Raquete para iniciantes

Boa tarde, sou iniciante no tênis de mesa e queria montar uma raquete com no máximo 400 reais. Isso é possível?

Se for quais materiais vocês me recomendariam?

Costumo jogar no estilo clássico e gosto de atacar mais doque de defender. Estou iniciando agora nos treinos, por isso não tenho muito um estilo formado ainda, apenas queria uma raquete que me permitisse treinar.

Obrigado.

Matheus, algumas perguntas básicas para podermos te ajudar:

1º Mesmo não sendo tão relevante: Qual sua idade?
2º Qual sua raquete aual?
3º Seus treinos são particulares ou por conta própria?
Em centros de treinamento ou em algum clube, etc?
Tem técnico/professor para auxiliar?
4º Já conhece alguma coisa/tem noção sobre borrachas e madeiras de TM?

Mas dá pra montar, sim, alguns conjuntinhos bons por esse valor de R$400,00.
Vou te ajudar!

Abs

Bom dia @Matheus2,

Sim, é perfeitamente possível atender às necessidades de iniciação com R$400,00.

Esta raquete aqui abaixo te dá boas condições de iniciar com um material melhor do que raquetes de recreação. Ela já é entregue montada, de forma que também se tem a conveniência de não ter que (inicialmente) comprar acessórios como cola. Ela é montada pelo dono da loja (e deste site hahahahha), portanto não confundir com o que se chama por aí de “raquete montada”, que seria estas raquetes de recreação que mencionei acima.

Para iniciação, não é necessário complicar mais do que isso, até porque, apenas com o tempo e a prática, você vai desenvolvendo estilo e respectivas necessidades. E apenas então isso vai te direcionar para qualquer outro caminho. Enquanto isso, raquete na mão e suor na mesa o quanto antes!

Espero que se divirta muito no processo!

Abraços!!!

Primeiramente agradepço a disposição em ajudar, vou responder as perguntas que me fez abaixo:

-Tenho 24 anos.

-Minha raquete atual é uma Butterfly para iniciantes, ADDOY, que comprei há alguns anos atrás, ela perdeu todo o efeito já, mas acho ela bem leve e confortável.

-Estou iniciando em aulas particulares com um professor, treinando em um centro de treinamento, mas também pratico em clubes.

-Não tenho noção quase nenhuma sobre borrachas e madeiras.

Muito obrigado Alcir, percebi mesmo que as raquetes “pré-montadas” são mais para recreação. O fato de não ter que comprar cola influencia bem também e pelo dono da loja montar evita termos problemas com a montagem.

1 Curtida

Bom, vou listar 2 posíveis conjuntos que te atenderão muito bem nesse começo dos treinos…
Porém devido a resposta do Alcir, não sei se o seu interesse é pela compra de conuntos já entregue com as borachas coladas ou se você pode fazer a colagem…
Hoje em dia você encontra cola fracionada de 10 ml, para colar o par de borrachas, por menos de R$20,00. Mas futuramente, inevitavelmente, você terá que desembolsar um pouco mais e ter sua própria cola.
A colagem não é difícil; tem muitos vídeos no YouTube ensinando…

Esse conjunto que o Alcir mencionou, particularmente falando, não acho 100% válido, visto que não te proporcionará muitos fundamentos (já iniciando de forma “empenhada ao esporte)”
Além disso a madeira, obviamnete sem desmerecer ninguém, é da marca do próprio site, por isso “MT” de “Mesatenista”. É uma muito simples… Entao, na minha opinião, não possui muito a agegar futuramente. Será uma madeira momentânea. Ou seja, você terá que comprar outro conjunto completo quando subir de nível de jogo.

Os conjuntos são:

  • Madeira DHS Wind Series 3010
    Par de Borrachas: Friendship KTL Pro XT Green Dragon
    Preço total: R$ 342,00

  • Madeira Neottec Gamma ALL+XS
    Par de borrachas: Friendship LKT Rapid Speed
    Preço total: R$ 375,00

Esses conjuntos são extremamente balanceados, sempro costumo recomendar entre meus parceiros de jogo. São de entrada, não é nada do “outro mundo”. Mas é algu muito superior a ADDOY, por exemplo

As madeiras são equivalentes, aí é questão de marca. Entre ambas, eu escolheria a Neottec, pois não gosto da construção das madeiras chinesas (DHS), mas não quer dizer que seja ruim.
A Neottec te dá mais feeling no jogo e um controle superior; já a DHS te priva um pouco de controle. As borrachas também estão em equivalencia. Apenas fiz um comparivo das especificações de catálogo e cheguei nessa configuração (Sempre considerando peso, espessura da madeira, etc)
Independente de sua escolha, ambas madeiras aceitarão borrachas “superiores”. Acredito eu que em mais 2 pares trocados, você terá que trocar de madeira, para continuar evoluindo… Mas isso podemos te ajudar futuramente.

Devido ao seu orçamento relativamente baixo, não há tantas opções de borrachas, visto que futuramente seu orçamento atual será gasto em apenas 1 (uma) borracha hahaha.
Brincadeiras à parte, caso você consiga chegar ao orçamento de até R$550,00 - 600,00, podemos trabalhar com materiais melhores, te ajudarão de forma mais rápida à evolução…

Abs

Muito obrigado Guilherme. Não teria problemas em fazer a colagem não, só fiz o comentário por que nós, iniciantes, às vezes temos receio de colocar o material que acabamos de comprar em risco, mas eu faria a montagem da raquete sem problema nenhum, acho que deve dar até uma satisfação depois de pronta. kkkk

Vou estudar com atenção as opções que me apresentaram. Agradeço mesmo, de coração. :grinning:

Caso apareçam outras possíveis opções em suas pesquisas, e queira outra opinião, não hesite em perguntar…

Abs

1 Curtida

Boa tarde @GUILHERME,

Você tem razão ao dizer que o conjunto não vai proporcionar muitos fundamentos, porque só ele mesmo pode proporcionar isso a si mesmo hahahahahah. A questão é que pensar em “futuramente” quando se está iniciando é como querer matricular um filho em uma faculdade antes de ele começar o ensino fundamental. Com base em quê é possível saber que daqui a X tempo, que nem mesmo o próprio @Matheus2 conhece, um específico material X vai ser mais adequado para ele, e além do mais, por quê? É muito solícito da sua parte (e a comunidade agradece!) fazer uma busca em especificações de catálogo, mas tome cuidado com as projeções ao se basear unicamente em referências do tipo, ainda mais se tiver referências parciais ou apenas avaliar pelo nome, etc.

A madeira “MT” deste conjunto é fabricada pela KWS (obviamente o dono do site não fabrica madeiras hahahahaha), e já tive a oportunidade de testa-la, bem como a DHS Wind, por exemplo. E posso afirmar categoricamente que não seria ela que atenderia as necessidades que você prevê antecipadamente.

Resumidamente, quem está iniciando, requer material minimamente confiável para iniciar e não mais que isso, porque uma série de variáveis vai entrar no caminho depois, inclusive muitas vezes descobrir que não gosta de treinar e que a diversão está apenas na brincadeira. Por essa razão, não é necessário e nem possível ser tão estratégico ao começar esse caderno em branco.

Abraços!!!

1 Curtida