Quem está mais em desuso? Defensivos ou Caneteiro Japonês?

De vez em quando aparecem aqueles comentários que caneteiro tradicional e kateiros não tem mais lugar no tênis de mesa moderno.

Só que eu continuo vendo vários novos jogadores defensivos no circuito junior. no feminino é bem mais comum as defensivas, mais vi dois ótimos juvenis um coreano e outro chinês nos Opens da Korea e Japão. Os dois jogam muito!

Só que não vejo mais nenhum jovem jogador caneteiro de “quadradinha”!!! Só aparece classineta agora!!!

É exagero dizer que o estiulo defensivo hoje “tem mais futuro” que o caneteiro tradicional?

Caneteiro Japones é o que, na minha opinião, é o que está mais em desuso.

Infelizmente, concordo com vc Yoshida. É uma pena que um estilo tão belo quanto o caneta japonesa tenha caído em tamanho desuso, ainda que seja normal frente às novas tendências técnicas e táticas do tênis de mesa.
Já quanto ao estilo defensivo, tenho visto exatamente o contrário, ou seja, um crescente de adeptos do estilo. Claro que isto fica mais difícil de perceber no alto nível, mas como vc bem citou, discretamente já tem gente aparecendo. Na base e no meio amador (que acaba cedendo meninos para esta base num futuro próximo), tenho visto muitos meninos adotando o estilo e alguns até se dando muito bem. Exemplo disso é o Gustavo Yokota, que mudou de estilo, sendo que já jogava muito bem como classista ofensivo (o conheço do meu clube antes dele se federar), e tem obtido ótimos resultados. Enfim, pode ser que este movimento seja algo temporário, mas este é o meu ponto de vista com o que tenho percebido.
Sucesso para eles!
Abraços!!!

São dois estilos que se o atleta quiser chegar a um alto nível precisa ter um condicionamentos físico bem acima da média. Enquanto o caneteiro fica correndo de um lado prá outro sempre buscando atacar de fore, o defensivo corre quase igual , se jogados com eficiência são uma dor de cabeça prá qualquer adversário.Eu ainda acho o defensivo que ataca como o Joh See Hiuk um estilo fantástico, se fosse começar hoje era assim que eu iria jogar , sem dúvida!!!
Agora caneteiro japonês que fica trocando shoto…tá morto!!(à não ser o Ching Peng Lung)

Infelizmente, tenho que concordar… os caneteiros japoneses estão realmente rareando e pelo que me engano, tirando o Ryu S.M. não tem mais nenhum conhecido ou expressivo entre os top 20.
E até pelas características muito bem descritas pelos colegas, ter o condicionamento necessário para jogar ofensivamente é complicado, principalmente mantê-lo por tanto tempo. O próprio Ryu parece “estático” :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ultimamente.
Pela minha idade avançando, pela falta de tempo pra treinar e por causa de condições de trabalho e problemas familiares, estou também recorrendo ao recurso do RPB classineta para me manter pelo menos competitivo, não consigo mais correr pra todos cantos para aplicar o fore e aos poucos, estou migrando para o estilo classineta.
Mas para os mais novos, acho que se interessarem, ainda há muito a ser feito, muito a ser mudado no estilo JPen. e mantê-lo ao menos competitivo.
Abs e bons treinos!
Tanikawa

Infelizmente não dá mais para o estilo caneta quadrada.

A velocidade do jogo aumentou muito, devido aos materiais, técnicas, etc…

Não vejo outro estilo a não ser Clássico e Classineta.

É só fazer um teste e ver quanto tempo é necessário para dar um backhand, nos estilos caneta e classineta. É indiscutível!

[quote=“NeTToMonTeiro”:2zjo4bt1]Infelizmente não dá mais para o estilo caneta quadrada.

A velocidade do jogo aumentou muito, devido aos materiais, técnicas, etc…

Não vejo outro estilo a não ser Clássico e Classineta.

É só fazer um teste e ver quanto tempo é necessário para dar um backhand, nos estilos caneta e classineta. É indiscutível![/quote]

Apesar de ser um fã fanático do estilo caneta quadrada tenho que reconhecer que esse estilo está sendo extinto pelos resultados e dificuldade de aprendizado.
Aqui no Espírito Santo os 2 garotos da minha idade (16 - 18 anos) largaram e os poucos que restam ja tem mais de 40 anos e fazem os estilo He Zi Wen (choteiro).
é triste, mas é a realidade!
Abraços!

