Quem foi o maior jogador de toda a história do tênis de mesa

Olá
Para terminar o ano e começar 2004 vou lançar essa enquete
Hugo Hoyama ? Cláudio Kano ? ou Biriba ?

Em todas as modalidades esportivas nós temos o “Maior de todos os tempos”; Pelé, Maria Esther Bueno, Guga, Ayrton Senna…, muitos foram e são indiscutivelmente os melhores, mas em outros esportes, criam-se muita polêmica.

No tênis de mesa, não é muito diferente, a discussão fica para os novos e aqueles que acompanharam os resultados destes três fenômenos:

BIRIBA - Aos 13 anos em 1958, derrotou no Ginásio do Ibirapuera (lotado) o Bi-Campeão mundial Individual “Ichiro Ogimura”. Na mesma época derrotou 4 vezes outro Bi-campeão mundial individual “Toshiaki Tanaka”, e a partir deste ano foi conhecido mundialmente.

Em 1959 no campeonato mundial ainda com 13 anos, foi confirmar a sua fama vencendo a maioria dos jogos de equipe no campeonato mundial adulto (derrotando até o vice campeão europeu), levando o Brasil à 6a colocação (melhor até hoje).

No mundial de 61, no individual na China, Biriba derrotou o campeão mundo Jung Kuo Tuan, (que estava tentando o seu Bi-campeonato em casa) eliminando-o. Garoto prodígio foi o mais novo Campeão Sul-americano individual com 13 anos; participou em três campeonatos vencendo todas as modalidades (individual, equipe, dupla masc. e mista), totalizando 12 medalhas de ouro, ou seja nunca perdeu nenhuma prova disputada na América do Sul.Ficou em 9o no ranking mundial elaborado pela China.

CLAUDIO KANO - É recordista em títulos brasileiros ( 31 medalhas de ouro ), recordista em títulos sul-americanos ( 21 títulos ), até o último Panamericano em Winnipeg era recordista em quantidade de medalhas (12), quando foi superado por Gustavo Borges da natação.

Classificou-se e jogou nas Olimpíadas de: Seul -1988 (1a vez que o TM participou), Barcelona - 1992, e quando ia para sua 3a Olimpíada em Atlanta - 1996, sofreu um acidente trágico com a sua moto.

Foi o único atleta a conquistar o Tetra-campeonato Panamericano por equipes (jogou em 83, 87, 91 e 95), lembrando que perdemos em 99-Winnipeg. Com vitórias memoráveis contra campeões Olímpicos e Mundiais, ficou em 6o lugar na Copa do Mundo em Nairobi -1989.

Jogou na divisão de elite na Suécia, juntamente com os atuais campeões mundiais por equipes, conquistando o título máximo do país com o seu clube. Nome consagrado e com a sua humildade, conquistou fama e a simpatia de todo o público brasileiro, quando falavam em tênis de mesa lembravam de Kano.

HUGO HOYAMA - Bi-campeão Panamericano individual (1991 e 1995) e por muitos anos tem mantido o título de melhor atleta de tênis mesa do Brasil. Conquistou todos os títulos no continente americano tais como : Campeão Paulista, Brasileiro, Latino Americano, Sul-americano, Panamericano e conseguiu ficar em 9o lugar na Olimpíada de Atlanta (1996), Classificando-se também para Sydney.

É famoso internacionalmente como um dos ataques mais fortes do mundo, principalmente após o serviço (saques). Jogou na Liga Belga como profissional e venceu vários atletas TOP do ranking mundial. (inclusive dois campeões mundiais).

Atleta profissional, foi Hoyama que conseguiu os melhores contratos de patrocínio até hoje nesta modalidade, provando que vale a pena se dedicar ao tênis de mesa, desde que se tenha talento e trabalhe arduamente. Vasco da Gama, Bliss Nestlé, Banespa, Banco do Brasil, Yasaka, TSP, Butterfly, Indústria Itaim, APEOP, Flytour, são algumas das empresas que contribuíram para a evolução como atleta.

O que você acha ? :smiley:

vão votando e dando opiniões que depois eu voto

Abraços

Luiz Paulo

Cada um teve sua importância, como foi esplanado

Mas eu tenho a opinião q tecnicamente Cláudio Kano foi um pouco superior, inclusive sendo marcado como exemplo no TM Nacional

É interessante tb lembrar q ele foi derrotado por Hugo Hoyama duas vezes, em duas finais de Panamericanos (91 e 95), o q torna a resposta a questão ainda mais difícil

Biriba foi o q conseguiu os feitos mais marcantes, porém teve um contra-tempo técnico q o atrapalhou

Pois disputou um campeonato mundial e foi muito mal por desconhecer a nova técnica de efeito: o topspin

Técnica q pelo q lembro, surgiu na China, se espalhou pelo mundo e demorou pra chegar ao Brasil

Conhecio o Claudio e sua familia por volta de 1992 e pude presenciar todo o seu carisma e talento para o tenis de mesa. Será difícil surgir um novo Claudio Kano como atleta e pessoa, com certeza é o mais admirado de todos os tempos. Tive a oportunidade de ver o Biriba jogando a uns 5 anos la no Itaim, a primeira vez que o vi estava jogando contra o Hugo Hanashiro (se ñ me engano estava na seleção), e acreditem um senhor de idade jogando pau-a-pau com um atleta da seleção é realmente impressionante.

Na minha opinião com certeza o maior de todos sem duvidas é o BIRIBA, aliás nome de raquete Buterfly.

