Qual é o melhor ângulo da câmera de video ?

Ok, para não criar polêmica desnecessária com a palavra “melhor”, vou mudar a pergunta para: Qual é o seu ângulo e posicionamento preferido nas filmagens de tenis de mesa ? A questão é que eu acho o ângulo tradicional das filmagens (Aquele com visão imediatamente acima e atrás dos jogadores) bastante desmotivante de assistir…Acho que quando se prejudica a noção de profundidade (distância da mesa), se perde muito a emoção do jogo. Também, esse ângulo,prejudica a noção de altura, assim, quando o jogador dá aquele drive fantástico , (por exemplo: colocar bastante velocidade e efeito em uma bola baixa e ainda passar rente a rede) essa jogada parece igual a qualquer drive com a bola igual ou acima do nível da mesa…
E vcs o que acham ? Qual é o seu ângulo e posicionamento preferido nas filmagens de tenis de mesa e por quê ?
Grande abraço.

Para uma melhor noção de velocidade, o melhor ângulo é o perpendicular à mesa, ou seja, na direção da rede.
Entretanto, para mim, o ângulo mais favorável na combinação dos aspectos é o diagonal aberto à média altura. “Aberto” significa “de frente para o sacador do fundo”, ou seja, à direita se o jogador do fundo é destro. E razoavelmente acima do nível da mesa, pq assim vc consegue ver a colocação dos golpes, tática, deslocamentos, etc.

Abraços!!!

Pois é! Os BONS jogadores estão “carecas de saber” que o melhor ângulo de filmagem fixa, é o diagonal :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :P. Não sei o porquê da insistência com o “infame” ângulo supracitado nas transmissões de TV :frowning: . Com relação a altura do tripé/suporte da filmadora, ouso acrescentar à sensata opinião do Alcir, que não se deve deixar coincidir nas filmagens, a faixa branca da rede com a faixa branca das quinas da mesa, pois dificulta muito saber se a bola pegou na “casquinha” ou se foi fora. Alcir, topa criarmos a ISO (International Organization for Standardization) das filmagens de TM ? :wink:
Grande abraço!

Eu gosto de filmar da arquibancada com zoom (num tripé evidentemente) e na diagonal, sempre focalizando o forehand do jogador em primeiro plano (nunca focalizando suas costas). Ex: se o jogador em primeiro plano for destro eu posiciono a câmera em 5 horas. Se ele for canhoto eu posiciono em 7 horas.
Mas para isso é preciso ter uma câmera com boas lentes. As Carl Zeiss da Sony são ótimas. O problema de uma filmagem da arquibancada é o som que fica deficiente, além de comentários de quem senta por perto. Já pensei em colocar gravador de MP3 embaixo da mesa (ou acoplado a ela) e posteriormente juntar audio e video no Sony Vegas.
Ah claro, a melhor filmagem para mim é em AVCHD 1920x1080p 50i

Nakata, essa idéia de gravar o som na mesa é campeã! Assim vc não precisa ficar mudo o tempo inteiro quando filmando!
E se a pessoa não fizer o vc falou, e focalizar as costas do jogador em primeiro plano, vai perder todos saques deste jogador…Agora, pq vc gosta do padrão AVCHD ? Ele é bom para editar ou melhor que o mp4, por exemplo ? E sobre o 50i, é por causa do padrão japonês ? Minha filmadora não me deixa gravar em 50i só 60i.
Grande abraço!

Apenas porque as câmeras da Sony utilizam este formato. E como eu considero que as Sony têm as melhores lentes então considero o pacote.
Outro motivo é porque o AVCHD é aceito no Sony Vegas, assim como .MOV (de qualidade bem inferior), mas ele não aceita .avi.