Qual pino curto melhor para a nova bola de plastic

Ola galera, jogo caneta, raquete especial 10mm hinoki do chiang pen lung, porem devido a dores nos ombros eu quero adaptar meu jogo para uma borracha de pino curto, que sirva tanto para uma recepção boa quanto para o ataque, quais são os melhores pinos curtos da atualidade? alguem ta por dentro? :slight_smile:

Samir, não acho que irão ter mudanças tão drásticas no jogo com essa nova bola de plástico sinceramente. Usei uma bola da Stiga três estrelas. O que percebi foi um quique mais alto da bola, uma maior facilidade pra dar drive (um pouco mais lenta que a de celuloide) e que a bola ficou mais quebradiça (menor durabilidade). Do resto, quanto a dificuldade de efeito, essas coisas eu realmente não notei.

Você disse que tem dores no ombro, então não é recomendável você usar material muito lento. Hoje em dia nós já temos opções de pinos tensionados (parece esquisito, mas existe). Esses pinos mais rápidos podem te proporcionar menos esforço e uma maior facilidade na batida.
Existem vários modelos, posso te citar alguns, porém nunca usei nenhum.

Existem muitas outras opções de pinos curtos tensionados. Creio que essa linha é mais adequada pra seu físico senão você terá de fazer mais esforço com o pino curto convencional.

[quote=“Diogo Jorqueira” post=105713]Samir, não acho que irão ter mudanças tão drásticas no jogo com essa nova bola de plástico sinceramente. O que percebi foi um quique mais alto da bola, uma maior facilidade pra dar drive (um pouco mais lenta que a de celuloide) e que a bola ficou mais quebradiça (menor durabilidade). Do resto, quanto a dificuldade de efeito, essas coisas eu realmente não notei.

Você disse que tem dores no ombro, então não é recomendável você usar material muito lento. Hoje em dia nós já temos opções de pinos tensionados (parece esquisito, mas existe). Esses pinos mais rápidos podem te proporcionar menos esforço e uma maior facilidade na batida.
Existem vários modelos, posso te citar alguns, porém nunca usei nenhum.

  • Raystorm, da Butterfly. Possui tecnologia tensionada e tem uma batida mais macia. Aqui está o review dele em outro fórum.
    http://ooakforum.com/viewtopic.php?f=13&t=6524

  • Pluto, da Milkway. Esse tem batida bem maid dura.

  • Flarestorm, da Butterfly. Também possui tecnologia High Tension.

Existem muitas outras opções de pinos curtos tensionados. Creio que essa linha é mais adequada pra seu físico senão você terá de fazer mais esforço com o pino curto convencional.[/quote]

Samir,

pinos são como borrachas lisas, há uma grande variedade e você tem que experimentar alguns para ver qual vai te agradar mais. Não existe um pino que seja bom em tudo. Há pinos que tem muito controle (Challenger Attack BTY, Stiga Clipper), há pinos que tem muita velocidade (Xtend PO Yasaka, Speed PO BTY, Tyrano TSP, Stiga Royal), há pinos que geram muito efeito (Super Spinpips TSP, Friendship 702-40), há pinos que “entortam” muito a bola (Spectol TSP, Sharpping DHS) e há pinos equilibrados em todos os quesitos (Raystorm BTY). Se você ainda não teve contato com os pinos, sugiro que você comece com dois que considero mais fáceis de “domar”, experimente o Xtend PO da Yasaka para velocidade e o Raystorm da BTY para um jogo mais controlado.

Abraço.

Eu sou caneteiro cpen com borracha de pino curto. E digo que a bola de plástico deu uma diferença enorme em relação à antiga de celuloide.
Com a bola de celuloide era bem mais fácil executar a batida de forehand ou shoto de backhand. Mas com esta nova bola de plástico estes mesmos golpes requerem mais precisão/capricho para que entrem na mesa.
O problema do pino curto é que não se consegue aplicar muito topspin na bola, e a bola de plástico mudou não apenas a matéria-prima, mas também o diâmetro da bola. As Double Fish 3 estrelas de celuloide que eu usava tinham 39.5mm e as novas DHS 40+ de 1 estrela vieram com 40.2mm de diâmetro.
A diferença dinâmica é brutal, até mesmo para os que usam borrachas lisas.
Na semana passada eu fui num treino em outra cidade onde pela primeira vez se utilizou apenas bolas de plástico. Alguns nunca tinham batido com esta bola e a maioria dos comentários foram negativos. Além disso observando os melhores jogadores era fácil notar uma dificuldade muito maior em finalizar os pontos. Agora é praticamente rali em todos os pontos.
No alto nível mundial alguns jogadores tiveram problemas físicos (inclusive Xu Xin e Zhang Jike) justamente no ombro, como foi citado pelo autor.

Quanto às borrachas de pino curto eu posso recomendar as que uso atualmente, Yasaka Xtend PO e Rakza PO.

Nakata, peço desculpas pois coloquei link de loja lá. Reformulei e coloquei fórum. Não acontecerá de novo.

vlw galera…to curioso entre o pino de ataque zava da xiom, mas to pesquisando mais opções, inclusive as de vcs aki

Nakata, os pinos Yasaka Xtend PO e Rakza PO entortam um pouco a bola tb? e sobre recepção, qual das duas é melhor?

Sobre pino curto estou em teste faz uns 5 meses, antes jogava com lisa porém jogo com raquete redonda.
Jogando com a nova bola pude perceber que o shoto morreu, o meu já não era bom, agora ficou impraticável, serve apenas para bloqueios deslocando o adversário, passei apenas a fazer variações.
Com isso colei uma borracha lisa no back, com a bola nova a quantidade de acertos de back classineta aumentaram muito (já havia tentando antigamente usar classineta). E sim pega efeito suficiente para o adversário ter dificuldades para bloquear.
Testei vários pinos curtos BTY (challenger e Raystorm), Friendship 802-40, TSP Spectol e atualmente estou usando o Nittaku Moristo SP, este é bem macio, boa velocidade (apesar q uso uma madeira q acho relativamente rápida Nittaku Septear) ele entorta um pouco a bola, é bom para sacar e consigo bons topspins com ele, mas nada comparado com uma lisa.
Mas como o Nakata falou, com a bola nova, parece ser necessário ter mais precisão, principalmente em bolas lentas, ou curto. Hj não consigo um Harau mais potente é apenas colocado.

ta tenso essa bolinha nova =/

Nenhum dos dois entorta muito, são pinos de velocidade.
Para receber saques eu prefiro a Xtend PO já que a Rakza PO é ainda mais rápida e mais sensível ao efeito.

Samir,

onde eu jogo em BH, a maioria dos jogadores caneta japonesa está usando pino longo sem esponja no back da raquete. É uma possibilidade para reduzir a movimentação e agregar opções de golpes de backhand além de ser bem leve a adicionar pouco peso ao conjunto. Eles usam muito para receber saque e quando “a vaca foi pro brejo”, ou seja, quando o jogo está bem desfavorável ou quando (depois de algumas partidas) o fôlego já se foi… Com a opção do pino longo no back você consegue manter a borracha lisa no fore que te dá muito mais opções de golpes que o pino curto (na munha opinião!). Vale lembrar que existem borrachas lisas que geram menos velocidade, mas tem muito controle comparadas com as borrachas de última geração. Exemplo: a Sriver G3 e a Roundell ambas da Butterfly, a Coppa X2 e a Baracuda da Donic, a Xiom Vega Europa… Essas borrachas te dão um controle muito alto permitindo um jogo mais próximo à mesa o que juntamente com o pino longo no back vai te dar mais opções de golpes reduzindo a necessidade de drives de forehand.

Obs: é só uma sugestão, mas para o jogador que já está acostumado com as lisas e a raquete japonesa vale à pena tentar. Para não danificar a sua raquete de hinoki, compre uma raquete barata, tipo a Galaxy 985 (sem carbono) ou Galaxy 988 (com carbono) que custam uns R$ 120,00, porque para ficar legal tem que raspar a cortiça do back.

Abraço.

vlw pela dica luiz…eu ja ate tenho um pino sem esponja aki tb pra colar atras…vo pensar com calma pra n sair comprando materiais atoa

Quais jogadores top 100 do mundo usam pino de ataque? alguem sabe?

Samir, tenho alguns nomes, não sei se estão no Top 100 hoje, pois não tive tempo de ver o ranking da ITTF,

Tan Ruiwu da Croácia, é canhoto e usa pino curto no backhand.
Juanito, da Espanha, ou He Zhi Wen, usa só pino curto na raquete dele (ele é caneta redondo).
Tasaki Toshio do Japão, também caneta redonda e com pino de ataque, só não sei se ele joga ainda, pois último jogo dele que vi foi de 2008.
Wang Zeng Yi, classineta com pino de ataque no forehand, se não me engano é chinês mas joga naturalizado pela Polônia.
Zhan Jian, classista de Cingapura que usa pino de ataque no forehand. O jogo dele é bem curioso e único, porque é pino de ataque no FH e borracha lisa no BH.

Alguns que se aposentaram vale a pena ver. O mais conhecido de pino curto, Liu Guoliang . E tem também Wang Tao, vice campeão olímpico de 1996. O Nakata sabe mais que eu e pode te explicar bem mais.

Esses já devem dar uma base boa, pois são pineiros de ataque conhecidos. É um jogo legal de você fazer porque é algo diferente, faz a gente pensar fora da caixa. Afinal, com advento de uma bola cada vez mais lenta, vai ser muito difícil encontrar jogadores assim. Na época da bola de 38, etc, era bem mais comum termos pineiros de ataque.

[quote=“Diogo Jorqueira” post=105734]Samir, tenho alguns nomes, não sei se estão no Top 100 hoje, pois não tive tempo de ver o ranking da ITTF,

Tan Ruiwu da Croácia, é canhoto e usa pino curto no backhand.
Juanito, da Espanha, ou He Zhi Wen, usa só pino curto na raquete dele (ele é caneta redondo).
Tasaki Toshio do Japão, também caneta redonda e com pino de ataque, só não sei se ele joga ainda, pois último jogo dele que vi foi de 2008.
Wang Zeng Yi, classineta com pino de ataque no forehand, se não me engano é chinês mas joga naturalizado pela Polônia.
Zhan Jian, classista de Cingapura que usa pino de ataque no forehand. O jogo dele é bem curioso e único, porque é pino de ataque no FH e borracha lisa no BH.

Alguns que se aposentaram vale a pena ver. O mais conhecido de pino curto, Liu Guoliang . E tem também Wang Tao, vice campeão olímpico de 1996. O Nakata sabe mais que eu e pode te explicar bem mais.[/quote]

Faltou citar aí o melhor de todos, na minha opinião: Jiang Jialiang, bicampeão mundial. Tinha também Chen Longcan, o número 2 na época, atrás somente de Jiang. E os coreanos Kim Ki Taek e Kim Wang.

Agregando…

Mattias Karlsson - Suécia
Jesus Cantero - Espanha (não é Top 100, mas joga como titular na primeira divisão da França)

Abraços!!!

