Raquete e Borracha

E ai Pessoal!!! Tudo bem?

Gostaria de ajuda em relação a montar uma raquete estilo classica, fiquei 10 anos parados sem encostar em uma mesa, e agora estou voltando, antes jogava estilo caneteiro tenho uma Butterfly Black 600 e uma classica da Giant Dragon. Porém quero montar uma raquete melhor.

Tenho estilo de jogo mais ofensivo, gosto de jogar mais afastado da mesa e gostaria de montar uma raquete mais ofensiva e com um bom controle.

Estava olhando algumas madeiras:

XIOM Offensive S
XIOM Strato CL
XIOM Stradivarius CL
DHS Power G 7

A mais barata destas acima que achei foi a DHS.

Em relação a borracha, cheguei a ver:

XIOM Omega V Pro e a Tour
Donic Bluefire JP.

Andei olhando em alguns foruns, mas estou muito perdido. :blink:

Desde já agradeço

Att,

Bom dia Fabiano.
Eu descartaria por enquanto a Strato e a Stradivarius, que são duas carbonadas equilibradas, mas muito rápidas pra você desenvolver seus fundamentos, que é o que realmente importa nesse momento. Melhor deixar para usar mais para frente. A PG7 é um clássico, ótimo custo benefício e acredito ser um escolha interessante, assim como a Offensive S.

As borrachas achei muito pesadas pra quem tá saindo de raquetes montadas. Vai ficar muito difícil controlar e você vai acabar encurtando o braço na hora de golpear para as bolas cairem na mesa e isso é péssimo para o seu desenvolvimento.

Com duas baracudas ou com uma baracuda no fore e uma Vega Europe no back fica muito bom para o resultado que você quer.
Abraço.

[quote=“didiosan” post=103618]A PG7 é um clássico, ótimo custo benefício e acredito ser um escolha interessante, assim como a Offensive S.

As borrachas achei muito pesadas pra quem tá saindo de raquetes montadas. Vai ficar muito difícil controlar e você vai acabar encurtando o braço na hora de golpear para as bolas cairem na mesa e isso é péssimo para o seu desenvolvimento.[/quote]
Eu inclusive acho que a PG7 tb é um pouco mais do que vc precisa. A Offensive S é uma das melhores “primeira raquete” que eu conheço, mais lenta, com todas as características que vc precisa para não atrapalhar o seu aprendizado, pois concordo com o didiosan a respeito deste impecílio de desenvolvimento causado pelo material.

No entanto, vou ainda mais além na questão das borrachas. Se vc jogava com uma raquete montada da Butterfly, recomendo não pular passos e partir para algo mais propício ao desenvolvimento que o didiosan citou. Seria legal se vc conseguisse borrachas não tensionadas como a Yasaka Mark V, Yasaka Mark V AD, Butterfly Sriver ou Butterfly Sriver FX. Depois de dominar razoavelmente os fundamentos básicos com o seu material (e isso pode levar um tempo considerável), aí vc troca as borrachas, mas não vem ao caso pensar agora quais deveriam ser. Um passo de cada vez.

E vale lembrar, essas são raquetes de empunhadura clássica, e se eu não me engano, a Black 600 era de empunhadura caneta japonesa. Portanto, antes de qualquer decisão, é necessário definir qual será a sua empunhadura.

Abraços!!!

Muito Obrigado pela ajuda didiosan e Alcir, já estou realizando a cotação destes materiais e conforme for evoluindo passo para materiais de nível mais alto.

Alcir, sim a black 600 é de empunhadura tipo caneta, porém agora estou jogando classico, cheguei a ter uma classica da DHS porém emprestei e sumiram com a raquete.

Em relação a borracha tensionada, o que seria?

Pelo fato de jogar atacando, já me falaram que seria bom jogar com uma borracha com mais spin e controle no BH para situações de defesa, isso confere?

Desde já agradeço a ajuda de ambos!

