Criei este tópico a fim de, no mínimo, obter uma resposta para a minha indagação, qual seja, qual a razão do início de todas as Copas Brasil em uma quinta-feira?
A frase que nomina este tópico surgiu há algum tempo, quando em momento de descontração um amigo tentando “motivar” outro do tênis de mesa a treinar, proferiu a célebre frase: “quando o trabalho, estudo, esposa etc. atrapalhar o tênis de mesa deixe o trabalho, estudo, esposa etc.”.
Por assim, no momento em que li a circular da copa Brasil de Aracajú que estabelece o início do evento na quinta-feira, percebi que terei que viajar na quarta-feira para poder disputar a competição e, conseqüentemente, faltar ou adiar vários compromissos (trabalho).
Cumpre deixar claro que não estou alienado ao fato de que a maioria das Copas Brasil dos anos pós a integração do tênis de mesa olímpico e paraolímpico iniciavam na quinta-feira quando havia a realização do evento paraolímpico.
O que acontece neste ano é a mudança da programação, deixando o evento paraolímpico de ser realizado no início para ser concomitante com o olímpico.
Não sou egoísta a tal ponto de “exigir” que a realização do evento deveria permanecer no formato anterior (até 2009), pois sou ciente que da forma como era onerava apenas os atletas paraolímpicos, todavia entendo que poderia ser deliberado outro formato para a realização das competições.
Aqueles que me conhecem sabem que adoro participar de competições seja pela própria vontade de testar minhas limitadas habilidades, seja para encontrar meus amigos e conquistar novos. Ocorre que, como a maioria daqueles que participam destas competições, não é fácil viajar para as mesmas, visto que envolve custos financeiros e negociações com clientes, empregadores, família, escola etc.
Quando iniciei no tênis de mesa há mais ou menos 11(onze) anos, viajar era mais difícil devido ao custo com a viagem do que com as responsabilidades, felizmente as coisas se inverteram, entretanto continuam as dificuldades.
Desta forma, o aumento dos dias para a realização das Copas Brasil esta quase que impedindo a minha participação nestes eventos que tanto adoro.
Qual a razão desta modificação, foi atender a uma justa reivindicação dos atletas paraolímpicos? De qualquer forma não sei se sou uma voz ao léu, porém entendo que poderiam existir outras formas para a realização desta competição.
Salvo engano, as Copas Brasil praticamente não sofreram acréscimo financeiro em seu custo de forma significativa com a inclusão do evento paraolímpico, todavia somos todos cientes que a CBTM passou a receber os recursos desta modalidade.
Louvo a participação de todos nestes eventos independente da categoria, todavia participar de eventos todo o mês, sendo necessário ausentar-se pelo menos 04 (quatro) dias por mês, merece muita criatividade.
Ainda, como sabemos, se houve o acréscimo de receita pela integração do paraolímpico e olímpico com a quase equivalência de despesas, qual a razão de não disponibilizar mais mesas (com suas conseqüências: árbitros etc…, ginásios maiores ou 02 dois) ao contrário de incluirmos mais um dia de competição?
Sou ciente que discussões como esta já foram produzidas (salvo engano pelo Adriano Neves) quando acrescentaram a sexta-feira aos eventos, entretanto, houve, naquela época, uma mudança na organização dos eventos, momento em fora estabelecidos que os jogos seriam em horários marcados.
A única certeza que tenho, é que está mais difícil para eu poder desfrutar da companhia dos meus amigos e matar a vontade de jogar.
Desculpem o desabafo!
Atenciosamente,
Luiz Netto