Raquete/Borracha para competição, nova ou usada?

Olá,
Estava pesquisando a respeito de colagem qdo me deparei com a reportagem http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL728040-16022,00-COLA+NA+RAQUETE.html e me surgiu as seguintes dúvidas:
1 - esse método ainda é usado (a reportagem era de 08/2008)?
2 - para uma competição: é melhor o uso de uma raquete nova (borracha ‘quase’ virgem?) ou aquela dos treinamento é a ideal???

Este procedimento que vc viu era realizado na época da cola rápida, que foi oficialmente banida logo após às Olimpíadas de Pequim, onde foi realizada a matéria que vc compartilhou. Portanto, hoje em dia, este procedimento não é mais adotado. Muitos atletas fazem uso de um artifício que é o boost (ilegal, mas muitas vezes “não oficialmente detectado”), mas não se trata desta cola citada, e sim de fluidos aplicados para fim similar àquele, o que é um outro assunto. Fato é que hoje já não existe mais a sala de colagem, pois os atletas não colam suas raquetes no momento da competição, e sim antes.

Para uso em competição, o ideal é usar o que vc tem domínio. Isso quer dizer que, mesmo se tratando de um material que vc já tenha familiaridade, particularmente não acho aconselhável usar um exemplar pela primeira vez numa competição. Além disso, tb não acho interessante manter um material para treino e um para competição, justamente pelo aspecto familiaridade.

Abraços!!!

Eu não usaria uma borracha nova (virgem) em um torneio, mesmo sendo da mesma marca e modelo que eu use regularmente.
O motivo é que a primeira colagem nunca fica ideal, aliás eu diria as primeiras colagens. Só lá pelo 4o ou 5o procedimento de colar e descolar é que a borracha se mostra ideal. Isso porque vai acumulando camadas de cola na esponja que melhora a adesão, além de aumentar a espessura.

Caro Nakara, não entendi seu comentário. Ou melhor, se entendo, você está dizendo que é comum colar e descolar várias vezes a mesma borracha na mesma raquete para melhorar o desempenho do conjunto?

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Para mim é comum. Eu jamais colei uma borracha pela primeira vez e fiquei jogando até trocá-la.
Como eu disse, na primeira colagem eu acho que a borracha nunca fica bem grudada na madeira.