Atenciosamente

Às ordens Fabiano.
Borrachas tensionadas foram desenvolvidas para suprir a lacuna deixada pela proibição da cola rápida. As esponjas ficaram mais rápidas e porosas. Os topsheets também passaram por mudanças, especialmente nos pinos (largura, distância entre eles e altura), tudo isso acabou no final das contas impulsionando mais a bolinha, para compensar o efeito da cola rápida.
Por serem mais rápidas, essas borrachas são difíceis de controlar quando se está começando, geralmente o pessoal recomenda borracha não tensionada para quem está começando porque tem mais controle, assim a evolução dos fundamentos é mais consistente.
Sobre a borracha de back, e muito relativo, mas uma borracha macia e com bom controle vai te ajudar a aprimorar esse fundamento tão importante para quem vem da caneta como você (e eu também…rsrsrsrs).
Abraço.

Totalmente de acordo com o didiosan.

E mais uma coisinha, importante para todo mundo que esteja começando: muitas vezes as pessoas tratam o golpe de backhand como predominantemente (ou até meramente) defensivo, mas isso NÃO é uma verdade absoluta. Na verdade, é até uma generalização perigosa de se fazer.

Por este motivo é que eu recomendo começar com material bem básico como as borrachas que eu citei, pois é o seu próprio desenvolvimento que vai ditar o que vc realmente vai precisar no backhand, ou seja, não é possível prever isso agora. Portanto, tendo um material minimamente regular para começar, a necessidade vai aparecer aos poucos, e não de hoje para amanhã. E voltando ao aspecto “backhand defensivo”, isso pode até ser uma definição estatística, pois provavelmente a maioria dos jogadores usa o golpe com maior inclinação ao jogo passivo, porém não é anormal uma preferência para a orientação mais ofensiva tb. Isso pode ser observado em muitos casos, principalmente em jogadores europeus (Kalinikos Kreanga é o maior ícone), e até mesmo no nosso Hugo Calderano, que usa o backhand como principal golpe de finalização.

Portanto: não queira definir seu estilo, e logo seu material por conta disso, agora. Tenha um material de qualidade adequado a iniciação mais séria (como é o caso), vá para a mesa e se preocupe APENAS com o desenvolvimento metódico dos seus fundamentos. Vai chegar um momento em que vc vai realizá-los muito bem ou perfeitamente, mas precisará de uma ajuda a mais para tornar o golpe mais potente, com mais efeito, etc. Aí vc volta a pensar em material.

Espero ter ajudado.

Abraços!!!

Saudações… vou deixar meu relato para quem sabe venha ser útil para quem está começando.

