Qual empunhadura iniciar?

Fala galera, deixem suas opiniões a respeito…
Vou começar a treinar tênis de mesa 5x por semana, sem nunca antes ter treinado nenhuma
técnica, apenas anos jogando ping pong.

Pretendo evoluir para algum dia tentar competições regionais mesmo ou outras coisas.

Sempre joguei no estilo caneta, vocês acham que vale a pena eu mudar para o clássico, pelo fato de começar cru, tendo que aprender as técnicas do 0, visando que o clássico a longo prazo tem mais facilidades no back e ser um estilo mais versátil?

Eu acho que simplesmente opinar sobre qual empunhadura alguém deve adotar é algo muito vago, pois não conhecemos a aptidão da pessoa para jogar clássico ou caneta.
Antes de optar por X ou Y com base em maior recursos de jogo, todo jogador iniciante deveria reconhecer a maior facilidade (e maior prazer, por que não?) de jogar com cada empunhadura. E só então começar a se dedicar ao estilo.
Eu conheci alguns jogadores caneteiros que tentaram adotar a empunhadira clássica e, mesmo com bastante treino, nunca consguiram a mesma eficiencia que tinham como caneteiros. Na verdade, nunca conseguiram jogar clássico naturalmente, tudo parecia forçado.
Da mesma maneira eu conheço outros ex-caneteiros que hoje jogam clássico com muita eficiência.
Então não é apenas a vontade de mudar que conta, eu diria que a aptidão no estilo fala mais alto do que 300 horas de treino em algo que não é natural.

3 Curtidas