Qual é a melhor madeira, com carbono ou sem?

Uma boa noite a todos, eu pesquisei muito sobre o material dos jogadores profissionais e fiquei na duvida se eles utilizam a madeira com carbono ou sem ? e qual delas é melhor para um jogo profissional ?

Tem jogadores que usam com carbono e os que jogam sem. Embora a maioria hoje use carbono.
Td depende um pouco do estilo de jogo e de gosto pessoal também.
Isso porque tem também a variação no tipo de carbono, alc, zlc e por aí vai.
Quantas laminas de carbono e de madeira.
As laminas de carbo ficam perto do core ou mais externa.
É bastante variado.

1 Curtida

Não existe mnelhor ou pior. Existe a que atende o seu jogo.
A raquete é um conjunto, logo precisa estar equilibrada para seu estilo.
Muitos jogadores a nível profissional usam madeiras com compostos, geralmente carbono. Existem muitas combinações possíveis, que vão desde a característica da madeira (natural) e quantidade de folhas até o modo de como são dispostas na lâmina (blade).

Não sendo necessariamente uma regra, mas jogadores que optam por lâminas mais rápidas, sejam sem compostos, como a BTY SK7 ou com compostos, como ALC ou até mesmo o carbono, tendem a usar borrachas não tão rápidas para balancear o conjunto; mas com certeza existem atletas que usam conjuntos com materiais (madeira + borrachas) com “combinção máxima”, ou seja “tudo do mais rápido” ou “tudo do mais lento”.

Como exemplo simples: Timo Boll começou com uma Viscaria, que na época era a Ferrari das madeiras, com um par de Sriver, que era uma das mais top da marca em 1992 e que hoje é considerada uma borracha de iniciante… Era um conjunto ágil, mas com baixa velocidade e efeito.

Abs

1 Curtida

muito obrigado pela opiniao

Muito obrigado pela opiniao.

A esta altura já faz um bom tempo (15 anos) que esta página tecnológica foi virada, então talvez você não tenha o contexto de época por tem entrado no esporte depois disso. Muitos dos melhores do mundo usaram Sriver até o banimento da cola rápida, em 2008. E o uso dessa cola rápida DEFINITIVAMENTE dava a ela mais velocidade e efeito do que qualquer borracha que você conhece HOJE, acredite. Porém, mais uma vez: era outro contexto tecnológico, que foi descontinuado quando se proibiu a cola com VOC, e portanto, não dá para comparar, pq uma variável incrivelmente relevante foi tirada da equação.

E não: atletas profissionais usam quase sempre os mesmos modelos (até pq são naturalmente direcionados pelos patrocinadores), variando apenas as durezas que mais lhe agradam, quando isso é oferecido pelo seu contrato de patrocínio. E daí vem as escolhas de madeira, que hoje também são cada vez mais convergentes para o carbono, inicialmente para compensar a mudança da bola, mas hoje já como quase sendo uma “evolução da espécie”. Na realidade, recorrendo à memória aqui, em se falando de quem ainda usa allwood no circuito, com certeza mesmo, eu me lembro de DOIS jogadores basicamente. E outra certeza que eu tenho é que no ranking mundial todo, entre homens e mulheres, não vai passar de 30.

Mas isso não é o mais importante. O que você precisa mesmo saber @DuDu_Probleminha é que o material que é melhor para eles certamente NÃO é melhor para vc, nem para provavelmente a unanimidade de nós. Eles escolheram aqueles materiais pq hoje, depois de todas as milhares de horas que treinaram, conseguem tirar a máxima performance mesmo de algo muito rápido ou duro, que é o que torna o jogo deles ainda mais incisivo, mesmo até no caso dos defensivos. Portanto: fique com a madeira de 5 folhas e gaste MUITO suor com ela na mesa.