Quais os melhores jogadores chineses de todos os tempos?

Só pra esclarecer, segundo o Marcos Yamada e se entendi direito, o estilo classineta foi introduzido por uma mulher chinesa que nao fez muito sucesso.
abc

[quote=“Doc_SP”:2ao886eo][quote=“paulones”:2ao886eo]5) Liu Guoliang: o cara simplesmente inventou oficialmente o estilo classineta e tem o saque mais fdp da história.
Abrax[/quote]
Paulones desculpe pela resalva, mas nao podia deixar passar.
O Liu tem os vários méritos, mas o primeiro classineta, bom foi o Yan Sen, que “deu azar” ao enfrentar o Waldner no mundial de 97.
Se tivesse do lado da chave do Samsonov, eu acho que ele teria ido à final.
Dá uma pesquisada no jogo dele.
Alias ele começou arrasador ( 5 x0 )
Fora isso o Yan Sen ainda foi bi Mundial de Duplas (com o Liqin)
Abraços[/quote]

Doc, o Liu Guoliang não foi vice mundial em 1995, eliminando o Waldner?
O primeiro classineta a se destacar, eu acho que foi ele mesmo.

Eu me lembro, mas ele nao foi Tri “só foi bi”.
Alias duas vezes Bi : Bi campeão, Bi vice-campeão.

[quote=“LUA-RJ”:2i74e8u1]Só pra esclarecer, segundo o Marcos Yamada e se entendi direito, o estilo classineta foi introduzido por uma mulher chinesa que nao fez muito sucesso.
abc[/quote]
Ele tem razão, mas o “primeiro classineta” que “apareceu”, ou seja que ganhou real destaque, seja por ténica, seja por ter vencido a jogos, foi Yan Sen

[quote=“jadsonalmeida”:23yav8g6][Doc, o Liu Guoliang não foi vice mundial em 1995, eliminando o Waldner?
O primeiro classineta a se destacar, eu acho que foi ele mesmo.[/quote]
É que depende do ponto de vista, mas eu explico a “minha teoria” :
O Liu era um “meio classineta” pq usava pino no for, e em algumas bolas usava as costas.
Já o Yan Sen, usava muito as costas, praticamente com fazem os clássicos.

Eu preciso dar uma olhada nas minhas fitas, pq nao me lembro em 95 quem eliminou o Waldner.
O que eu me lembro é que em 95 a China ganhou tudo, equipes, duplas e individuais (masc e fem) .

Pois é.

Liu Guoliang tá mais pra caneteiro pineiro bloqueador (estilo He Zhi Wen) do que pra classineta. Ele quase não usava o back.

Como não usava o back?

Ele sacava com o back e abria várias 3as bolas de back. Para começar um estilo tá bom, né???

Doc, sorry, mas o Liu Guoliang se destacou em 95. Certo, ele era píneiro, bloqueava tudo, mas ele ainda tinha “as manha” de virar a raquete quando se afastava da mesa e trocar drives contra o Kong Linghui.

Quem não tem o jog da final de 1995 vale a pena ter. (não sei onde tem) Eu tinha uma fita que emprestei e não me devolveram mais. É a final mais emocionante de individual (de equipes é Suécia vs China em 97, acho) que eu já ví.

Nesse mundial o KTS ganhou do Wang Tao nas quartas e seria o único não chinês a jogar as semis, mas foi desclassificado por ter usado uma cola irregular. (tsic - doc, nem adianta explicar que eu não acredito)

Foram para as semis: Liu Guoliang vs Wang Tao e Ding Song vs Kong Linghui.

[quote=“paulones”:3tva5wk0]Como não usava o back?

Ele sacava com o back e abria várias 3as bolas de back. Para começar um estilo tá bom, né???
[/quote]

Pra mim o Liu usava muito pouco o back, menos até que o Ma Lin. Assisti um jogo dele contra o Waldner das antiga (época 21 pontos) e ele não abriu uma sequer de 3ª bola. No jogo inteiro ele só deu 2 saques de back.

Paulones, katsu eu tenho todos os jogos de 95, lembra-se ?
China era patrocinada pela… vc sabe…
Neste ano eu tenho tudo de tudo.
E ainda vou achar o video que mostra o “seu queridinho” fazendo “safadeza”… misturando todas, e deixando o total maior que 4 mm (tinha mais de 5 mm).
Veja o Yan Sen jogando e me diga quem mais “parece” classineta.

O liu Guoliang eliminou o Waldner em 1995.

Pra mim a final mais emocionante foi em 2000 (Suécia x China).

Todos os jogos foram sensacionais e o Person deu show no ultimo jogo.

Jadson, concordo com vc. 2000 foi a melhor de todas. COnfundi com 97.

Eu ainda acho que quem inventou o classineta foi o Liu Guoliang.

O Yan Sen aprimorou.

O Ma Lin tb.

O Wang Hao descambou tudo.

Abrax

Voltando ao tópico:
1 - Wang Liqin
2 - Liu Guoliang
3 - Kong Linghui

nao foi liu guoliang q inventou o estilo classineta não… esse estilo existia desde de 60…

mas foi com ele q o estilo de segurar caneta com dus borrachas q pegou…

mas q começou a jogar (e unico) no estilo classineta “puro” foi wang hao sem duvida alguma.

Wang liqin
Ma lin
e Kong Linghi
apesar de não ter ganho ainda nenhum mundial acho o jogo de Ma Lin superior ao de Liu Guoliang

No feminino, ao contrário, existe um sem número de classinetas a la Wang Hao.
http://www.youtube.com/watch?v=QBzWCziJIho

Em 95, quem eliminou Waldner foi Liu Guoliang num jogo hiper disputado. No último set, teve até recepção c/ drive por fora.

Mesa TM, pode até existir jogar com duas borrachas segurando caneta, mas o que se via eram os rotores.

Colocava-se uma borracha tipo pino ou anti no back para facilitar recepções de saque ou para dificultar o jogo sobre a mesa.

Com borracha lisa e abrindo com o back da raquete sem vira-la veio primeiro com o Liu.

e EU acho Liu Guoliang MUITO melhor que o Ma Lin. Quem viveu a fase Kong Linghui e Liu Guoliang sabe que o cara era foda. Sem falar que ele socou o Ma Lin um monte de vez, tb.

Abrax

Mas se é para saber quem “inventou” ai perdemos, pq foi uma mulher…

Se for assim a especificação que vc dá, entao foi o Yan Sen mesmo (1997)

[quote=“paulones”:18v79gpe]e EU acho Liu Guoliang MUITO melhor que o Ma Lin. Quem viveu a fase Kong Linghui e Liu Guoliang sabe que o cara era foda. Sem falar que ele socou o Ma Lin um monte de vez, tb.
Abrax[/quote]
No quesito SAQUE, nem dá para comparar.
O saque do Liu foi um dos melhores do planeta.
Até o “super Waldner” é que é um dos melhores “recebedores” tinha enorme dificuldade em pegá-los.