Qual o seu “aniversário de mesa”?

Bem, neste dia 1º de fevereiro completei 13 anos (ininterruptos) de tênis de mesa. Lembro-me muito bem do meu primeiro dia, o que o técnico me mandou fazer… Eita que saudades.

Aproveito este espaço para agradecer todos os técnicos que me suportaram/aturaram neste período. Obrigado Rogerio Marchioretto, Cezar Marchioretto, Adson Nobre e Paulo Matos.

E você lembra quando começou a jogar? Como foi o seu primeiro dia?

Abraços,

Mazinho

O dia ao certo não sei, mas foi fevereiro de 2003, cheguei de chinelo no clube só pra perguntar preço, etc. Aí voltei no dia seguinte de tênis e bati bola com o técnico. Depois de uns 20minutos ele me disse para treinar saque pq teria que dar aula. Aí na semana seguinte ja tava treinando num grupo. Lembro que ele me ensinou a sacar lateral e a mesa era perto da parede, que a bola deveria quicar na mesa e bater na parede em seguida. De uns 200 saques só consegui fazer isso em 5 ou 6. Depois de 1 ano e poucos meses eu comecei a colar. No 1 dia (que fui ver preço), tinha 1 monte de gente treinando, uhaeuhea fiquei rindo por dentro pq nao imaginava nada daquilo. Dos que treinavam naquela época, 1 ou 2 continuaram.

Também não sei o dia certinho, mas sei que é no meio de fevereiro. Ainda vou completar 2 aninhos :stuck_out_tongue:

Meu irmão já treinava há 2 anos quando comecei a treinar firme. Eu já sabia bater bola, mas mal sabia dar drive. Sem falar que minha postura na mesa era totalmente torta hohoho ^_^v

Se contar com o tempo de ping-pong vou completar 5 anos no meio desse ano :slight_smile:

Meu nascimento mesatenístico ocorreu em novembro de 1994. Até aquela data eu me encontrava no limbo, jogando com raquetes caseiras, com pino curto ou mesmo com Procópios e Waikikis da vida.
Lembro-me como se fosse ontem. Cheguei numa casa em Volta Redonda onde eram realizados os treinos e fui perguntando se era ali que o tal de Didi instruía os novatos. Isso sem conhecer absolutamente ninguém, um colega de faculdade que tinha treinado ali havia muito tempo me indicou o lugar.
No primeiro treino todo mundo pensou que eu era maluco pois tinha levado uma madeira clássica com 2 pinos Spectol. Já no segundo treino tudo mudou e ninguém mais pensou que eu era maluco. Eles tiveram a certeza. Eu optei por serrar o cabo da madeira e tirar um dos pinos ficando igual a Jiang Jialiang, meu ídolo na época. Mas como obviamente não era possível jogar como tal, acabei cedendo e adquirindo uma Mark V. Só então posso dizer que conheci o verdadeiro tênis de mesa, um esporte de spin acima de tudo.
Infelizmente não treinei durante todos esses anos, apenas em 95 lá mesmo em Volta Redonda e depois em 99 e 2000 em Guaratinguetá. Depois ainda em 2001 e 2004 no Itaim Keiko, onde apenas jogava partidas.
Ah, claro! Meus agradecimentos… Primeiramente ao meu técnico (ainda o considero como tal), o popular Didi, que já foi vice-campeão carioca. Em igualdade de importância ao senhor Tsuguio Hiratsuka, o maior incentivador da modalidade na região sul-fluminense, que conseguiu algo improvável: levar o campeonato brasileiro intercolonial para Volta Redonda em 1996! Ao meu amigo Anderson Tanaka, o maior incentivador no Vale do Paraíba, e também agradeço a todos colegas de treinos em todos lugares a que fui.

O nascimento do mais panga dos pangas foi em meados de 2002, joguei Ping Pong desde 1986 no colégio salesiano de BH, onde na hora do recreio que era na parte da manhã jogavamos e depois eu e uma amigo chamado Manoelzinho ficavamos depois do termino da aula (11:00) até as 18 horas, pegavamos até a galera da tarde no recreio deles.

