Não entendo quase nada de química, mas acho que um teste seria mais ou menos assim:
Enfia-se a raquete em uma caixa vedada junto com um agente reativo (a ser especificado) que mudasse de cor conforme a quantidade de solvente absorvido. O solvente evapora e passa a participar da atmosfera dentro da caixa com uma certa pressão parcial que depende da concentração do solvente na raquete. A quantidade de gás absorvida pelo reagente imerso na atmosfera com o gás, imagino, seria propocional à pressão parcial do gás e ao tempo de exposição. O tempo de exposição, então, teria que ser fixado, para que a intensidade da cor do reagente correspondesse a uma certa escala colorimétrica a qual traduziria a quantidade de solvente na raquete.
Falei bobagem?[/quote]
Eu ia postar algo MUITO parecido com esse teu post. Rsolvi deixar daquele jeito ali pq percebi ocmo isto é inviavel. Por exemplo, dependendo da densidade da esponja, a taxa e perda de solvente por unidade de tempo deve variar absurdamente. Daí vc usaria uma borracha com tais caracteristicas e poderia colar mais. Como o que se quer proteger(oficialmente, nem vou discutir isso) é a saúde, o que deve ser limitado é a quantdade de solvente, não o efieto que ele produz. Por isso acredito que a medição seria muito ineficiente, e cara. Tem também o fato do tmepo que levaria. Um equipaento muito preciso, que realizasse o teste com a evaporação de menor tempo seria mto caro pra se manter.
Por isso tudo que falei, não acredito que a medição dos gases tenha custo beneficio sufciente.
Eu pensei em algum reagente que realizasse algum tipo de reação com o anel aromático, tipo uma substituição de algum dos hifrogenios por um radical qualquer dentro da esponja, daew seria só pingar o composto em questão na esponja. Tem problemas? Claro haha, senão eu num postava aqui e tava falando com a ittf. Como vc pinga algo na esponja de uma raquete colada(lembrando que não tme borracha sorando numa raquete não colada)? Seria preciso soltar a borracha e em seguida, colar.
Também pleo ponto de vista quimico, reações de substituição em aromticos acontecem somente na presença de catalisadores e que eu me lembre também precisam de energia para ocorrer. Que tal dar energia na forma de calor pra borracha hein? 
PS: não, não sou quimico nem engenheiro, pode ter muita coisa errada aí em cima. Quimica de ensino medio não ensina mta coisa.