Qual é a melhor empunhadura caneta(clássineta) ou clássico?

Qual a melhor empunhadura na sua opinião?

Clássico.

Olá pessoal,

Não existe melhor ou pior estilo ou empunhadura. São tantas as questões que interferem na “escolha” dessas opções que torna-se impossível responder este tipo de questão de forma objetiva.

Em resumo: cada caso deve ser analisado personalisadamente.

Abraços,

Mazinho

Oq importa eh o jogador que está empunhando a raquete, seja ele clássico ou caneta…
Se o kra for bom, naum importa o estilo…
Como o nome jah dix estilo é uma escolha, o estilo q o kra quer jogar…
Eh como gosto, cada um tem o seu e naum se discute! :smiley:

1 Curtida

Qual o melhor estilo???

Atacante, all-round, defensivo???

Não há uma resposta que sirva pra todos os jogadores

Pela lógica deveríamos falar q o melhor estilo e a melhor empunhadura são os q o Waldner usava, por ele ser considerado o melhor

Mas dessa forma ignoraríamos o talento de outros muitos

Poucos admiram, por exemplo, o estilo “pineiro” do Liu Guoliang

Porém ele foi o mais genial classineta até hj, e conquistou muitos títulos

Por isso poderíamos considerar o classineta melhor

E assim, sucessivamente poderíamos citar vários jogadores q se adaptaram a um estilo e foram geniais

Er… A melhor empunhadura eh aquela com a qual vc consiga ganhar de mais gente. Simples. No meu caso, classica.

A única coisa que eu garanto (por enquanto), é que nunca vi chopper caneteiro. Que eu saiba só existe chopper shakehander.

Eu prefiro o clássico europeu, mas admiro muito o estilo classineta principalmente por que só conheço três RPBzeiros*: Liu guoliang, Ma Lin e Wang Hao. Todos os três geniais e muito bem sucedidos no circuito mundial.

*RPB: reverse penhold backhand. Ou Backhand Invertido Caneteiro.
O que soaria muito bem em português: BIC! A melhor caneta!

Que idéia genial cara!
Num é mais classineta, agora é BIC!

pra da um chop com caneta eh bem mais facil e pega mais efeito eu axo mas classico da pra da mais bomba

Já existiram katos canetas, mas podemos dizer que desde o final da década de 70 eles estão praticamente extintos. Na coleção com a História do Tênis de Mesa eu vi alguns jogos de atletas defensivos com a empunhadura caneta.

Confesso que foi uma das coisas mais “excêntricas” que vi na vida… Para efetuar a defesa o defensivo caneta muda completamente a forma de segurar a raquete, deixando o dedo indicador nas costas da raquete.

Muito atenta a esta exceção do estilo, na edição de outubro de 2000 a revista Table Tennis Player, numa material especialmente dedicada ao estilo defensivo, citou os exemplos de dois defensivos canetas, ambos chineses: Ge Xinai, campeã mundial individual em 1979; e Chang Shin-ling, campeão mundial de duplas mistas e duas vezes campeão mundial por equipes. Quem puder dê uma olhada no belo artigo!

Abraços,

Mazinho

Pra quem ainda insiste neste tipo de discussao, vale a pena dar uma lida nos “10 mandamentos do tenis de mesa”, transcritos pelo profeta Boris:

http://www.terra.es/personal5/borissm/ttt/articles/the_ten_commandments_of_tt.htm

Se você pegar o top 50 mundial, vai ver que ninguém joga caneta… Isso já diz qual o meta.

Considerando um jogador ofensivo, teoricamente é a classineta, já que quando falamos de forehand, o classineta tem a vantagem de poder utilizar o pulso