Daí depois de um tempo parei e voltei no inicio de 2002 dentro da Fiat Automoveis onde trabalhava na época, lá conheci uma rapaz que comprava borrachas usadas de um camarada da Federação Mineira de Tênis de Mesa (que eu nem sabia que existia) um dia ele me chamou pra ir com ele comprar umas borrachas la na FMTM, fui com ele, e quando cheguei fiquei doido, nossa! quando vi os caras jogando clássico endoidei, isso foi numa sexta feira, rsrs na segunda já tava matriculado e federado no site da CBTM e tudo mais, no começo tinha uns “jacus” que não queriam bater bola comigo, todos cheios de onda, hoje em dias eles tomam coro de mim… :lol:

Abraços,

Bob

meu nascimento no meio meio mesatenistico foi em 2003, jogando um torneio em Juiz de Fora, mas na época jogava soh “ping pong” com raquetes dunlop e sem instruções tecnicas e táticas nenhuma.

mas só em janeiro de 2005, comecei realmente a jogar tênis de mesa na AEC Ubá.

agradecimentos a minha mãe, q sempre me patrocinou e ao josé dias tecnico

vlw

eu jogava ping pong no colegio promove, nos recreios e depois da aula, na 5º e 6º serie, anos 97 e 98.
em 99 fui p colegio anglo, e la a gente podia escolher 2 modalidades na educação fisica, e eu escolhi tenis de mesas e capoeira.
a gente so ia p educacao fisica e batia umas bolinhas, sem muita responsabilidade, mas um dia meu perofessor levou os atletas do cruzeiro pra fazer demonstração, foi amor à primeira vista, lembro q um dos atletas era o carluxo, q se n me engano é campeão mundial paraolimpico.
treinei serio em 99, e o quiqui, ate entao tecnico, mudou-se de cidade e a gente passo a ter aulas com o geraldo marques, q em poucos meses parou por causa de seu trabalho, e todo mundo foi parando e acabou o TM aki em 7 lagoas.
em 2005 descobri q tinha um pessoal treinando aki, e passei a treinar, mas eles so querem partidinha e talz,mas agora dse braço kebrado e imobilizado por uns 3 meses, acho q acabou o tenis de mesa, vou p faculdade e n vai dar mais tempo,mas um dia eu ainda volto.

[quote=“clebiobahia”:13ythjoa]eu jogava ping pong no colegio promove, nos recreios e depois da aula, na 5º e 6º serie, anos 97 e 98.
em 99 fui p colegio anglo, e la a gente podia escolher 2 modalidades na educação fisica, e eu escolhi tenis de mesas e capoeira.
a gente so ia p educacao fisica e batia umas bolinhas, sem muita responsabilidade, mas um dia meu perofessor levou os atletas do cruzeiro pra fazer demonstração, foi amor à primeira vista, lembro q um dos atletas era o carluxo, q se n me engano é campeão mundial paraolimpico.
treinei serio em 99, e o quiqui, ate entao tecnico, mudou-se de cidade e a gente passo a ter aulas com o geraldo marques, q em poucos meses parou por causa de seu trabalho, e todo mundo foi parando e acabou o TM aki em 7 lagoas.
em 2005 descobri q tinha um pessoal treinando aki, e passei a treinar, mas eles so querem partidinha e talz,mas agora dse braço kebrado e imobilizado por uns 3 meses, acho q acabou o tenis de mesa, vou p faculdade e n vai dar mais tempo,mas um dia eu ainda volto.[/quote]

Só para ressaltar, o Carluxo joga muito e está em excelente fase, para se ter uma ideia, ontem na inauguração do ranking da academia TM Minas no via shopping barreiro em BH, Carluxo mesmo com suas limitações fisicas ficou entre os primeiros do ranking, isso se não tiver ficado em primeiro, pois até onde pude observar ele ganhou de muita gente forte.

Ou seja joga muito o rapaz. Aproveito e deixo meus parabéns a ele e ao pessoal da TM Minas.

Abraços,

Bob

Iniciei em 1985 e 1986 no CEFET PR , em 1987 e 88 treinei no UGC e CEFET PR , Curitiba. Mudei para o Thalia em 1989 e 90 onde treinava com o técnico Vanderlei.
Parei em 1990 e só voltei em 2001 para 2002, no Santa Mônica Clube. Em 2003, já no clube que defendo até hoje , o NIKKEI CURITIBA , mudei para a empunhadura clássica sob a orientação do meu “professor”, Marcelo Akira.
Na década de 80 a aquisição de material era muito difícil , não existia internet, literatura , nada. Fui envolvido com as facilidades de hoje e posso dizer que agora sou muitro mais apaixonado pelo TM do que era antes. E esse site faz parte disso!!

