Qual dos conjuntos vocês recomendam?

Boa noite.

Meu nome é Rodrigo e, antes de tudo, eu gostaria de parabenizar o pessoal que se dispõe a ajudar a galera novata no esporte, como eu. Cheguei há um tempo atrás aqui achando que as raquetes Yashimas eram as melhores que existiam, assim como a Biriba, da Buterfly. Já rolei no chão de tanto rir ao descobrir que, muito mal, eu posso jogar ping-pong com elas. :lol:

Muito que bem. Já li diversos posts e já encontrei algumas sugestões de sites onde a galera constuma comprar os materiais e tal. Fui me familiarizando com o assunto: é “grip” pra cá, “forehand” pra lá, “blade” para acolá e por aí vai; e, então, resolvi comprar uma raquete decente. O detalhe é que eu havia gasto 80 reais numa Yashima XR3000. Sensacional, não acham? Pois é. Eu não. :wink:

Procurei na internet sobre “Table Tennis” e encontrei o site do About.com, que continha uns artigos interessantíssimos sobre o esporte, como escolher a primeira raquete, quais os tipos de pegadas, entre outros. Depois tentei dois sites internacionais muito bem recomendados pelo pessoal daqui, que são o Dandoy e o PreSports, e tentei também um nacional, o KWS, e resolvi saber a opinião deles - uma sugestão mesmo - a respeito de um conjunto (madeira e borrachas) bom para iniciantes.

Dessa saga, cheguei a quatro opções de conjuntos, cada uma sugerida por um site diferente. São eles:

---- Allround ----

Site: About.com. O site sugere algumas 10 “blades” boas para iniciantes e, em seguida, relaciona 10 borrachas que também são indicadas para os novatos. Sugere, ainda, que as borrachas se mantenham entre 1,5 e 2,0mm de espessura para um melhor controle e que não seja utilizado cola rápida. Bem, separei as mais comentadas:

Raquetes[/u]: Butterfly Primorac Blade / Stiga Allround Classic Blade

O restante das raquetes pode ser visto aqui: http://tabletennis.about.com/od/blades/tp/beginnerblades.htm

Borrachas[/u]: Butterfly Sriver / Yasaka Mark V

O restante das borrachas pode ser visto aqui: http://tabletennis.about.com/od/rubbers/tp/beginner_rubber.htm

Perfil: Para os sites de lojas online, aos quais pedi ajuda para escolher, entre as “infinitas” opções disponíveis, um conjunto ideal para um novato, eu passei algumas informações sobre o meu perfil. Resumidamente, desse modo:

Pegada: Shakehand.
Marca: Não possuo marca preferida.
Estilo de jogo: Ainda não tenho um estilo de jogo definido. É exatamente o que quero definir. Então, acho que um estilo “Allround” é o mais recomendado, certo?
Preço: Em torno de U$100 para mim está bom.

Site: Dandoy . Nesse site não foi muito diferente. O antedimento foi rápido e também bastante objetivo. A sugestão foi essa:

Raquete: Stiga Saive feeling WRB

Borrachas: Mendo Energy x2

Site: KWS. Não houve problema algum no atendimento da KWS. O curioso foi que eu havia mencionado a opção sugerida acima pelo About.com e o rapaz que me respondeu falou que ela não seria a mais apropriada, sugerindo a seguinte:

Raquete: STIGA Ofensive Classic WRB

Borrachas: STIGA Carbo MC (forehand) + STIGA Innova Ultra Light (backhand)

— Defensive —

Site: PreSports. Bem, a pessoa que me atendeu foi super atenciosa e teve bastante paciência com minhas perguntas “basiconas”. Com este site, entretanto, eu optei por pedir uma sugestão de um conjunto mais voltado para o estilo “Defensor Moderno”, descrito pelo About.com em http://tabletennis.about.com/od/playingstyles/p/moderndefender.htm. Resumidamente, trata-se de um estilo de jogo onde o “player” irá jogar na defensiva, “chopando” as bolas mais agressivas e contra-atacando nas falhas do oponente.