Eu andei testando vários pinos curtos desde que decidi voltar a jogar caneta com pino. Testei Moristo SP, 802-40, Super Spinpips, Raystorm, Flarestorm 2, Zava, Xtend PO, Rakza PO e Hexer Pips.
Até ganhei alguns torneios usando estes pinos mas alguma coisa me incomodava em todos eles: o controle para defender ataques, seja num bloqueio ou num contra ataque. A solução eu acabei descobrindo por acaso, contarei depois.
Mas o fato é que eu sempre testei os pinos na espessura máxima, pois é a única normalmente vendida nas lojas online brasileiras. E ao usar um pino veloz com esponjas que variam entre 2,1 e 2,5mm o controle não será privilegiado, mas sim a velocidade.
O acaso veio quando o Mazinho anunciou alguns materiais usados na internet e eu me interessei por um pino de defesa, o Spinpips Chop 2, na espessura 1,4-1,7mm. Tal pino foi desenvolvido por ninguém menos que Koji Matsushita, e é usado por Yuto Muramatsu, um dos pincipais kateiros da atualidade.
Inicialmente minha ideia era usar o pino no backhand classineta para receber saques e eventualmente chapar bolas do oponente que viessem com topspin, coisa que é muito difícil fazer com pinos longos. No forehand eu continuaria usando um pino curto de espessura máxima.
Porém, no primeiro bate-bola, o Chop 2 se mostrou excelente no ataque e com controle espetacular nos bloqueios, não sei ainda se pela esponja supermole ou pela espessura fina, creio em uma combinação destes fatores. Mas de tão bom resolvi usá-lo como pino principal (até já comprei outro igualzinho, rs) e ao mesmo tempo pensei “este outro pino (outrora o principal) nas costas é perda de tempo…” Então resolvi voltar a usar lisa no back, o tradicional RPB.
Este vem sendo o melhor conjunto que já testei em muitos anos, e devo agradecer ao Mazinho por vender suas coisas usadas… e tal agradecimento certamente virá ao adquirir borrachas lisas no temp.mesatenista.net, pois agora voltarei a “gastar” borrachas.

[quote=“Nakata” post=108051]Eu andei testando vários pinos curtos desde que decidi voltar a jogar caneta com pino. Testei Moristo SP, 802-40, Super Spinpips, Raystorm, Flarestorm 2, Zava, Xtend PO, Rakza PO e Hexer Pips.
Até ganhei alguns torneios usando estes pinos mas alguma coisa me incomodava em todos eles: o controle para defender ataques, seja num bloqueio ou num contra ataque. A solução eu acabei descobrindo por acaso, contarei depois.
Mas o fato é que eu sempre testei os pinos na espessura máxima, pois é a única normalmente vendida nas lojas online brasileiras. E ao usar um pino veloz com esponjas que variam entre 2,1 e 2,5mm o controle não será privilegiado, mas sim a velocidade.
O acaso veio quando o Mazinho anunciou alguns materiais usados na internet e eu me interessei por um pino de defesa, o Spinpips Chop 2, na espessura 1,4-1,7mm. Tal pino foi desenvolvido por ninguém menos que Koji Matsushita, e é usado por Yuto Muramatsu, um dos pincipais kateiros da atualidade.
Inicialmente minha ideia era usar o pino no backhand classineta para receber saques e eventualmente chapar bolas do oponente que viessem com topspin, coisa que é muito difícil fazer com pinos longos. No forehand eu continuaria usando um pino curto de espessura máxima.
Porém, no primeiro bate-bola, o Chop 2 se mostrou excelente no ataque e com controle espetacular nos bloqueios, não sei ainda se pela esponja supermole ou pela espessura fina, creio em uma combinação destes fatores. Mas de tão bom resolvi usá-lo como pino principal (até já comprei outro igualzinho, rs) e ao mesmo tempo pensei “este outro pino (outrora o principal) nas costas é perda de tempo…” Então resolvi voltar a usar lisa no back, o tradicional RPB.
Este vem sendo o melhor conjunto que já testei em muitos anos, e devo agradecer ao Mazinho por vender suas coisas usadas… e tal agradecimento certamente virá ao adquirir borrachas lisas no temp.mesatenista.net, pois agora voltarei a “gastar” borrachas.[/quote]

Onde comprou esse pino, pois na loja aqui do site ele está indisponível. Desde já agradeço.

Em sites internacionais eu já vi. Nas lojas online brasileiras eu só vi aqui na loja do mesatenista, há alguns meses atrás.
Os meus eu comprei o seminovo com o Mazinho e o novo no facebook, em uma página chamada mercadão do TM.