Pronúncia correta do nome dos jogadores

Eu estava tentando descobrir qual a pronuncia correta dos nomes daqueles times alemães, austríacos e mesmo o dos jogadores chineses e acabei descobrindo este fantástico serviço:
www.oddcast.com/home/demos/tts/tts_example.php

Basta digitar o texto e escolher a língua a ser lida. É praticamente perfeita a leitura em português e em quase todas as línguas.

Se alguém for tentar digitar os nomes dos chineses, não vai adiantar escrever “Wang Hao”, por exemplo, tem que colocar o nome dele em chinês também, ou seja, 王皓 (algumas pessoas verão apenas uns quadradinhos aqui, mas é porque o seu computador não tem a função de leitura de caracteres em chinês). Aqui estão os nomes em chinês de todos os ranqueados:
www.ittf.com.cn/_front_page/ittf1_ch.asp?category=wr_ch

Eu sempre percebi que Wang Liqin, por exemplo, não era exatamente “uang liqin”… No site poderemos escutar um “uan lixin”. Chen Qi é mais ou menos “xen xi”…

Mas isso serve para todo os idiomas. Vamos lá, todo mundo agora chamando o campeão mundial de 1993 de “Gacian” (Gatien). E nada de “Xiléger”, é “Xiláger”.

Abraços,

Mazinho

Eu conheci uma vez um frances que falou que Gatien se falava “Gatiã”.

Mas tb, pode haver um pouco de sotaque aí. Pense que um nome simples como Carlos pode ser:

• Carrrrrrlos
  • Carrrrrrlox
  • Cárlus
  • Cárlux
  • CáRlos (tipo caipira)
  • e por aí vai…

No caso específico de Gatien eu sempre escutei o “Gacian” mesmo. A mesma pronuncia era percebida em outros nomes franceses, como do ex-primeiro ministro canadense, que era Jean Chretien (o noticiário sempre falava Crecian).

Abraços,

Mazinho

Até que enfim vão acreditar em mim!! Sempre falei Jean Philipe “Gacian”, aprendi com meu cunhado francês a pronuncia. Muito legal o tópico.

Rsrsrsrsrs… Jan Öve Waldner fica “Jon Évi Valdinéri”

Bom,pelo que eu observava qdo os chineses chamavam pelo Wang Liqin lá no japão eles pronunciavam "Uan Litin"assim como a Wang Nang era “Uan Nam” e o Wang Hao era “Uan Rrao”.Os Koreanos pronunciam Oh Sang Eun como "Osanyun"e Ryu Seung Min algo como Russumim…