Qual a melhor marca de madeiras ?

Na sua opinião ( voce que entrou aqui)

  1. dentre as diferentes madeiras que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo ?

  2. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo (maior qualidade e acabamento) ?

  3. qual marca que tem um diferencial na qualidade das laminas ( as madeiras da marca vem selecionadas voce ve que as laminas sao realmente selecionadas a dedo, sem diferenças lisinha etc…)

  4. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as madeiras dessa marca são realmente boas nisso)

  5. Qual marca tem diferencial em controle ( as madeiras dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)

  6. Qual marca tem o diferencial de equilibrio entre os fatores, uma boa raquete que cobre bem controle e velocidade ?

  7. qual marca tem o diferencial de equilibrio de peso etc ( cuidados com centro de gravidade, equilibrio nas batidas etc)

  8. qual finalmente é a melhor marca de madeira e porque voce acha isso ?

  9. quais marcas voce acha ruins, e porque ?

Bom, como vc fez várias perguntas, espero que muita gente responda, pra que quando alguém perguntar sobre material, possamos indicar esse tópico.

  1. Para mim, madeiras que eram minhas ou de amigos que me emprestaram:
    Melhores - nao necessariamente nessa ordem:
    donic dicon / donic appelgren
    timo boll spirit / andro c.suss all+

Piores:
bty primorac carbon / achei pesada demais
bty primorac off- / vibra muito, muita gente gosta.
E uma tibhar que não lembro o nome, o madeira mal feita a que eu experimentei.

Eu já tenho duas da andro c.suss all+, que é a madeira que uso. Se eu um dia voltar a usar duas borrachas, pretendo comprar um timo boll spirit ou dicon. Dicon eu já tenho dois também, guardados porém um pouco danificados, logo eu compraria uma timo boll spirit cabo reto.

2)Cara, as madeiras da donic duram bastante.
To usando uma madeira da andro, o acabamento é espetacular, as madeiras são boas e bonitas , a madeira ser bonita não faz diferença, mas o acabamento da minha é muito bom. Tem umas coisas nela, que além de leve, tem uma batida legal. Eu ficaria com Donic no topo, pois a donic tem mais madeiras de melhor qualidade. As madeiras da bty são boas também, principalmente as carbonadas, mas eu não gosto de madeira carbonada, mas as carbonadas da bty sao as melhores. A andro tem acabamento espetacular. A stiga tem uma ou outra madeira que salva na minha opinião.

  1. A minha andro é muito boa. Olha, eu já vi dois cabos da mesma marca, diferentes. Tenho 2 dicons, e um deles parece mais compacto , melhor trabalhado. A minha andro tem alguma coisa na superfície que ela é lisinha, as folhas não saem, to a quase 1 ano com ela, e ela ta durando bastante. Não tem cola pra destruir essa madeira. A maior parte das madeiras tem um bom acabamento, de minimo de qualidade, mas claro que algumas se superam de tão boas. Outras são bem ruinzinhas. Já vi umas madeiras da donic soltarem fibra, mas faz um bom tempo, eram modelos da bola antiga , se vc reparar, as novas madeiras estão um pouco maiores.

4) De todas que experimentei, as da bty são bem rápidas, são mais pesadas, mas realmente são bem rápidas. No meu caso, a minha andro tem boa velocidade pro meu jogo, mas é lenta para a grande parte dos atletas, apesar de que existe a versão OFF dela. Ela tem uma batida seca, detestada por muita gente, ela nao vibra. Eu usei donic dicon por um bom tempo e ele é bem rapidinho também. Pra mim, madeira rápida demais não dá certo, não consigo me adaptar bem, geralmente o feeling da madeira não é bom na minha opinião. Qd experimentei a primorac carbon, além de ser pesada, a bola disparava muito, loucura. Uma bomba de tão rápida, mas acho que tem muita gente que gosta.

  1. Olha, pelo que ouvi falar, Andro e Nittaku tem muito controle nas madeiras. As madeiras de arylate carbon também, viscaria, timo boll spirit. Da donic, a appelgren alem de ser leve tem bom controle.

Eu gostaria muito de opinar mais sobre as madeiras da nittaku, que todo mundo elogia, mas que eu me lembre, nunca experimentei uma

  1. Donic tem um equilibrio fantástico na maior parte das madeiras que já experimentei deles. Que eu me lembre agora, nenhuma madeira deles puxa demais pra um lado, equilibrio perto de perfeito.