Uma abraço!!!

Nao…Perai, ja vou comecar discordando. Todos atletas que vc citou podem ser indiscutiveis, com excecao do Senna. P/ mim o Piquet eh pau a pau com ele. Se um era o genio da velocidade outro era o genio das estrategias e ajuste dos carros, numa epoca onde isso decidia campeonatos. E ambos tem o mesmo numero de titulos, entao cria-se muita polemica sobre quem era o maior entre os dois. Assim como no tenis de mesa brasileiro, eh dificil dizer quem foi o maior jogador. Acho que fica valendo mais a opiniao pessoal de cada um. E a minha escolha eh o Claudio Kano, tanto pelas conquistas como pelo exemplo de pessoa que foi.

Voto no Biriba, por que ele foi o brasileiro que mais derrotou os grandes.

Tá bom que o Hugo Hoyama derrotou o Persson, mas foi uma vez só e depois ele perdeu pra caras mais fracos, aliás eu quase tive um infarto quando fiquei sabendo que ele não conseguiu chegar às semifinais nas Olimpíadas depois de fazer uma campanha tão brilhante, li comentários em sites estrangeiros que diziam os seguinte:
“[…] a grande surpresa da competição é, sem dúvida, o mesatenista Hugo Hoyama, um brasileiro que vem do nada(n.t. eles usavam uma expressão equivalente à João-ninguém), não importa quão curta, rápida, cheia de efeito, distante e bem colocada a bola do adversário esteja, ele, com um footwork invejável dispara drives canhoteiros possantes que deixam os adversários desnorteados[…]”
Isso me deixou muito contente e triste ao mesmo tempo, por que foi por muito pouco que ele não consegue chegar a ser um top player…

Os três foram excepcionais, mas fico entre o Claudio Kano era realmente muito bom, e tinha um gde carisma.
Mas meu voto vai para o Hugo Hoyama, pois sem ele, o tenis de mesa no brasil, nunca teria chegado ao profissionalismo q se tem hj!!!
e naum se esqueçam tmbm q ele eh recordista de medalhas nos pan-americanos tmbm!!!
Toda sorte pra ele nessas olimpíadas!

Duas coisas:

  1. Fiquei de cara quando o Roberto falou do topspin como técnica nova 8O , não sabia disso. E fico mais surpreso, por que até eu que num jogo nada de nada, quando jogava “ping-pong” na escola já anulava topspin de serviço, e drives. Curioso…

  2. Acho uma vergonha colocarem o nome do Biriba numa raquete recreacional, e nem criarem uma Butterfly Biriba Carbon. Uma raquete pra merecer tão honroso nome deveria ser, pelo menos uma Shamada ou Cypress.

Por falar nisso, você sabem o porquê desse apelido do seu Ubirajara?

Biriba significa porrete, ou um pequeno porrete.

biriba tambem é o nome daquelas bombinhas de festa junina
e o meu voto vai para o hugo hoyama mas eu não posso compara-lo com claudio kano e biriba porque nao vivenciei a época em que claudio kano jogava e só comecei a prestar mais atenção ao tenis de mesa em junho desse ano :roll:

concordo com leonardopathenon, pois não vi nem o Claudio Kano, nem Biriba jogar, voto portanto em Hugo Hoyama pelo avanço no tenis de mesa brasileiro que ele trouxe, pelos seus titulos no PAN, e pelo reconhecimento nos programas de esporte do Brasil( esporte espetacular).

Conversando com um treinador, ele me disse sobre essa história do Biriba, com respeito ao top spin

Fiquei tão surpreso qt vc, mas note q ele viveu numa época em q o TM era pura raça e técnica. Não havia o msm avanço tecnológico de hj e muito do q se referia a dados científicos eram desprezados

Concordo com o Kayroz, o Biriba merecia ter o nome estampado em uma raquete de alto nível pois foi um jogador excepcional com feitos extraordinários. Acredito que a maioria que acessa este site não teve a oportunidade de assistir os três atletas em ação, portanto fica dificil comparar, mas com certeza todos foram responsáveis por elevar o nível do tenis de mesa nacional.
Infelizmente não tenho nenhuma fita do BIRIBA, e dificilmente alguem tera, mas tenho alguns jogos do Claudio e do Hugo, alias é sinto falta de jogos com os jogadores da seleção brasileira.
Tenho um jogo do Claudio contra o Hugo, nesta época o Hugo estava em excelente fase porem neste jogo o Claudio foi o vitorioso.
Tambem tenho um video do Claudio na final do mundialito realizado em Suzano, neste video ele enfrenta o Primorac em sua melhor fase (tinha sido medalha de prata na Olimpiada da Coreia), é um jogo franco onde tanto o Primorac quanto o Claudio procuram o ataque a todo instante, é um jogo realmente emocionante. Infelizmente o Claudio não venceu mas é possível observar seu alto nível tecnico contra um atleta top.

Um abraço!!!

Todos sao jogadores de alto nivel BIRIBA foi um jogador que muito novo consiquiu um alto nivel no tenis de mesa , klaudio cano e um recordista de pontos e de campeonatos e representa outra gerasao do tm, hugo hoyama foi o melhor jogador de tm do brasil atualmente a consigui um alto nivel no ranking mundial!!

                             :wink:   E UMA ESCOLHA   :roll:  
                                     8O  KABULOZA  8O  


              :D      FELIZ ANO NOVO    :P  
                                :oops: