Quando a Técnica chega ao fim... se é que chega!

Raciocinando dentro de um aspecto talvez errado, conclui:

Determinado atleta adquiriu o que denominei como Básico do Tênis de Mesa

Sendo:

Locomoção - Pernas
Movimentação - Golpes
Relação de efeitos - Visão

Dentro deste aspecto acima citado, a frequência de treinos ou de jogos, acrescentaria:

Destreza nas Pernas
Potência nos Golpes
Visão aguçada nas Relações de efeito

Assim sendo, depois de adquirido esses Fundamentos o que levaria determinado atleta a uma real Evolução dentro de uma partida :?:

Acredito que, fará realmente evolução a partir deste momento, quem lutar para adquirir:

Inteligência nas Jogadas
Estrategia nos Planejamentos de pontos
Concentração na Partida

Dentro desta minha visão, errada ou não, o que :?: e como :?: podemos e fazemos, para adquirir tal habilidade :?:

fiquem a vontade…

Abraços,

Bob

Eu acredito que, para alcançar esses tópicos técnicos que você citou precisa de:

  • orientação técnica de forma correta
  • dedicação nos treinos
  • escolha certa do material

e quanto ao titulo, a técnica nunca chega ao fim. mesmo os profissionais, ainda tem coisas a aprender, na dimensão deles. Coisas que devemos aprender, eles já sabem, coisas que eles devem aprender, para a gente pode não fazer sentido, mas pequenos detalhes que a cada dia eles aprendem, são as vitorias que diferenciam os melhores.

pra mim é por aí, a técnica nunca chega ao fim, mas depois de conquistar

Locomoção - Pernas
Movimentação - Golpes
Relação de efeitos - Visão

Destreza nas Pernas
Potência nos Golpes
Visão aguçada nas Relações de efeito

dentro de uma partida, acho que saber utilizar os golpes de forma correta é o que faz a diferença.

mas é notável, que entre os profissionais, os golpes dos top10 tem mais potência, mais spin do que os outros que estão crescendo, como atletas de 18,19,20 anos, situados no top50 para 100. os profissionais sabem fazer tudo, só que aos poucos, vão melhorando essas técnicas, e acredito que a técnica nunca termina, afinal se acabasse existiriam atletas perfeitos.

Acredito que o aprimoramento psicológico tb é fundamental para a evolução.

Abs,

Intercâmbio é tudo. Jogador que treina e joga sempre com os mesmos parceiros nunca atingirá o nível desejado.

A fase de aprimoramento físico, técnico e tático, jamais termina, até mesmo quando pessamos estar a 100% em todos os sentidos, algo nos mostra que isso não é suficiente, Além do intercâmbio, como bem disse, o Nakata, a observação, tanto dos que sao profissionais, através de vídeos, tanto de nossos próprios adversários, e principalmente de nós mesmos, resulta numa fonte inesgotável de conhecimento. A observação, é uma ponte para a correção e uma escada para se atingir cada vez mais um alto nível no tênis de mesa.

Mestre,… maravilhosa observação, sempre pensei nisso, como sendo de suma importância, pois, até para termos uma ideia disto, todos podem notar, jogos entre pessoas que se conhecem, sempre são como cartas cantadas…

Como disse no título…se é que chega!

Abraços,

Bob

Um indivíduo que tenha habilidades físicas( características necessária ao TM), treino adequado (conjunto multidisciplinar de profissionais), patrocínio( indispensável para viajar, aprimorando as condições técnicas e psicológicas) ainda necessita de sorte.

Todos os países possuem métodos de treino e buscam pessoas qualificadas físico e emocionalmente. Quando me refiro ao físico estou citando 30% do todo.

O restante são características mentais(capacidade de aprender, adaptar, criar) usadas para a cada nova situação reestruturar a dinâmica existente e superar a si e aos outros.

Uma conjunção aleatória de fatores leva os jogadores ao pódio.

É impossível treinar alguém para ser campeão mundial sem que uma vez ou outra determinada situação seja favorável a tal.

[quote=“hinoki”:96r98xbc]Um indivíduo que tenha habilidades físicas( características necessária ao TM), treino adequado (conjunto multidisciplinar de profissionais), patrocínio( indispensável para viajar, aprimorando as condições técnicas e psicológicas) ainda necessita de sorte.