  2. Andro tem predomínio de madeiras leves. A batida não perde qualidade, eu sempre busquei madeiras rígidas, firmes, pois tive uma carbonada e achei horrível. Depois tive uma madeira da kws, que não encaixou no meu jogo pois achei um pouco frágil, o contrario da pessoa que comprou, que gostou muito. E agora uso essa andro, leve e de batida firme. Pra mim combinou direitinho, eu sempre procurei uma madeira que dê pra sentir o contato com a bola, que não dispare. Excepcional. Só troco de andro pra experimentar nittaku que é a marca que ainda não experimentei nada.

  • qual finalmente é a melhor marca de madeira e porque voce acha isso ?

Pra mim é a madeira que uso atualmente, ela tem controle, coloquei uma borracha chinesa no forehand, borracha bem colada, numa madeira leve, de batida seca, de madeira hinoki, com pino no backhand, madeira de 75g, a raquete é muito leve no total, resultado, a aceleração fica facilitada.
A melhor marca pra mim é a donic, acho que tem mais tradição, mas assim, como já falei, eu experimentei poucas madeiras no tênis de mesa, logo não tenho como generalizar assim. Indo por base de comentários que ouvi e de testes que fiz, a donic é de excelente qualidade e tradição.

Quando eu experimentar mais madeiras da kws, da stiga, da nittaku, da bty, da andro , eu vou opinar aqui novamente daqui uns tempos.

  1. Não gosto da tibhar nem da stiga. A tibhar tem uns tacos mal acabados na minha opinião, de qualidade inferior a outras marcas. Acho que tem 1 ou 2 cabos só que salvam na tibhar. A stiga é um pouco superior, tem uns 5 cabos que parecem bons, mas tem uns que deixam a desejar também. Não gostei de um cabo da friendship que experimentei, achei muito frágil.

Parece que a dhs tem boas madeiras pra iniciante.

Bom, quero deixar minha observação final

Sobre comentários que ouço e leio, sempre falam bem das marcas/madeiras:

  • Avalox (p500)
  • Bty petr korbel
  • Bty cypress
  • Nittaku AA
  • Donic senso appelgren v1

E nao sei quem foi que me disse, que só usava nittaku a 4 anos, e ja havia utilizado mais de 8 madeiras, disse ter gostado de todas. Se for assim, vou ate testar alguma ;D

Alguns chineses (se não quase todos) usam nittaku com borracha japonesa no back e chinesa no forehand.

Um colega meu usava a power 40 da tibhar, e achou a madeira rápida, porém muito pesada, lixou e disse que a madeira melhorou. Eu acho que a tibhar deveria lançar outra coleção de madeiras, mais leves e de melhor acabamento, etc. Bom, quem sou eu pra julgar fabricantes que estao por dentro da tecnologia de fabricação de madeiras.

Eu até podia responder agora, mas depois destye post do j0rnal1sta voutentar fazer algo tão bom quanto pra poder deixar este tópico quase como uma enciclopedia. Me dêem um tempo e eu volto aqui! :smiley:

O mesmo vale para o topico sobre borrachas.

1) dentre as diferentes madeiras que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo ? Curti muito as madeiras da Nittaku, tanto que eu encomendei uma Rorin pra mim. E eu tenho uma aversão as Madeiras Friendship.
  1. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo (maior qualidade e acabamento) ?
    Depende do seu uso… todas as madeiras, se bem conservadas, duram um bom tempo. Isso falando das marcas mais conhecidas.

  2. qual marca que tem um diferencial na qualidade das laminas ( as madeiras da marca vem selecionadas voce ve que as laminas sao realmente selecionadas a dedo, sem diferenças lisinha etc…)
    Meu, todas as marcas tem madeiras boas e madeiras ruins, principalmente as Hinoki. Como ja foi discutido, eu posso ter uma Nittaku A xoxa e uma Nittaku A extremamente rápida. Depende de você escolher ela certinho.

  3. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as madeiras dessa marca são realmente boas nisso)
    Andro

  4. Qual marca tem diferencial em controle ( as madeiras dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)
    As Yasakas conseguem manter um controle fantástico, mas as Andro conseguem ser diferenciadas. Já nas madeiras caneta, as Nittaku são minhas favoritas.

