Que tipo de preparacao fisica eh melhor para o TT?

Preparacao fisica sempre foi uma parte importante para mim, porque sempre contrui minhas taticas sobre uma base de movimentacao rapida.

Isto requer algum preparo aerobico e resistencia da musculatura das pernas, pricipalmente em torneios longos, com muitos jogos.

Antigamente, eu corria e pulava corda. Depois, conversando com pessoas da area de ed. fisica, foquei meus exercicios nos aspectos especificos do TT. I.e., parei de correr e passei a fazer sombra com “steps” especificos para o meu estilo (benditos 17 videos chineses, benditos artigos da “Deutsche Tischtenis Magazine”). A corda continua, mas a corrida parou. Continuo nadando uma vez por semana, aos domingos, mas apenas para relaxar, logo, bem solto.

Tenho tentado fortalecer o nucleo corporal, i.e., o tronco, atraves de exercicios com a “Bola Suica”. Cheguei aa conclusao que isto eh fundamental, pois todo movimento deve partir dai. Mais recentemente, adquiri uma “Banda Fisio-terapica”. Eh uma tira de borracha. Prendo em um ponto, e treino sombra “contra” a resistencia da faixa.

Caso especial: quando passei de caneta para classineta. O peso da raquete com duas borrachas era insuportavel. Fiz musculacao especifica por tres meses e finalmente consegui ficar confortavel com o estilo.

Como vcs fazem?

que tipo de musculação específica vc se refere? No que consiste estes exercícios que vc menciomou ocomo bola suica entre outros.Natação e corrida são boas maneiras de melhorar a preparação física?

Obrigado

Conforme consegui recolher de pessoas da area, o “estado-da-arte” recomenda preparacao fisica especifica. Isto significa, se a tua modalidade eh corrida rasa, nao adianta treinar maratona.

Vindo para o TT, a eficacia de correr ou nadar como preparacao para TT eh baixa. Ao inves, vc deveria fazer exercicios que estejam o mais proximo possivel da pratica do TT.

Exemplos:

  1. pegue um step particular e execute durante 10 minutos na frente de um espelho (vc tem que estar com um nivel adiantado para fazer isto, entao comece com tres series de 1 minuto).
  2. pegue um peso pequeno (1 kg para comecar esta bom) e faca o mesmo movimento que vc faria para executar um topspin de forhand. Quando fizer exercios com peso, sempre faca para os dois bracos em igual intensidade.

A “Bola Suica” eh, imagine, uma invencao de fisioteraputas suicos. A quantidade exercicios que se pode fazer com ela eh enorme. A maioria fortalece a musculatura do tronco, incluindo laterais e costas. Para ter uma ideia veja:
http://www.spine-health.com/topics/cons … all01.html
http://www.sissel-online.com/top_exercises.php

De resto, continuo nadando porque mi piace, e eh uma maneira de relaxar dos jogos de sabado (temos um campeonato de times na Alemanha, pelo qual jogamos 18 fim de semanas ao ano)

Obrigado pelos exclarecimentos, Mitidieri!!!