Correto Medina, se pudermos postar em tópicos já existentes que contenham o mesmo assunto, tal atitude é aconselhável.
Bem... estou querendo trocar minha raquete por uma Carbonada, mas não queria perder a sensibilidade da bola de uma maneira geral, não só para bloqueios.
Segundo o comentário do amigo mesatenista Tapparo, deduzo que o Arylate é um material que minimiza o efeito da dureza do Carbono, isso é correto???
Correto. O Arylate é descrito no catálogo da Butterfly como "Vectran Fiber" (não me pergunte o que é isso) e tem propriedade de absorção de impacto. O que a BTY faz é entrelaçar o Arylate com a fibra de carbono, criando assim o Arylate-Carbon.
E se ele não faz isso, existe algum outro material que poderia minimizar o efeito do Carbono??? Kevlar??? titanio??? Vidro??? etc......
Pelo que eu conheço (posso estar enganado) o único material entrelaçado com fibra de carbono que tenha o objetivo de suavizar a dureza da mesma é o Arylate. E não só da BTY, pois a Armstrong, por ex, também tem madeiras com fibra de carbono, Arylate e Arylate-Carbon. A Stiga tem uma madeira chamada Carbokev, mas trata-se de fibra de carbono em uma face e Kevlar na face oposta, ou seja, não é um material híbrido.
Titânio? Eu tenho a impressão que é ainda mais duro que fibra de carbono, bem como o Texalium. O material sintético que mais proporciona controle, na minha opinião, é a fibra de vidro (glassfiber). A madeira continua leve, com um sweet spot generoso e há um ganho de velocidade também, embora menor que numa madeira carbonada ou de titânio, claro.
Bem... Por último, se não for perguntar demais, existe alguma raquete Classineta carbonada, com uma madeira macia e um material que amenize o efeito do Carbono???
Pode ser que exista, mas eu desconheço. O que existe com certeza são madeiras carbonadas mais duras ou menos duras. As carbonadas da BTY em geral são bem duras (e muito rápidas também). A Nittaku Waldner Senso Carbon tem o que o fabricante chama de soft carbon e, realmente, seu toque é muito melhor do que de uma Primorac Carbon, por ex. A minha Yasaka Ma Lin Carbon vai por esse mesmo caminho, não é dura como a Primorac Carbon mas também não é tão veloz. A madeira da minha assinatura é um caso a parte. Sua fibra de carbono é soft mas a madeira é muito rápida devido as suas 7 folhas. O toque é bem melhor do que das carbonadas tradicionais. Não por acaso se tornou minha madeira preferida. Seu único ponto fraco é o peso, 90g. Mas eu já me acostumei com isso, prefiro assim do que uma madeira leve e xoxa.