Raquete para iniciar, me ajudem !

Olá, este é meu primeiro post aqui e gostaria da opinião de vcs.
Antes de conhecer este site eu era um mero pingpongueiro mas agora quero me aprofundar neste esporte.
Meu estilo, se é que o tenho, é caneta ofensivo, tenho uma BTY Black 900 e apesar de já ter lido alguns comentários ruins sobre ela, me adaptei bem ao seu peso e empunhadura.
O problema é que eu sou totalmente mané com relação a colagem e não tenho coragem de gastar comprando um material que eu poderei detonar por não saber fazer corretamente.
Aqui em minha cidade não tem nenhum tipo de instrução em TM e eu não conheço nenhum praticante com conhecimento suficiente para me ajudar.
Adquiri os vídeos de treinamentos chineses e estou tentando aproveitá-los com ajuda de um colega.
A minha dúvida é se essa raquete realmente me impede de progredir, se sim, qual o principal problema? A madeira ? A borracha ? Ambos ?
Eu sinto dificuldade em colocar efeitos mais fortes e acho a borracha meio fina/dura. A madeira me parece boa. Daria pra trocar só a borracha ? É fácil sem ter experiência alguma? Ou é melhor trocar de raquete ? Tem alguma montada que seja significantemente melhor que a Black 900?
Me desculpem pela novela mas é que tudo isso roda na minha cabeça e não tenho a quem recorrer por aqui.
Qualquer ajuda será muito bem vinda.
Valeu…

Bem vamos por partes, né!!!

   1) A primeira raquete que eu montei foi uma DONIC Waldner Diablo Senso Clássica (O detalhe é que eu na época jogava caneta) com borracha Mark V da YASAKA. Tomei uma "coça" no início... A borracha às vezes esticava demais depois da aplicação da cola rápida e, eu, com pressa de jogar, cortava para ficar do tamanho da raquete... Resultado: a borracha quando voltava ao seu tamanho normal, ficava pequena em relação à raquete,  :roll:  ..... Ficava uma coisa horrível, mas fazer o que, né!!!  :oops:   :oops:   Não tinha ninguém para me ajudar; tinha que ir quebrando a cabeça sozinho...Até descobrir este site e, contar com a ajuda dos colegas mesatenistas perdi umas 3 ou 4 borrachas de bobeira!!!  :oops:  
   2) Na minha opinião, a principal diferença entre essas raquetes compradas prontas e raquetes que você próprio monta, é com relação à espessura e à qualidade dessas borrachas que que vem de fábrica nas raquetes já montadas... A borracha, geralmente, é mais fina(1,5 mm) e de qualidade inferior às borrachas que você compra em separado. Essas raquetes montadas são para lazer, privilegiando o controle da bolinha e, o "prazer" de se jogar o "ping-pong"!!! Você só vai sentir a diferença o dia em que pegar um "material de primeira" e sua Black 900... Vai dar vontade de pegar a sua "companheira e mandar ela longe, rsrsrsrsrsrsrs  :lol:    :lol:  !!!
   3) Se você não quer gastar muito e, quer um material melhor te aconselho a adquirir uma madeira da KWS. É um material relativamente "barato", porém é de qualidade, dúravel e, vai te servir bem nessa fase de aprendizado "pós ping-pong"!!!  :lol:  Como você é tem a empunhadura caneta japonesa e é iniciante, te aconselho uma madeira de mais controle(Nada muito rápido, para não atrapalhar seu aprendizado; já que nessa fase o interessante é você ter sensibilidade nos golpes, sentir a bolinha, certo!!!). No início dá vontade de comprar um material com fibra de alumínio ou de carbono pela potência que você imagina que seus golpes terão, certo?Controle sua ansiedade e "comece pelo princípio", madeiras menos velozes para facilitar seu controle de bola, falou... Uma raquete tipo a Nervosity da KWS, talvez lhe caia muito bem; mas se você tiver "bala na agulha" e, estiver disposto a gastar um "pouquinho mais", sugiro: uma Cypress ou uma Senkhoh da BUTTERFLY, uma Longer ou Flicker da NITTAKU(vide site do FranTT) ou alguma da YASAKA, certo?!!
   4) Quanto a borrachas; escolha uma de dureza média e com no máximo 2,0 mm. Borrachas na espessura máxima para iniciantes são muito difíceis de se controlar, e mesmo os profissionais raramente as utilizam, justamente por esse motivo. Te aconselho: Sriver ou Sriver EL da BUTTERFLY, Mark V ou Mark V AD da YASAKA ou, Rapid ou Rapid Soft da TIBHAR.
   5) Agora quanto à colagem!!! Não acho que você deva ficar se preocupando agora, em colar sempre a borracha na raquete. Eu, particularmente, jogo 3 vezes por semana e, só colo uma vez, no início da  semana. 
   6) Sem querer fazer propaganda para o João Carlos da KWS, além de vender as raquetes dele, ele vende borrachas da BUTTERFLY e da YASAKA montando a raquete que você escolher com borrachas dessas marcas (se assim o cliente quiser!!!). É so você escolher e pedir, ele usa uma cola própria, e se você pedir ela uma cola "especial" para você não ter colar sempre ... Se você comprar a raquete dele, ele cola a borracha sem nenhum ônus para você; e o detalhe é que fica um serviço de primeira, já que ele tem máquina própria para cortar a borracha. Se interessar, liga para o João Carlos que é super gente boa, vai te tratar super bem e, ainda vai te aconselhar qual é o modelo ideal para você, que está no início do aprendizado, falou parceiro!!!???  :lol:    :lol:    :lol:  
    P. S.-> O telefone da KWS, da Butterfly, da Yasaka e do FranTT(Tibhar e Nittaku) está na seção Onde Comprar no lado esquerdo da página inicial do site.  

