Programa treinamento em grandes clubes e academias

Olá mesatenistas,

Além do TM eu faço natação e vou à academia, e em todas essas atividades existem treinos especificos, repetições e duração para cada tipo de exercicio e os dias em que sao praticados. Gostaria de tirar uma duvida. Queria saber qual o programa seguido por aqueles que treinam em clubes ou academias, quais os tipos de exercicios realizados, qual a duração dos mesmos, quais os fundamentos trabalhados em cada dia da semana? qtas repetiçoes ou a duração?

Saudações Mesatenisticas

Olá amigo mesatenista.

Para esportes mais “mecânicos” como a natação e o atletismo por exemplo é muito fácil “quantificar” os treinamentos em séries/tempo, etc.

Mas o Tênis de Mesa por ser uma modalidade que exige muito o racíocio e outras habalidades motoras não seria tão indicado desta forma.

Poderia ser usado um pouco na pré-temporada e um pouco na iniciação, mas não como ferramenta de treinamento única e exclusiva como nestes esportes mencionados acima.

Abs.

Nelson Machado
Marília/SP
www.admtemp.mesatenista.net
16 a 19/jul - curso nível 1 ITTF
21 a 26/jul - curso nível 2 ITTF
28 a 31/jul - clinica Blondel

opa, esse tópico é interessante,

Bom posso falar do que atualmente eu treino, que por sinal já acho bem pouco mas ajuda.....
Como o Nelsinho falou, no tenis de mesa não tem como definir repetições,tempo e exercicios, pois esses podem variar de atleta para atleta, estilo de jogo, e porte fisico.....
Com a vivência que eu tive no tenis de mesa, hj eu monto meus treinos da seguinte forma:

1 parte do treino ( 1 hora mais ou menos )depende o quanto eu trabalhei durante o dia rsrsrs:

  • procuro treinar movimentação (trabalho de pernas), junto com regularidade pq se vc não tiver regularidade não consegue treinar perna rsrsrs
  • os exercicios sou eu mesmo defino dependendo do que esta fraco ou não no meu jogo, mas o ideal é que o seu técnico monte p vc, como eu ainda não tenho quem me de treino eu mesmo monto…
    2 parte do treino ( se eu aguentar, rsrsrs)
    Treino algumas jogadas, se o intervalo for grande entre as competições treino mais jogadas basicas nas primeiras semanas e qd for chegando perto mais jogadas livres…

abraço

Meu programa é:
Aquecimento FH / Aquecimento BH / Técnica / Desfibrilador / Tática / Desfibrilador / Jogo / Desfibrilador e/ou hospital hahahaahahahahahaahahah.
Nos treinos físicos eu intercalo séries de 10 segundos de exercícios com séries de 10 minutos de desfibrilador hahahaahahahahahah.
Abraços!

1 Curtida

Falae grande…
Complicado te responder isso pois quem te responder de forma mais “completa”, estará mostrando um dos maiores segredos de sucesso da equipe…rs…

Somando à resposta do Nelson, creio que uma palavra resume o que vc procura: Periodização.

Infelizmente só os que buscam “”“alto nível”"" é que se dão ao trabalho de conciliar/equilibrar atividades físicas pra que sirvam de suporte à prática do tênis de mesa. De um modo geral, creio que o macete seja “ouvir o seu corpo”. Nunca force demais em nenhuma atividade complementar, seja ela musculação ou esporte adicional. Se começar a aparecer dores, ou o rendimento ao jogar partidas está caindo, analise o que tem feito e repense isso.

Dentro da idéia de periodização, há épocas que são propícias a forçar o físico, épocas pra pra regularidade, épocas pra treino tático, épocas pra bolas finalizadoras. Cada técnico aplica uma interpretação à “épocas” segundo sua realidade e seus alvos com seus alunos/atletas seguindo um planejamento (ou seja, “épocas” pode ser minutos, dias, meses).

