Quando o trabalho atrapalhar o TM, deixe o trabalho.

Criei este tópico a fim de, no mínimo, obter uma resposta para a minha indagação, qual seja, qual a razão do início de todas as Copas Brasil em uma quinta-feira?

A frase que nomina este tópico surgiu há algum tempo, quando em momento de descontração um amigo tentando “motivar” outro do tênis de mesa a treinar, proferiu a célebre frase: “quando o trabalho, estudo, esposa etc. atrapalhar o tênis de mesa deixe o trabalho, estudo, esposa etc.”.

Por assim, no momento em que li a circular da copa Brasil de Aracajú que estabelece o início do evento na quinta-feira, percebi que terei que viajar na quarta-feira para poder disputar a competição e, conseqüentemente, faltar ou adiar vários compromissos (trabalho).

Cumpre deixar claro que não estou alienado ao fato de que a maioria das Copas Brasil dos anos pós a integração do tênis de mesa olímpico e paraolímpico iniciavam na quinta-feira quando havia a realização do evento paraolímpico.

O que acontece neste ano é a mudança da programação, deixando o evento paraolímpico de ser realizado no início para ser concomitante com o olímpico.

Não sou egoísta a tal ponto de “exigir” que a realização do evento deveria permanecer no formato anterior (até 2009), pois sou ciente que da forma como era onerava apenas os atletas paraolímpicos, todavia entendo que poderia ser deliberado outro formato para a realização das competições.

Aqueles que me conhecem sabem que adoro participar de competições seja pela própria vontade de testar minhas limitadas habilidades, seja para encontrar meus amigos e conquistar novos. Ocorre que, como a maioria daqueles que participam destas competições, não é fácil viajar para as mesmas, visto que envolve custos financeiros e negociações com clientes, empregadores, família, escola etc.

Quando iniciei no tênis de mesa há mais ou menos 11(onze) anos, viajar era mais difícil devido ao custo com a viagem do que com as responsabilidades, felizmente as coisas se inverteram, entretanto continuam as dificuldades.

Desta forma, o aumento dos dias para a realização das Copas Brasil esta quase que impedindo a minha participação nestes eventos que tanto adoro.
Qual a razão desta modificação, foi atender a uma justa reivindicação dos atletas paraolímpicos? De qualquer forma não sei se sou uma voz ao léu, porém entendo que poderiam existir outras formas para a realização desta competição.

Salvo engano, as Copas Brasil praticamente não sofreram acréscimo financeiro em seu custo de forma significativa com a inclusão do evento paraolímpico, todavia somos todos cientes que a CBTM passou a receber os recursos desta modalidade.

Louvo a participação de todos nestes eventos independente da categoria, todavia participar de eventos todo o mês, sendo necessário ausentar-se pelo menos 04 (quatro) dias por mês, merece muita criatividade.

Ainda, como sabemos, se houve o acréscimo de receita pela integração do paraolímpico e olímpico com a quase equivalência de despesas, qual a razão de não disponibilizar mais mesas (com suas conseqüências: árbitros etc…, ginásios maiores ou 02 dois) ao contrário de incluirmos mais um dia de competição?

Sou ciente que discussões como esta já foram produzidas (salvo engano pelo Adriano Neves) quando acrescentaram a sexta-feira aos eventos, entretanto, houve, naquela época, uma mudança na organização dos eventos, momento em fora estabelecidos que os jogos seriam em horários marcados.

A única certeza que tenho, é que está mais difícil para eu poder desfrutar da companhia dos meus amigos e matar a vontade de jogar.

Desculpem o desabafo!

Atenciosamente,

Luiz Netto

Fala meu amigo Netto…

Vou falar como jogador paraolimpico,
Realmente eu acredito que a mudança que vc disse, se faz pelas reclamações dos atletas paraolimpicos, reclamação a qual vc entenderá agora…
Os jogadores paraolimpicos reclamaram da competição na quinta-feira pois abria o evento, então sempre ficava faltando algumas coisas, como água e lanchonete, acho q isso é essencial né…então se o paraolimpico começar no sábado isso não vai acontecer, na verdade a reinvindicação(é assim que escreve?rssr) é que o paraolimpico aproveite a estrutura do olimpico, como mesas, arbitros, piso, agua, lanchonete, estrutura de administração, e apesar dessa ser a proposta da cbtm, isso vinha ocorrendo meio que pela metade.
E só para constar, a cbtm fez tudo oq os paraolimpicos pediram e houve um boicote na competição, vc acha q pode? Só p atrapalhar mais ainda…
Sobre arrumar outro ginásio, uma vez escutei uma conversa dos “grandes” da cbtm, que era muito dificil conseguir um ginasio com capacidade superior a 20 mesas…e nisso eu concordo.
Outra coisa é fazer em dois ginasios, seria bom mas tb duplicaria o trabalho q ia dar, tipo duas mesas de controle, arbitro em um lugar e em outro, sei lá acho dificil isso acontecer.
Pessolamente para mim ficou melhor pois se antes eu tinha q sair na quarta agora saiu na quinta ou na sexta, mas por outro lado apertou os olimpicos…e sinceramente não sei como propor uma mudança.
O que eu sei é que se alguém conseguir montar uma resolução, por favor envie a cbtm, rsrsrsrs