  5. Qual marca tem o diferencial de equilibrio entre os fatores, uma boa raquete que cobre bem controle e velocidade ?
    Andro, Nittaku e algumas da Butterfly

  6. qual marca tem o diferencial de equilibrio de peso etc ( cuidados com centro de gravidade, equilibrio nas batidas etc)
    Yasaka e Andro são relamente destaques em relação a peso e equilibrio.

Cool qual finalmente é a melhor marca de madeira e porque voce acha isso ?
Eu tiro meu chapéu pra Andro, pelos investimentos em tecnologia, e pra Butterfly, pelo ótimo departamento de marketing. :smiley:

  1. quais marcas voce acha ruins, e porque ?

Falando das marcas grandes, nao gosto das madeiras friendship e das madeiras da Tibhar

  1. dentre as diferentes madeiras que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo ?

[b]Vou começar falando de madeiras canetas. As 2 melhores marcas q testei são Bty e Nittaku. Aparentemente a Nittaku usa hinoki de melhor qualidade, provavelmente por vender e produzir em menor quantidade. Já as Bty tem pra mim superioridade sobre a Nittaku no desenho. Enquanto Nittaku tem uma cabeça mais longa, cabo mais fino e conico , oq privilegia o shoto, as Bty tem um cabo mais grosso e reto, alem da cabeça menor oq deixa mais aerodinamico.
Nas madeiras canetas faço menção honrosa pra KWS com a NErvosity q até hoje tme me servido mto bem. Pena a KWS não poder fazer madeiras de hinoki, seriam compra certa minha.

Mesmo não sendo classista, vou falar um pouco sobre elas aqui:

Gosto das madeiras bty, os modelos carbonados deles são os melhores realmente. A timo boll spirit é muito boa, a Cofferlait o mesmo e tem muitas outras. Dentre as q não gosto estariam a Primorac Carbon e a Werner Schlager. Estas duas tem um cabo quadrado q eh desconfortavel(experimentei os dois na versão FL q já não eh minha preferida) e são muito duras, mas para o estilo q foram desenhadas elas atendem perfeitamente as necessicades.

Quando passamos a olhar as raquetes feitas apenas de madeira, eu acho q as da bty perdem um pouco da qualidade. Isso acontece pq em geral elas vibra pouco e quando pego uma raquete all-wood gosto de ter grande feeling. De qualquer jeito a Petr Korbel eh uma otima madeira, provavelmente a mais popular do Brasil.

Das outras marcas, a Yasaka tem raquetes com excelente feeling, como a Extra e suas variantes q são muito boas. A Stiga tem o melhor feeling q ja vi, e cada madeira tem sistemas q podem ser muito uteis como o WRB(q concentra o peso na ponta), o CR(q deixa a raquete mais rapida sem alterar muito as suas outras caracteristicas) e o Oversize(pra quem acha q perdeu velocidade com a bola de 40 mm :roll: )

As madeiras Tibhar tem seus altos e baixos. Eu não compro esta marca no Brasil por outros motivos, mas a Samsonov Carbon eh uma excelente raquete, otimo feeling pra uma carbonada, seu unico problema é q foi feita imaginando q todo mundo tem 2 metros tipo o Samsonov daí ela eh gigante msm. Também tem umas q eu não consigo gostar. A MAster OFF eh uma. Não q seja dessastre completo, mas eu não consigo usar uma raquete tão fina e com todo aquele peso dela. Já a Dinamyc 7 não eh boa mesmo, nem parece 7 folhas, muito xoxa.[/b]

  1. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo (maior qualidade e acabamento) ?

O melhor acabamento deve provavelmente ser da Andro ou da Nittaku. Fico na duvida. Já durabilidade depende bastante do usuario. E da cola q ele usa…Entretanto numa comparação bem desonesta a vitoria eh das raquetes caneta de 1 folha de hinoki q sejam feitas com madeira bem antiga(200 anos pra cima). Não tem como estragar, só quebrando em 2 (oq não é tãããoo dificil assim, mas precisa de uma boa dose de vontade).

