qual a diferença

eu gostaria de saber quis as diferenças entre as borrachas de pino longo tsp curl p1 e curl p4, eu ja utilizo a curl p1 e queria saber se varia muito de uma para a outra, tipo qual da para pesar mais a bola, ou se uma é melhor para dar um kato mais seco, eu sei que a curl p1 é a mais utilizada, mais queria saber as principais diferenças.
desde ja agradeço a quem responder

A Curl P4 tem um toque mais macio, nao sei se é apenas a esponja ou os pinos tb sejam. Ela é mais fácil para jogo mais próximo a mesa, acho q a Curl P1 tem um kato mais carregado, dificultando mais para o adversário, mas a P4 é mais facil de controlar, principalmente pra kato curto proximo mesa.

Olá Narukami,

Já joguei com as duas, aliás até pouco tempo atrás tinha duas raquetes com cada um dos pinos colados.

Basicamente o TopSheet é o mesmo, se tiver diferença é bem pouca, mas a esponja muda drasticamente!

A esponja do P4 parece esponja de Anti, é bem “fofa” e amortece muito a bola, enquanto que a esponja do P1r é firme, empurra mais a
bola.

O Kato com o P4 é super fácil de fazer, acredito ser o pino mais fácil de se fazer kato de todos que já experimentei (mais de 30 pinos), como a esponja amortece a bola, o kato fica suave, com bastante margem pra colocar a bola na mesa, dificilmente a bola escapa, o problema desse pino é se você for usá-lo em cima da mesa, ele “entorta” a bola bem menos, a esponja faz com que a bola seja mais previsivel, a bola passa mais tempo em contato com o pino, e é dificil de fazer aquele Kato mais “flutuante”, a maioria dos katos saem mais “balãozinho” pra entrar na mesa.

Já o P1r eu uso 0.5mm porque ele pula muito mais, é muito mais firme a esponja, beeeeem mais rápido, em cima da mesa fica muito bom, entorta bastante a bola pro adversário, mas pro Kato ele é mais “Pro”, ou seja, se não estiver bem treinadinho o indice de acerto começa a cair, ele é mais “nervoso” pra dar kato que o P4.

Com o P4 senti que é mais dificil colocar peso do que com o P1r, mas isso consegue facilmente calibrar na mão, nada que uns bons meses de treino não dê pra pesar bastante com o P4 também.

Na minha opinião não existe melhor ou pior entre eles, é uma questão de gosto e estilo, voltei com o P1r por uma questão de gosto, mas jogaria novamente com o P4 sem problema algum.

Espero ter ajudado, abraços,

Roberto Lima

Se eu puder dar um pitaco indicaria o TSP Spinpips Chop 2, que é um pino curto desenvolvido para kateiros. O japonês Muramatsu usa um desse e a grande vantagem do pino é o potencial de ataque muito maior que qualquer pino longo.
Eu mesmo uso um na espessura 1.5mm no FH de madeira classineta (com borracha lisa no BH). A facilidade para bloquear com ele foi o que me levou a adotá-lo. Claro que perco um pouco no ataque com este pino comparado aos pinos curtos tradicionais, mas estou dando mais importância ao controle do que à velocidade.

Só uma idéia.

A minha técnica chinesa aqui nos EUA joga de uma forma bem interessante.

Perto da mesa ela ataca e quando está longe da mesa no backhand ela só dá kato.

Nesse caso ela usa uma pino curto da DHS no backhando a DHS Hurraricane 3 com esponja hard no forehand.

No forehand é uma jogadora Allround, ou seja, ela tem uma variação de jogo bem interessante achei bem legal…ela complica para caramba a estratégia de jogo sem entortar bola, apenas modificando a forma de jogar conforme a necessidade… talvez usando o pino que o Nakata falou seja bem legal usar uma estratégia dessas.