Ranking ITTF

Olá, boa tarde.

Estou em dúvidas sobre como funciona o Ranking da ITTF. Alguém poderia me ajudar?

No Rankimg da ATP existem os ATP 250, 500, 1000, grand slams, etc. Cada um da uma pontuação equivalente ao seu nível e a pontuação dura pelo período de 1 ano, até que o torneio do próximo ano ocorra e os pontos relativos a esse torneio são zerados.

O ranking da ITTF é parecido? Qual a pontuação de um China open por exemplo? Existe diferenciação de pontos entre competições organizadas pela ITTF (Japan open e china open por exemplo). Todos eliminados no mesmo round ganham a mesma pontuação? Os pontos valem pelo período de 1 ano também? Existe alguma forma de pontuar fora dos torneios organizados pela ITTF?

Se alguém puder esclarecer melhor como funciona o ranking eu agradeço muito.
Valeu!

Boa tarde Gianmassa.

O ranking da ITTF segue mais ou menos as mesmas linhas gerais que vc comenta, atribuindo pesos diferentes para competições, bônus, etc. E claro, quanto mais alto o ranking do adversário vencido e mais longe se vá na competição, mais pontos tb. Mas como esse não é um assunto tão fácil de esgotar por aqui em poucas linhas, deixo os documentos oficiais com as diretrizes da federação (em inglês):

Descrição e Princípios: http://old.ittf.com/ittf_ranking/2017/2017_Basic_Principles.pdf
Tabelas de Rating e Bônus: http://old.ittf.com/ittf_ranking/2017/2017_Rating_BP_Tables.pdf

Abraços!!!

Valeu Alcir pelos documentos.

Caraca, meio complicado calcular esse ranking Rs.

O Ma long hoje tem mais de 3000, assim com FZD e Xu Xin, Um China Open entra na categoria “World Championships”?
Se sim, o campeão leva 72 pontos + alguns poucos pontos por vitórias no meio (que serão poucos pois Ma Long tem muito mais pontos que os adversários das primeiras rodadas, e nas últimas ganharia algo de 16 a ou 18 pontos)
Vamos supor que ele ganhe 100 pontos por ser campeão de um torneio dos mais importantes. Isso significa que ele teria que ganhar 30 torneios para conseguir or 3000 (que ele tem mais), no período de 1 ano.
É mais ou menos isso? Ele ganha tudo isso no ano? Ou tem algum fator que esqueci de computar?

Obrigado!

De fato, é bem complicado. Já discuti o tema algumas vezes com o Paco (técnico da seleção brasileira), mas desisti depois de poucos minutos. Sou mais feliz assistindo jogos simplesmente hahahahahahah.

China Open é da categoria World Tour Platinum, diferente do World Championships que são apenas os mundiais de fato, como o deste ano em Dusseldorf. Quanto ao número de pontos que o Ma Long tem, existe acúmulo, pois o ranking não é zerado anualmente. A forma que a ITTF usa para evitar o ranking alto por pontos acumulados é um certo “congelamento por inatividade”, ou seja, se o jogador deixa de acumular pontos por certo tempo, segue com seus pontos, mas deixa de estar rankeado até que volte a acumular.

Abraços!!!

bom dia, Alcir

Falando em China, como esta a situacao dos jogadores grevistas…

Apenas uma dúvida. Você diz que os pontos não são zerados anualmente, mas eles também não contam pra carreira inteira correto? Se eu ganhou x pontos hoje, daqui quanto tempo esses x pontos serão deduzidos? Pois caso seja por toda a carreira, o harimoto não poderia estar apenas 300 pontos atrás do timo boll, dado a grande diferença em número de títulos entre os dois na carreira.

Muito obrigado!

[quote=“Gianmassa” post=109041]Apenas uma dúvida. Você diz que os pontos não são zerados anualmente, mas eles também não contam pra carreira inteira correto? Se eu ganhou x pontos hoje, daqui quanto tempo esses x pontos serão deduzidos? Pois caso seja por toda a carreira, o harimoto não poderia estar apenas 300 pontos atrás do timo boll, dado a grande diferença em número de títulos entre os dois na carreira.

Muito obrigado![/quote]
Claro que muito provavelmente existe algum corte em algum momento, mas isso não fica 100% claro para mim sobre como e quando. Talvez vc encontre maiores detalhes nos documentos oficiais que eu coloquei acima. Meu conhecimento e interesse terminam por ali mesmo hahahahahhah.

Abraços!!!

[quote=“ailtonaga” post=109040]bom dia, Alcir

Falando em China, como esta a situacao dos jogadores grevistas…[/quote]
Não tenho seguido muito esta situação Ailton, ou seja, não tenho buscado informação, apenas o que me chega, e já não chega muita coisa. Mas muito (quase tudo) do que se comenta é tudo puro achismo, e como vc sabe, a achologia é uma ciência altamente avançada (no mal sentido) no tênis de mesa. Tudo geralmente indo para o lado sensacionalista. A única coisa óbvia é que, pelo tamanho que a situação tomou, não vai ficar no sinto muito e tapinha nas costas, mas todo o resto é achismo mesmo.

No fim das contas, o que vale é bola na mesa. E isso não vai faltar.

Abraços!!!