   Desculpe-me se escrevi muito!!! Espero ter ajudado e; se escrevi asneira que os mais entendidos me corrijam!!! 
   E que a força esteja com vocês!!!
   Um abraço,  :D 


   Thunder_Ball (Rodrigo)

Puxa Rodrigo, valeu demais a resposta.
Quando eu me referi à colagem, eu queria dizer colar a borracha pela primeira vez e “esquecer”. Pelo que eu entendi as colagens com colas rápidas são para um efeito de velocidade temporário né? Acho que eu ainda estou bem longe desse nível de exigência e aproveitando: porque ficar recolando? Não seria melhor usar madeiras e/ou borrachas mais rápidas ? E não estraga o material ficar recolando ?

Gostei muito da sua dica de comprar a raquete já montada na KWS, acho que vou por aí e quando tiver mais conhecimento e prática, deverei sentir necessidade de melhorar o equipamento e aí sim montarei eu mesmo.

Bom, obrigado novamente, é muito bom contar com o auxílio de colegas dispostos a ajudar.
Valeu,
Surtão (Maurício)

troca só a borracha q faz muita diferença eu tinha uma biriba depois tirei a borracha e coloquei uma mark v senti muita diferença não precisa jogar sua black fora

Só me explica como você tira uma borracha, dessas raquetes montadas, sem danificar o material? :?: ? :?: ? :?: :?

Acho que o melhor ainda é gastar um pouco mais e comprar um material bom.

Eu conversei com o João da KWS e ele foi muito gente boa, deu total atenção e acabou recomendando o mesmo que o ThunderBall, uma Nervosity com borracha Mark V AD. Eu estou quase decidido a comprar massss… ontem eu tive a primeira opurtunidade de jogar com um material de qualidade, uma BTY Nitchugo Super com borracha Tackiness.
Eu adorei a resposta desta raquete, é exatamente o que eu procuro e meu jogo rendeu demais em comparação com a Black.
Minha dúvida agora é qual seria a diferença em relação a KWS ?
Será que a resposta dela seria próxima da que eu usei ?

Abçs

Raquete BTY caneta com borracha tackness?Acho uma combinação meio lenta, mas sé gostou a decisão é sua.
Eu ficaria com a KWS.

