Qual Raquete escolher???

Fala galera boa tarde,

Sou novo aqui e estou com uma dúvida sobre qual raquete comprar:

  • Stiga EBENHOLZ 7, ou
  • Yasaka MA LIN carbono.

Quem Puder me ajudar agradeço.

Casemiro, tudo bom?

Só me diz se você é clássico ou caneta, há quanto tempo joga, o que espera ao adquirir um novo material etc. A questão de qual material comprar é uma junção desses fatores. Mas a título de curiosidade posso te adiantar algumas coisas gerais dessas madeiras.

  1. Stiga Ebenholz 7: É uma raquete muito rápida, ela é OFF+ na linha da Stiga. Eu uso uma Stiga Clipper, que é OFF, e já achei muito rápida e demorei pra acostumar. Não é regra geral, mas as madeiras ofensivas da Stiga são muito stiff (ou seja, batida muito seca e muito rápida). Se é velocidade que você procura, garanto que você vai ter. Por exemplo, eu uso minha madeira com uma borracha relativamente lenta com cola branca, que é material chinês. Mesmo assim ainda acho a Clipper rápida. Nunca joguei com essa Ebenholz, mas com certeza deve ser mais rápida que a Ma Lin Carbon.

  2. Yasaka Ma Lin Carbon: Não deixa de ser rápida também. O fato de ela ter carbono na composição vai fazer disparar mais a bola mas sem perder a sensação de batida mais macia. Inclusive dizem os rumores que Ma Lin usou uma dessa por muito tempo (só você ver vídeos dele que dá pra ver um cabo semelhante). Se você gosta mais de drives, essa é mais adequada. A madeira usada nela é mais macia que da Stiga que você citou.

Porém, ambas são bem rápidas, por isso é legal saber o que você busca. Até porque como o dólar está alto e as duas são meio caras, você não pode fazer escolhas muito erradas agora. Se puder dizer com quais borrachas pretende usar a madeira que você escolher eu já posso te ajudar um pouco mais. As duas tem na versão clássica e caneta.

Bom, primeiramente obrigado pela ajuda Diogo.

Jogo a aproximadamente 6 meses e tenho o estilo caneteiro. Tenho um pouco de dificuldade de atacar como o meu back hand e já tentei jogar o estilo clássico mas não me adaptei. Estou querendo tentar o estilo classineta, pois creio que irei me adaptar mais rápido. Gosto de jogar sempre no ataque, mas nem sempre é possível atacar com o for hand.

Estou querendo colocar a Rakza 7 Soft da Yasaka, em função do spin velocidade e controle.

Mais uma vez obrigado.

Beleza Casemiro, então vou tentar ajudar. Ainda bem que você é caneteiro porque está cada vez mais raro de encontrar (até no nosso nível amador). Vai ser um pouco longa a explicação.

  1. Pelo próprio nome, a Rakza é uma borracha macia, e como você deve saber, tensionada. Ela por si só já dispara a bola, o que é bom (ou seja, você já terá alguma rapidez nas borrachas). Vamos assumir as hipóteses de que você queira a mesma borracha no forehand e no backhand da raquete e que você tenha o dinheiro pra montar conjunto com as duas madeiras.

  2. Existem muitas opções além dessas duas se você só quiser velocidade, mas eu acho a Ma Lin Carbon melhor pra você se assumirmos só essas 2 que você falou, porque é mais fácil de dar drive com ela e você vai achar melhor a sensação da batida. Pelo seu tempo de jogo você vai estranhar no começo, mas bati duas vezes com a Ma Lin Carbon e gostei muito. Só não comprei por causa do nosso querido dólar. Existem opções mais acessíveis com toques menos macios porém com velocidade equivalente. Exemplos: DONIC Persson Exclusive OFF+, DHS PG9, DHS PG7.

  3. Pelo seu tempo de jogo eu acho muita velocidade mesmo. Mas o que importa é você se sentir bem com seu material. Você pode tentar partir pra uma OFF- ou ALL+ também, como a DHS Sirrocco (usei ela quando passei de clássico pra classineta por 1 ano pra me acostumar com os golpes). Considero isso mais racional no momento pois material está muito caro atualmente.

