Qual é o melhor back e forehand entre os atuais top10?

Qual é o melhor back e forehand entre os atuais top10?

03/02/2004
1 (<<) 2372 MA Lin CHN
2 (<<) 2310 WANG Liqin CHN
3 (<<) 2263 WANG Hao CHN
4 (<<) 2200 CHUAN Chih-Yuan TPE
5 (<<) 2130 SAMSONOV Vladimir BLR
6 (8) 2115 CHEN Qi CHN
7 (9) 2069 KREANGA Kalinikos GRE
8 (10) 2054 RYU Seung Min KOR
9 (7) 2051 LIU Guozheng CHN
10 (6) 2047 BOLL Timo GER

Na minha opinião, um hipotético ranking de back e forehand entre esses jogadores seria o seguinte!

FOREHAND: (1) Wang Liqin, (2) Ryu Seung Min, (3) Ma Lin, (4) Vladimir Samsonov, (5) Wang Hao, (6) Timo Boll, (7) Chuan Chih Yuan, (8) Kalinikos Kreanga, (9) Chen Qi, (10) Liu Guozheng.

BACKHAND: (1) Kalinikos Kreanga, (2) Wang Hao, (3) Chuan Chih Yuan, (4) Vladimir Samsonov, (5) Ma Lin, (6) Timo Boll, (7) Wang Liqin, (8) Chen Qi, (9) Liu Guozheng, (10) Ryu Seung Min.

Abraços a todos! Latour.

Latour,

Vc esqueceu de mensionar o nome do Werner Schlager,q tambem esta entre os 10 melhores do mundo,junto com o Timo Boll,com a mesma quantia de pontos.

E o Schlager,com certeza,tem um backhand muito melhor do q alguns q estão a sua frente no ranking,como o chinês Chen Qi.Sem falar doseu forhand q tambem é muito forte.

bocao

Pow glr!! Como q o fore do Ma Lin naum tah em 1o!? Com certeza ele tem o melhor fore da atualidade, seguido por Wang Hao, Ryu Seung Min e Liu Guozheng… O Wang Liqin pelo contrario q vcs disseram tem o melhor back q dizer depois do Kreanga claro, akele back eh um mostro… :smiley:

Poxa, acho que o forehand do Liu Guozheng é mesmo fortíssimo, mas ele tem uma envergadura bem menor do que o fore do Wang Liqin e do Samsonov, por exemplo. Alias, é interessante notar que, em outro tópico, ninguém pensou no back e forehand do Samsonov como um dos melhores. Ele pode não ter os golpes mais fortes, mas são muitíssimo eficientes: assistam o jogo dele contra Timo Boll pelo europeu de equipes e a final do mundial contra Wang Liqin!! No mais, esqueci mesmo do Schlager, ele é um monstro. A propósito, por que ele é considerado por alguns um dos jogadores mais inteligentes do circuito?! Curiosidade.

Abraços, Latour.

Pra mim o Fore mais poderoso é o do Wang Hao, já vi um vídeo dele com o Timo Boll, que o Boll nem vê a bolinha… impressionante. O Back, considero o do Kreanga, o bixo tem uma porrada muito forte ed back!

Acho que o backhand mais forte atualmente pertence ao Kreanga. Quanto ao forehand existem vários jogadores que se destacam mais dou destaque ao Chuan de Taipei. O cara tem um forehand muito forte!!

fore: ma lin indiscutivelmente
back: há um consenso entre praticamente todos aqui de que o Kreanga é o melhor… um monstro

Não querendo comparar o tênis de campo com o TM, mas é interessante lembrar q no tênis há um velocímetro (?) q mede a velocidade dos saques

Talvez seria apropriado ter um equipamento similar no TM p efeito de curiosidade. Seria mais simples definir quem tem os golpes mais fortes, é uma questão simples de física: F = m x a

A massa é um valor constante, pois a regra define que a bolinha tenha 2,7 g, e a aceleração pode ser medida através de um equipamento desses (creio eu) ou por uma simples expressão matemática envolvendo velocidade e tempo

Isso foi só um alento q me ocorreu de repente, q talvez seja uma solução utópica (?) pro nosso caso

Não é utópica, mas não é solução. O melhor fore ou back não é necessariamente o mais veloz, ou alguém pensou algum dia que o saque do Rusedski era melhor do que o de Sampras?

[quote=“Roberto”:2mhvyjun]Não querendo comparar o tênis de campo com o TM, mas é interessante lembrar q no tênis há um velocímetro (?) q mede a velocidade dos saques

Talvez seria apropriado ter um equipamento similar no TM p efeito de curiosidade. Seria mais simples definir quem tem os golpes mais fortes, é uma questão simples de física: F = m x a

A massa é um valor constante, pois a regra define que a bolinha tenha 2,7 g, e a aceleração pode ser medida através de um equipamento desses (creio eu) ou por uma simples expressão matemática envolvendo velocidade e tempo

Isso foi só um alento q me ocorreu de repente, q talvez seja uma solução utópica (?) pro nosso caso[/quote]

Uma questão física: a bolinha está em movimento uniforme na horizontal, sendo assim não tem aceleração. Só existe aceleração no instante do impacto da raquete com a bolinha e no instante que a bola toca a mesa (devido a rotação/spin), ou seja por talvez centésimos de segundo há aceleração. Fora isso no máximo o que há é uma pequena desaceleração devido a resistencia do ar, mas o movimento é praticamente uniforme na horizontal. A única força que atua é a gravidade na vertical. Por isso simplesmente usar medidores de velocidade não mede a força do golpe.

analisando os conceitos + importantes do tênis de mesa: velocidade, efeito e controle, cheguei a simples conclusão d q o melhor BACKHAND é d Kreanga e o melhor FOREHAND é d Ma Lin
mas é claro, essa é apenas minha modesta opinião :wink:

Latour é exatamente a minha opinião

Penso q aquele q desempenha os melhores golpes ñ é necessariamente aquele q produz golpes potentes, mas eficientes

Como o foco foi pra potência (?) o backhand do Samsonov (q é algo fantástico) nem foi lembrado

E MTN, obrigado pelo esclarecimento. Só mais outra coisa. Considere q possa ser medida a distância q a bolinha percorre e o tempo q ela demora pra percorrer essa distância, aí ñ seria possível medir sua velocidade?