Não foi a primeira vez que jogeui “ping-pong”, mas o dia 15 de outubro de 1998 é o primeiro dia que me recordo de usar uma raquete. Eu já não era grande coisa.

Só fui voltar a jogar e conhecer melhor o esporte quando estudei no SENAI, em 2001. Lembro-me que no final de 2002 fui a um treino aqui na minha cidade e comprei uma raquete do técnico. Foi quando comecei a me interessar mais pelo esporte e realmente conheci o tênis de mesa, mudando minha visão dele.

2003 foi o ano que mais joguei, quase todos os dias. Ajudava um professor da minha escola em treinos e comeptições. E foi num torneio escolar no SESI de Jacareí que meu técnico, Waldemir Júnior, deu a mim, um desconhecido, a oportunidade de fazer um curso de arbitragem na Federação Paulista. Até hoje não sei o que o levou a depositar tal confiança em mim.

No ano passado não me dediquei tanto ao tênis de mesa. Mesmo assim, tenho certeza que serei um dos “velhinhos” que jogará esse esporte até próximo da morte.

bom comecei com 13 anos de idade (tenho 17) e fiquei 2 anos parado , estava no clube e vendo aquelas mesas resolvi comprar uma “raquete” pra jogar com uns amigos… fuí la no 1,99 e comprei hahahaha. logo jogando com meu amigo o técnico me chama pra treinar , até hj sou viciado no tenis de mesa.

Sempre gostei mto do ping-pong onde jogava numa mesa de cimento na Escola Municipal Conde Pereira Carneiro nos anos 80…

Quase me iniciei no TM em 93, 94 (n lembro ao certo) quando quase me convidaram pra ir ao Madureira onde era o point aqui no RJ, e muitos dos feras daqui de hj em dia, tiveram também seu início la…

Mas so fui ter contato mesmo em 2003, num projeto MEL da Prefeitura do Rio, onde o sr. Reginaldo dá treinos pra uma garotada daqui de irajá, comecei uns treinos como caneteiro mas tive de parar devido a trabalho.

Voltei em junho de 2005 e não parei mais, com 2 meses procurei um clube federado, e fui pro Vasco, onde o “seu Souza” dava os treinos na casa dele tb e gratuito; 4 meses depois de treinos (maior parte de lançamentos com o Tião) passei pra classista. Continuei treinando no vasco até o final do ano, onde por motivos financeiros, o Souza teve de parar com os treinos la. Em 2006 procurando outro lugar, treinei um tempo no Cascadura com o Aragão e o Luis (técnico nato, já jogou muito, quem é da época dele pode confirmar isso…rs), e depois conhecí o Omar com treinos no Ascaer.

Pra minha felicidade, tb no Ascaer conhecí o Fábio Nakazato e o Edison Takemura, me identifiquei mais com a forma de trabalho deles, e estou com eles até hj.

Em junho deste ano faço 2 anos de treinos, e os que me conheceram no Souza em 2005 creio que podem confirmar o qto melhorei, e o qto ainda preciso melhorar…rssss

Abração aos mestres guerreiros amantes deste esporte tão pouco divulgado no RJ!

O meu muito obrigado!

