Estou terminando o projeto da minha casa e, apaixonado pelo TM, vou reservar um espaço na área de lazer para uma mesa portátil. O local não será exclusivamente usado para o esporte, mas pretendo bater uma bolinha nos finais de semana, com alguns amigos de treino e, também, instalar um robozinho.
Gostaria da ajuda dos colegas quanto ao espaço mínimo (mas razoável) que devo reservar dos quatro lados da mesa e também o pé direito mínimo (altura). Eu andei medindo o espaço do clube em que treino, mas é exagerado e inviável para a residência e não cheguei a uma conclusão.
Conto com a ajuda e a opinião de vcs.
Ah, se o espaço não vai ser somente para os treinos, você tendo um local que na lateral esquerda e direita da mesa haja um espaço vazio para a largura referente a outra mesa, e nos lados superior e inferior, de o comprimento de outra 1 ou 1 e 1/2 mesa, ja a altura do local, não indico a laje de um comodo comum, é mt baixo e a bolinha concerteza vai bater no teto.
Fala Hebert,
Antes de mais nada, muito obrigado pelas dicas.
Mas esclarecendo melhor, vc. acha que seria a largura de uma mesa de cada lado (de três mesas no total) ou a largura de duas mesas? Ou seja, seriam 3 ou 4,5 metros de largura?
E no comprimento, aproximadamente, uns oito metros (2,74 x 3)?
O problema é que nesse espaço eu tenho disponível, no máximo, 4 por 6 metros, contando que um dos lados é aberto para a parte externa da casa. Será que vai dar certo?
Quanto à altura, vc. acha que o pé direito de 3,20 metros é pouco? Essa é a altura padrão da maior parte da casa (no projeto). Estive pensando, também, em usar um espaço externo, com uma cobertura tipo “Zetaflex”. Mas não sei se o vento poderia atrapalhar muito?
Bom dia Bravíssimo!
Na minha humilde perspectiva, quando se fala em colocar uma mesa em casa, a menos que vc vá construir um castelo, fica difícil de falar de espaço ideal. Portanto, acredito que o foco precisa estar na capacidade de adaptar o local ou posicionar a mesa.
Quanto à altura do espaço, acredito que resta apenas a conformação. Não dá para exigir altura e nem profundidade para ficar jogando lobby X smash num espaço caseiro. Sendo assim, tendo um espaço razoável para jogar confortavelmente próximo a mesa, eu acho que está bom. Claro que se vc tiver um salão grande na sua casa e puder colocar a mesa lá, ótimo, mas estas referências tornam a coisa mais fácil. Além do mais, acho que antes de qualquer coisa, cabe ter em mente qual é o objetivo do espaço. Exemplo: eu tenho uma mesa em casa e utilizo-a com base em suas restrições, ou seja, para lazer, treinos ocasionais de fundamentos próximos a mesa e saque. Para jogar ou fazer treinos de profundidade, recorro ao meu clube.
Então, a menos que vc tenha muito espaço para dispor nas três dimensões, acredito que a questão é mais de adaptação do que de qualquer outra coisa. E divirta-se com o que vc tiver!
Abraços!!!
Amigo, acredite, as veses ate um espirro atrapalha na trajetoria da bola, se neste local vc conseguir fechar com divisorias móveis, ou qualquer outra coisa que funcione como parede ja ajuda, mas nunca espaços abertos ao ar livre.
Ja em quanto ao espaço novamente, veja como na foto, se vc tiver um espaço onde consiga ter uma area para 9 mesas, onde a sua ficara no meio do local e as mesas restantes serão somente o espaço vazio para elas, estaria ótimo, assim vc tera uma otima area para treinar =D.
Hebert e Alcir, muito obrigado por suas considerações.
Além de muito úteis para o meu projeto, ajudaram a clarear as idéias e a amadurecer o que eu esperava deste espaço.
De fato, o importante é adaptar a mesa ao espaço que o engenheiro já havia desenvolvido inicialmente. Servirá pra fazer um joguinho perto da mesa, instalar um robozinho… Já é o suficiente. Senão acaba não cabendo no bolso.
O importante é manter este espaço, que ficará em aprox. 4,5 x 6,5 metros, e servirá também pra iniciação dos meus filhos no TM.
Abs.
Bravíssimo