Como disse nosso amigo JooSeHyuk, a combinação é meio lenta!!!:slight_smile:
Você gostou por se tratar de um material de primeira e, você como já havia dito treinava com uma Black 900… Não tem nem comparação!!! :smiley: :smiley: :smiley:
A raquete Nervosity da KWS é bastante rápida mas, tem um controle excepcional… A Mark V AD é uma borracha fantástica… Foi umas das minhas primeiras borrachas e, antes da Sriver EL era a borracha que eu usava no back. Tenho certeza, que depois que experimentar-lá é bem capaz de você não querer trocar essa borracha por nenhuma outra!!! O controle de bola e o “feeling”(sentir a bolinha tocando a raquete, entendeu!!!) são indescritíveis!!! Só experimentando para ter essa sensação!!! :roll: :roll: :roll:
A Tackiness, apesar de ser uma borracha de excelente qualidade, não é das mais indicadas para jogadores caneteiros japoneses como você…
Vai de Nervosity + Mark V AD (2,0 mm) que você não vai se arrepender!!!

Felicitações,

Thunder_Ball (Rodrigo).

Primeiro que vc não vai mais achar essa madeira da BTY, acho que o mais similar a essa madeira eh a Senkoh 1 da BTY tbm. Porem eh bem mais cara.

Quanto a Tackness, tbm acho lenta demais. Eh uma borracha mais pra defensivos, caso se utilize no fore como no caso.

Quanto a resposta da raquete, essa combinação que o João lhe passou terá uma resposta ate melhor do que essa que vc testou.

Agora fica ao seu criterio. Levando em conta o custo-benefício, eu não pensaria 2X, ficaria com a do João.

PS. Novamente deixando bem claro, eu não tenho obrigação nenhuma fazendo propagandas do João. Eu não ganho comissão nem nada. A intenção eh apenas de ajudar ambas as partes.

Té mais.

Valeu amigos, pelos comentários de vcs, me decidi pela KWS mesmo.
A raquete que eu testei é um pouco lenta mesmo, é que a diferença de performance que eu senti em relação à Black foi tamanha que eu fiquei empolgado.
Quando chegar minha nova raquete eu posto aqui a minha impressão.

Eu achei que fosse ser meio ignorado por ser iniciante mas vcs foram muito atenciosos, vou aproveitar cada dica.
Muito obrigado e abraços,
Surtão…

ei galera, tem um primo meu q pediu pra eu ajudar ele a montar uma raquete caneta q não seja muito caro, dei uma ideia de uma caneta nacional (yasaka ou hobby R$25,00) e uma borracha friendship 729(R$50,00). o q vcs acham dessa combinação pra um iniciante???

ele sempre jogou com sunflex

A madeira tah beleza. Se ele quiser “ousar” mais e ter um pouco mais de qualidade em sua madeira tem essa que a gente tem citado acima, a da KWS.

Isso porque essa madeiras da Yasaka Nacional e Hobby, são pra jogadores iniciantes-iniciantes mesmo. Aquele que não tem noção nenhuma de efeito, drive, topspin…

Quanto a borracha, opte pela Friendship com esponja japonesa. Pois se vc comprar com esponja chinesa, jah que ele eh iniciante, não vai conseguir encaixar direito os golpes.

Ou tente comprar alguma borracha usada, tais como MarkV, MarkV AD, Sriver Fx, Sriver EL… Pois uma nova dessas deve ser meio caro pra ele.

E aí galera, já estou com minha nova raquete !
Fiz o pedido ontem para o joão e hoje já chegou.
Nervosity com Mark V AD.
Joguei com ela e realmente, é mais rápida que a BTY que eu citei acima,
porém com um bom controle.
Não foi difícil a adaptação apesar da diferença da Black ser brutal.
Inclusive a Black com 6,5mm de madeira e 1,5mm de esponja
é mais pesada que a KWS com 10,5mm de madeira e 2,1mm de esponja.
Achei a construção da raquete de nível internacional, ou melhor,
primeira linha, gostei mesmo.
Agora é treinar, treinar, treinar…
Valeu a recomendação,
T+, abçs,
Surtão…

ei kamikaze2, desculpe a minha ignorancia, mas qual a diferença da borracha com esponja japonesa e com esponja chinesa?

não conheço nada de materiais

Veja bem Onalos,

As diferenças entre borrachas com esponja japonesa e chsesa são:

Antes de tudo vale salientar que nessas borrachas chinesas, o top sheet (a parte que fica em cima das borrachas lisas) é muito viscoso (grudento), ou seja, elas dão muito efeito.