Caneteiro, ja uma prova eu ter começado caneta e ter trocado pro classico e tenho ainda 14 anos! dava pra eu ter lutado um pouco mais de caneta :confused:

oi amigos tudu bem

então vou colocar como penso ok

oq acontece na minha visão é q o estilo original caneta quadrada japonesa esta em baixa por falta de jogadores de alto nivel
exemplo e o cenario muldial do tenis de mesa apenas um coreano(ryu seung min )
entre os principais atletas do mundo
olhando bem ,com isso de não ter atletas de alto nivel
como exemplo para q pessoas sigam de certa forma esse estilo, acaba acontencendo isso de cair os praticantes de caneta japonesa apenas isso q acontece na milha visão
isso é apenas algo q acontece pq proprios tecnicos e motivadores do esporte não estudão sobre estilos e ficam restritos a isso de olhar só oq tá na moda

pra quem não sabe esse ano de 2011 o coreano ryu seung min ganhou
do ma lin de 4 a 3 um dos sets 11 x 2 , sansonov de 4 a 2 um dos sets 11x2 são bons resultados pra um estilo morto neh rsrsrsrrsrsrsrs aqui são outros atletas conhecidos q o coreano ganhou GERELL Par SWE ,MONTEIRO Joao POR ,
MATSUDAIRA Kenji JPN ,LEGOUT Christophe FRA e muitos outros jogadores conhecidos o canetinha quadrada ganhou e só pesquisar ok

pra quem não sabe tambem nosso estilo brasileiro caneta japonesa sempre foi forte
prova é hugo hoyama com seus 41 anos ganhou regionais em cima do menino da selação gustavo tsuboi resultado bom eu acho pro canetinha hugo hoyama neh rsrsrsrrss

então oq falta e os responsaveis motivar atletas conhecerem o estilo e treinar q todo estilo pode chegar longe

Quando os meias criativos começaram a sumir falavam que eles não tinham mais espaço no futebol moderno de força e velocidade, e o modismo era ter 3 zagueiros e meias que disparavam…Agora eles estão voltando e fazendo a diferença, mas eles voltaram adaptados a nova dinâmica de jogo.

Torço que os caneteiros JP tenham a mesma história…

Quando os meias criativos começaram a sumir falavam que eles não tinham mais espaço no futebol moderno de força e velocidade, e o modismo era ter 3 zagueiros e meias que disparavam..Agora eles estão voltando e fazendo a diferença, mas eles voltaram adaptados a nova dinâmica de jogo.

Torço que os caneteiros JP tenham a mesma história…

Boa!

Bom Dia amigos.

Fiquei um pouco indignado quando falaram aqui de H. Hoyama e G. Tsuboi.
Se o Hugo venceu o Tsuboi, não implica dizer que jogar caneta ainda é viável, pois trata-se de um tênis de mesa de baixo nível.

Mas enfim, desconheço algum caneteiro “quadrado” com excessão do RYU (Kor), que tenha chances de ficar entre os melhores do mundo.

Ao invés de basearmos em Hoyama e Tsuboi, deveríamos ver as seletivas chinesas, que não mostra indício algum de alguma raquete quadrada! Ou estou falando besteira?

Os chineses como todos sabem, são os que levam o esporte mais a sério e desde muito cedo. O que acham de espelhar-mos um pouquinho neles? Afinal eles dominam o esporte! São unicamente eles quem ditam a realidade e o rumo que o tenis de mesa toma.

Mesmo assim também acho um estilo bonito!

SDS!

[quote=“NeTToMonTeiro”:7vfe9plm]Fiquei um pouco indignado quando falaram aqui de H. Hoyama e G. Tsuboi.
Se o Hugo venceu o Tsuboi, não implica dizer que jogar caneta ainda é viável, pois trata-se de um tênis de mesa de baixo nível.[/quote]

Bom dia Netto,

Desculpe se estou errado, mas você diz que o jogo do Hugo não é viável e de baixo nível??? 8O 8O 8O

Novamente desculpas se entendi de forma errônea.

Abraço.

oiii amigos

Então como escrito jogar caneta japonesa em alto nivel não é possivel hoje em dia neh

acho algo sem logica e sem respeito ao nosso tenis de mesa brasileiro ok
como bons brasileiros olhamos só para fora não é …

eu acredito q um menino bem treinado com preparo fisico bom com um treino especifico e com estudo tatico e estudo mental e tudo q precisa um grande atleta qualquer q sejao estilo de jogo , tendo esse apoio geral em todos os lados e da forma correta.

