Quando se comprar um robo pela dandoy, há muito risco de...

Eu estou querendo encomendar um robô lançador de bolas da Newgy. Há duas opções: comprar na megaspin ou comprar na dandoy. Na megaspin, o preço está bem mais baixo do que na dandoy. O problema é que na megaspin não fazem nenhum artifício para driblar os impostos; já, na dandoy, o vendedor prometeu que colocaria na nota fiscal que o produto custou somente 40 euros.

Se tudo der certo, comprar pela dandoy é a melhor opção, sem dúvidas; mas tenho medo que algo dê errado. Por isso, gostaria de que alguém me esclarecesse algumas coisas. Se o produto cair no pente fino, o pessoal da receita alcança o preço do produto baseado em quê? Eles têm como olhar o valor do produto na própria dandoy, pela internet? Ou será que eles entram em vários sites e deliberam um preço médio? Eles me entrevistariam? E vocês, fariam o quê no meu lugar?

P.S.: Eu acho que o produto não parece muito caro para quem não entede, afinal é um atirador de bolinhas, relativamente pequeno e tem uma criança jogando pingue-pongue fotografada na caixa. Vocês não acham?

Salve colega,

Já existem alguns tópicos aqui sobre o assunto. De toda forma, é de se aclarar que:

  • as importações pelos correios só estão isentas até US$ 50, se encaminhadas por pessoas físicas; logo esse valor de 50 Euros já ultrapassaria tal isenção, mesmo que se identificado o remetente como pessoa física;
  • se for entendido que a remessa se deu por pessoa jurídica, não há o limite de isenção mencionado;
  • a tributação do imposto de importação é de 60% do valor CIF, ou seja inclui o frete, podendo incidir, de acordo com o Estado q vc reside o ICMS, de 17% em relação ao total + II, como aqui em Minas, mas são poucos os estados q praticam isso;
  • pode-se dar o arbitramento do valor, pelos meios de consulta disponíveis, e, em assim sendo, mediante as buscas existentes na internet podem verificar onde o robo é vendido e seu preço.

Se é vantagem ou não, é questão de se avaliar o risco.

Abraços