Quanto a esponja:

Japonesa: a esponja é macia

Chinesa: a esponja é dura

Na minha opinião é melhor, referente a borrachas chinesas, comprar uma que tenha a esponja japonesa, pois é muito mais fácil para se jogar (principalmente para iniciantes). E mesmo que vc já tivesse uma certa experiencia, para se jogar com borracha chinesa com esponja chinesa(dura), seria necessário uma maneira diferente de jogar (os movimentos são realizados com algumas variações em relação aos movimentos “normais”). A grande vantagem das borrachas chinesas é que elas são muito baratas e apresentam uma boa durabilidade. Caso vc use uma madeira macia, a borracha pode ser até mais dura(minha sugestão é que ela apresente no maximo uma dureza média), mas caso a madeira seja dura (geralmente as rápidas são duras), vc deveria pegar uma borracha macia. Neste caso os opostos se combinam melhor, pois seria quase impossóvel até para os jogadores mais técnicos, por exemplo, jogar com uma borracha dura e uma madeira rápida. Veja o exemplo de muitos chineses que usam borrachas duras, mas com madeiras macias (muitas fabricadas na suécia), o que dá um bom equilibrio.

Espero ter ajudado. Um abraço.

E ai galera…

Bem, sou mais q um iniciante. Há muito tempo jogo ping-pong (15 anos). Hoje em dia retornei e aconteceu q voltei melhor do q eu era. Percebendo isso tive vontade de evoluir para o tênis de mesa. Mas esbarro no tão leigo q sou em torno desse assunto. Então vi q aqui as pessoas se ajudam. Se alguém puder me dar umas dicas, como: empunhadura certa, requetes para iniciante (a minha é uma butterfly), limpeza da borracha e o tempo de utilização da mesma. São questões até banais para todos aqui, mas pra mim é fundamental. Por isso entrei na parte dos “iniciantes”. Valeu!!!

Olá William!!!

Bom, acho que antes de você se preocupar com a raquete, borracha, cola, etc, vc deve se preocupar com os fundamentos do tenis de mesa. E acho que um bom treinamento pode te ajudar. O que recomendo a você, são os famosos vídeos de treinamento chineses (me indicaram quando iniciei também). Para baixá-los, recomendo a você procurar por eles no EMULE. Basta fazer um search por ppqX.rm onde X é um número de 1 a 17. São 17 excelentes videos.

Depois, quando você já estiver craque nos fundamentos, se aprofunde no assunto raquete. :wink:

Espero ter ajudado!!!

Marcelo, foi uma ótima dica. Eu não lembrei q poderia ver vídeos baixados pela Internet. Às vezes foge do raciocínio…
Mas com certeza vou baixar e estudar os movimentos, só não sei se é suficiente pra começar a jogar tênis de mesa. Mas como leigo q sou, eu vou tirar muito proveito.

Marcelo, mas uma coisa!! Me responda com manter a borracha limpa. O q posso passar nela pra mantê-la limpa e aderente. Se isso for possível, pois já me falaram q estraga a borracha…

No mais, valeu pela sugestão. Foi de grande valia!!!

Um abraço!!!

Olá William!!!

Bom, para você tirar proveito dos treinamentos o ideal é que você assista e logo em seguida pratique, para botar em prática e não ficar só na teoria. Melhor ainda se você tiver onde treinar ai na sua cidade pois assim um treinador irá guiá-lo para não cometer falhas, te dar conselhos, toques, etc… Mas se isso não for possível, praticar com alguém já ajuda. Atualmente estou nessa situação e sei que estou melhorando a cada dia que passa, com muita dedicação…

Para manter a borracha limpa o melhor produto a se passar nela é ÁGUA. Se você não tiver como adiquirir produtos específicos das fabricantes como Bio-clean, Rushawa, Combi Cleaner, esponjas, etc, utilize somente ÁGUA! E guarde sua raquete em um lugar apropriado e em temperatura ambiente e sem umidade.

Acho que isso já ajuda e muito a manter sua raquete em bom estado por um bom tempo! :slight_smile:

Espero ter ajudado!!!