SIM PODE JOGAR CANETA JAPONESA EM " ALTO NIVEL "
uma pergunta q deixo no ar … Hugo com seus 25 anos bem treinado não seria top … hoje em dia ???

como julgo q ele ja foi top em uma epoca atrás … ficando entre os 60 do mundo no rank

e tambem hugo hoyama ganhando de atletas como kong linghui , persson ,primorac e outros atletas ai acho q isso foi sim ser um top , claro chines é um parametro para seguir ok . fato isso

mas temos q tentar ousar e fazer bons jogadores em estilos diferentes em geral ok

e não apenas tentar copiar os outros … acho q reinventar jogadores isso sim temos q fazer …XD

abraços


primorac carbon cs ,ou ma lin extra ,ou avalox p7oo cs ,ou wang hao king , ou dipper 16 ou taksim
tenergy o5 Fh
costinha qualquer uma ai rssrrsrsrrs

Eu sinceramente não dispendi muito tempo analisando todas as possíveis intenções do pessoal, mas pelo menos eu não quis dizer que não é mais possível jogar caneta japonesa em alto nível, mas acho sim que hoje em dia está mais difícil, frente à evolução técnica e tática do esporte.
Porém, como citou de forma muito feliz o Azuma, eu tb acho que estas coisas podem se comportar na forma de “ondas”. De repente, num futuro (o qual podemos estar aqui para vê-lo ou não), podem surgir novas escolas que tragam de volta o JPen como a “bola da vez”. Eu, dentro do que vivenciei e estudei da história do tênis de mesa, não me lembro de tendências voltando, mas seria muito pretencioso se afirmasse, apenas com base nisso, que não é possível que o mesmo aconteça. Pelo que acompanho da base em nível mundial, não acredito em um fomento do estilo por algum tempo, mas nada impede o “movimento das marés”.
E antes de mais nada, é coerente lembrar que um dos maiores direcionadores disso é a projeção de jogadores no alto nível. Então, um dia pode aparecer uma estrela solitária, que ganha um torneio importante e vira referência de um monte de crianças, que um dia podem ser bons jogadores ou não. Resumindo, a minha opinião é que a coisa não é tão linear assim, mesmo que se tenha sinais de comportamento a curto ou médio prazo.

Uma coisa que eu aprendi neste esporte é que nada dá para se garantir em termos de projeção. Já vi atletas que julgava ter tudo para explodir ficando pelo caminho e outros de quem ninguém esperava nada adquirir resultados impressionantes. São muitas variáveis envolvidas para conseguir afirmar alguma coisa. Exemplo: esquecendo a história e o curriculum do Samsonov, vc diria lá em meados dos anos noventa que ele seria um atleta top e por tantos anos?

Abraços!!!

olá

concordo com vc Alcir
pois conheço vc pessoalmente e sei que é uma boa pessoa e que entende muito de tenis de mesa
( caso não se lembre sou um gordinho q sempre conversa com vc …da casa verde )

apenas tentei colocar um ponto de vista diferente , as vezes pessoas tem que tentar ver esse outro lado…
isso é para que se tenha sim estilos diferentes em alto nivel
citei hugo hoyama por ser um exemplo proximo do brasileiro e um icone de certa forma … para esse estilo

concordo sim complicado jogar em nivel alto caneta jpn
MAS NÃO IMPOSSIVEL … apenas tentar essa menssagem

um ponto de vista meu …( claro posso estar errado, mas tambem posso estar certo , o tempo dirá sobre isso )
acho que devia ter mais empenho dos tecnicos e pessoas q ajudam o tenis de mesa a estimular jogadores com estilos diferentes até se encontrar o melhor para cada um ok seria ideal e bem legal

pq quando vej0 q pessoas pensam assim de modo fechado q determinado estilo não da para chegar longe fico triste e tento defender só isso q tento fazer …( é como torce para um time pequeno enquanto todos torcer para times grandes entende )

uma grande frase é muito boa …" O IMPOSSIVEL É APENAS UMA OPNIÃO "

quem não sabe nesse mês de agosto na liga chinese de 2011 …o joo se hyuk ganhou do timo boll …rsrsrsrrs legal neh

abraços

[quote=“Thon”:740m5f1t]concordo com vc Alcir
pois conheço vc pessoalmente e sei que é uma boa pessoa e que entende muito de tenis de mesa
( caso não se lembre sou um gordinho q sempre conversa com vc …da casa verde )[/quote]
É uma honra ter a sua opinião por aqui!

Nem de longe quis questionar o seu ponto de vista, e concordo plenamente quando vc cita que devemos ser mais “abertos”. Eu tb não acho legal quando vejo um técnico preterir estilos dentro de sua metodologia. Uma coisa que vejo é que o corpo técnico muitas vezes observa muito pouco, interferindo muito cedo em termos de maturidade nas características do atleta. Fico feliz quando vejo atletas evoluindo com características diferentes, pois isto “mexe o caldeirão” do nosso esporte e traz dinâmicas diferentes aos jogos.

De qualquer forma, só estamos constatando aqui alguns sinais expostos pelas tendências. Não cabe a ninguém julgar o que é certo e o que é errado em relação a isso.

Abraços!!!