Comecei a jogar a pouco tempo e como quase todo mundo que eu vejo postar no fórum, a história se repete, jogava TM na infância, 10, 15, 20 anos parado ( meu caso kkkkk), e retornando a jogar por conta de amigos estarem fazendo o mesmo e tal. Mas vamos ao que interessa, ganhei de um amigo uma raquete Butterfly, essas montadas, acho que é uma tal de RAnseur alguma coisa… Joguei um mês e pouquinho com ela, meu nível estava obviamente abaixo dos meus amigos que tinham retornado à jogar um tanto antes de mim e… Culpa da raquete claro!!! Então comecei a pesquisar a lâmina e borracha, porém, como todo bom iniciante eu achava que eu era suficientemente esperto para escolher o melhor material, apenas olhando as características dos mesmos, ex: madeira x com velocidade 12 efeito 11 controle 10 - Ok, boa velocidade bom efeito e controle razoável, vou comprar essa, acho que esse controle me é suficiente e com as borrachas foi a mesma coisa!
Resumindo, gastei 400reAis comprando minha primeira raquete montada (só não me ferrei mais pq fiquei com medo de minha mulher descobrir o valor da compra, por isso peguei raquete yasakA ma lin e as borracha eu acolhi a recomendação do vendedor, e elas não sao ruins não, mas devido eu ter ligamento frouxo nos ombros eu as achei pesadas e tinha dificuldades de fazer os movime tos corretos durante todo o treino, pq na verdade eu queria ter comprado uma lâmina carbonada de 7 folhas e etc e borrachas tenergy ou ômega v e gastar quase o dobro do valor), mas como quase todos que montam sua 1 raquete sem as devidas orientações, a raquete não me fez ganhar dos meus amigos, muito pelo contrário, tive mais dificuldades de jogar com eles. Portanto na semana passada eu voltei a jogar com a raquete antiga da butterfly e depois de várias horas de jogo, um pouco de treinamento para movimentos de drive, já estava finalmente jogando de igual com o pessoal, não sabia se ria ou se chorava, mas nem tudo está a perdido, pq agora eu lia o Fórum do tênis de mesa, com muitas experiências de diversas pessoas, com muitas dúvidas iguais a minha de iniciantes e portanto, não tive dúvidas; no dia seguinte quando fui para minha aula de TM eu liguei para meu professor e perguntei se ele tinha sryver ou mark v e ele tinhá às sryver com espuma de 2,5 ai ai ai lembrei que alguém falou que essa espuma não era adequada, mas… Ele tb tinha as sryver fx de 2,1 que segundo o fórum eram adequadas, mas… Fui ao tópico do Nakata ver o que ele falava sobre as sryver fx e pumba!!! Era essa a borracha que eu iria comprar, as coquei em ambos os lados da yasakA, meu treino foi outro, rendeu muito mais, primeiro pq as borrachas realmente te se mostraram mais adequadas para mim, segundo pq meu professor as conhece muito bem e pode me orientar melhor os movimentos!!!
Mas tive que gastar mais 150rurAis para mi tar a tão sonhada raquete, aff, 550,00 no total, mas agora, to feliz!!!

Pq eu estou escrevendo isso: pq eu vejo o tempo todo, iniciantes como eu, que nuncá montaram uma raquete adequada para TM, jogavam com raquetes montadas, e acham como eu achava que seu estilo é agressivo, muito speed, muito spin, e um bom controle apenas para garantir!!! Porém quando chega à raquete vemos que o buraco é mais em baixo, que as pessoas que se matam aqui no fórum tentando explicar o que é melhor para nós, pq eles já passaram por isso, tinham razão!

Eu sei que quando lemos na descrição da Madeira que a raquete é super veloz mas tem um controle extraordinário, isso nos parece mais do que suficiente, o mesmo ocorre com as borrachas, porém eu afirmo que se eu tivesse tido à humildade (comigo mesmo) de procurar um fórum de TM, a paciência de pesquisar, ler, perguntar… Eu teria gastado menos, e teria ficado muito mais satisfeito com o produto que eu viria a adquirir!!!

Desculpa pelo tamanho do “texto”, quem sabe até meio tedioso e tal, mas espero que possa servir para quem está na mesma condição que eu estive e quem sabe tenha a ponderação de dar crédito ao que nossos colegas mais experientes tem tentado nos dizer é assim evitar algumas frustrações e prejuízos tb!!!

Excelente texto, armandojrn.
A busca pelo equipamento “perfeito” é uma dificuldade que enfrentamos pelo resto da vida e nessa busca acabamos cometendo muitos deslizes. Isso é mais frequente quando se está começando, mas mesmo quem é mais experiente já passou pela frustração de comprar um material achando uma coisa, e depois na mesa o prognóstico não se confirma… Experiência própria. Rsrsrs. Por isso é importante a troca de ideias, a pesquisa, a leitura, etc.
Parabéns pela consciência e pela perseverança!
Abraço e bons treinos.

Boa tarde a todos!

Muito obrigado mesmo pela ajuda, os materiais evoluem rápido de mais rs!

Efetuei a compra da madeira DHS Power G7, e queria tirar uma dúvida com vocês:

O Alcir me recomendou usar borrachas não tensionadas como a Mark V, Mark V AD, Butterfly Sriver ou a Sriver FX. O Vendedor me ofereceu a borracha Haifu Shark, o mesmo me disse que essa borracha se equivale as Mark V.
Ele me passou no preço de R$70,00 cada borracha.

