Qual Material o XU XIN usa?

Bem galera gostaria que vcs meme responde-se… qual é a Madeira, a Borracha do forehand e do backhand que o xu xin usa?

Obs:em alguns videos que eu vi dele a esponja da borracha do forehand dele é azul…

Leonardo, prazer em falar com você de novo.

Última vez que vi, Xu Xin usa no forehand uma Hurricane com esponja azul (disponível apenas em cor preta). Dizem que ela é um pouco mais rápida que a Hurricane tradicional e versão Neo. Tanto que o preço dela é quase 3 vezes mais caro que as Hurricanes tradicionais. No backhand ele usa uma borracha Stiga Boost TX. A madeira dele é Stiga Offensive NCT Wood Blade (apesar de eu já ter visto cabo da Stiga Rosewood em alguns jogos dele), ambas de batida bem dura e rápida, sem sentir tanto a bola. Esse tipo de material geralmente é padrão em jogadores chineses: madeiras duras, forehand com materiais tacky (grudentos) e backhand com borrrachas tensionadas. Porém, com essa bola de plástico nova não sei se mudará.

Aqui está a fonte onde pesquisei.

http://www.tabletennisdaily.co.uk/forum/content.php?444-Xu-Xin-Player-Profile

Porém, é bem comum os jogadores de alto nível trocarem de borracha, etc, pois eles têm maior adaptação do que nós, amadores.

Prezados,

a última notícia que tive da raquete do Xu Xin era a Stiga Classic Carbon (se não me engano). Com relação a borracha do back a maioria dos jogadores da seleção chinesa usa tenergy, principalmente a T64. No fore eles geralmente usam DHS Hurricane ou Skyline, difícil de saber ao certo porque a DHS tem esponjas variadas, e eles podem combinar o top sheet de uma com a esponja da outra. Tem esponja #19, #21… Um colega de TM importou uma Hurricane 3 que me deixou bastante curioso, era bem mais macia que as tradicionais e menos tacky, a trajetório da bola era mais longa. Infelizmente ele não quis passar informações detalhadas sobre a borracha, parecia mais uma TinArc, mas com esponja azul. E além destes aspectos elas são utilizadas com muuuuito Boost. Eles atolam as borrachas de óleo para dar a velocidade que eles precisam. Esta Hurricane 3 que meu colega importou parecia uma versão feita para “beber” mais boost.

Obs: o Nakata é o expert em borrachas chinesas, ele pode passar informações mais precisas.

Prezados colegas,

Antes de expor sobre o material, acho importante lembrar que o Xu Xin deve ter uns 20 anos de treino de tênis de mesa com mais de 10.000 horas de treino. Então, temos de ter cuidado ao pensar que vamos usar o mesmo material que ele. Outra coisa, é que eu acho que o material dele é feito especialmente sob encomenda. 

Sobre a borracha do forehand, acho que deve ser uma DHS NEO Skyline 3 TG3 com esponja azul especial para a seleção chinesa
A madeira deve ser uma toda de madeira, provavelmente a Stiga Intensity NCT
E a do backhand deve ser uma Hurricane 3 com uma espoja laranja especial para o Xu Xin (maioria dos chineses passou a usar borracha chinesa no back com a nova bola de plástico).

Certamente, independente da borracha, ele deve colocar bastante booster (principal componente é o oleo mineral).

Esse conjunto deve ficar muito pesado. Então tem de ter resistência no braço para usar. Por fim, as borrachas chinesas pedem uma técnica diferenciada para usar em alto nível. De partida, o ponto de contato da bola na borracha tem de ser mais próxima da ponta.

Mesmo assim se você quiser comprar o material do Xu Xin, vai ser difícil ou quase impossível comprar, até mesmo por que é desenvolvido especialmente para ele e, mesmo que um site fale que tenha, eu tenho sérias dúvidas que é a mesma. E tem a questão que para ficar igual a borracha dele, tem de pensar que você teria de saber qual booster que ele usa, as quantidades e com qual cola. 

Enfim, acho mais fácil é usar somente o Xu Xin como inspiração mesmo… =D

Abraços,

Entao meus amigos Diogo Jorqueira e LuizGustavoBH e meio complicado mesmo saber qual borracha que ele usa pq ja vi varios campeonatos ele usando a Huricane 3 no For e em outros usando a DHS NEO Skyline 3 TG3 e no back uma T64 e os intervalos de dias entre um campeonato pro outro eram bem pequenos… Uma coisa que o Diogo falou deve ser o motivo “Porém, é bem comum os jogadores de alto nível trocarem de borracha, etc, pois eles têm maior adaptação do que nós, amadores” … Entao julio.nakatani vc confirmou coisas que ja deduzia tipo borrachas feitas especialmente sob encomenda com especificações que o Atleta deseja coisas que meros mortais como nos nao temos o privilegio rsrs, uma coisa muito interessante que vc disse nao sabia que os chineses estavam adotando as borrachas chinesa no back, bem comum como o LuizGustavo falou eles usarem um T64 no back… bem vou so usar somente o Xu Xin com inspiração rsrsr … mais tenho duas duvidas …

esse booster não é ilegal?

essa borracha DHS HURRICANE 3-50 gostaria de algumas características dela caso vcs ja tenha usado…

Eu não usei essa Hurricane da esponja azul Leonardo nem a que você citou agora, a 3-50. A que uso é a Skyline 3-60, que em tese é um pouco mais rápida que essa. Irei fazer um vídeo de review dela semana que vem (não curto fazer review logo depois que pego material pois não sinto direito a raquete e posso passar impressão errada). Não sei se serve de ajuda, mas usei a Hurricane tradicional e achei ela mais lenta que a Skyline tradicional.

De um modo geral podemos categorizar borrachas tacky chinesas no seguinte bloco: se você usar material chinês sem booster (meu caso) você tem que fazer uma força muito grande na batida (ênfase no muito) pois a esponja original delas geralmente é bem dura e resiliente, ou seja, em condições normais de temperatura e pressão, é muito mais provável a bola ir na rede do que pra fora da mesa com um material chinês. Além do mais, você ainda tem de raspar com bem mais qualidade do que numa borracha tensionada pra dar giro (por mais que a superfície delas seja mais grudenta, ou tacky). Fora o fator que Júlio citou do peso delas. Especialmente se você for caneteiro, você sentirá sua batida mais lenta no começo (rotação de braço mesmo), pois elas pesam 30 a 40% a mais que as tensionadas comuns, pois não possuem esponjas tão elásticas . Assim, material chinês normalmente exige uma técnica um pouco mais específica e refinada na batida, o que é bem legal se você quer melhorar mecânica de golpe, mas é um material bem difícil de você “domar” e se acostumar com ele, principalmente se você usa borracha tensionada há muito tempo. Eu, por exemplo, uso muito mais corpo (entenda-se pernas, tronco e parte do abdômen) do que braço na minha batida, senão a bola vai na rede direto (por mais que eu fortaleça o braço). Isso requer bem mais preparo físico. O booster facilita pois aumenta muito o efeito catapulta delas, além de uma maior sensação de controle e spin. Não vai virar uma Tenergy, mas ajuda muito se você usar óleo nelas (testemunho que vi em outros blogs).

Esse vídeo meu ajuda a entender um pouco diferença pro material tensionado e o material chinês, fora os blogs posteriores.
https://www.youtube.com/watch?v=w8JfawbHpso

https://thoughtsontabletennis.wordpress.com/2015/08/20/on-tacky-rubbers/

A questão da ilegalidade do booster é um tema bem delicado. Vou citar a mesma frase que citei na notícia do Timo Boll antiga que coloquei. “A rigor, não se pode alterar nenhuma propriedade química ou física de um material carimbado pela ITTF” (está no livro de regras). Se olharmos nessa ótica, é ilegal sim. Mas dou razão aos jogadores usarem booster pois depois que a cola rápida acabou, eles ficaram “órfãos”, ou seja, precisavam de algo que propiciasse a eles uma velocidade maior, já que eles vivem daquilo e eles jogam no limite do material.
Esse vídeo mostra aplicação de booster na Hurricane 3.

https://www.youtube.com/watch?v=hrc8lixJ4r8

Entao Diogo Jorqueira axei bem interessante a Situação do booster aja paciência para colar a borracha heim kkkk me fala quem ta colando no video pra ele colar a minha kkk brincando … pois entao levando em consideração em uke vc disse e o livro de regras da ittf é bem delicado mesmo, chegar a uma decisão neste assunto … e em relação ao seu video nao deu pra eu analisar devido estar sem fone aqui no trabalho mais providenciarei me inscrevi no teu canal quando chegar em casa dou uma olhada mais axei bem interessante o assunto abordado

Nem o Xu Xin e nenhum outro jogador tem materiais feitos sobre encomenda (mesmo os modelos que levam o nome dos jogadores). O que eles possuem é o privilégio de pré seleção e escolha pessoal entre muitos exemplares. Com base nas preferências do atleta (mais dura, mais macia, etc.), os fabricantes separam vários exemplares que são encaminhados para os atletas. Assim, eles podem avaliar e separar deste grupo as que os agradaram. E isto não vale para 100% dos atletas, já que alguns apenas recebem um kit de materiais do fabricante e jogam com o que lhes é fornecido. Ainda não é possível garantir características tão específicas a ponto de dizer que tal borracha é fabricada para tal jogador, até pq no fim das contas as percepções são sempre subjetivas. É mais ou menos como o pão francês que vc compra na padaria: ninguém vai ter condição de fazer um pão especificamente do jeito que vc quer (borrachas tb são feitas em “fornada”), mas o que vc pode fazer é pedir para separar os do seu gosto, se tiver esta possibilidade.