Busquei essa sugestão pois percebi nela o meu modo de jogar o velho e tradicional “ping-pong”, OBVIAMENTE, ressalvadas as devidas proporções.

A combinação sugerida foi a seguinte:

Raquete: Butterfly Joo Se Hyuk blade

Borrachas: Butterfly Feint Long II + Butterfly Tackifire Drive

------- X -------

Lembro-me, também, de ter lido no tópico fixo “ATENÇÃO INICIANTES LEIAM ISSO ANTES DE POSTAR QUALQUER COISA”, aqui do Mesatenista, algumas sugestões de raquetes e borrachas e algumas outras dicas interessantes para os novatos, bastante semelhantes, por sinal, às dicas que vi no About.com. Acho bem legal quando as opiniões são compartilhadas por dois ou mais locais confiáveis.

Bem, depois dessa novela mexicana, o que eu gostaria de saber são coisas bem simples:

Para o “estilo Allround” (entenda-se, sem estilo definido), qual das opções mencionadas acima vocês julgam ser a melhor alternativa?

O conjunto sugerido pela Presports parece ser muito bom, estou certo? Seria uma má ideia adquirir um conjunto “Allround” e mais esse defensivo para eu já ir testando as duas opções?

Há alguma outra dica ou sugestão para auxiliar esse pobre aprendiz?

Agradeço demais (mesmo) qualquer ajuda, pois acredito que o mais difícil é dar o pontapé inicial. Depois da familiarização as coisas começam a fluir mais tranquilamente, não é mesmo?

Por fim, estou procurando algum lugar para treinar aqui nas proximidades da Tijuca. Já tentei o Municipal e o Tijuca Tênis, mas não consegui nada. Se alguém souber de algum, por favor, ficaria feliz em saber.

Um abraço a todos.
Rodrigo Lira

Rodrigo, dá uma olhadinha na loja daqui do mesatenista tb. Madeira barata e boa têm as Galaxy, mas se quiser algo bem melhor pega uma Avalox P500. Jah as borrachas, recomendo a Coppa Silver da Donic. o pessoal do meu clube sempre compra aqui na loja do mesatenista e como vc quer comprar um conjunto de madeira e borrachas vc consegue um bom desconto.

Bom dia Rodrigo.
É sempre um prazer (respondendo por mim) poder ajudar um colega, principalmente quando este está começando e temos a oportunidade de não deixá-lo tropeçar nas mesmas pedras que nós tropeçamos. Mas antes de qualquer coisa, preciso recomendar que vc dê uma olhada nas regras de postagem do fórum. Eu não sou moderador nem tenho nenhuma função formal aqui, mas me sinto na obrigação de te avisar que não é permitido postar links de outras lojas virtuais (e por motivos que acredito serem justos).
De qualquer forma, tratando em relação aos materiais, eu acho que o caminho é “se conhecer melhor” primeiro. A não ser que vc tenha muito dinheiro para gastar sem se arrepender comprando dois conjuntos (e não é o caso, pq vc aponta orçamento), é complicado considerar os dois estilos num nível técnico inicial. Basicamente, pesquise um pouco a respeito dos estilos, procure assistir a vídeos dos relativos e veja onde vc se encaixa melhor. Recomendo que vc experimente tudo isso de alguma forma e tome esta decisão (defensivo ou allround, ou mesmo ofensivo) antes de comprar material, até porque, com 100 dólares, vc precisará de um tiro certeiro. Tenha uma coisa em mente: saber como se deseja jogar é a primeira informação para comprar material. Em não se considerando isto, a compra é um “tiro no escuro”.
Poderia (e muitos outros aqui tb) te dar inúmeras boas e baratas opções para raquete de iniciação ao treinamento sistemático. Mas se eu fizesse isto sem saber como vc pretende jogar, seria muito leviano, e se tiver uma coisa que eu prezo na vida é a credibilidade. O pior de tudo isso é que eu te faria correr o risco de gastar dinheiro em algo que talvez não te atenderia.
Enfim, espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. E por favor não leve a mal as minhas recomendações, principalmente nas questões de regras de postagem do fórum.
Abraços!!!