Procurei más não encontrei muitas informações sobre ela, vocês tem alguma opinião sobre esta borracha?

Att,

Eu posso te dizer que eu comprei essa borracha e não me senti à vontade jogando com ela, troquei pelas sryver fx, de 2,1 espuma… Meu treino começou a render mais, mas como todos dizem, é relativo, pode ser que você se adapte com ela. Eu não compraria não, achei ela pesada e isso me dificultava fazer os movimentos corretamente por tempo prolongado.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

OBs. Eu sou iniciante!

armandojrn,

Ainda estou cercado de lenços de papel, secando as lágrimas hahahahahahahahahaha.

Palhaçada à parte, que bom que vc entendeu nossa exata intenção. Sabe, é bastante frustrante ver que pesquisamos ou buscamos as melhores opções para cada um (onde muitas vezes as próprias pessoas poderiam e deveriam fazer por si só esta busca por aqui mesmo), nos esmeramos para explicar todas as razões das nossas recomendações, e claro que ninguém é obrigado a seguir o que recomendamos, mas no fim parece que nos damos a um trabalho a toa. E não estou dizendo que é o caso de nenhum de vcs, mas exatamente como o Armando disse, não é por menosprezo que pedimos para vcs começarem com algo muito básico, mas porque todos nós precisamos disso no começo se queremos aprender direito.

Fico feliz por ver que a dedicação a tentar ajudar rendeu uma reflexão e um aprendizado para vc. Não entendo muita coisa disso aqui, mas saber que o pouco que eu conheço pode acrescentar algo para mais alguém faz diferença. Obrigado Armando.

Abraços!

Caro Didiosan, tenho uma Donic Waldner Black Devil com duas Tibhar Aurus e estou querendo testar as borrachas tenergy 05 e 64. Estou em uma dúvida cruel e acho que você poderia me ajudar. Gosto do jogo ofensivo, abusar dos drivers e jogar afastado da mesa.

Segue abaixo as dúvidas:

  1. Coloco as Tenergys na Black Devil? (lembro que ela é: Speed 9.4 e Control 8.0) tenho um pouco de receio que fique descontrolada;

  2. Compro outra blade mas aí qual dessas você optaria: Timo Boll ALC, Timo Boll ZLC ou Zhang Jike ALC.

Grato.

Uma raquete q eu estou montando e q vai ficar da hora é com as seguintes coisas :
Raquete Stiga 9.8 Lâmina 17 Camadas
E 2 borracha :
1° Hurricane 3
2° Tenergy 80
É uma raquete de ataque q teria muita velocidade e controle.

[quote=“PCunha” post=103809]Caro Didiosan, tenho uma Donic Waldner Black Devil com duas Tibhar Aurus e estou querendo testar as borrachas tenergy 05 e 64. Estou em uma dúvida cruel e acho que você poderia me ajudar. Gosto do jogo ofensivo, abusar dos drivers e jogar afastado da mesa.

Segue abaixo as dúvidas:

  1. Coloco as Tenergys na Black Devil? (lembro que ela é: Speed 9.4 e Control 8.0) tenho um pouco de receio que fique descontrolada;

  2. Compro outra blade mas aí qual dessas você optaria: Timo Boll ALC, Timo Boll ZLC ou Zhang Jike ALC.

Grato.[/quote]

Bom dia PCunha.
Desculpe a demora, estava de férias e só agora estou acessando o fórum para ver o que rolou na minha ausência e vi tua pergunta.
Acredito que as tenergys vão ficar bem descontroladas na Black Devil, que já é uma raquete rápida. Mas tudo é questão de testar. Se você já tem a raquete, a melhor coisa a fazer é ver como fica. Se achar muito rápida, das que você citou eu prefiro a Timo Boll ALC, acho mais equilibrada e combina muito bem com Tenergy e outras borrachas rápidas.
Abraço.