Quem é este comentarista da SporTV?

Ricardo, se eu fosse um professor de português vc ja taria com dez na N1 comigo rssssss.
Bom, concordo em parte com todos mas, estamos na era da globalização, informações há, sobre tudo em diversos meios de comunicação, portanto o que seria realmente correto tanto ao locutor quanto ao comentarista é saber do que esta falando e passar ao público e isso não importa se é leigo ou não, os nomes certos dos golpes ali aplicados, que tipos de efeitos o jogador aplica em determinadas jogadas, inclusive informações sobre o material usado, locais de treinamentos etc e tal…
O que se perde, apesar de haver muitos ganhos com tal transmissão, é uma excelente oportunidade de atingir mais pessoas com a divulgação desse amado esporte. Assisti aos jogos transmitidos, ou parte deles e o que senti nos que estavam transmitindo-os foi falta de preparo (um profissional ou não, tem por dever saber do que está falando) e principalmente falta de empolgação.
Não concordo quando os amigos dizem que tem-se que simplificar a transmissão porque o publico não o entenderá, em minha opinião, deve-se dizer sim os nomes dos golpes, drives, haraus, shotos etc etal e ainda acrescentar os termos mais regionalizados deles, nhecos, cozinhadas, cavada e como, graciosamente dizem por aqui num loopdrive, uma bela chupada da borracha.
No mais, é sentir-se feliz por asistir esse esporte lindo na mídia mas, não agradecido, pois canal fechado é para poucos e mesmo neles a transmissão era cortada em seus melhores momentos, como exemplo, o jogo fantastico do Hugo contra o Canadense com uma virada na minha opinião histórica, que não gostaria de assisti-lo completo? Ou seja, no dia que transmitirem um campeonato de Tênis de Mesa, como transmitem, futebol, voley e outros, ai sim, eu me sentirei agradecido.
Essa é minha opinião.
Abraços
Speed.

Se eu fosse você não estimularia de forma alguma o uso desse tipo de linguagem.

Tenho um amigo que é professor de redação e ele sempre comenta comigo os absurdos que os jovens escrevem. Do jeito que o rapaizinho (creio que seja jovem) escreveu ai, tem um monte que escreve redação no mesmo “estilo”.

Não devemos exigir muito quanto ao correto uso do português, mas é de bom tom ter o mínimo de respeito ao idioma.

cazuo, só escrevo isso para te alertar do perigo que é escrever dessa forma. Não encare minha opinião como uma repreensão. A escrita é uma forma de apresentação e devemos tomar o máximo cuidado quando escrevemos independentemente do ambiente.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Só complementando o mazinho: apenas o uso de paragrafos tornaria seu texto muito mais legível. fica aí a dica :wink:

Ricardo, se eu fosse um professor de português vc ja taria com dez na N1 comigo rssssss. Bom, concordo em parte com todos mas, estamos na era da globalização, informações há, sobre tudo em diversos meios de comunicação, portanto o que seria realmente correto tanto ao locutor quanto ao comentarista é saber do que esta falando e passar ao público e isso não importa se é leigo ou não, os nomes certos dos golpes ali aplicados, que tipos de efeitos o jogador aplica em determinadas jogadas, inclusive informações sobre o material usado, locais de treinamentos etc e tal.... O que se perde, apesar de haver muitos ganhos com tal transmissão, é uma excelente oportunidade de atingir mais pessoas com a divulgação desse amado esporte. Assisti aos jogos transmitidos, ou parte deles e o que senti nos que estavam transmitindo-os foi falta de preparo (um profissional ou não, tem por dever saber do que está falando) e principalmente falta de empolgação. Não concordo quando os amigos dizem que tem-se que simplificar a transmissão porque o publico não o entenderá, em minha opinião, deve-se dizer sim os nomes dos golpes, drives, haraus, shotos etc etal e ainda acrescentar os termos mais regionalizados deles, nhecos, cozinhadas, cavada e como, graciosamente dizem por aqui num loopdrive, uma bela chupada da borracha. No mais, é sentir-se feliz por asistir esse esporte lindo na mídia mas, não agradecido, pois canal fechado é para poucos e mesmo neles a transmissão era cortada em seus melhores momentos, como exemplo, o jogo fantastico do Hugo contra o Canadense com uma virada na minha opinião histórica, que não gostaria de assisti-lo completo? Ou seja, no dia que transmitirem um campeonato de Tênis de Mesa, como transmitem, futebol, voley e outros, ai sim, eu me sentirei agradecido. Essa é minha opinião. Abraços Speed.

O que vc falou me lembrou da ginástica. Lá, os comentaristas citam todos os saltos e nomes técnicos de fato. Isso torna relativamente complicado se acompanhar os detalhes, poderia ser um modelo se seguíssemos esta linha.

Mas acredito que não é a melhor escolha. Explico: na ginastica todo mundo que é de fora do emio considera um esporte complexo e nem tenta querer “dar uma de entendido”. Já no TM quantos caras que jogam em “bem pra caramba” vcs conhecem? :lol: Nesse ponto acredito que deve haver essa adeqação ao publico alvo. Não que eu goste dela, mas acredito qeseja necessária…

É uma opinião mas, ainda prefiro os termos certos, já pensou se na hora que o judoca aplica um lindo Ippon o narrador berra no microfone " OLHAI MINHA GENTE ELE ESTATELOU O INIMIGO DE COSTAS, QUE PORRADA!!! DEVE DE TÁ COM OS ISPINHAÇO DOENDO PRA DANÁ" Não dá né? Da mesma maneira não é possivel elogiar um narrador que, na hora em que o adversário aplica um saque cheio de efeito que ele sequer tentou entender antes de fazer a narração, dizer que o Hugo errou infantilmente.
Não, respeito sua opinião e entendo seu exemplo ao usar a ginástica como ponto, mas contrapondo a isso, uso o judô onde o narrador usa e abusa dos termos técnicos correto o que só o torna mais bonito, assim, também, deveria ser com o Tênis de Mesa.
Molas, não entenda isso como uma ofensa.
Abraço
Speed

[quote=“speed”:21cfe7xr]É uma opinião mas, ainda prefiro os termos certos, já pensou se na hora que o judoca aplica um lindo Ippon o narrador berra no microfone " OLHAI MINHA GENTE ELE ESTATELOU O INIMIGO DE COSTAS, QUE PORRADA!!! DEVE DE TÁ COM OS ISPINHAÇO DOENDO PRA DANÁ" Não dá né? Da mesma maneira não é possivel elogiar um narrador que, na hora em que o adversário aplica um saque cheio de efeito que ele sequer tentou entender antes de fazer a narração, dizer que o Hugo errou infantilmente.
Não, respeito sua opinião e entendo seu exemplo ao usar a ginástica como ponto, mas contrapondo a isso, uso o judô onde o narrador usa e abusa dos termos técnicos correto o que só o torna mais bonito, assim, também, deveria ser com o Tênis de Mesa.
Molas, não entenda isso como uma ofensa.
Abraço
Speed[/quote]

Jamais entenderia algo assim como uma ofensa. A melhor parte do fórum é quando ha diferença de pontos de vista. Graças a isso que temos discssões. :smiley: