Amigos
Se pelas regras ao menos 85% da RAQUETE deve ser de madeira, porque não se usa madeira maciça, já que existem madeiras com todas as durezas e densidades ?
Aldovan
Amigos
Se pelas regras ao menos 85% da RAQUETE deve ser de madeira, porque não se usa madeira maciça, já que existem madeiras com todas as durezas e densidades ?
Aldovan
Olá Aldovan,
O primeiro problema que me vem a cabeça para não utilizar uma madeira maciça (raquete e cabo da mesma madeira) é o peso. O problema com a maioria das madeiras leves que existem no mercado é que se é leve também é macia. Desta forma se fizesse uma raquete maciça de balsa, quando ela batesse na mesa ia ficar uma marca imensa do impacto.
Outro ponto é o custo que isto teria. Imagino que para fazer uma raquete JPen maciça de hinoki iria precisar de uma madeira muito espessa e ia ficar absurdamente caro. Tem também o problema que a cortiça dá muito conforto para a pegada na raquete JPen, desta forma, ficar uma madeira maciça só se fosse para recreação.
Caso voce queira uma raquete que seja feita com uma só lamina de madeira, isto existe para todos os tipos de pegada na raquete. O problema é só o preço. No que eu vi até hoje é geralmente hinoki (cipreste japonês). Mas se tivesse madeira de qualidade amplamente disponível, acho que até poderia ser possível termos raquetes maciças.
Claro que tudo isto é minha humilde opinião.
Isso já existe, porém não é tão difundido, especialmente por duas razões: peso e preço.
Só para citar um exemplo, tem a Darker Speed 90, folha única de hinoki, versões JPen CPen e Clássica. É uma ótima madeira, mas de custo elevado também. Existem versões de baixo custo (1-ply clássica), porém muito pesadas. Para classinetas, canetas chinesas e canetas japonesas existem várias opções, a maior parte delas bem carinha.
Resumindo: é difícil produzir uma raquete 1-ply que não seja de hinoki, e esse material encarece muito a raquete, além de deixá-la um pouco mais pesada do que as produzidas com outras madeiras.
Abraço.
Perguntei, porque tempos atrás fiz uma caneta maciça com cabo de cortiça com uma madeira bem dura nacional.
Acho que não ficou pesado, não. Vou pesar ela na balança digital e depois posto aqui.
Mas o problema é o controle…a bola bate na borracha( uma friendship FX 729) e pula como se batesse numa pedra de granito.
Resumindo…muita velocidade e pouco controle…
Tenho uma raquete de fibra de carbono Galaxy 2024 e ela parece de papelão comparando com essa de madeira maciça…a batida da galaxy é oca, essa maciça soa firme…
Por isso não entendo…temos muitas madeiras sensacionais nesse país de corruptos e importamos tudo que usamos aqui.
Só acho que o mais difícil é registrar essas raquetes, o comércio dessas raquetes move muito dinheiro, e acho que devem dificultar muito.
Aldovan
Tem vários coisas q podem influenciar Aldovan, como nossos amigos falaram o peso seria uma delas, as vezes a madeira pode ser tão dura q o controle nao ficaria bom, e talvez a principal, precisaria ver se essa madeira pode ser comercializada, tem algumas madeiras nacionais q sua utilizacao precisa de várias licenças.
Mas acredito q muitos mesatenistas já testaram as madeirais nacionais e pode ser q viram q ela nao alcança a qualidade da Kiso Hinoki ou consegue ficar até mais cara ainda.
Quanto a essas questões legais, não tenho a menor ideia. Mas com relação às madeiras, é uma questão de testar. Você que tem intimidade com o processo de fabricação deveria testar mesmo. Eu gosto muito de fazer testes, mas falta habilidade manual e conhecimento me impedem de me aventurar nesse nicho de mercado. Talvez esse ponto que você levantou seja o fator determinante para a escolha do hinoki e outros tipos de cipreste. O controle que proporcionam.
Se bem que eu te digo uma coisa: já joguei com raquete de hinoki 1-ply nas versões caneta japonesa, atualmente tenho uma Speed 90 clássica e em nenhum dos dois casos é fácil controlar esse tipo de material pela ofensividade que ele oferece. Nos tempos de Jpen, achava mais natural o processo até porque nunca joquei com nada que não fosse folha única de hinoki.
No caso da raquete clássica, até o ângulo nos drives, batidas secas e bloqueios tem que ser adequado, senão vai tudo pra fora… hehehehe. Se você pegar uma raquete com ótimo controle como a Hurricane Hao ou a de bom controle como a PG7, a diferença é brutal e isso também pode dificultar a difusão desse tipo de material, junto com peso e preço. Mas que é gostoso pra caramba jogar com hinoki 1-ply, qualquer que seja o estilo, ah isso é!
Surgindo alguma novidade na sua pesquisa nos mantenha informados!
Abraço.
Esqueci de falar, muitas vezes utiliza varias folhas para aumentar a resistencia da madeira tb, as vezes conforme o tipo de madeira, é facil ocorrer trincas e rachaduras, o Hinoki mesmo isso acontece facilmente, em algumas outras mais facilmente ainda, por isso fazem em forma de folhas, pois cruzando as folhas aumenta a resistencia da raquete.
Ola…
Eu fiz uma Jpen de madeira macica.
Usei caixeta, madeira abundante na minha regiao ( sou de Curitiba )
Ainda nao testei com a borracha porque ela ainda nao chegou, mas acho que vai funcionar muito bem pois a caixeta eh muito leve e nao eh muito dura, logo acho que ficara equilibrada.
O custo chegou a ser ridiculo rsrsrs.
Fiz porque gosto muito de fazer coisas…sou marceneiro !!!
Pesou aproximadamente 130 gramas.