Qual atitude temos?

Bom pessoal, a pergunta é a seguinte, quando estamos treinando e vemos uma pessoa nova no local, bastante esforçada, porém com aquela técnica, " qualquer coisa menos tênis de mesa", qual a atitude que temos? Vamos lá incentivar e dar alguma dica ou ficamos em um canto só achando graça com os nossos amigos de longa data?
Eu no começo sofri um pouco com este tipo de atitude, existiam aqueles que já sabiam jogar e ficavam achando a maior comédia eu jogar tudo errado, é desestimulante demais, só consegui continuar por muito gosto ao TM.

Se ele for aberto a opiniões alheias e sociável, não vejo mal em ajudar o cara. Caso contrário, fique no seu canto e não solte nenhum comentário leviano sobre ele. Seus colegas podem até ficar tirando sarro, mas você tem a opção de não fazer esse tipo de palhaçada. Afinal, tdm é um esporte nobre, e exige uma postura de cavalheiro por parte do jogador.

Sofri esse tipo de coisas no começo, e realmente é lamentável, infelizmente deste quando Tênis de Mesa era Ping Pong, sempre existiu e existe “panelinhas”, caras que só batem bola entre si, e não são abertos a ajudar, hoje acredito que, por esforço proprio e muita vontade de aprender, isso já está superado, mais realmente, agradeço aos poucos (poucos mesmos) que me ajudaram.

Se vc puder ajude, se sentirá bem com isso.

Abraços,

Bob

dá um desanimo quando tem pessoas que jogam melhor que vc e querem te humilhar , só porque elas jogam melhor q vc , eu ñ faço isso com ninguém , porém se vc jogar ou ver uma pessoa com um nivel tecnico muito ruim , eu quando a pessoa é aberta a opinioes , eu falo , mesmo se eu ñ conheçer a pessoa , quando a pessoa é “fechada” , eu ñ falo nada , eu sei que eu ñ jogo tão bem assim , mas eu sei fazer os movimentos quase certo , falar que ñ é engraçado ver uma pessoa q ñ sabe jogar tenis de mesa , alias rir é inevitavel em alguns casos é complicado ver e fica sério , se eu tiver a oportunidade eu ajudo a pessoa dou umas dicas , o importante é ñ se achar o melhor e ñ aceitar opiniões de outras pessoas , Eu acho mais importante perder pra uma pessoa que sabe muito do que ganhar dela.

vlw galera

Tinha esse receio quando pensei em voltar a jogar, pois sofri com essas “panelas” quando tentei por dois meses treinar no Bunkyo (isso já faz muitos anos…) e acabei desistindo…
Esse receio desapareceu quando fui ao Vila Ré. Fui muito bem recebido pelo Mauro e pelo pessoal de lá. O povo que joga bem ajuda nos treinos e corrige os nossos erros.
Acho que até por isso o Kaikan está sempre cheio ! Você treina dentro das suas possibilidades e o pessoal sempre é simpático e disposto a ajudar !

Sobre as panelas, eu não tiro a razão de algumas devido ao nível.
Se eu to treinando algum fundamento mais avançado, um treino mais técnico, eu não tenho paciência de ficar ensinando a bater bola, por isso que eu não curto treinar com jogadores de um nivel mais baixo. Mas se for somente um bate bola simples, por que não?

Caros amigos.
Aqui estou de novo a dar minha opinião.
Concordo com todos vós, quando comecei a aprender aos 14 anos também senti na pele o mesmo. Mas para mim fui um grande incentivo pois dediquei mais tempo ao treino para assim poder treinar com os melhores e enquanto treinava então ainda me aplicava mais para aprender e dar luta.
Tenho 51 anos e depois de ler um livro antigo escrito por Victor Barna onde ele diz que nunca devemos de abdicar de treinar mesmo com aqueles que nada ou pouco jogam, já que estes conseguem colocar a bola nos sitios mais incriveis criando muitas dificuldades, ajudo sempre aqueles que aprendem ou jogam pouco, mas ao fazer a abordagem claro que é preciso ter cuidado para não melindrar a quem estamos a aconselhar.
Penso que contribui com minha opinião, caso de dúvida contactem-me.
Amilcar Maria

Creio que ninguém nasceu sabendo, concordo com o Amilcar.
Se estamos treinando para melhorar o nosso nivel de jogo realmente não dá para jogar coma alguém de nivel inferior, mas se vc esta na mesa ao lado não custa ir lá se a pessoa aceitar, e dar uns toque naquilo que ele esta fazendo de errado.
Não sou o melhor jogador do mundo, e nem de onde eu treino, mas sempre que posso procuro ajudar os mais novos, vejo hoje garotos que estão evoluindo muito, e fico satisfeito por saber que eu dei minha parcela de contribuição para que isto ocorresse.
Procurem ajudar uns aos outros, pois se todos treinam no mesmo lugar, são todos parte de uma só equipe.
Não riam, ajudem, procurem incentivar as pessoas para que o esporte cresça, para que outros possam vir praticar, só com a união é que o esporte vai crescer.
Se outros derem risadas, chame em um canto que peça para que ele não faça isso, é um péssimo exemplo de um desportista, e afasta as pessoas prejudicando até o treinador, que muitas vezes depende daquelas pessoas que precisavam apenas de mais tempo para aprender a jogar e crescer no esporte, pois cada pessoa que desiste é uma mensalidade a menos na assossiação, clube, ou mesmo direto para o treinador, diminuindo o material que aqueles que riem usam para treinar.
Pensem nisto, se em vez de rir nos ensinar-mos a pessoa do porque ela esta errando com certeza vc estará contribuindo com o esporte, e ganhando até um amigo.
Um abraço a todos,
Vamos colaborar uns com os outros, assim o esporte vai crescer.

:stuck_out_tongue: Olá pessoal sou novo no Forum é a primeira vez que escrevo
eu jogava Tenis de Mesa até início da década de 70, no E. C ,Corinthians
na época em que o clube ficou mais de 20 anos sem ganhar nenhum campeonato no futebol, parei quando Vicente Matheus assumiu a presidencia do clube, ele desativou o departamento de Tenis de Mesa, ( na época o grande rival do Palmeiras ), alegando não ter verbas para nenhum outro esporte além do futebol, derrubou o prédio onde jogavamos e fez do local um grande jardim, eu treinava com grandes nomes da época Medina, Sr Romeu, Sr Romano entre outros os mais antigos se lembram deles, eu moro na zona leste de São Paulo desde aquele tempo, eu tinha 15 anos quando tive de parar, quase todos que jogavam lá migraram para o Palmeiras eu não pude ir devido a distancia, na época não havia a facilidade no transporte.
Estou tentando voltar a treinar no Clube Itaim Keiko , mas se eu não pagar um treinador como estou fazendo não tenho ninguém para bater bola , após o treino todos vão jogar , na realidade eu não posso jogar aiinda , estou começando do zero, tudo mudou borrachas, bolinha, etc.
Eu jogava com uma madeira Panic D 30 , e borracha Tempest e Super Sriver.
As borrachas de hoje são muito mais rápidas que daquela época, tenho dificuldades em controlar as batidas, e tenho que sair jogando, imagine os comentários…, sem contar os meus movimentos que na época eram diferentes de hoje, eu era defensivo na época hoje tenho que ser atacante, não tenho mais pernas para defesa.
Eu ouço as risadas e comentários faço de conta que não estou ouvindo
e até deixei de ir treinar por constrangimento.

Pessoal,

Para quem não gosta de jogar com iniciante, eis uma dica. Encare o jogo como um treino. Tente rebater todas as bolas de forehand para treinar perna ou de oportunidade do seu adversário atacar para treinar sua defesa. Se for só um bate bola, geralmente quem está começando joga a bola toda torta, tente rebater todas elas e devolver no mesmo ponto da mesa, assim você treina o seu controle. Existem inúmeras formas de treinar com quem é menos experiente que você, é só ter boa vontade.

Outra coisa no mundialito desse ano um austríaco do time B da Áustria, que treina com Schlager e companhia, foi no meu clube e fez uma demonstração junto com o meu técnico. Depois disso ele bateu bola com todo mundo sem exceção. Se um cara do nível dele tem disposição de bater bola com pessoas num nível muuuuito abaixo do dele não entendo porque jogadores, que nem são profissionais ficam querendo tirar uma onda com os outros. :?:

Gostaria de conhecer alguém que já nasceu sabendo!!! :wink:

Abraços,
Alexandre

Bem…, eu já passei por situações muito constragedoras e como eu acredito ser uma pessoa tímida, sofro mais do que outras pessoas com personalidades diferentes. Comecei no tênis de mesa a um bom tempo atrás, quando eu tinhas uns 20 anos +ou-, antes era só ping pong, um bate bola descontraído, depois passei a tênis de mesa, eu jogava com dois amigos meus e era muito legal, mas completamente sem objetivo, mais por descontração mesmo, ao menos pra mim, algo que hoje percebi ser meio chato para outras pessoas que jogavam contra mim, pois passei por situação parecida recentemente, hoje não sou tão iniciante como antigamente, mas ainda tenho que aprender muito e fui jogar com um rapaz bem iniciante, percebi que o que mais me deixava desmotivado em jogar com ele, não era o fato de ser melhor ou pior do que ele, mas sim o descomprometimento dele com o treino, algo que eu fazia antes, e me arrependo, afinal jogar com alguém que parece não querer aprender é desmotivador para mim.

Há 3 meses e meio eu voltei a jogar, mas me lembro muito bem o motivo pelo qual tinha parado, moro em uma cidade não muito grande, Uberaba, com 300.000 mil habitantes +ou- e são poucos os que jogam por aqui, mas apesar disso tem 5 mestenistas de um bom nível, no entanto, do meu nível são só dois em treinamento no momento, e um deles está trabalhando em Uberlândia, e talvez vai ser transferido e o outro se encaixa nesse perfil de descomprometimento de jogar. Os 5 que jogam bem… tem perfis diferentes no que se refere aos iniciantes, graças a um Deles, eu pude jogar com eles, mas a diferença entre eu e eles é muito grande e não tem muito com eu treinar, só jogar de vez em quando. Eu sei que jogar com eles é importante pra mim, mas eu precisava de alguém para treinar mais constantemente, algo que está ficando difícil agora para mim.

Foi então que lembrei porque tinha parado, não foi só estudo e trabalho, mas também falta de gente pra treinar, e as humilhações que alguns dos que são bons ficam fazendo, eu tinha mania de pular demais, alguns me chamavam de perereca, ficavam esculachando ao jogar e isso desmotiva demais, não é fácil suportar isso pelo tênis de mesa, embora eu goste muito!

eu axo errado os cara avacalha com o cara novo q joga tudo errado mas o cara nao pode chega folgado e dizendo que ganha de todo mundo e sendo chato, senao ta ferrado

Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.

É A ATITUDE QUE EU MAIS ODEIO NUM BOM JOGADOR, O MENOSPREZO PARA COM O PRÓXIMO, PRINCIPALMENTE SE ESTE PRÓXIMO NÃO SOUBER NEM PEGAR NA RAQUETE, SE UM DIA TIVERAM A PACIÊNCIA DE LHES ENSINAR, PORQUE NÃO COMPARTILHAR DE SEUS CONHECIMENTOS RECEBIDOS COM UM QUE NÃO TEM OU NÃO TEVE A MESMA OPORTUNIDADE.

Ninguém sabe o ponto certo de se doar e quanto vale a pena. É verdade… Às vezes, não vale. A gente se dá sem querer nada em troca. Por quanto tempo conseguimos encher copos de água para o outro enquanto morremos de sede? Não será essa atitude uma maneira de simplesmente alimentar o egoísmo do outro? É cômodo apenas receber… (Débora Böttcher)

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)

PACIÊNCIA…

[quote=“pingpong”:1ao5ckmg]Caros amigos.
Aqui estou de novo a dar minha opinião.
Concordo com todos vós, quando comecei a aprender aos 14 anos também senti na pele o mesmo. Mas para mim fui um grande incentivo pois dediquei mais tempo ao treino para assim poder treinar com os melhores e enquanto treinava então ainda me aplicava mais para aprender e dar luta.
Tenho 51 anos e depois de ler um livro antigo escrito por Victor Barna onde ele diz que nunca devemos de abdicar de treinar mesmo com aqueles que nada ou pouco jogam, já que estes conseguem colocar a bola nos sitios mais incriveis criando muitas dificuldades, ajudo sempre aqueles que aprendem ou jogam pouco, mas ao fazer a abordagem claro que é preciso ter cuidado para não melindrar a quem estamos a aconselhar.
Penso que contribui com minha opinião, caso de dúvida contactem-me.
Amilcar Maria[/quote]

sem falar q o cara pode num ser ta ruim qto as pessoas pensam. teve um torneio em q tinha um caracom uma raquete de 2 reais (akelas com borrachas amarela e azul) e td mundo pensou q era fraco, mas com aquela raquete anula o efeito, resultado terminou em quinto com um jogo elogiado por tdos no final.

Esqueceu de um detalhe MesaTM: O cara que perdeu pra este garoto, e que até onde sei escolhe com quem vai treinar, é de difícil tratamento e já o vi tentando humilhar outros jogadores mais fracos, além de ficar com “risadinhas” que não levam a lugar nenhum, a não ser a uma completa repugnação dos que com ele jogam.

Ainda não penso assim sobre esse jogador, mas já presenciei atitudes dele que recrimino, não concordo, e que sei que você sabe que procuro fazer meus atletas não fazerem.

Eu particularmente procuro passar o pouco que sei a todos aqueles que me dão a oportunidade de mostrar e explicar o que sei, pois só se aprende tendo disciplina e alguém para te ensinar.