Projeto para Patrocínio

Eu preciso montar um projeto de patrocínio para “garimpar” com o empresariado. Alguém poderia me enviar projetos que possam me servir como exemplo?

Grato,

Paulo Cavendish

Paulo, você pretende fazer o quê especificamente: Arrumar grana para torneios ou para desenvolver o TM na sua região?
Caso a resposta seja a segunda opção, tenho um que estou usando para tentar entrar na Prefeitura de minha cidade, se quiser posso passá-lo.
Até mais

Olá adalberto , tudo bem ? eu tambem me interessei por esse projeto , para desenvolver o tm e para tentar angariar patrocinio para participar de eventos fora de domicilio , para apresentar a empresarios e a clubes q se interessarem. manda pra mim q eu me interesso.

valeu ]

em março eu to aí se Deus quizer.

Amigos, aqueles que quiserem olhar e tirar uma cópia podem acessar o link abaixo.

Só gostaria de deixar claro que é um projeto para desenvolver uma escolinha de TM, com apoio da Sec de Esportes de Cataguases, e claro, levar os garotos para competir, massificando assim o TM na minha região.

http://www.sosinformatica.org/projeto2007.pdf

Espero que ajude aos que se interessaram

Adalberto, achei o Projeto enxuto e bem feito, acho que outros que tiverem devem postar aqui tb.

MODELO BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

PROJETO

Ferramenta de ação que delimita uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazo de execução, responsabilidades e critérios de avaliação.

No âmbito do Estado, o PROJETO deve ser encarado como uma etapa ou uma forma de trabalho que se reporta necessariamente a objetivos globais de uma política pública.

1 – ELABORAÇÃO

Ao elaborar uma proposta, o pensamento está direcionado para o futuro. São ações a serem implantadas, objetivos a serem atingidos, recursos a serem captados e resultados que se quer alcançar. Tudo remete a um tempo que há de vir. 

PASSADO – Identidade, Memória/História, Experiência
PRESENTE – Oportunidades/Prioridades, Contexto
FUTURO – Expectativas, Desejos

Através de projetos, qualquer organização está voltada para o futuro e é condicionada pelo passado. Mas também deve considerar o presente. Ou seja, há um contexto e condições concretas nas quais  o projeto vai se materializando numa proposta de trabalho. Nem sempre este contexto ou as condições são as mais favoráveis, pois é comum que responsáveis por trabalhos sociais (seja na sociedade civil ou no Estado) tenham que elaborar propostas urgentes.
Assim, é recomendável buscar a maior sinergia possível entre o que se está propondo e/ou implementando e a trajetória pessoal e institucional. É fundamental também ter clareza sobre o horizonte das expectativas, desejos que animam o projeto. O horizonte é o leme que estabelece a direção que se quer imprimir à ação; sem ele, o projeto pode se perder numa realização meramente instrumental ou burocrática. 

2- CAMINHO DOS PROJETOS

Problema ou trabalho – Idéias – Estudos – Pré-planejamento – Formulação da proposta – Articulação do Projeto – Implementação – Avaliação contínua – Avaliação formal – Revisão do plano de trabalho – Avaliação final – Relatório final

Seis questões indispensáveis para um Projeto: QUEM, O QUÊ, POR QUÊ, COMO, QUANDO E QUANTO.

Sendo,
QUEM – Identifica o proponente do projeto,
O QUE – Consiste em definir objetivos e ações,
POR QUE –Justificativa para o trabalho,
COMO – Se refere à metodologia,
QUANDO – Diz respeito ao tempo e ao espaço em que se desenvolverá o projeto,
QUANTO – Por sua vez, define recursos necessários para a execução.

