Qual o pior erro de arbitragem que vocês já viram?

Bem, já relatei um caso absurdo ocorrido no Pré-olímpico Asiático de 2004. Quem quiser ver:
https://mesatenista.net/modules.p … opic&t=870

Que tenha acontecido comigo, o pior de todos foi um árbitro na Copa Brasil do Recife de 2004, que estava contando os pontos no bate-bola do aquecimento. Ele só parou quando o “jogo” estava em 3x2… Difícil foi segurar a gargalhada… E pensar que este mesmo árbitro querendo dar uma de rigoroso me proibiu de usar minha raquete alegando que a borracha estava danificada nas bordas… É cada uma que tenho que agüentar.

Abraços,

Mazinho

No meu caso foi durante um torneio Intercolonial, onde o meu adversário efetuou uma cortada violenta onde a bola passou claramente por baixo da rede, mas o árbitro deu o ponto afavor dele.

Lembro que o meu treinador ficou muito indignado, pois até o público que estava assistindo ao jogo +/- 25 metros, viram que a bola havia passado por baixo.

E nessa mesma partida eu efetuei um topspin na diagonal da esquerda pra direita mas tirei demais o corpo e vi que a bola tocou na haste que segura a rede e voltou pra mesa do adversário, e o juiz entendeu que o ponto foi meu…

E um erro clássico que volte-meia acontece são as famosas e chatas “quininhas”, onde a bola pega bem no cantinho da mesa. Já perdi um set inteiro se for contar todas as vezes que me roubaram, não me dando o ponto.

Ao mesmo tempo que é ilário, é revoltante o nível da arbitragem aqui no Brasil!!!

Assim como fosse só no TM neh?!..

Ops…

Não era 25 metros e sim uns 15m

Falow.

Concordo que o nivel da Arbitragem deveria ser melhor, mas só nao é devido as Federaçoes e a propria Confederaçao, que nao se empenha em melhorar as condiçoes da Arbitragem.
Deveria haver uma reciclagem com a Arbitragem, para que todos Arbitrem da mesma maneira, pois a regra abre espaço para interpretaçoes com ponto de vista diferentes.
Hoje um Arbitro só é Arbitro pq gosta do Tenis de Mesa, pq se dependesse dos valores em dinheiro recebidos pelos torneios, vcs nao iriam acreditar a miséria que é.
Mas graças a Deus, ainda temos Arbitros que gostam do Tenis de Mesa e tentam se atualizar como podem, e tentam ser o mais imparcial possivel nas partidas.
Mas acredito que vá melhorar, falta pouco para isso acontecer.

NMO, a arbitragem seria mto melhor se fosse imposto uma regra q o juiz precisa ter experiencia como jogador de pelo menos 2 anos em campeonatos federados estaduais e nacionais somente…num adianta nada arbitros nerds q decoram todas as regras p/ passar na prova, se o kra num tem experiencia pratica como jogador em campeonatos de nivel mais alto…A falta de pratica no nivel forte faz c/ q o juiz naum saiba algumas regras e os costumes praticos e principalmente naum consiga acompanhar o ritmo da bolinha e manhas (barulho q faz qdo pega em cima da mesa ou do lado da mesa, se o kra voleia a bola em cima ou fora da mesa, etc)

Uma outra coisa q naum deveria ser permitido eh juiz mto velho e c/ dificuldade de visao e reflexo…direto eu jogo torneios em q o juiz naum consegue acompanhar o ritmo da bolinha e tampouco consegue ver se a bola pegou ou naum pegou, se queimou ou se naum queimou…ele num consegue distinguir de kem foi o ponto…Entaum nos campeonatos, nos mesmos atletas acabamos arbitrando a partida como se naum precisasse de juiz e os arbitros passam a ser meros viradores de placares, assinadores de sumula e cumprimentadores de mao ao termino da partida…

Na final do inter eu havia fechado o jogo c/ um ponto legitimo e o meu adversario engabelou o juiz dizendo q havia pegado na mesa, eu deixei quieto e dei o ponto pro kra e fui fechar o jogo de novo…

Entaum deveriam banir juizes:

  • cegos e sem reflexo
  • sem pratica competitiva de nivel como jogador

É claro q minha critica eh um tanto qto utopica na sua aplicacao, mas isso foi apenas um desabafo às más arbitragens. A melhor arbitragem do brasil, sem duvida eh a dos campeonatos paulistas. A da CBTM eh horrivel qdo pegam arbitros regionais avulsos, ou seja, akeles q saum das federacoes locais e que naum costumam apitar em todas as copas brasil. Nas Copas Brasil, os juizes bons saum os q vem da federacao paulista e os juizes de outros estados q sempre saum convocados p/ apitar. Um ponto negativo nas copas brasil eh q o senhor Dellano fik avaliando os juizes durante suas arbitragens e isso pressiona-os a marcar as coisas à risca. Entaum, os juizes comecam a enxergar e a implicar em coisas q naum existem e acabam esquecendo de marcar certo o mais simples e obvio. Ele fik ensinando regras teoricas demais presses arbitros, mas esquece do mais importante que eh o juiz enxergar a bolinha e marcar direitinho o ponto.

Eu acho q o atleta deveria tambem avaliar o juiz, dar uma nota p/ ele, naum soh o dellano…

[quote=“Kamikaze2”:3lznjpl3]
E nessa mesma partida eu efetuei um topspin na diagonal da esquerda pra direita mas tirei demais o corpo e vi que a bola tocou na haste que segura a rede e voltou pra mesa do adversário, e o juiz entendeu que o ponto foi meu…[/quote]

Kamikaze,

Nessa, salvo engano, o arbitro acertou, pois bater no suporte na rede e cair do lado do adversario eh valido, se o adversario, nao continuar a jogada, o ponto deveria ser seu mesmo.

Alguem me corrija, se eu estiver errado, + soh falei isso, pois apos esse cometario do Kamikaze, ninguem se manifestou… + eu jah fiz ponto com bola q eu devolvi no ‘pe’ do suporte do meu lado e a bola subiu e caiu do lado do adversario e ele nao conseguiu devolver (essa ‘sorte’ eh algo raro nos jogos, sendo a meu favor, normalmente EH CONTRA!)… :stuck_out_tongue:

Um abraco a todos,

Você está certo Adriano.

O conjunto rede é composto pela rede propriamente dita, o suporte fixador e a haste.

Se a bola bater em qualquer um desses componentes, considera-se que a bola bateu na rede e, batendo na mesa do adversário, está em jogo.

Até Mais!

Um erro de arbitragem aconteceu comigo, eu queimei o saque 3 vezes e o juiz falou que era ponto do outro, tentei reclamar, mas não deu certo, então no outro dia o juiz veio comigo e falou que eu estava certo e que o saque poderia queimar infinitas vezes. Nota final eu fui prejudicado no jogo e depois o juiz vem falando que ele tinha mesmo errado na arbitragem, fazer o que né?

Uma final de equipes em mundial , China e Suécia , Giang Gialiang não aceitou uma colocação do árbitro e simplesmente : parou o jogo , não quis retornar sendo arbitrado pelo mesmo juiz… ou seja… o jogo só retornou depois de uns 10minutos!!! Prá mim o erro de arbitragem foi deixar o cara voltar a jogar.Eu acho é que o atleta deveria ser desclassificado , e a vitória dada ao sueco.Quem já viu essa cena sabe do estou falando.

Hehehe…

Típica regrinha de Ping-pong…

“Soh pode queimar 3 vezes”…

Abraços.