Creio que não te respondí ne?..rs…

Um exemplo (e que aí sim responde sua pergunta) é como faço com um pessoal (não todos) do meu clube. Se vai servir pra vc ou não é tão somente avaliação sua. Partindo do princípio que competições são sempre finais de semana:

-segundas: foco em regularidade/resistencia (tipico lançamentos com infinitas bolas até o cara “morrer”);
-quartas: footwork combinado(marcado) e treino de jogadas marcadas (lançamentos já simulando pontos);
-sextas: situação mais real possível de jogo - footwork não-marcado (lançamento cruel quantidade de bolas menor e efeito e velocidades o mais variado possível).
(preciso nem dizer que na sexta é onde tenho maior prazer ne… ehauehauehaue… fazer o que, sofrí com lançamentos do Abílio Cruz, nao passar essa experiência seria um pecado… ehauehaueha)

Espero ter ajudado.
Ah, claro que meus treinos não são só isso.

[]´s

Obrigado pelas dicas. Na verdade o que eu procuro é msm um pouco de periodizaçao, pq nao tenho tecnico, quer dizer até tenho, mas ele mora uns 300 km longe de mim, nao sei se voces o conhecem ele chama-se Ednaldo Fernandes (Didi) e treino com alguns companheiros. Entao o que busco é algo para ser desenvolvido e treinado de segunda a sexta, logico que com variaçoes, pois, o TM é mto dinamico. A maioria dos treinamentos que fazemos sao retirados de videos, mas nao sabemos se existe ou deve ser usada uma sequencia, por ex: começamos batendo bola no fh, e em seguida o correto seria u q? puxadas no fh, drives, esgotanndo todas as possibilidades de jogadas no fh pra dpoz passar pro bh?
Espero q tenha sido um pouco claro, mas desde já agradeço a todos que responderam

1- Monte seu calendário, coloque nele quantos dias na semana você terá disponível pra treinar, quanto tempo em cada treino, e quais sao os campeonatos que voce pretende jogar bem. A idéia é focar os principais torneios e reealmente periodizar. A periodização deve ser feita por tecnicos competentes, que estudaram isso e que acompanham você com frequência. Se vc nao tem acesso a um tecnico assim, eu sugiro que:

. procure um livro do Tudor Bompa, sobre periodização, vai te dar alguma idéia sobre isso
. nas semanas que voice nao tiver campeonatos próximos, treine regularidade e força, treinos exaustivos, faça preparo físico. esses treinos diminuem a precisao, por isso nao podem ser realizados com proximidade de campeonatos importantes, apesar de que ja ouvi onformaçoes que chineses treinaram com lançamentos durante eventos importantes.

  • nas semanas que vc for jogar campeonatos, pode-se treinar regularidade, mas com menor proporção, faça treinos taticos, e prepare-se mentalmente, faça planos de jogos dos adversário, os treinos podem ter duração de ate 2 horas.

Infelizmente, atleta no Brasil quando quer melhorar tem que correr atrás mesmo, de uma lida em:
Psicologia do Esporte - Weinberg e Gould
Periodização - Bompa

Eu, particularmente, treinando 3x na semana:
em semanas sem campeonatos

  • treino 5min de regularidade com movimentação livre, ou seja, treinos onde nao sei onde a bola vai voltar
  • treino 5min de bloqueio
    faço o ciclo acima 4 vezes, dou intervalo de 15min, e repito o ciclo mais 4x ou faço preparo físico
    ou lançamentos

Em semanas de torneios, faço dois treinos de regularidade e todos os outros de jogadas

Caros amigos mesatenistas:

Segue um exemplo de periodização que apliquei quando o Thiago Takayama sendo juvenil foi Seleção Brasileira Adulta e disputou o Mundial em Osaka em 2001.

Abs.

Nelson Machado

Sei exatamente pelo que o colega conterrâneo passa, meu caso é pior, nunca tive orientação técnica adequada nem de longe e aprender “olhando” tem muitas limitações.

Sempre ouço falar de pino longo/curto mas nunca tinha visto na prática, e isso aconteceu justamente na final de minha categoria na 2ª etapa do estadual no último fim de semana, quando perdi por nao ter pego o “macete” das bolas do lado que tinha pino a tempo, quando vi, o jogo acabou rs, e olha que nem foram tantas, mas foram decisivas.

Teoria é bom, mas sem a prática não leva muito longe não…
O lado bom é tive o que queria, intercâmbio pra ter mais experiência.

Ótimo tópico Danilo!

Valeu, abraços!

Cadê?