  1. qual marca que tem um diferencial na qualidade das laminas ( as madeiras da marca vem selecionadas voce ve que as laminas sao realmente selecionadas a dedo, sem diferenças lisinha etc…)

[b]A Nittaku faz isso na linha Acoustic e Violin. Estas 2 são feitas em fabricas de instrumentos musicais e só usam o q ha de melhor em relação à madeira. Pena q isto tem seu preço, e é bem alto(150 dolares numa madeira com caracteristicas semelhantes à de uma Yasaka Extra, Violin C :roll: )

Segundo a propaganda do catalogo, a Stiga tb usa apenas madeira selecionada à dedo, mas nunca notei algo neste sentido.

  1. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as madeiras dessa marca são realmente boas nisso)

Bty com suas carbonadas q eu não gosto é muito boa neste quesito. Mas a Andro tem tanta velocidade qto com mais controle, e menos dureza.

  1. Qual marca tem diferencial em controle ( as madeiras dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)

Cito a Donic. Mesmo em madeiras bem rapidas o controle eh excelente.[/b]

  1. Qual marca tem o diferencial de equilibrio entre os fatores, uma boa raquete que cobre bem controle e velocidade ?

As Arylate-Carbon da Bty cumprem bem este papel, mas a Stiga tem algumas otimas neste equilibrio, q as vezes eh sua maior fraqueza. Eles tem muitas carbonadas com enorme feeling, mas pra conseguir isso um pouco de velocidade eh sacrificado, e as vezes quem busca uma madeira dessa quer acima de tudo velocidade.

  1. qual marca tem o diferencial de equilibrio de peso etc ( cuidados com centro de gravidade, equilibrio nas batidas etc)

Muitas marcas tem sistemas q deslocam o peso da raquete para sua cabeça, seja usando cabos ocos ou às vezes preenchidos com espuma(Super Core System). Que eu me lembre de cabeça: Bty(VSGs), Andro(Super Core System e variantes), Stiga(WRB), Donic(Senso).

  1. qual finalmente é a melhor marca de madeira e porque voce acha isso ?
    Entre as canetas as Nittaku(mesmo preferindo o desenho BTY), ja para classicas BTY nas carbonadas e canhõezinhos e Stiga ou Yasaka para all-wood. Menção honrosa pra Andro.

  2. quais marcas voce acha ruins, e porque?

Tibhar poderia ser mais constante, mas suas madeiras são usáveis. Já suas borrachas…

PS: citei muitas madeiras BTY, isso acontece por elas serem muito populares e eu conhecer bem. Não q elas sejam superiores em tudo q existe, são apenas mais conhecidas.

[quote=“Cosmotopeia”:kwaldllo]Na sua opinião ( voce que entrou aqui)

  1. dentre as diferentes madeiras que voce ja usou. que marcas foram as melhores ? e as piores ? quais voce compraria denovo ?
    butterfly timo boll spirit ela é muito rapida não vibra e tem um controle que surpreende devido a usa velocidade. compraria outra timo boll com certeza.

  2. qual a marca na tua opiniao que dura mais tempo (maior qualidade e acabamento) ?
    acho que madeiras como qualquer coisa dependem do dono se ela não cair, não bater na mesa e nem molhar acho que pode durar uns 10 a 15 anos se bem cuidadas é claro eu mesmo tenho uma nittaku de 14 anos que não uso mais mas daria pra usar tranquilo.

  3. qual marca que tem um diferencial na qualidade das laminas ( as madeiras da marca vem selecionadas voce ve que as laminas sao realmente selecionadas a dedo, sem diferenças lisinha etc…)
    isso nunca reparei até por que aqui no pará não se veem tantas raquetes assim mas minha timo boll é muito bem acabada e com laminas de madeira bem uniformes ateé por que devem ser madeiras de lei acho eu, sendoa ssim madeiras de qualidade superior.

  4. qual marca que tem um diferencial na velocidade ( as madeiras dessa marca são realmente boas nisso)
    butterfly como já disse a timo boll é bem rapida e controlada mas tenho um a migo que tem uma aelous que é um canhão

  5. Qual marca tem diferencial em controle ( as madeiras dessa marca tentem a ter mais controle e eles são bons nisso)
    acho que todas as marca top tem otimas madeiras neste aspecto umas vibram mais outras menos mas isso depende do seus gosto.

  6. Qual marca tem o diferencial de equilibrio entre os fatores, uma boa raquete que cobre bem controle e velocidade ?
    compre uma timo boll vc não vai se arrepender e vai se surpreender.

  7. qual marca tem o diferencial de equilibrio de peso etc ( cuidados com centro de gravidade, equilibrio nas batidas etc)

  8. qual finalmente é a melhor marca de madeira e porque voce acha isso ?
    butterfly e stiga apesar da stiga vibrar um pouco acho que as duas dominam quando se fala de madeiras classicas.
    são madeiras tradicionalmente usadas pelos melhores atletas e tambem pela maioroa deles. não despresando as outras marcas é claro todas tem otimas madeiras.

  9. quais marcas voce acha ruins, e porque ?[/quote]
    firendship acho as madeiras choxas e viram muito eu não teria uma.

Eu já testei a timo boll, e ela não é recomendada pra todos os estilos. Se você for um jogador de movimentos muito grandes, não use a madeira, se vc for kato, não use, pino de ataque também acho que não combina bem, depende do pino acredito. Essa madeira tem melhor eficiência em saque/recepção, jogo curto, movimentos de aceleração rápida e de pequena amplitude.

minhas impressoes:
Nittaku ANV Wang Nan 5 :
chapas de Madeira, classica, RAPIDA, pesada para os padroes atuais: mas espetacular apesar e por causa disso.
é uma raquete rapida, com um sweet spot bom para uma raquete de madeira, as chapas são perfeitas e uniformes, pena que nao vem laqueada e pode sair lasquinhas nas trocas de borrachas.
ela tem um otimo controle se levar em consideração o impulso e a velocidade que ela permite, alem de ser somente madeiras.
ela é agressiva, pra quem é defensivo, nem pense nela.
é uma das melhores madeiras que eu já joguei,
e uma das mais rapidas, é muito boa nesse aspecto,
e … bom acho que já falei o suficiente, nao tem como descrever mais que isso. achei que vale a pena, e vale o preço inclusive alem de outras madeiras que levam nomes de jogadores. que sao um pouco mais caras e que sao ou do mesmo nivel ou levemente inferiores / talvez o acabamento das outras seja melhor, ( não é ruin, mas nao eh perfeito tambem. - embora as madeiras(chapas) sejam de 1a linha messsmo)

KWS Inicius
pra quem ta começando, são super baratas, e sao boas pra voce começar já que ainda nao sabe definir ao certo o que gostaria de ter de material, é uma boa comprar uma dessas em vez de tentar montar uma de primeira, ( sai mais barato gastar 130 e depois 450, do que gastar 350 e depois 450)
ela cumpre com o objetivo “iniciante” e supera muiiitas vezes qualquer raquete pronta (hobby) de marcas renomadas como butterfly etc etc
´´otima escolha para começar.
simplificando, tem borrchas all round da nitakku, de base, e a madeira é média lenta. leve e suave. inicius mesmo :slight_smile: mas melhor que qualquer coisa que voce acharia por ai pronta, melhor pra treinar e começar do que querer comprar uma “boa” raquete de primeira e se arrepender depois.

KWS Supreme 7
assim, ela vale o preço que se paga, 90 reais.
simples assim.
ela vibra, e é mais rapida e um pouco mais controlada (com vibração) do que a inicius.
da pra perfeitamente usar ela alem dos treinos inicias, - mesmo que seja muito boa pra quem ta começando tambem.
basicamente se vc acha que vibração é legal pra sentir as bolinhas e as batidas, e quer uma raquete equilibrada e barata, com um bom custo beneficio, é uma otima opção.
assim como pra quem ta começando é eh um pouco mais abastado de $, pode começar com uma

minha sugestão perfeita pra começar ( que tive sucesso e opinioes favoraveis dos iniciantes que eu to treinando aqui em casa):

KWS Supreme 7
no forehand(vermelho/direita) :

Nitakku Midship (escolha segura) /

ou hammond pro alfa(pros caras estressadinhos eh bom dar uma chance…) ( pra quem ja tem alguma noção jogava com yashima e essas coias de ping pong … da pra começar com ela pelo controle, mesmo que alguem possa achar “muito” rapida pra começar)

e nitakku Midship SC no back (ver topico sobre borrachas)