Yoshida, obrigado por sua sugestão. Vou dar uma pesquisada nos materiais informados na loja do mesatenista.

Abraço.
Rodrigo Lira

[quote=“Alcir”:2qdzkoci]Bom dia Rodrigo.
É sempre um prazer (respondendo por mim) poder ajudar um colega, principalmente quando este está começando e temos a oportunidade de não deixá-lo tropeçar nas mesmas pedras que nós tropeçamos. Mas antes de qualquer coisa, preciso recomendar que vc dê uma olhada nas regras de postagem do fórum. Eu não sou moderador nem tenho nenhuma função formal aqui, mas me sinto na obrigação de te avisar que não é permitido postar links de outras lojas virtuais (e por motivos que acredito serem justos).[/quote]

Olá Alcir! Obrigado por sua resposta. Realmente eu acabei “vacilando” ao não ler com atenção as regras do fórum e o acabar desrespeitando. Embora minha intenção não tenha sido fazer propagandas das lojas em si, mas simplesmente colocar uma forma rápida de acesso à descrição dos itens, entendo perfeitamente que, vinculado ao site, há uma loja própria de materiais e seria (como foi) desrespeito colocar links para outras lojas. Peço desculpas aos moderados e administradores do Mesatenista.

[quote=“Alcir”:2qdzkoci]De qualquer forma, tratando em relação aos materiais, eu acho que o caminho é “se conhecer melhor” primeiro. A não ser que vc tenha muito dinheiro para gastar sem se arrepender comprando dois conjuntos (e não é o caso, pq vc aponta orçamento), é complicado considerar os dois estilos num nível técnico inicial. Basicamente, pesquise um pouco a respeito dos estilos, procure assistir a vídeos dos relativos e veja onde vc se encaixa melhor. Recomendo que vc experimente tudo isso de alguma forma e tome esta decisão (defensivo ou allround, ou mesmo ofensivo) antes de comprar material, até porque, com 100 dólares, vc precisará de um tiro certeiro. Tenha uma coisa em mente: saber como se deseja jogar é a primeira informação para comprar material. Em não se considerando isto, a compra é um “tiro no escuro”.
Poderia (e muitos outros aqui tb) te dar inúmeras boas e baratas opções para raquete de iniciação ao treinamento sistemático. Mas se eu fizesse isto sem saber como vc pretende jogar, seria muito leviano, e se tiver uma coisa que eu prezo na vida é a credibilidade. O pior de tudo isso é que eu te faria correr o risco de gastar dinheiro em algo que talvez não te atenderia.[/quote]

Bem, considerando o “estilo allround”, dentre as opções que foram mencionadas por mim, qual delas você recomendaria? Você já teve experiência com alguma delas? Estou tentando me fixar em um conjunto relativamente menor de opções para pesquisar melhor e não comprar algo que eu possa vir a destestar depois.

Agradeço novamente sua ajuda nessa “empreitada”.

Abraço!
Rodrigo Lira

Sigamos em frente!!! Não se preocupe.
Pois bem, dentre os materiais, já excluindo o estilo defensivo, te digo que a Stiga Offensive Classic é um bom material. Então se vc quer uma indicação dentro do que vc expôs, seria esta da minha parte.
As borrachas que lhe foram indicadas tb são bons materiais para iniciação (todas elas). Mas considerando o seu orçamento, bem como costumamos recomendar a todos que estão começando, acho que seria uma boa adquirir borrachas usadas. Esta “estratégia” é recomendada pq, devido à sua previsível evolução técnica em breve, vc precisará trocar de borrachas. Portanto, minimizar o custo destas primeiras borrachas é bastante prudente. Provavelmente vc poderá encontrar material usado em bom estado em algum dos locais de treino próximos a vc. Eu particularmente costumo indicar a Sriver, Sriver FX, Mark V ou Mark V AD.
Abraços!!!

[quote=“Alcir”:1bui0231]Sigamos em frente!!! Não se preocupe.
Pois bem, dentre os materiais, já excluindo o estilo defensivo, te digo que a Stiga Offensive Classic é um bom material. Então se vc quer uma indicação dentro do que vc expôs, seria esta da minha parte.
As borrachas que lhe foram indicadas tb são bons materiais para iniciação (todas elas). Mas considerando o seu orçamento, bem como costumamos recomendar a todos que estão começando, acho que seria uma boa adquirir borrachas usadas. Esta “estratégia” é recomendada pq, devido à sua previsível evolução técnica em breve, vc precisará trocar de borrachas. Portanto, minimizar o custo destas primeiras borrachas é bastante prudente. Provavelmente vc poderá encontrar material usado em bom estado em algum dos locais de treino próximos a vc. Eu particularmente costumo indicar a Sriver, Sriver FX, Mark V ou Mark V AD.
Abraços!!![/quote]

Fala Alcir! Show de bola suas dicas. Estou a procura de um local de treino e, caso eu o encontre, vou procurar saber sobre esses materiais já usados. Se não, vai um conjunto novo mesmo. Não há problema algum. :slight_smile:

Só gostaria de saber um detalhe a respeito das borrachas: Seria melhor utilizar a mesma borracha em ambos os lados da raquete (por exemplo, Sriver em ambos os lados) ou mesclar duas opções (por exemplo, Sriver em um lado e Mark V no outro)?

Abraço
Rodrigo Lira

Falae, blz?!..Bem-vindo…

Qto ao material, praticamente todos sao boas escolhas… Veja mais pela praticidade da compra, e escolha o mais lento dentre esses materiais, pois qq um deles é beeem mais rápido que qq Yashima. Nisso reforço o que o Alcir já te aconselhou.

Num passo seguinte, das escolhas que vc fez, eu ficaria com P500+Silver, pois se caso vc ache o material rápido, tem como escolher borracha mais lenta, se achar lento, tem como colocar borracha mais rápida.

Claro que pra início, esse “feeling” não existe…Só vai vir treinando…

Qto a lugar pra treinar, mesmo não sendo na Tijuca, o CT Takemura-Nakazato está de portas abertas!

[]´s

[quote=“Mutley-BR”:3epist3e]Falae, blz?!..Bem-vindo…

Qto ao material, praticamente todos sao boas escolhas… Veja mais pela praticidade da compra, e escolha o mais lento dentre esses materiais, pois qq um deles é beeem mais rápido que qq Yashima. Nisso reforço o que o Alcir já te aconselhou.

Num passo seguinte, das escolhas que vc fez, eu ficaria com P500+Silver, pois se caso vc ache o material rápido, tem como escolher borracha mais lenta, se achar lento, tem como colocar borracha mais rápida.

Claro que pra início, esse “feeling” não existe…Só vai vir treinando…

Qto a lugar pra treinar, mesmo não sendo na Tijuca, o CT Takemura-Nakazato está de portas abertas!

[]´s[/quote]

Fala Mutley! Tudo beleza!

Valeu pela ajuda. Vou dar uma pesquisada para ver qual o mais lento e, quem sabe, não seriam as borrachas que o Alcir comentou?! Isso já “daria um norte para quem está perdido”. :slight_smile:

Fiquei só com uma dúvida no parágrafo do “Num passo seguinte…”. Eu, com certeza, ficarei atento ao conjunto P500+Silver que, inclusive, foi sugerido pelo nosso amigo Yoshida. Só não entendi se ele seria (a) uma opção inicial aos modelos que eu destaquei acima ou (b) se ele seria para utilização mais adiante. Tipo, após comprar um conjunto, adquirir algum estilo de jogo e tal.

Ah, obrigado pelo convite para treinar no CT Takemura-Nakazato. Vou considerar a possibilidade, principalmente após o término desse período lá na faculdade.

Abraço
Rodrigo Lira

Citei “passo seguinte” visando o seguinte:

Primeiro vc faz esse contato com materiais “reais” de tenis de mesa… Daí com os treinos, e sua melhora técnica, vc vai notar um certo tempo depois que algumas coisas estarão melhorando, outras nem tanto, nisso que o técnico poderá te ajudar a fazer um certo ajuste no material pra que facilite as coisas pra vc.

O material ideal é aquele que vc consegue se desenvolver, jogar bem, e que ele nao atrapalhe seu estilo de jogo.
Materiais mto rápidos exigem mais velocidade, percepção, tudo é mais frenético.
Materiais não tão rápidos permitem bom ataque e facilitam defesa.
Materiais lentos é pra tu jogar no erro do cara, e atacar só na boa (colocadamente, nada de torpedãofrenético que o adversário só veja a bola no separador…rssss).

Isso tudo sem mencionar o principal: efeito.

Well, vou parar por aqui se não vc desanima…rsssss…
Só um conselho: Comemore cada avanço, cada lance que fizer certo, valorize isso… Não importa quantas vezes erre, persista.

[]´s

Conforme muito bem lembrado pelo Mutley-BR, qualquer borracha que vc colocar em uma boa madeira vai ficar bem mais rápido do que vc está acostumado. É exatamente por isso que recomendamos aquelas borrachas para quem está começando.
Já o que ele disse sobre a P500 + Donic JO Silver, é relativo a um fututo próximo, onde seus fundamentos estarão desenvolvidos e vc terá condições de tirar proveito de um material mais rápido (obviamente dependendo do seu ritmo e dedicação).
Abraços!!!

(Estou sendo redundante em relação à última - épica - mensagem do Mutley-BR, mas só vi agora!!!)

[quote=“Alcir”:2o5x9kjz]Conforme muito bem lembrado pelo Mutley-BR, qualquer borracha que vc colocar em uma boa madeira vai ficar bem mais rápido do que vc está acostumado. É exatamente por isso que recomendamos aquelas borrachas para quem está começando.
Já o que ele disse sobre a P500 + Donic JO Silver, é relativo a um fututo próximo, onde seus fundamentos estarão desenvolvidos e vc terá condições de tirar proveito de um material mais rápido (obviamente dependendo do seu ritmo e dedicação).
Abraços!!!

(Estou sendo redundante em relação à última - épica - mensagem do Mutley-BR, mas só vi agora!!!)[/quote]

Alcir, Mutley e Yoshida. Queria agradecer pela ajuda de vocês, ao responderem dúvidas que, obviamente, são “boçais” para quem já tem experiência. Confesso que fiquei meio receioso de postar minha dúvida, pois já havia visto gente levando “esporro” ao perguntar coisas mais banais. O problema é que fica difícil saber o que é banal e o que não é quando você não sabe quase nada sobre o assunto. :slight_smile: O fato, entretanto, é que fui bem recebido e, sem dúvida, vou procurar seguir as sugestões e começar os treinamentos prontamente, ainda que fora de um CT (por enquanto).

Só fiquei com uma dúvida que passou “em branco”: quando o Alcir sugeriu as borrachas Sriver e Mark V, eu havia perguntado se seria legal utilizar uma borracha de cada lado da madeira (uma no FH e outra no BH) ou optar por apenas uma, a mesma em ambos os lados. O que vocês acham?