Bem…minha trajetoria até aqui foi meio sofrida…rs
Estou com 18 anos, e meu primeiro contato com o Tenis de Mesa, foi com 7 anos, mas não foi tenis de mesa exatamente, naquelas epocas que os colegas, fica na rua jogando bola, soltando pipa, gude, etc…, estranhei não ter ninguém, a rua vazia, até que fui chamar um amigo, e ouço um falatorio na casa ao lado, quando vejo, todos os meus amigos num quintal, jogando ping pong…rs, chego la e pesso pra jogar, de cara recebo um não, por ser o menorzinho da galera, todo mundo mandando meu irmão me levar pra casa…rs, mas eu adorei ficar vendo, ae fiz uma raquetinha com caixote de frutas, e fiquei jogando com a parede…rs, passei noites e noites, assim, até que a mesa, do quintal do vizinho, foi pra rua, e sempre no final da tarde, começava a aglomeração de ping pongueiros, no mesmo lugar de sempre, era uma verdadeira bagunça, era o esquema “rodizio”, perdeu sai fora, e pra um molequinho igual a mim, ganhar daqueles coroas não dava, e ainda mais a chacota, de tanto ir buscar a bola, e ser chamado de bonus, me deu força pra continuar treinando com a parede, e essa historia se repetia na escola tbm…rs
até que eu conheci um amigo na escola que sofria do mesmo problema que eu, começamos a jogar numa mesinha emprovisada, ae que comecei a pegar a manhã no ping pong, muito tempo depois, eu entrei num curso de eletricista de manutenção no SENAI, chego la, sem conhecer ninguém, vejo duas mesas vazias, feitas pelos proprios alunos da marcenaria, no dia seguinta ja levo rede, e raquete, e chamo uns amigos pra jogar, depois de um tempo, começo a pegar o vicio, eu entrava 1 da tarde e saia as 5, mas eu chegava la as 10:30 pra jogar, jogava no intervalo, e depois da saida jogava até as 18:30, quando ia pra escola, onde tinha outra mesa…rs, quando não tinhas aulas na escola era otimo, ficava até as 10 da noite no curso, tinha uns garotos muito bons, ping pongueiros, mas jogadores excelentes, apartir dali comprei uma mesa, mas colocava na rua, pq não tinha espaço em casa, mas eu jogava todos os finais de semana, ficava até as 4 da manhã na rua jogando…rs
foi quando ganhei meu computador, e conheci o site, foi dae que comecei a conhecer realmente o tenis de mesa, depois desses 2 anos que conheci o site, nunca consegui treinar realmente em um clube/escola, sempre treinei ali e aqui, com amigos, mas estou num momento otimo, consegui um tecnico dos melhores pra me dar aulas particulas, por um preço que é praticamente de graça( o tecnico foi citado acima pelo Mutley-Br), estou com a minha empunhadura definitiva, muito satisfeito com o material novo, e com um espaço otimo, na minha nova casa, que eu vou começar a construir um lugar perfeito, vou por uma mesa, pintar o chão de vermelho, po ruma cobertura, pintar as laterais de azul, fazer um banheiro do lado de fora, tudo que tiver direito, estou mais seguro de mim, e do que eu sou capaz, tenhu ouvido de muitos jogadores bons, que tenhu potencial, isso pra mim é muito satisfatorio, e é isso ae, não tem muito haver com o topico, mas vi que quase todos contarão um pouco da sua tragetoria, gostei da ideia, e admito que me excedi…rs

Valeu, um forta abraço a todos :smiley:

meu nascimento mesatenístico: 19/09/1996 …iniciei meus treinos na Associação Atlética Ferroviária que representava a cidade de Pindamonhangaba no Vale do Paraíba, em 1998 a Ferroviária cortou o Tênis de Mesa, passamos a treinar no Clube Recreativo Literário com apoio da prefeitura, com a falencia do clube, passamos em 1999 a treinar na Associação dos Funcionários Públicos de Pindamonhangaba, em 2000 passamos a treinar no Centro Comunitário Nossa senhora das Graças junto ao Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, sempre com nosso técnico, amigo, e incentivador Anderson Tanaka (já citado pelo Nakata), em 2000, o Tanaka começou a receber ajuda nos treinamentos de mais 2 técnico em 2001 Edson Takemura - seu primo e Alex Tanaka - seu irmão, e 2 Auxiliares técnicos - Paulo Ricardo (que vos escreve) e Ana Beatriz), no ano de 2005 foi fundado o CTMP - Clube de Tênis de Mesa de Pindamonhangaba - que hj conta com Anderson Tanaka e Alex Tanaka como Técnicos e Alexandre Teixeira como Auxiliar Técnico, como estou trabalhando muito, estou somente jogando campeonatos e quando consigo uma folga treino um pouco a penas me mantendo como tesoureiro do CTMP.
10 anos de TM …indo para 11 …agora sem o meu Mentor Anderson Tanaka, pois dentro de alguns dias estarei na Australia!..

