Proibição da Cola Rápida!!!

Faz algum tempo que não posto no fórum. Porém uma questão muito interessante me trouxe de volta a esse ponto de discussão.

Hoje tivemos aqui em Jacareí um palestra com o Marcos Yamada, representante da BTY e técnico do Itam Keiko.

Ele comentou algo muito interessante e julgo ser verdade, pois vem da parte de uma autoridade do TM nacional.

Segundo suas palavras, a ITTF planeja banir a cola rápida até 2007. O dono da BTY participou a pouco tempo de uma reunião na sede da Federação e já parou a fabricação de colas.

A idéia da ITTF é aumentar os “rallies” equiparando os equipamentos e dando ao jogo um sentido mais técnico, diminuindo a importância do equipamento.

Queria saber se alguém sabe outros detalhes a respeito disso, o que mudaria, como seriam os treinos daqui para frente ou qualquer outro comentário pertinente a respeito.

Notem que é a maior mudança desde 2003 (?), quando o saque escondido foi proibido.

Queria inaugurar os comentários usando as mesmas palavras do Marcos Yamada.

Anos antes da bolinha de 40 mm ser lançada, já haviam chineses treinando com essa bolinha. Da mesma forma, devemos seguir o exemplo, antes da cola rápida ser proibida temos que treinar sem usar a cola rápida. Possivelmente os chineses agiram dessa forma, por isso são os melhores do mundo.

Comentem!

Uma observação importante que esqueci.

Talvez a grande saída para os atletas diante dessa proibição, seria o uso de borrachas tensionadas de fábrica, que permanecem esticadas indefinidamente.

E aí, xará? Tava sumidão, hein?
Eu acho que essa futura proibição do uso de cola rápida tem seu lado positivo e negativo. De positivo podemos citar a maior competitividade nos torneios de nível mundial, como já vem ocorrendo depois da introdução dos sets de 11 pts. Quem poderia imaginar Schlager campeão mundial?
Se a cola realmente for banida, leia-se não existirem mais, o jogo mudará bastante sem dúvida, mas na minha opinião isso representa um retrocesso. E isso p/ mim é um ponto negativo.
Outro fato que eu não acho agradável é a grande quantidade de mudanças num curtíssimo espaço de tempo. Tudo p/ tirar a hegemonia dos jogadores chineses? Imaginem se ao final de 2004 a ATP ou ITF resolvesse diminuir a tamanho (só como exemplo) da quadra de tênis pq o Federer estava ganhando tudo? Isso não existe! O tênis existe há + de 100 anos e cada época teve um jogador dominante. Nunca mudaram 1 regra sequer.
Com isso, o nosso esporte perde credibilidade, coisa que já não tinha muito numa visão geral da mídia. Se a ITTF está querendo popularizar o TT aos níveis de esportes como vôlei e/ou basquete, talvez esteja tomando o rumo errado.

na minha opiniao seria bom banir a cola rapida, pois iria criar um grupo mais competitivo entre ofensivos e defensivos, pois percebe-se que tudo favorece aos ofensivos, a cola, a mesa, tudo. logo eu acho que tirar a cola rapida, iria tornar o jogo mais técnico,interessante, com mais oportunidades pra defensivos, equilibrando os estilos, e acho que as trocas de bolas seriam mais longas.

e concordo com:

“Talvez a grande saída para os atletas diante dessa proibição, seria o uso de borrachas tensionadas de fábrica, que permanecem esticadas indefinidamente.”

Para mim será ótima esta mudificação.
Mas falando sério, como disse o mestre NAKATA a ITTF deve parar de efetuar tantas mudanças por causa da superioridade de alguns paises ou jogadores.Na minha opinião deve usar cola quer quer!

:slight_smile:
Concordo que, mudar regras para acabar com a superioridade de um atleta ou equipe, não é uma coisa legal.
Mas, o nosso esporte precisa de atitudes para deixá-lo mais interessante, tanto para atrair novos atletas como também, mais público.
E, na minha opinião, se o não uso da cola rápida deixa o jogo mais competitivo e interessante, deveria sim ser proibida a sua utilização.

Torto.

Mais competitivo talvez fique. Mais interessante eu duvido. Principalmente para quem é adepto da cola rápida há anos.

Toda mudanca causa nas pessoas uma certa rejeicao, principalmente algo q se usa a muito tempo.Mas tb sabemos q o ser humano se adapta a qalquer situacao.Lembro-me quando mudaram o tamanho da bola q muitas gente achou um absurdo, ouvi muitas reclamacoes e hj nos temos um tenis muito melhor do q antes.Qanto a cola rapida acho q eh uma questao de adpatacao apenas.Agent so pode specular ate agora, nos ainda nao tivemos nenhma experiencia a nivel profissional para pdermos ter certeza se ira ser ruim ou nao.Pelo menos p mim sera melhor pois a tecnica tera q se sobrepor p q um jogador ganhe uma partida.Vcs nao acham q a tecnica eh oq importa num jogo??Sem a cola os jogadores teram q aprender mais p poder superar seu adversario!Abracos aos meus colegas mesatenistas!

