Quem é o melhor técnico brasileiro para o estilo defensivo

De sua opinião

O “melhor” é muito complicado, porque não conheço nenhum técnico que, realmente, saiba treinar jogadores defensivos (katos). Quem puder indicar treinadores desse estilo (não apenas o melhor), faça-o, pois seria de grande valia para os interessados neste belíssimo estilo.

Abraços,

Mazinho

Eu acho que técnico especializado em defensivo, assim como em qualquer estilo não existe. Por exemplo, no mundial de Paris o técnico do Joo Se Hyuk era o Yoo Nam Kyu, que era caneteiro, canhoto e atacante.

Yoo Nan Kyu é o técnico da seleção nacional sul-coreana por isso ele estava como técnico de Joo Se Hyuk na competição, mas com certeza Yoo não teve qualquer influência no desenvolvimento de Joo Se Hyuk. Até porque Yoo Nan Kyu só parou de jogar em 2001 e assumiu a seleção sul-coreana em 2002. Com certeza existe outro técnico que influenciou a carreira de Joo Se Hyuk.

Lógico que não precisa ser alguém especializado apenas em defensivos, mas é necessário um maior conhecimento acerca do estilo. Por várias vezes consultei alguns técnicos aqui no Brasil sobre técnicas para katos e todos eles fugiam da pergunta feito o diado foge da cruz… Pareciam o Leão da montanha (aquele personagem de desenho animado) :mrgreen:

Abraços,

Mazinho

Acho que o problema e que no Brasil este estilo (kato) e muito pouco divulgado. Nao sei se e uma questao cultural ou pessoal, mas a maioria dos praticantes tupiniquins nao ve com bons olhos o ato de ficar la atras defendendo bolas. Acham que o “quente” e partir para cima do adversario com drives que, quanto + potentes sairem, melhor. Particularmente eu adoro dar drives que o meu oponente nao consiga nem tocar na bola, mas nao tenho absolutamente nada contra, nenhum preconceito pelo estilo defensivo. Alias e o mais vistoso e geralmente o que proporciona as melhores jogadas. Se eu tivesse condicoes (pernas) acho ate que adotaria este estilo.
A falta de tecnicos direcionados para este estilo e consequencia da falta de jogadores desse estilo. No Itaim Keiko, clube onde eu jogava, havia 2 jogadores katos (ambos ja coroas e nenhum dos dois era da elite), sendo que um deles era um ingles. Entre a molecada que treinava firme, nem pensar em kato. So queriam ver quem fazia mais barulho nos drives. Ja no Japao esse estilo e famosissimo devido a existencia do Koji Matsushita. Nos colegios onde eu jogava sempre me deparava com jogadores defensivos e, na minha opiniao, sao os mais dificeis de serem batidos. Se vc nao tiver muita paciencia ele te massacra.

Eu acho q os tecnicos para defensivos no brasil melhores saum: Salatiel, Wei Jian Ren e Fabio Takahashi…

  • Salatiel td mundo sabe, ele tem uma escola de kateiros
  • Wei traz a sua bagagem da china e alem disso ele dah kato mto bem msm c/ a sua raqt caneta
  • fabio Takahashi passou 1 ano no japao e traz de la uma experiencia pois ele ficou 1 ano treinando e jogando contra kateiros alem de observa-los e convevier c/ eles bastante tbm…