Nasci para o TM em 97… com 5 anos… eu jogava ping-pong… muita zuera… só comecei a jogar sério mesmo em 2006… quando meu professor de ed. física viu q e jogava bem decidiu investir… aqui ñ temos lugar para treinar nem um bom treinador… nos viramos como podemos… jogamos o campeonato escolar do ano passado com raquetes shield-brand… eu adoraria jogar em algum clube… mas aqui ñ tems isso…
agradeço mto ao meu professor q me incentivou mto… o Ricardo…
hj sou vicido em TM… vlwwww…

até 2005 não sabia o q era nem ping-pong nunca tinha chegado nem perto de uma mesa… mas aí no 2° ano do ensino médio, lá pro meio de agosto, o colégio comprou duas mesas pros alunos jogarem no intervalo. No começo nem sabia segurar a raquete direito e sempre perdia as partidas. Mas consegui pegar o jeito e junto com um amigo comecei a me interessar mais e quando achei esse site logo tive vontade de começar a treinar… comprei uma raquete melhor, e sempre jogava com amigos meus, mas agora q vou me mudar pretendo treinar de verdade…
É importante eu falar q os meus técnicos são os jogadores q eu vejo nos vídeos q baixo e o pessoal aqui do site que, direta ou indiretamente, sempre esclareceram minhas dúvidas. Vlw a todos

Abraço

olha se deus permitir q eu continue vivo… dia 25 de julho conpleto 4 anos no tm… mas fiko com pena…pOis queria ter começadO antes pena q naum tive oportunidade… mas eh issO ae nehh… nunka eh tarde…estou ai lutandO…

falou…

num lembro o dia eu sei q foi em outubro
esse ano eu fasso quatro anos

mas treinar com a equipe mesmo eu treinei apenas um ano

(depois tive q trabalhar e estudar ao mesmo tempo: maldito mundo capitalista)

:cry: :cry: NÃO ME LEMBRO A DATA EXATA QUE COMECEI A TENTAR JOGAR TÊNIS DE MESA.TUDO COMEÇOU AQUI NO MEU EDIFÍCIO NAS FÉRIAS JUNINAS DE 2004 ,QUANDO EU ,MEU FILHO E DOIS VISITANTES QUE ESTAVAM EM SALVADOR ,BRINCAVAMOS TODAS AS NOITES.
AS FÉRIAS ACABARAM, OS MENINOS VOLTARAM PARA SEUS ESTADOS DE ORIGEM E EU FIQUEI ALUCINADO POR NÃO TER COM QUEM JOGAR .
FUI PARA INTERNET E DESCOBRIR OS POINTS DO TÊNIS DE MESA AQUI EM SALVADOR:NA BARRA TINHA A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA COM A SUPERVISÃO DE LUIZINHO,E TAMBÉM O AEROCLUBE COM O PERERÊ.
RESOLVI EM SETEMBRO DE 2004 IR NO AEROCLUBE E FUI MUITO BEM RECEBIDO POR GUSTAVO QUE ME DEU UMA ÓTIMA AULA.FIQUEI ANIMADO,SÓ QUE ELE INFELIZMENTE NÃO ERA O PROFESSOR E SIM O PERERÊ COM QUEM TIVE DIVERSOS ENSINAMENTOS TODOS REGADOS DE ESPORROS E BRONCAS.TAMBÉM TIVE BOAS DICAS DE IURI PORTO E BEZERRA QUE MUITO ME AJUDARAM.
TÊNIS DE MESA É UM VÍCIO SAUDÁVEL QUE TRAGO COMIGO ATÉ HOJE,E ESTE SITE FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA.

SAUDAÇÕES MESATENISTA :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :wink:

Bom vou fazer um esforço de memória pra ver se me lembro com exatidão meu início de carreira “mesatenística”. Provavelmente foi no ano de 1976, em algum dia de fevereiro quando começavam as aulas de japonês da escola que eu frequentava, ali foi o meu primeiro contato com o tênis de mesa que era um lazer no horário do recreio. O saudoso Kai sensei era nosso professor apaixonado por TM e inclusive deu aulas pra Monica Doti tb, depois para podermos nos aperfeiçoar no esporte, Kai sensei levou-nos para treinar com o técnico Lee Kou Tin. Em ritmo competitivo treinei mais 5 anos, até que tive que parar por causa dos estudos e do trabalho. Voltei pra o esporte somente em 1997, no mês de outubro e desde então treinei em vários lugares e não parei mais, é isso.