É bem por aí. Os exemplares usados pelos chineses são fornecidos apenas para a equipe chinesa, logo desconfie do que ver à venda por aí.

É mais por aí ainda hahahhahahhahah. E tb é a melhor forma de se divertir com o processo todo.

E pelo que eu me lembro de ter visto há pouco tempo atrás, ele usava a Stiga Intensity de 5 folhas com DHS Hurricane III National no forehand e Butterfly Tenergy 64 no backhand. Obviamente, algo pode ter mudado, mas acreditem, não é isso que faz aquele estrago todo, e sim uma carga desumana de treino hahahhhahahahahaha.

Bom te ver de volta Julio!

Abraços!!!

Nem o Xu Xin e nenhum outro jogador tem materiais feitos sobre encomenda (mesmo os modelos que levam o nome dos jogadores). O que eles possuem é o privilégio de pré seleção e escolha pessoal entre muitos exemplares. Com base nas preferências do atleta (mais dura, mais macia, etc.), os fabricantes separam vários exemplares que são encaminhados para os atletas. Assim, eles podem avaliar e separar deste grupo as que os agradaram. E isto não vale para 100% dos atletas, já que alguns apenas recebem um kit de materiais do fabricante e jogam com o que lhes é fornecido. Ainda não é possível garantir características tão específicas a ponto de dizer que tal borracha é fabricada para tal jogador, até pq no fim das contas as percepções são sempre subjetivas. É mais ou menos como o pão francês que vc compra na padaria: ninguém vai ter condição de fazer um pão especificamente do jeito que vc quer (borrachas tb são feitas em “fornada”), mas o que vc pode fazer é pedir para separar os do seu gosto, se tiver esta possibilidade.
[/quote]

Eu pensei sobre isso logo que eu escrevi. Também acredito que nenhuma fábrica consegue fazer um material totalmente personalizado, seria muito custo para pouco benefício. O que eu acredito no material sob encomenda baseado no que eu li, é que eles provavelmente separam os topsheets mais centrais no momento do corte para mandar para os jogadores tops e também colam em esponjas especiais que não estão prontamente disponíveis para o mercado. Por exemplo, para o Xu Xin, eles juntam os topsheets de melhor qualidade com determinada esponja que só está disponível para a seleção chinesa. Na sua experiência, isso confere Alcir?

E é sempre bom estar de volta.

A raquete que o Xu Xin usa tem o formato personalizado. Ela é mais longa que as vendidas no mercado e isso foi dito já em entrevista por técnicos da China, não me lembro qual. O fato é que ele tem dedos longos e na técnica de RPB ele não dobra tando os dedos como o Wang Hao fazia, por isso se ele usasse uma raquete com o tamanho convencional, ele perderia muita área de contato no RPB…

De modo geral, atualmente, várias marcas tem disponibilizado sim borrachas personalizadas para atletas de ponta. Diferentes principalmente na dureza. O Samsonov e o Tokic usam Evolution MXP com dureza de 55° no FH, enquanto a comercial é 48°. O Simon Gauzy usa Pro GTX51 com dureza 55° também, enquanto a comercial é 51°… Pessoal da Donic que tem usado Bluefire, a mesma coisa… usam versões bem mais duras que as comerciais.

E nesse caso deles, não é seleção de borrachas… É mesmo a produção de lotes inteiros de borrachas mais duras. A ESN que produz borrachas para 90% das marcas tem feito basicamente duas durezas especiais para jogadores profissionais, borrachas com 52,5° e 55°. Lembrando que as borrachas comerciais da ESN (Alemãs) mais duras atualmente no mercado tem 50-51° de dureza.

Alexandre!!! Mais um ilustre de volta!!! hahahahahaha.

O que eu quis dizer com “nenhum jogador tem materiais feitos sobre encomenda” foi a respeito não se fazer exemplares de borracha de “melhor qualidade” para estes atletas, mas sim que eles teriam possibilidade de escolher as características que mais lhes agradavam. Ou seja, não existe uma borracha especialmente desenvolvida para o Xu Xin (ou quem seja), mas sim uma certa borracha com características escolhidas. Como vc sabe muito bem (heheheheheheheh), existem muitos mitos a respeito de “superpoderes de material”, e o que eu quis deixar claro (e agora acho que não consegui hahahahahha) é que estes profissionais tem apenas maiores possibilidades de escolha, mas que não é isso que os fazem “especiais”.

E foi muito legal vc ter agregado esta informação, relatando que isto pode extrapolar o fornecido comercialmente. Isso enriquece ainda mais a discussão. Tb já havia notado o formato diferente da raquete do Xu Xin, e agora ficou clara a razão e faz bastante sentido de fato. Muito obrigado!

Abraços!!!

Entendi, Alcir… É mais ou menos isso mesmo. Algumas marcas estão podendo fornecer algumas borrachas com opções a mais de dureza que não estão disponíveis no mercado, até porque o jogador amador nem conseguiria tirar o máximo de potencial de uma borracha com 55° de dureza também.

O Aruna jogava com Joola Maxxx 500 no FH, esponja dura. No Aberto da Alemanha desse ano ele tava com p topsheet da Rhyzm-P mas provavelmente com uma esponja dura, a mesma da Maxxx 500. Então tem rolado dessas coisas…

A questão da DHS e borracha dos jogadores da seleção chinesa já rola todo um segredo por trás das tais esponjas azuis, etc… Entrevistas recentes do Marcos Freitas, Timo Boll, Ovtcharov… e vários outros falam da superioridade das borrachas do FH dos chineses e que simplesmente não se acham para vender. Provavelmente um chines continuaria vencendo se jogasse de Tenergy no FH mas o questionamento dos caras no circuito foi mais da questão da igualdade de condições.

O fato conhecido é que a DHS assim como a ESN fornece borrachas com durezas específicas para cada jogador. Na Butterfly não sei como funciona, eles juram de pé junto que é a mesma borracha/esponja/dureza. Alguns jogadores falam que escolhem elas pelo peso, os que preferem mais dura escolhem as mais pesadas e tal. Lembro de uma época que alguns jogadores usavam uma versão mais dura da Bryce, daí a BTY colocou no mercado a Bryce Hard Sponge depois.

No final das contas eu tenho saudades da época da cola, tinha muito menos frescura quanto ao material. Qualquer madeira de 5 folhas servia e toda marca tinha uma penca de borracha de ótima qualidade se estivesse bem colada.

Abraço

Eu também tenho saudades da época da cola rápida…

Eu já usei de várias versões de Hurricanes,skylines ,friendship e haifus da vida. O que posso dizer é que, comprei uma vez uma Hurricane versão National de um Chines aqui no Japão,na época foram 100 dólares. Diferente de versão comercial e provincial,a qualidade era soberba,o topsheet era mais grosso,mais viscoso e a disposição e grossura dos pinos era diferente.Dali sairam drives e top spins que nunca esquecerei kkk Em outras tentativas de adquirir National,a qualidade nunca mais achei igual…

Blz Celojp!

Olhando seu comentário, me pergunto… “Pq será q a DHS não lança as National em larga escala?”

Pois daí até poderia baixar o valor, claro q ainda continuaria com preço elevado, mas talvez praticável…

Será q a matéria prima é tão especial q é escassa? Por isso não seria possível produzir o suficiente?

Ou oq eles querem mesmo é q o consumidor veja a seleção chinesa usando DHS e pense q aquilo q se acha a venda é igual?

Acredito que eles façam isso para privilegiar os compatriotas chineses, mas esse pedido de exclusividade pode ter vindo dos próprios jogadores. Vai saber… Seria interessante ver um produto desses a disposição no mercado, mas imagino que eles devam ganhar mais com a fidelidade de praticamente 100% dos jogadores chineses a esse tipo de produto do que com vendas no varejo.

[quote=“KleberS” post=105778]Blz Celojp!

Olhando seu comentário, me pergunto… “Pq será q a DHS não lança as National em larga escala?”

Pois daí até poderia baixar o valor, claro q ainda continuaria com preço elevado, mas talvez praticável…

Será q a matéria prima é tão especial q é escassa? Por isso não seria possível produzir o suficiente?

Ou oq eles querem mesmo é q o consumidor veja a seleção chinesa usando DHS e pense q aquilo q se acha a venda é igual?[/quote]

Hum, mas em larga escala se a gente for pensar bem,abriria oportunidade de vários jogadores não chineses de se aperfeiçoarem e progredirem com esse que seria um dos grandes diferenciais dos jogadores chineses...forehand com borracha grudenta que aliada ao booster,faz um estrago enorme.  O grande baboseira nisso tudo é a continuação da proibição ao booster se a grande maioria dos Pros ainda usa...

Concordo Plenamente