Obrigado e Abraços
Rodrigo Lira

Como eu te disse Rodrigo, para mim é um prazer ajudar o pessoal que está começando, uma vez que eu me considero um “eterno iniciante” hehehehehehe.
Dúvidas boçais??? Bem, para mim isso realmente não existe, mas ainda que existisse, um dia elas não foram boçais para mim tb. E quando eu comecei, se por um lado não havia um canal de compartilhamento de informações como este, por outro tb existiam bem menos opções de material. Sendo assim, a dificuldade não era a escolha, e sim juntar dinheiro para comprar o que havia escolhido hehehehehehe.
Tenho vergonha de admitir que infelizmente vc tem razão ao dizer que já viu iniciantes levando “esporro” aqui, neste que é um meio que deveria sempre informar e incentivar vcs e não intimidar. Mas existe este tipo de gente idiota que faz essas coisas em qualquer meio, o que é uma pena, pq estes não entendem a importância disto aqui para o desenvolvimento do esporte. De qualquer forma, mesmo com estes problemas, o canal está aqui e ainda existe muita gente boa (felizmente uma maioria) disposta a ajudar.

De fato, eu ia te responder isso lá atrás no outro post e acabei esquecendo, me desculpe!!!
Pois bem, o que acontece a este respeito é que uma borracha que é adequada para o seu forehand pode não ser adequada para o seu backhand e vice-versa. Para este tipo de indicação, seria importante saber as suas preferências de forma mais precisa e detalhada, mas acho que não é o caso. O que a maioria dos classistas gosta é uma borracha um pouco mais firme (toque mais duro) no FH e outra mais macia no BH. Neste sentido, a minha indicação para vc seria uma Sriver no FH e uma Mark V AD no BH.
Um abraço!!!

Complementando ao Alcir, há casos em que quando se encontra uma borracha que goste e jogue bem, se busca ter a mesma eficiencia dos 2 lados,seja back ou fore, daí se usar as mesmas borrachas. Só que num nivel mais alto ou dependendo do estilo de jogo, se torna mais eficiente usar borrachas diferentes (vide a chinesada top).

Pra iniciantes, vc pode sim “ganhar tempo” em teste de material fazendo uso de 2 borrachas diferentes, mas não esqueça que no início essa percepção não existe…rs… Mas conforme treinar, vai perceber as nuances do que cada material faz na bola, o tanto de efeito que dá, a facilidade pra bloquear e tantos outros quesitos que sempre é conversado por aqui.

Quanto à tolerância e recepção no forum, vc foi feliz tanto na apresentação, quanto no interesse, daí ter tido esse retorno do pessoal daqui. Convenhamos que é complicado ajudar alguem que chega aqui e pergunta, por exemplo: “A haifu é boa pra iniciante? preciso resposta urgente, dinheiro nao é problema, nao treino, mas quero fazer escolha certa, vlw!”… 8O 8O 8O E infelizmente vez ou outra rola disso por aqui…

Não entendi o que eu disse que mereceu status de épica… Po, n precisa exagerar ne… :lol: :lol:

[]´s

Achei que o nosso bate-papo foi “show de bola”. Entrei aqui com uma série de dúvidas e aos poucos, com a ajuda de vocês, estou conseguindo esclarecê-las! Obrigado mesmo, Alcir, Yoshida e Mutley-BR!!!

Agora é partir para a pesquisa de mercado, correr atrás dos preços e comprar o material para começar os treinamentos. O próximo será arrumar um CT, mas uma coisa de cada vez, né? :slight_smile:

Por fim, espero que esse tópico sirva de pontapé inicial para outros novatos aqui do Mesatenista!

::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos::

Abraço a todos.
Rodrigo Lira

Isto aqui:

Às vezes, no meio das nossas teses sobre borracha e madeiras, nos esquecemos que estas dicas são as mais importantes heheheheheheh.
Mas, atendendo a pedidos, [exagero mode off] hahahhahahahah.
Abraços!!!

Boa tarde mesatenistas.
Gostaria de uma opinião de vocês sobre três conjuntos.

Jogo no estilo clássico a meia distância e com muita troca de bola, sem ataques suicidas.