Duas questões interessantes:

1 - Prevalecer a técnica

Talvez esse seja o grande diferencial na proibição da cola rápida.

Realmente é “chato” essa dita perseguição da IITF em relação aos jogadores chineses.

Talvez todos saibam que essas modificações são necessárias, porém poderiam ser realizadas em ocasiões mais propícias.

2 - Saudável

Uma das questões envolvidas está a saúde. É real a influência negativa dos produtos químicos contidos na cola rápida.

Pensando no esporte como um meio de levar saúde, continuar com a cola rápida seria um paradoxo.

Até Mais!

eu achu q cum essa proibiçaum num ira fazer mtas pessoas pararem d jogar… os ataques ficarem meio xoxos… num vai dezanimar mta gente…
eh o q eu penso

mais teim otra coisa existe reducola e pronto…huiouoiuioaoiuahoihaoi

isto vai apenas dixar nosso esporte mais elitista.

sem poder usar cola todo mundo vai quere raquetes e borrachas mais rapidas(aposto q lançarão borrachas tipo sriver q num precisam cola mark V q num precisa cola etc) eq custarão mais $$. pra quem naum quiser trocar sua sriver com cola por uma “sriver no glue version” basta comprar uma bryce com o dobro do preço. aff

flw

Discordo desse aumento de custo, pois se colocarmos na ponta do lápis, se gasta mais com cola e solventes.

Este é um assunto extremamente polêmico, e justifica-se esta polêmica, pois uma regra que impeça o uso da cola rápida pode provocar alterações significativas na forma de se jogar o tênis de mesa. Eu, particularmente, não uso cola rápida, e não posso negar que ficaria muito contente com esta medida, pois o que se vê (digo isso no geral) é o detrimento da técnica pelo “doping” do material. Conheço jogadores que se acham bons, mas que sem cola, não fariam absolutamente nada. Que tal se esses “bons” jogadores se propusessem um desafio: o de realmente evoluir TECNICAMENTE, sem doping.

Pra quem acha que isso é uma perseguição contra a China, pense melhor: a maioria dos jogadores chineses usam esponjas e topsheets chineses, que salvo poucas exceções, são materiais de média/baixa suscetibilidade ao uso de cola. O fato é que eles são muito bons tecnicamente, e a cola é encarado como item acessório, não como item indispensável. A ITTF também não quer perseguir ninguém, apenas quer fazer do TM um esporte mais técnico e atrativo para o público.

Analisando prós e contras, torço pra que proíbam o uso o quanto antes, mas fico na dúvida sobre a eficácia de uma medida assim: fiscalizar isso é muito difícil, quanto mais punir infratores, e pode ser que a colagem continue sempre que houver brechas das comissões de arbitragem.

O controle do uso da cola é uma questão complicada.

Após a proibição deverá haver algum procedimento que facilite a verificação dos equipamentos.

Não podemos usar o tal dispositivo que determina o nível de contaminação da raquete, é economicamente e praticamente inviável.

Talvez uma solução seria a colagem das borrachas momentos antes da partida sob a supervisão do árbitro e ciência do adversário.

Algum tipo de adesivo instantâneo poderia ser utilizado.

Tem dois anos para isso ser pensado e planejado.

Até Mais!

Jogar sem cola vai ser complicado!
A bolinha nem passa da redinha!

Acho muito dificil essa regra ser cumprida aki no brasil…

Acho que o jogo vai ficar mais bonito…

Me parece que a cola rápida não será proibida, apenas o uso de cola com solventes que fazem mal à saúde. Atualmente me parece que existem umas poucas colas que atendem essa norma (segundo o que li em forums por aí), como BTY Millenium Chack, JUIC Ecolo Expander, JUIC Aqua Effect, Donic Enduro, Yasaka Pro Life, que seriam colas a base de agua (water-based glues). Assim como são os liquidos corretivos usados atualmente nas escolas, hehe

Essa cola é a vipal ou as chamadas ‘regular glues’? E que tipo de solvente é usado?

Pra quem é novato no assunto esse negócio de cola me assusta… hehhehe

Antes achei que cola rapida era a pingada hehhehe, achava que era um tipo de jogada… qdo ia imaginar que o povo fica colando a raquete toda vez que vai jogar!!?

Será que a diferença é tão gritante assim?

Não tem como um jogador muito bom sem cola ganhar de outro muito bom com cola ?

Eu acho que isso é questão de costume… a qto tempo existe esse lance de cola rapida?

ah cara… deve ser sim coisa de costume, eu não gosto de colar minha raquete, não sei pq… as vezes pq eu sou meio panga, mas, vai muito do estilo e do costume do jogador
Com a possível proibição da Federação Internacional muitos jogadores vão até sofrer para se acostumar com suas raquetes chochas como eles mesmo dizem, então essa proibição tornaria o TM muito mais técnico, e assim a prioridade não mais seria a velocidade dos golpes, e sim a habilidade e a tecnica dos jogadores o que na minha opinião tornaria o esporte muito mais atrativo :smiley: