Qual pino curto comprar em 2022?

Olá!Sou classineta e procuro um pino curto para utilizar no meu forehand/shoto, qual vocês recomendam? Pino curto bom para bloquear e atacar, semelhante ao estilo de jogo da Shan Xiaona e He Zhi Wen porém versão amadora/várzea.

Q Moristo SP da Nitaku e exelente., TSP Spinpipers 21 também, o Zava da Xiom são pinos exelentes.

Estes 3 citados são excelentes, porém todos tem em comum a caraterística de catapultar bastante a bola, o Spinpips 21 um pouco menos. Outros pinos com esta característica são o Yasaka Rakza PO e BTY Impartial XB.
Porém, para um estilo He Zhi Wen é mais adequado um pino chinês, por exemplo, o Friendship 802 Mystery III ou o Friendship 802-40 (mais rápido e menos controle que o anterior).
Existe uma diferença gigantesca quando se joga caneta chinesa com um pino tensionado como o Impartial XB e quando se joga com um pino chinês 802-40, por exemplo. Com o tensionado o jogo fica mais rápido, com bolas longas e com menos controle. Já com o 802-40 o jogo fica mais lento, com bloqueios mais deceptivos, curtos e sobram mais bolas para contra-atacar de FH. O controle em recepções, chops e bloqueios melhora absurdamente tbm.

Agora se foce gosta de atacar com pino curto tipo borracha lisa indico o pino curto 101 da Victas e o Raystorne da Baterfly. O Razda Po da Yasaka é muito bom também.

Boa tarde Nakata, td bem? Há algum tempo venho acompanhando as mensagens deste fórum, todas são muito boas e sempre tiram as dúvidas do pessoal. Eu jogo no estilo classineta, antes eu usava uma borracha lisa na frente e um pino ox atrás, para recepção de saques, porém, a bola espirrava muito com a borracha lisa, então, comecei a jogar com um pino curto na frente e um ox atrás, mas ainda não estou satisfeito, estou à procura de um pino curto com as seguintes características: bom para atacar, bom para bloqueios e que também gere efeitos no saque. Já usei o pino curto Challenger da Butterfly, Spectol Blue da TSP, Rakza PO da Yasaka e atualmente estou utilizando o Impartial XS da Butterfly, porém, a bola continua espirrando ainda, não estou tendo o controle que preciso, pesquisei diversos pinos e acredito que o pino curto que devo testar é o Friendship 729 802-40, o que você acha? Ou você conhece outros pinos com essas características que informei?

Outra dúvida, também, é sobre a madeira, qual madeira fica melhor com os pinos, com carbono ou sem carbono?
Tenho duas madeiras classineta : 1 Yasaka Ma Lin Carbon e 1 Yasaka Ma Lin Extra Special. Hoje estou utilizando a Yasaka Ma Lin Extra Special com os pinos, mas tenho a outra de reserva, com carbono, caso eu mude de ideia.

Gostaria muito de ouvir a sua opinião e dos outros membros do fórum também.

Muito obrigado.

De fato, eu já bati com o Challenger, e tive o Rakza PO e Impartial XB, que não deve ser tão diferente do Impartial XS. Todos estes possuem um efeito catapulta acentuado, só de petecar a bola se nota tal característica.
Também já testei o 802-40 e achei que tem um controle pior e é pouca coisa mais veloz que o 802 Mystery III. Pórém, ambos os pinos são bem mais controláveis, tanto em bloqueios quanto em chops e bolas “empurradas”, do que um Rakza PO, por exemplo. Na minha opinião são bem mais equilibrados para um típico jogo de caneta/classineta de pino curto: bloqueio → deslocamento → smash.
Se ainda quiser um pino curto com controle extremo eu sugiro o TSP Spinpips Chop 2. A facilidade de controlar a bola com este pino é inigualável entre os pinos curtos devido a esponja supermacia. Obviamente a velocidade é sacrificada nos ataques, e para piorar, ele só vem com esponja até 1.8mm
Mas se quiser “amarrar” um jogo, criando dificuldades para o oponente atacar, é o ideal. Eu ainda tenho um combo classineta com este pino (na espessura 1.5mm) e Rakza 7 no back.
Quanto as madeiras a se usar com pino eu prefiro as de 7 folhas ou as de carbono soft. As duas que eu tenho são Persson Powerplay e Ma Lin Carbon, bem parecido com o que vc possui.

Muito obrigado pelo retorno. Referente aos pinos 802-40 e 802 Mistery III, quais as diferenças entre eles e qual a espessura da esponja você recomenda?

Eu sempre joguei com espessura 2.1mm.
O 802 M3 é mais antigo, existe desde o tempo que os principais jogadores chineses eram pineiros.
O 802-40 como o próprio nome diz veio depois que surgiu a bola de 40mm. A disposição dos pinos é a mesma nos dois, na horizontal. O que muda é o formato dos pinos, bem baixo no 802 M3 e um pouco mais alto no 802-40, daí este ser mais veloz e menos controlável que seu irmão mais antigo.
Há um detalhe importante: este pino (802 M3) está disponível com esponja de 35°, 38° e 41°. Eu uso (usava) a de 35° que é a mais controlável. Certa vez peguei uma de 41° e parecia uma pedra.

Ok, muito obrigado.
Ajudou bastante, vou comprar o 802-40

Tenho esse problema com pinos muito rápidos, experimentei Spinpipers 21, victas 101, razda po, degu, moristo sp, Gilfesturn da Spinlord, raystorn da Baterfly, achei pinos muito rápidos. O 802-40 tem ótimo controle realmente, mas achei o moristo SP, e o Spinpipers da TSP exelentes pinos. Falta experimentar os pinos da xiom e da Baterfly Impartial.
Pino Longo, quero experimentar o D.Teck da Thibar e o da Xiom, ja experimentei o Feint Long 2 que pra mim é o melhor pino longo.

Experimentei esse 802-40 da Frienchip, fiquei muito surpreso, que pino exelente com bom controle, atualmente estou jogando com borracha lisa, mas se voltar a jogar com pino curto, com certesa vai ser um dos tres: XB da Buterfly, Moristo da Nitaku ou 802-40 da Frienchip.