grd abraço

Gostei da brilhante iniciativa de meu amigo Neto de abrir este tópico.

É um verdadeiro absurdo um competição formada por atletas, que em sua esmagadora maioria é composta por amadores (jogamos por hobby), começar em plena quinta-feira. Somos obrigados a perder dias de trabalho e convívio com a família, o que faz tornar a competição não um prazer, mas sim um sacrifício.

Dá até vontade de propor um boicote ao torneio, mas não sou louco em propor isto.

Vamos nos mobilizar para que os dirigentes da CBTM modifiquem os dias das competições. Se não for na Copa Brasil de Sergipe, que seja nos outros eventos.

Abraços aos que amam o esporte. Críticas aos que são capazes de transformar o nosso amor em sacrifício.

Leonardo Lima (Alagoas).

Eu trabalho, jogo e tenho filhos que estudam e jogam. Campeonato pra mim tem que durar no máximo dois dias, sábado e domingo ou que aproveitem a quantidade absurda de feriados imprensados que este país tem para realizar competições em 3 ou mais dias. Acho que está na hora de levar os campeonatos para centros de convenções e colocar 30, 40 mesas. Assim a competição termina logo, poderemos nos divertir na cidade que recebe o evento e não perder tantos dias de trabalho e aula.

Mesmo que fosse mais caro colocar tantas mesas para fazer uma competição num espaço menor de tempo, EU ESTARIA DISPOSTO A PAGAR ATÉ MAIS SE A COMPETIÇÃO DURASSE MENOS TEMPO. O motivo é simples: digamos que a inscrição vá para R$ 150,00 ou até R$ 200,00 para jogar duas categorias. Este dinheiro a mais seria economizado em hospedagens, alimentação e principalmente dias de trabalho. Cada dia de trabalho que eu perco me custa bem mais de R$ 100,00. Isso eu acho que poderia ser tentados em Copas Brasil. Para Campeoantos Brasileiros a CBTM pode fazer noutro formato.

Problema 1: o tamanho do Brasil
O país é enorme, e sempre será necessário sair no dia anterior para jogar se vc for de avião dependendo da distância. Quem viaja mil km dirigindo ou de ônibus pra jogar dia seguinte literalmente não vai render a mesma coisa.

Soluções:
não são fáceis, mas de repente, podem pensar nos seguintes formatos:

a) copa brasil só com rating, porém com uma repescagem, repescagem que dure menos tempo que realizar também a competição por ranking
b) copa brasil só com ranking, porém com uma repescagem, repescagem que dure menos tempo que realizar também competição por rating.
c) realizar ranking e rating, mas a fase de grupo em melhor de 3 sets(nao gosto dessa, apesar de favorecer zebras)
d) ter rodadas de jogos das 7horas da manhã até 22horas da noite, sendo que das 7h as 13h categorias X, Y e Z, e entre 14h e 22h as categorias W, M e H. Usei as letras para exemplificar, mas poderiam fazer os ratings A, B, C, D e E pela manhã, F, E, G e H a tarde, e os restantes a noite (é um exemplo).

A idéia de jogar um jogo, e descansar para depois é excelente a níveis profissionais, o cara pode descansar, pensar no jogo, concentrar, conhecer a cidade, dormir melhor, enfim.

Mas tenho certeza que muitas pessoas apoiariam a idéia de jogar pelo menos a fase de grupos na mesma mesa, todos os jogos seguidos. Na federação paulista é assim, e em outras federações é assim também. Grupo de 4 pessoas, os 4 ficam próximos a mesa, o árbitro mostra aos 4 a ordem dos jogos e dá uma sequência mais rápida. Esse sistema de rodada no horário ta funcionando de forma bem pontual, mas muitos atletas demoram pra chegar, é um processo mais demorado.