3 – ITENS DE UM PROJETO

APRESENTAÇÃO – ASPECTOS CONCEITUAIS – QUADRO DE METAS – ASPECTOS OPERACIONAIS – ITENS COMPLEMENTARES

A redação de um projeto significa seguir um roteiro básico de questões que devem ser respondidas para os leitores. Existem pontos básicos que devem ser esclarecidos ao longo da redação de uma proposta. 
Primeiramente é a Apresentação, onde aparecem as informações que constroem a imagem inicial. Capa, o resumo e a apresentação da organização que encaminha o projeto.
A segunda parte do esquema prioriza os Aspectos conceituais do projeto. É aqui que se desenvolve a argumentação em torno das idéias centrais que moverão o futuro projeto. A redação de um projeto não é composta somente de ações e articulações.                                                          Momento também de situar e escrever a justificativa, a construção dos objetivos e a definição do universo do projeto, mesmo que estes itens tenham um certo caráter operacional. Neste formato de redação permitirá uma seqüência de leitura fácil e lógica, que colabora para a compreensão da proposta.
A terceira parte do trabalho é a articulação. Aqui está o Quadro de metas que une a parte teórica com a parte prática do projeto – principalmente através da combinação de objetivos e orçamento. Também será o primeiro local a ser revisto, caso a proposta venha a ser aprovada por alguma instituição de apoio e necessite ser detalhada.
Na quarta parte, encontramos os Aspectos operativos da proposta. Aí estão a metodologia, equipe e parcerias, cronograma e orçamento. Como se pode constatar, se trata de aspectos operacionais que determinarão a consistência das ações. 
Na quinta e última parte de nosso esquema se encontram alguns itens complementares. Entram os anexos, a proposta de avaliação e o já comentado resumo. Como se pode notar, não é exatamente uma área da proposta, mas um apanhado de elementos que também cumprem seu papel e que não haviam entrado em nenhuma parte do projeto.     

1º - CAPA: Constar nome da Instituição, nome do Projeto, e ano de realização.

2º- APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO (INSTITUIÇÃO) e CONTEXTO DO PROJETO: Breve histórico, razão de sua existência, missão, trabalho desenvolvido até então, beneficiários, impacto de ação junto à comunidade;

3º- JUSTIFICATIVA: “Por quê” do projeto, qual a realidade que quer modificar com a execução do projeto;

4º- OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO: Definir o principal objetivo do projeto, e se existem objetivos secundários, é “o que” do projeto que é proposto para modificar uma realidade;

5º- PÚBLICO ALVO: Definir beneficiários do projeto, quantitativa e qualitativa, discriminando o perfil, faixa etária, é o “quem” do projeto;

6º- QUADRO DE METAS: Juntamente com o quadro de metas orçadas informar a Contra Partida da Entidade que explicará como a entidade participará do projeto em termos do que ela oferece em custos, qual a responsabilidade em termos de custo para o projeto;

7º- METOLOGIA: Será onde se descreverão os procedimentos, as maneiras pelas quais se pretende organizar, efetuar e avaliar a ação proposta, em todos os níveis;

8º- EQUIPE E PARCERIAS: Esclarecer de forma clara quem será responsável pelas ações. Isso significa que, antes mesmo de se redigir a proposta, já deve estar formada, ao menos em parte, a equipe que irá executar o projeto, e também escolhidos e contatados os eventuais parceiros de trabalho;

9º- CRONOGRAMA: Organizar o tempo de existência do projeto em uma planilha com ações ou atividades;

10º- ORÇAMENTO: Um bom orçamento deve ser claro, planificado, objetivo e suficientemente detalhado, indicando os itens e sub itens de despesa. O orçamento define a materialização do projeto em seus aspectos econômicos.

Exemplo de orçamento:

  • Em caso de solicitação de hospedagem para algum evento, por exemplo, definir custo da hospedagem (diária do hotel) x número de diárias x números de pessoas: Total.

11º- ANEXOS: Material de apoio como folders, notícia publicada em jornais ou revistas, quadros explicativos e outros recursos visuais que possam enriquecer o projeto; e

12º- AVALIAÇÃO: A avaliação pode ser uma das questões expostas na metologia. Mensurar por meio de entrevistas, questionários, etc os resultados junto aos beneficiários, isto é como medir o impacto do projeto na comunidade, levando-se em consideração não só pontos positivos mas também e talvez o mais importante, os pontos débeis que precisam ser corrigidos.

[quote=“betinhoita”:9rimr1zh]Paulo, você pretende fazer o quê especificamente: Arrumar grana para torneios ou para desenvolver o TM na sua região?
[/quote]

Adalberto, minha intenção original é conseguir patrocínio para mim, ou para o meu clube - viagens, materiais, etc. Porém, surgindo oportunidade, nada impede de sonhar com uma coisa mais ampla. Obrigado por disponibilizar o seu material.

Hinoki, obrigado pelo texto. Bastante didático.

Sds,

Paulo Cavendish

Hinoky, seu texto é excelente sem dúvida, obrigado.
Antônio Chaves, obrigado, espero que ele seja também agradável ao meu secretário de esportes, hehehe

Adalberto, a Governo do Estado tem aqui na Bahia, um programa de apoio ao esporte através da renúncia fiscal do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias - ICMS. Como, de alguma forma está ligado a projetos e patrocínios, aí vai o link para quem se interessar em ler sobre o assunto. http://www.fazatleta.ba.gov.br/

Tem dois livros muito bons que vc poderia ler:

Marketing Esportivo e Marketing Esportivo e Projeto Social

Eu tenho os dois…me manda uma MP que mando o autor e editora pq não lembro agora de cabeça.