Raquete clássico, ajuda na escolha

Pessoal, estou voltando a treinar duas vezes por semana e mudei do estilo caneta japonesa para clássico.

Meu filho mais velho (11 anos) está indo comigo.

Comprei uma raquete usada Xiom Ofensive S, e estou usando com Rakza 7 no BH e 9 no FH.

As vezes acho que o BH está meio chocho. Será pela minha falta de prática ainda pela mudança de estilo?

Quando jogava caneta, na época das colas rápidas, eu usava uma Senkoh 5 com Sriver FX. Gostava da madeira ser rápida e hard. Mas sofria nos bloqueios no BH e meu drive sempre pouco spin.

Mudei para uma Cypress S com Xiom Omega IV Euro e melhorou muito, drive e bloqueio. A madeira é bem rápida, mas mais Soft. Achei que pro meu jogo casou bem.

Agora, estou com uma Senkoh 90 clássica, para testar.

Me falaram bem da Primorac e Schlager também. E da Xiom Stratus.

O que vocês acham?

Netolx, prazer falar com você.

Das madeiras que você citou posso te falar da Primorac e da Schlager, ambas da Butterfly.

A Primorac possui duas versões: a Primorac (OFF-) e a Primorac Carbon (OFF). Mesmo a carbonada dela ainda possui um toque mais macio, que o pessoal que gosta de dar drive prefere mais. Eu usei a Primorac por um ano com duas Coppa Silver (em 2007 na época da cola rápida). Sinceramente, não senti falta nenhuma de velocidade, e sim excesso. A Primorac Carbon bati bola com ela e muda bastante porque o ângulo precisa ser bem fechado mesmo, por mais que venha uma bola cavada (por baixo). Eu não gostei porque não precisava fazer esforço pra bola passar.

A Schlager Carbon (OFF+) é um foguete (quase um ônibus espacial kkkk). Ela e a Viscaria são de longe as duas madeiras mais rápidas que experimentei da Butterfly. Só que o toque da Schlager é muito duro, e você não sente nem um pouco a bola bater e raspar na raquete (diferente da Primorac). E, você deve saber, quanto mais rápida a madeira, mais difícil de raspar e gerar efeito. Ela é uma raquete boa se você for aquele bloqueador ativo, tipo que fica 1m da mesa bloqueando drive e dando shoto, principalmente se for de backhand (isso foi o que mais gostei dela). Agora para manter bola curta, drive com efeito e golpes que precisavam de melhor coordenação, não me senti confortável com a Schlager carbonada.

Muitas vezes, nós sentimos falta de velocidade,etc, mas muitas vezes as respostas estão dentro de nós. Não quero fazer discurso filosófico, mas pratique forehand em frente ao espelho, batida de backhand também. E principalmente, se filme batendo bola. Quando a gente se vê jogando nós vemos o tanto de coisa que podemos melhorar, exemplo: usar mais tronco na batida, distância entre os pés, movimentação, e por aí vai. Muitas vezes é melhor nós focarmos em corrigir postura e fundamentos básicos do que trocar de material (especialmente em tempos de dólar alto). Outra razão é: nossos músculos têm uma memória muscular, que grava ângulo de raquete, pressão que você faz no cabo, e especialmente, a coordenação olhos-membros superior e inferior. Por não sermos profissionais, demora pra gente ter noção de verdade do nosso material. E, se você troca o tempo todo, sua memória muscular fica uma bagunça. Eu trocava muito de material até 2012, quando comecei a ver que só trocaria em casos muito extremos.

O ditado que meu treinador dizia era: raquete é igual casamento, se achou uma que você se apaixonou, não largue dela, ou seja, achou um conjunto que te preencheu, não troque mais de madeira nem de borracha, só troque se for por outras novas, e olhe lá porque ainda pode vir com variações do fabricante. Porque se você se acostuma com seu material, sua lapidação de fundamentos ficará muito mais fácil. Para você ter ideia, se cuidarmos bem de madeira, ela pode chegar a durar até 10 anos ou mais. Ninguém daqui vai virar top 10 do mundo ou ganhar do Ma Long (o que por sinal, nem os top 10 conseguem kkkkk).

Espero ter esclarecido suas dúvidas e qualquer coisa só mandar mensagem novamente.

Abraço.

Excelente relato, nossa, uma aula mesmo.

Vou seguir seu conselho, suar os ativos, kkkk.

Vou ficar com meu setup atual e aprender bem os fundamentos do clássico.

