Quando começar a jogar campeonatos?!

Antes de tudo, já fiz a busca pelo site e não encontrei, caso exista, favor desconsiderar este e indicar o tópico existente…

Acredito que seja algo de boa discussão…
Quando o atleta está preparado para participar de campeonatos oficiais!? Quem decide?! Quais critérios!? Como é em seu clube!? O que fazem com atletas que têm receio em participar do campeonato pela primeira vez?

Depende de muitos fatores na minha opinião:

• como o atleta vai encarar a derrota? ou vitória?
  • o que o técnico acha disso?
  • qual a idade do atleta?
  • quanto tempo joga?
  • qual o nível do campeonato?

Eu, particularmente, joguei 1 copa brasil com apenas duas semanas de tênis de mesa e foi bom ver jogadores mais fortes logo no começo, me motivou a continuar.

Se for criança e ela perder no campeonato, nada melhor que diálogo.
Acho que adulto iniciante encara um campeonato com mais naturalidade, apesar de que alguns são muito competitivos rs.

O mais breve possível.

Nao há forma mais eficaz de adquirir experiencia.

Abs

Qual o objetivo ao participar?

Se diversão:

Fair Play: Vai se “divertir” em disputar partidas, respeitando o jogo e o adversário, ou apenas será divertido se ganhar os jogos independentemente do que for preciso fazer para tal?

Se Competição:

Houve preparação anterior? Meu desempenho pode ser proporcional a meu empenho?

Fair play: Vou respeitar o jogo e o adversário independentemente do resultado das sequências?

Apoio Técnico: Posso avaliar minha tática e técnica durante o evento de forma que possibilite aquisição de habilidades e desempenhos futuros?

Suporte emocional:

Quais as minhas expectativas?

Quais as expectativas dos colegas de equipe?

Quais as expectaticas do meu técnico?

Tudo bem se eu perder, melhor na próxima?

Simplesmente inscrever crianças, pré-adolescentes e mesmo adultos, sem critério pode afetar a personalidade, frustrando e até mesmo impedindo um desenvolvimento sadio referente à competição. Não há forma ideal mas todos os aspectos devem ser ponderados, principalmente pais que se projetam nos filhos e filhas e treinadores que precisam de volume de atletas.