  4. Eu acho ótimo você tentar classineta. Só que coloquemos uma coisa na mente: vejo muita gente falar que classineta é evolução do caneta tradicional, o que não é verdade. Classineta e caneta tradicional são estilos diferentes. Saiba que mesmo como classineta você vai precisar usar mais FH do que BH, pois o FH do caneta é muito melhor que o clássico pra ser subutilizado em nosso nível (em teoria, obviamente). Quer dizer, treine muito pivô (bater com o FH do lado esquerdo da mesa se você for destro e o contrário se for canhoto). Vai de cada um, mas sou classineta e vejo jogos de outras pessoas usando o BH classineta mais pra abrir jogo ou como último recurso mesmo (tome o próprio Ma Lin ou Xu Xin como exemplos). O BH do classineta é muito não espontâneo em relação ao do clássico ou até mesmo ao caneta tradicional (é mais uma “gambiarra” para se usar como emergência no jogo; esse foi o intuito dos chineses ao criarem ele), mas isso é mais um aviso para você e outras pessoas podem ter opiniões diferentes.

Se eu fosse você com certeza fugiria dessas raquetes super rápidas porque a probabilidade de se fazer o movimento incorreto com equipamentos muito rápidos é altíssima.
Ainda mais agora que você vai mudar de estilo e eventualmente aprender quase que do zero
Então se você for mais devagar como o Diogo recomendou já é melhor, e olha que com rakza nem é tão de vagar assim.
Quanto ao back de classisenta discordo de sua opinião Diogo.
O Ma Lin nunca usou muito a costinha porque ele era originalmente um jogador caneta .
Acredito que o exemplo máximo de classisenta é o Wang Hao que tinha um back melhor que a graaaaaaaaande maioria de clássico, onde ele abusava das trocas de back e ainda assim tinha um fh matador.
O grande problema do classineta é ele ser extremamente difícil de ser masterizado, pois como você mesmo citou o movimento do back é bem antinatural

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Como já foi mencionado, realmente os materiais estão o olho da cara…

Achei legal partir para um material mais em conta. Estive pesquisando e achei muito boa a indicação da DHS Sirrocco, DHS PG9 e DHS PG7.

Encontrei também uma Galaxy T-11+ Carbon, achei legal porque é carbonada. Já ouvi falar que a Yinhe é uma marca bem conceituada na China ( Isso é verdade???)

Falando um pouco de borrachas, encontrei algumas com preço bom, só não sei se são boas:

  • Yasaka New Era Tension
  • T88 ULTRA EFEITO
  • T88 III

Alguma vale a pena???

É como Yuri disse mesmo Casemiro. Se eu fosse você vamos tentar uma DHS Sirocco com duas Rakzas Soft. Creio que já vai ser mais que suficiente pra velocidade que você precisa agora (estamos olhando dentro de um intervalo de 2 anos por exemplo). Eu fiquei um ano e dois meses com a Sirocco pra aprender os movimentos básicos de classineta quando mudei de clássico pra caneta. Tanto a PG7 quanto PG9 são bem rápidas. E como as três são baratas, comecemos das mais lentas pra depois avançar pra mais rápida.

Não querendo frear seu interesse. Mas vamos deixar material carbonado de lado um pouco. Eu mesmo acho um material complicado pra usar, apesar da facilidade que você terá de bater na bola. Muitas vezes a dificuldade não está nem na velocidade, e sim na raspagem, ou seja, quanto mais rápido o material mais difícil você “roçar” na borracha pra dar spin, até mesmo no saque. Eu mesmo com a Clipper tive a mesma experiência. Peguei ela em dezembro e fiquei quase um mes treinando só saque antes de ir pra mesa bater bola. Isso tudo pra aprender a raspar nela entende?

Se a Rakza for uma opção muito cara, pode tentar as borrachas da Donic mais lentas, como Desto F3, ou até mesmo a Mark V da Yasaka, que é uma excelente borracha.

Outra coisa que você disse é a respeito da Yinhe. A China contém uma diversidade de marcas que produzem a baixo custo e, para mim, com qualidade boa. A Yinhe seria uma segunda opção a DHS, que é a marca máxima da China. Mas é uma excelente marca. Nunca tive experiência ruim com materiais de fabricantes chineses.

Eu nunca experimentei material da Sanwei, então não posso te dizer a respeito das duas últimas borrachas, vou ficar te devendo essa rapaz.

Das borrachas citadas acima já joguei com a t88-III e t88. Não as recomendo pois apesar de terem um bom preço são lentas conforme perdem a viscosidade (tackiness) da borracha. Além disso, pra jogar com elas tem q ser raspando a parte de cima da bola (top spin) o que dificulta jogadas com efeito lateral. Melhor mesmo é economizar um pouco e comprar uma mark v ou sriver.