Boa noite.
Meu nome é Rodrigo e, antes de tudo, eu gostaria de parabenizar o pessoal que se dispõe a ajudar a galera novata no esporte, como eu. Cheguei há um tempo atrás aqui achando que as raquetes Yashimas eram as melhores que existiam, assim como a Biriba, da Buterfly. Já rolei no chão de tanto rir ao descobrir que, muito mal, eu posso jogar ping-pong com elas. :lol:
Muito que bem. Já li diversos posts e já encontrei algumas sugestões de sites onde a galera constuma comprar os materiais e tal. Fui me familiarizando com o assunto: é “grip” pra cá, “forehand” pra lá, “blade” para acolá e por aí vai; e, então, resolvi comprar uma raquete decente. O detalhe é que eu havia gasto 80 reais numa Yashima XR3000. Sensacional, não acham? Pois é. Eu não.
Procurei na internet sobre “Table Tennis” e encontrei o site do About.com, que continha uns artigos interessantíssimos sobre o esporte, como escolher a primeira raquete, quais os tipos de pegadas, entre outros. Depois tentei dois sites internacionais muito bem recomendados pelo pessoal daqui, que são o Dandoy e o PreSports, e tentei também um nacional, o KWS, e resolvi saber a opinião deles - uma sugestão mesmo - a respeito de um conjunto (madeira e borrachas) bom para iniciantes.
Dessa saga, cheguei a quatro opções de conjuntos, cada uma sugerida por um site diferente. São eles:
---- Allround ----
Site: About.com. O site sugere algumas 10 “blades” boas para iniciantes e, em seguida, relaciona 10 borrachas que também são indicadas para os novatos. Sugere, ainda, que as borrachas se mantenham entre 1,5 e 2,0mm de espessura para um melhor controle e que não seja utilizado cola rápida. Bem, separei as mais comentadas:
Raquetes[/u]: Butterfly Primorac Blade / Stiga Allround Classic Blade
O restante das raquetes pode ser visto aqui: http://tabletennis.about.com/od/blades/tp/beginnerblades.htm
Borrachas[/u]: Butterfly Sriver / Yasaka Mark V
O restante das borrachas pode ser visto aqui: http://tabletennis.about.com/od/rubbers/tp/beginner_rubber.htm
Perfil: Para os sites de lojas online, aos quais pedi ajuda para escolher, entre as “infinitas” opções disponíveis, um conjunto ideal para um novato, eu passei algumas informações sobre o meu perfil. Resumidamente, desse modo:
Pegada: Shakehand.
Marca: Não possuo marca preferida.
Estilo de jogo: Ainda não tenho um estilo de jogo definido. É exatamente o que quero definir. Então, acho que um estilo “Allround” é o mais recomendado, certo?
Preço: Em torno de U$100 para mim está bom.
Site: Dandoy . Nesse site não foi muito diferente. O antedimento foi rápido e também bastante objetivo. A sugestão foi essa:
Raquete: Stiga Saive feeling WRB
Borrachas: Mendo Energy x2
Site: KWS. Não houve problema algum no atendimento da KWS. O curioso foi que eu havia mencionado a opção sugerida acima pelo About.com e o rapaz que me respondeu falou que ela não seria a mais apropriada, sugerindo a seguinte:
Raquete: STIGA Ofensive Classic WRB
Borrachas: STIGA Carbo MC (forehand) + STIGA Innova Ultra Light (backhand)
— Defensive —
Site: PreSports. Bem, a pessoa que me atendeu foi super atenciosa e teve bastante paciência com minhas perguntas “basiconas”. Com este site, entretanto, eu optei por pedir uma sugestão de um conjunto mais voltado para o estilo “Defensor Moderno”, descrito pelo About.com em http://tabletennis.about.com/od/playingstyles/p/moderndefender.htm. Resumidamente, trata-se de um estilo de jogo onde o “player” irá jogar na defensiva, “chopando” as bolas mais agressivas e contra-atacando nas falhas do oponente.
Busquei essa sugestão pois percebi nela o meu modo de jogar o velho e tradicional “ping-pong”, OBVIAMENTE, ressalvadas as devidas proporções.
A combinação sugerida foi a seguinte:
Raquete: Butterfly Joo Se Hyuk blade
Borrachas: Butterfly Feint Long II + Butterfly Tackifire Drive
------- X -------
Lembro-me, também, de ter lido no tópico fixo “ATENÇÃO INICIANTES LEIAM ISSO ANTES DE POSTAR QUALQUER COISA”, aqui do Mesatenista, algumas sugestões de raquetes e borrachas e algumas outras dicas interessantes para os novatos, bastante semelhantes, por sinal, às dicas que vi no About.com. Acho bem legal quando as opiniões são compartilhadas por dois ou mais locais confiáveis.
Bem, depois dessa novela mexicana, o que eu gostaria de saber são coisas bem simples:
Para o “estilo Allround” (entenda-se, sem estilo definido), qual das opções mencionadas acima vocês julgam ser a melhor alternativa?
O conjunto sugerido pela Presports parece ser muito bom, estou certo? Seria uma má ideia adquirir um conjunto “Allround” e mais esse defensivo para eu já ir testando as duas opções?
Há alguma outra dica ou sugestão para auxiliar esse pobre aprendiz?
Agradeço demais (mesmo) qualquer ajuda, pois acredito que o mais difícil é dar o pontapé inicial. Depois da familiarização as coisas começam a fluir mais tranquilamente, não é mesmo?
Por fim, estou procurando algum lugar para treinar aqui nas proximidades da Tijuca. Já tentei o Municipal e o Tijuca Tênis, mas não consegui nada. Se alguém souber de algum, por favor, ficaria feliz em saber.
Um abraço a todos.
Rodrigo Lira