Saudações… vou deixar meu relato para quem sabe venha ser útil para quem está começando.
Comecei a jogar a pouco tempo e como quase todo mundo que eu vejo postar no fórum, a história se repete, jogava TM na infância, 10, 15, 20 anos parado ( meu caso kkkkk), e retornando a jogar por conta de amigos estarem fazendo o mesmo e tal. Mas vamos ao que interessa, ganhei de um amigo uma raquete Butterfly, essas montadas, acho que é uma tal de RAnseur alguma coisa… Joguei um mês e pouquinho com ela, meu nível estava obviamente abaixo dos meus amigos que tinham retornado à jogar um tanto antes de mim e… Culpa da raquete claro!!! Então comecei a pesquisar a lâmina e borracha, porém, como todo bom iniciante eu achava que eu era suficientemente esperto para escolher o melhor material, apenas olhando as características dos mesmos, ex: madeira x com velocidade 12 efeito 11 controle 10 - Ok, boa velocidade bom efeito e controle razoável, vou comprar essa, acho que esse controle me é suficiente e com as borrachas foi a mesma coisa!
Resumindo, gastei 400reAis comprando minha primeira raquete montada (só não me ferrei mais pq fiquei com medo de minha mulher descobrir o valor da compra, por isso peguei raquete yasakA ma lin e as borracha eu acolhi a recomendação do vendedor, e elas não sao ruins não, mas devido eu ter ligamento frouxo nos ombros eu as achei pesadas e tinha dificuldades de fazer os movime tos corretos durante todo o treino, pq na verdade eu queria ter comprado uma lâmina carbonada de 7 folhas e etc e borrachas tenergy ou ômega v e gastar quase o dobro do valor), mas como quase todos que montam sua 1 raquete sem as devidas orientações, a raquete não me fez ganhar dos meus amigos, muito pelo contrário, tive mais dificuldades de jogar com eles. Portanto na semana passada eu voltei a jogar com a raquete antiga da butterfly e depois de várias horas de jogo, um pouco de treinamento para movimentos de drive, já estava finalmente jogando de igual com o pessoal, não sabia se ria ou se chorava, mas nem tudo está a perdido, pq agora eu lia o Fórum do tênis de mesa, com muitas experiências de diversas pessoas, com muitas dúvidas iguais a minha de iniciantes e portanto, não tive dúvidas; no dia seguinte quando fui para minha aula de TM eu liguei para meu professor e perguntei se ele tinha sryver ou mark v e ele tinhá às sryver com espuma de 2,5 ai ai ai lembrei que alguém falou que essa espuma não era adequada, mas… Ele tb tinha as sryver fx de 2,1 que segundo o fórum eram adequadas, mas… Fui ao tópico do Nakata ver o que ele falava sobre as sryver fx e pumba!!! Era essa a borracha que eu iria comprar, as coquei em ambos os lados da yasakA, meu treino foi outro, rendeu muito mais, primeiro pq as borrachas realmente te se mostraram mais adequadas para mim, segundo pq meu professor as conhece muito bem e pode me orientar melhor os movimentos!!!
Mas tive que gastar mais 150rurAis para mi tar a tão sonhada raquete, aff, 550,00 no total, mas agora, to feliz!!!
Pq eu estou escrevendo isso: pq eu vejo o tempo todo, iniciantes como eu, que nuncá montaram uma raquete adequada para TM, jogavam com raquetes montadas, e acham como eu achava que seu estilo é agressivo, muito speed, muito spin, e um bom controle apenas para garantir!!! Porém quando chega à raquete vemos que o buraco é mais em baixo, que as pessoas que se matam aqui no fórum tentando explicar o que é melhor para nós, pq eles já passaram por isso, tinham razão!
Eu sei que quando lemos na descrição da Madeira que a raquete é super veloz mas tem um controle extraordinário, isso nos parece mais do que suficiente, o mesmo ocorre com as borrachas, porém eu afirmo que se eu tivesse tido à humildade (comigo mesmo) de procurar um fórum de TM, a paciência de pesquisar, ler, perguntar… Eu teria gastado menos, e teria ficado muito mais satisfeito com o produto que eu viria a adquirir!!!
Desculpa pelo tamanho do “texto”, quem sabe até meio tedioso e tal, mas espero que possa servir para quem está na mesma condição que eu estive e quem sabe tenha a ponderação de dar crédito ao que nossos colegas mais experientes tem tentado nos dizer é assim evitar algumas frustrações e prejuízos tb!!!