Depois disso, penso em que tipo de combinação seria melhor pra mim.

Muito obrigado Diogo.

Aos amigos do fórum, se alguém quiser dar opinião, não fiquem tímidos devido ao excelente relato do Diogo, fiquem a vontade…

Abraços

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Prezados,

concordo plenamente com a opinião do treinador do Diogo Jorqueira, “Se você encontrar um material que você goste, fique com ele!”.

Mas, é difícil! Pergunte a qualquer equipment junkie. Haha… Não experimentar materiais é muito difícil, principalmente para jogadores amadores que tem o tênis de mesa como diversão. Como você fez a migração do estilo caneteiro para o clássico é normal ficar curioso com mateiais diferentes, e as opções são muitas.

As tipos de raquete mais usados são, resumidamente ( e excluindo as defensivas), quatro: 5 lâminas de madeira All+/off (Persson Exclusive Off), 7 Lâminas de madeira off (DHS PG7), Carbonada soft All+/Off (Waldner Senso Carbon), Carbonada Off+ (Friendship Super carbon, Galaxy T1). Lembrando que pode haver diferenças significativas entre duas raquetes “teoricamente” do mesmo estilo.

Todas as raquetes que te recomendei eu já tive e achei que tem pontos positivos e negativos. Não há material que vai te proporcionar tudo: velocidade, controle e efeito.

Tem também as questões:
*conbinação de materiais,
*estilo de jogo: batida chapada x Drive efeito, jogo ofensivo x jogo allround, distância da mesa: longa, média, curta…
Obs: se você ainda não definiu seu estilo de jogo, não vai saber o que procurar.

Melhor opção: converse bastante com os amigos, perguntare o que eles acham das raquetes que eles usam (qualidades e defeitos), e seja um pouco “cara de pau”, peça para experimentar o material. Se você consegue ler textos em inglês, pode pesquisar em fóruns especializados mundo afora, tem bastante informação útil. Você consegue materiais bons com preço entre R$ 100,00 e R$200,00. Principalmente os chineses DHS, Friendship e Galaxy. Eles produzem materiais semelhantes a praticamente todos os modelos Japoneses e Europeus.

Abraço…

Valeu Luís, estou lendo bastante o tabletennisdb e o fórum table tennis daily.

Mas experimentar é a melhor opção com certeza.

Abs

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Pessoal, alguém já jogou com a Zettro Quad e Strato da Xiom?

Acabei comprando a Primorac Carbon, mas tô achando meio lerda e xoxa, kkkkk brincadeira pessoal.

Estou achando sensacional.

Madeira dura, rápida, um foguete!!!

Preciso achar com cabo ST agora pra comprar.

Estou usando uma Rakza 9 no FH e uma Rakza 7 no BH.

Penso em colocar Tenergy 05 no FH e 64 no BH. Me recomendaram colocar as FX.

Ainda não decidi. Se alguém tiver um palpite…

Enviado de meu D6633 usando Tapatalk

Netolx, sinceramente, colocar duas Tenergys nessa madeira vai ficar muito rápido, ao meu ver. Você iria passar do estágio de foguete pra ônibus espacial kkkkk. Com esse conjunto atual você já deve ter percebido que seu ângulo de batida está bem fechado em relação a seu material anterior. Colocando Tenergy esse ângulo vai ser mais fechado ainda, quase na horizontal mesmo.

A Rakza pra mim já está perfeita, porque ela tem tem esponja bem macia, e não dispara tanto a bola quanto a Tenergy. Uma Tenergy vai aumentar ainda mais a velocidade (ainda mais com uma 64). Além disso, a não ser que você raspe muito bem, você terá mais dificuldade ainda em sacar curto e receber curto. Mesmo com as Tenergy 05 e 64 na versão FX, que são mais macias, irão acelerar mais ainda o seu jogo. Creio eu que essa dose de velocidade já está boa demais. Se algum dia você sentir mais falta de velocidade, daí você escolhe uma Tenergy.

Quanto ao estilo dos cabos pra clássico, temos geralmente três: o ST é o que chamamos de cabo reto. Ele é mais centrado em uso do pulso, por isso que muitos katos gostam de cabo ST. Mas eu me incomodava demais na hora de dar drive de forehand com ele. Eu usava cabo AN, que é o anatômico, ele preenche direitinho a curvatura da mão (tem um leve aumento no meio do cabo). E tem o mais comum, que é o FL, ou flared, mas me incomodava na hora do saque. Daí você vê qual você se adapta mais.