[/quote]

Quem estiver disposto a me bancar, tenho plena convicção q tenho determinação, equilíbio e busca pela sabedoria pra ser o melhor brasileiro e entrar pra história do esporte como o atleta q iniciou “tarde” e q surpreendeu a todos. :wink:

Sendo mais direto no tópico, jogar/treinar com as mesmas pessoas sempre, pode n ser mto bom, mas eh pior ainda com o nível baixo ou estagnado… Vide os treinos, “peneiras” da seleção chinesa pro mundial…Eles sempre treinam entre eles, e mesmo q um ChenQi perca pra alguém pouco conhecido daqui, chega na competição detona geral, pq o nível da seleção chinesa eh maior…

Qto a sorte, ela sempre está presente em qq esporte, creio q em alguns mais em outros menos… No caso do TM, creio q sorte está mais presente fora da mesa, ou seja, nas oportunidades q se aproveita/cria e q podem favorecer um atleta. Tal como no vôlei, no TM nao existe alguem jogar melhor e perder, como pode acontecer no futebol…

(( salvo se alguém aqui esta desenvolvendo uma técnica ninja pra jogar bolas na rede e casquinhas ))

Se a técnica termina?? NUNCA.
O q acontece é que existe uma linha de treinamento q se tornou um “padrão” mundial, claro q nao foi à toa…Se hj existem tops, drives topspins, sidespins e etc, é porque viram q funcionava e q existe uma maneira desses golpes serem melhores executados (entende-se melhor como sendo o resultado mais fatal ao adversário exigindo menor esforço do executante).

Agora… Voltando a citar a seleção chinesa, quem está vendo os vídeos, pode notar um ou outro fazendo uns drives muito do estranhos, alguns com manias ou trejeitos sinistros na recepção e etc. Alguém aqui teria corajem d dizer a esse chinês q ele ta errado???

Claro q nao… Só q esses estranhos pra nós, são os q desenvolveram o estilo de jogo deles… Quem aqui q ja jogou com alguem “fora do padrão” sabe o q to falando…hehehehe

É isso…Reinterando, se alguém do site for patrocinador e deseja investir num atleta pra ser top, sou eu mesmo. PVT-me !

Infelizmente, sai muito caro pra viajar, por isso poucos se destacam, pois tem muitos atletas que treinam bastante, mas quando chegam no torneio, pegam alguem que saca diferente, bloqueia de uma forma diferente, faz golpes que não está acostumado, e perde. As vezes, muitas vezes, tecnicamente a pessoa pode ser mais forte, mas perder pra um atleta que joga de um modo diferente do que costumamos presenciar em nossos clubes. No caso da China, devem ter inúmeros jogadores com caracteristicas semelhantes a samsonov, boll, maze, schlager, e vários outros, logo a seleção mesmo da China, não deve estranhar pegar um europeu. Eu acredito que, alguns atletas da China, são muito fortes lá, a ponto de ganhar de liqin, ma lin, wang hao, e outros da seleção, mas tem dificuldades com um estilo de jogo, contra um kato, ou contra um canhoto, ou seja, o cara pode chegar sendo favorito, pega o unico canhoto do torneio e perde(somente um exemplo).

Concordo, porém ainda penso q isso acontece qdo vc nao impõe seu estilo, ou n tem nível pra adaptar o seu jogo de acordo com o adversário… E é inegável q a seleção chinesa tem um nível onde consegue se adaptar com todos os outros adversarios do mundo, pois eles vivem outra realidade, foi a isso q me referi no meu comment anterior.
Volto a perguntar, será que alguém aqui ainda acha q os tops chineses teriam dificuldades com um cateiro, ou caneteiro japones, ou qq outro q jogue “estranho” ?

Claro q nao estou insinuando q eles sao perfeitos, pois quem leu a entrevista do Samsonov dpois da final com o ChenQi no ProTour Croacia, viu q o próprio Samsonov só imaginou q poderia ganhar depois q o Chen nao usou mais o saque sem peso…Ou seja, o chines n se ligou em explorar essa dificuldade na recepção do europeu e fez o jogo normal dele, acabou errando lances q normalmente nao erraria e perdeu no ultimo set por 11x9…