Raquete Caseira e borracha modificada é contra as regras ???

:?: Fiz uma chapa de madeira compensada de 6 MM de espessura e 6 folhas e recortei uma raquete classica, ficou mais rapida que uma BTY Gergely antiga que tenho, ela é 100 % de madeira, posso usa-la em competições ???

E minha borracha modificada ???

Uma borracha FEINT LONG III, coloquei espuma de SRIVER FX 2,1 MM, ficou muito rapida e não perdeu a caracteristica de pino longo .

Nas regras não constam nada a respeito…

[quote=“NationalKid”:24e5spaa]:?: Fiz uma chapa de madeira compensada de 6 MM de espessura e 6 folhas e recortei uma raquete classica, ficou mais rapida que uma BTY Gergely antiga que tenho, ela é 100 % de madeira, posso usa-la em competições ???

E minha borracha modificada ???

Uma borracha FEINT LONG III, coloquei espuma de SRIVER FX 2,1 MM, ficou muito rapida e não perdeu a caracteristica de pino longo .

Nas regras não constam nada a respeito…[/quote]
A raquete com certeza você poderá usar, mas, no meu entendimento, a borracha não. Toda e qualquer borracha precisa ser aprovada pela ITTF para ser usada em competições oficiais (vide selo da ITTF em toda borracha). Teoricamente, a “sua” Feint Long III, não é mais a mesma que foi aprovada pela ITTF. Seria quase uma nova borracha.

Quando trabalhava como árbitro numa competição aqui em Pernambuco, proibi um atleta de jogar com uma Feint Long II porque o próprio atleta retirou a esponja, deixando apenas os pinos. Se ele quisesse uma borracha com estas características deveria usar a Feint Long II OX, e não poderia ter alterado as características originais da Feint Long II.

Abraços,

Mazinho

Mazinho,

Eu discordo, em parte, de sua opinião.
Tanto a madeira quanto a borracha podem ser usadas (teoricamente).
A madeira está de acordo com as regras.

Quanto à borracha, vamos as questões:
1) A topsheet é aprovada pela ITTF.
2) A Lista nº 26 da ITTF não faz referência à esponja da Feint Long III. E no preâmbulo dessa lista é informado que quando não se fizer referência à esponja, aplica-se o artigo 2.4.3 das regras do Tênis de Mesa.
3) O artigo 2.4.3 diz o seguinte:
“O lado da lâmina da raquete usado para bater na bola deve ser coberto por uma simples borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima, incluindo o adesivo, de 2mm, ou por uma borracha “sanduíche” com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima, incluindo o adesivo, de 4mm.”
4) Portanto se o conjunto montado pelo nosso amigo NationalKid não exceder 4mm de espessura, estará de acordo com as regras internacionais.

Assim como podemos usar esponjas diferentes (o que ocorre frequentemente entre os chineses, como por exemplo: Kong Linghui que usa uma topsheet Globe com esponja dhs #20), o mesmo pode ser aplicado a quaisquer outra borracha desde que não ultrapasse 4mm de espessura (se for sanduíche) ou 2mm de espessura se for OX (somente borracha).

A borracha FEINT LONG III OX que comprei não tem escrito nela a palavra OX, não sei sei na FEINT II OX , se for igual a III como identificar se a esponja foi retirada e não foi comprada uma OX ? Nas regras eu vi as caracteristicas que as borrachas devem ter pino para fora, pino para dentro com espuma, espessura maxima , pelo que sei existem borrachas testadas pela ITTF, mas onde esta nas regras está escrito que é obrigatório uso de borrachas homologadas não lembro de ter visto algo a respeito.

No meu ver se alguem fizer uma borracha seguindo a descrição das regras ela é valida, pois os regulamentos não são claros a respeito disso,