Qual destes quatro conjuntos tem a melhor relação velocidade, controle?

1-
Viscaria + 2 Tibhar Genius sound

2-
Xiom Zetro Quad + 2 Barracudas

3-
Nittaku Barwell + 2 Bryce speed

4-
Nittaku Ludeack Fleet + 2 Tenergys 05 Fx

Ou se vocês quiserem fazer outra combinação com estes materiais citados acima fiquem a vontade.

Aliás, uma outra pergunta se não for atrapalhar muito.
Estas madeiras da nittaku (Barwell, Barwell Fleet, Ludeack, Ludeack Fleet) valem o que custam? Estas Fleets tem fibra de vidro, são rápidas?

Obrigado mais uma vez.
abs

Caro Gilsouza, infelizmente eu não conheço NADA de raquetes com fibra de vidro. Sendo assim, não faço a mínima idéia de como os materiais podem se comportar. Talvez algum outro colega possa te ajudar.
Só conheço um pouco da Viscaria, pois já cheguei a testá-la há muito tempo. Ela é feita com Arylate, que é uma fibra sintética um pouco mais macia que a fibra de carbono. Com isso ela possibilita melhor controle, mas mesmo assim bem menor do que uma raquete allwood (todas as folhas de madeira). Se vc pretende mesmo usá-la (haja bolso), para ter maior controle talvez as Tibhar Genius Sound sejam uma boa opção mesmo, já que são mais macias.

Abraços!!!

[quote=“Alcir”:1j4r1yzf]Caro Gilsouza, infelizmente eu não conheço NADA de raquetes com fibra de vidro. Sendo assim, não faço a mínima idéia de como os materiais podem se comportar. Talvez algum outro colega possa te ajudar.
Só conheço um pouco da Viscaria, pois já cheguei a testá-la há muito tempo. Ela é feita com Arylate, que é uma fibra sintética um pouco mais macia que a fibra de carbono. Com isso ela possibilita melhor controle, mas mesmo assim bem menor do que uma raquete allwood (todas as folhas de madeira). Se vc pretende mesmo usá-la (haja bolso), para ter maior controle talvez as Tibhar Genius Sound sejam uma boa opção mesmo, já que são mais macias.

Abraços!!![/quote]

Olá Alcir.
Ontem joguei pela primeira vez com este conjunto (Viscaria e Tibhar Genius sound)
Não sou muito entendido neste assunto mas fazendo uma comparação com um outro conjunto que tenho que é Amultart com 2 T05 FX faço estes comentários;
-Cj Amultart com T05 FX ganhou no quesito velocidade
-Cj Viscaria + Tibhar Genius Sound consegui sentir mais a bolinha mas está difícel de me adaptar, acho q foi o primeiro dia.

• Com relação ao controle, sinceramente não senti muita diferença entre aos dois conjuntos, ambos são bem controláveis.
  • Com relação ao som, o cj Amultart ganhou, aliás esta Tibhar Genius sound não tem o som q eu imaginava. Tenho uma Desto F3 bigslam que faz 5x mais barulho que a Tibhar.

Bom por enquanto é isso.
Quando me adaptar melhor a esse conjunto posto mais sobre.

Na minha opinião não. Destas citadas tive apenas a Ludeack mas foi o suficiente para machucar seriamente meu bolso.
Custa 10 mil ienes, o equivalente a 224 reais. A Ludeack Fleet custa inacreditáveis 18 mil ienes.
A Barwell… well, 15 mil ienes e a versão Fleet eu nem imagino quanto seja.
Mas o fato é que a Ludeack comum é apenas uma 7 folhas de controle, nada mais que isso. Bem mais lenta que qualquer P700, Clipper, SK7, etc.
Para terem uma idéia, 10 mil ienes é o preço de uma Schlager, Iolite Neo, Viscaria Light e da antiga Timo Boll Spirit e Kong Linghui Special.