simples de aprender no back classineta, jogadores clássicos tem bem mais facilidade devido a mobilidade do pulso na empunhadura.
Se quer ver bem isso do Chop Block, assista bastante Koki Niwa, sobre nossos parceiros classinetas, particularmente só vi o Xu Xin usar duas vezes com o back classineta, das outras sempre foi com o shoto.

Técnica do Chop Block
Técnica do Chop Block (yangyangtt)

No cenário de estilo média-longa distância não tem muito segredo, use o kato na hora certa para pegar o adversário desprevenido e vá ao ataque se ele der uma cozinhada ou loop fraco.
Técnica do Kato
Pessoas que vi jogando nesse estilo de caneta japonesa/pino longo (pule para o minuto 1:03)
Raquete deles

Também seria uma boa na recepção de saques.

Acho que é isso, tudo vai depender do seu estilo na mesa e seu interesse. Sempre lembre-se que TM é diversão também!
Abraço!

3 Curtidas

Caramba davizoosk, você não respondeu, você deu aula! Obrigado!

1 Curtida

Bom dia,

Raquetes rotor realmente são muito usadas para jogar com pino de um dos lados, exatamente para girando a raquete, afinal, para uso como se fosse uma raquete classineta (golpeando sempre com a mesma borracha de cada lado respectivo) não é necessário girar a raquete. Mesmo o Qiu Dang utilizava uma raquete caneta japonesa tradicional (hinoki 1 folha, com o bloco de cortiça no “lado da frente”), e depois migrou para raquete classineta com a Zhang Jike ALC e finalmente Innerforce ALC. De qualquer forma, eles podem (ou até devem) servir de “inspiração”, mas leve em consideração que o estilo deles é formado pelas suas habilidades individuais e sobretudo a IMENSA carga de horas de treino durante a vida, o que não permite dizer o quão mais ou menos adequado seria para qualquer outra pessoa.

A respeito de usar ou não pino, cabe avaliar o que vc ganha e o que vc perde. Vc pode estar dificultando mais o seu próprio jogo do que o do adversário, principalmente se já tiver alguns golpes razoáveis. Claro que muita gente tem dificuldade para jogar contra pino, mas esta vantagem não é algo definitivo, e à medida em que vão aprendendo isso vai trazendo maior dificuldade para vc, exigindo melhor uso do pino, o que, diferentemente do que pensam, não é fácil. Em suma, qualquer material ou técnica pode te trazer vantagem, mas elas não vêm de graça e não ficam para sempre. Portanto, é importante pensar no próprio jogo antes.

Entretanto, nada é tão absurdo que não possa ser testado (raquete, borracha, estilo, etc.) se vc realmente estiver afim e achar divertido, o que é de fato o mais importante.

Abraços!!!

5 Curtidas