Quando a Madeira deve ser trocada?

Acho q Iniciantes é o local apropriado para esta pergunta.

Quanto à troca das borrachas, é um pouco óbvio q elas desgastam com o tempo, alguns meses, penso eu, perdendo seus atributos, principalmente efeito.

Mas a madeira, ela dura quanto tempo? Caso ela seja bem cuidada, sem batidas, lascas, etc, qual seria sua vida útil?

Estou perguntando isso não por curiosidade, mas para usar em uma possível compra de materiais usados.

Se bem cuidada, acredito que não seja necessário trocar nunca. Talvez só numa quebra acidental.
Mas se vc usar muito solvente, acredito que possa afetar a madeira (sair lascas, etc).

A umidade, o suor, os solventes contidos nas colas, o calor e as quedas acidentais são extremamente danosos às raquetes, diminuindo consideravelmente a rigidez, aparência e velocidade das mesmas.

Ao comprar uma raquete usada avalie se danos visíveis na mesma são apenas estéticos ou comprometem a estrutura.

Em raquetes clássicas o mais comum é a área acima do grip (empunhadura) apresentar rachadura ou trincados em uma ou mais lâminas, processo que tende a continuar até a separação total (sentido horizontal, a raquete perde todo o cabo).

Outra falha as vezes escondida pela borracha, é a superfície na qual as borrachas são coladas, podem estar muito deterioradas e faltando pedaços.

Já nas raquetes canetas, principalmente de uma folha, o dano estrutural mais comum é trincar totalmente a lâmina, cheque se imperfeições nas costas da raquete tem correspondente na parte frontal. (A raquete se parte em duas, separando no sentido vertical).

Solicite ao dono que descole as borrachas velhas (mesmo que ele queira dá-las a você) para avaliar visualmente.

Valeu aí pelo esclarecimento