Além do TM eu faço natação e vou à academia, e em todas essas atividades existem treinos especificos, repetições e duração para cada tipo de exercicio e os dias em que sao praticados. Gostaria de tirar uma duvida. Queria saber qual o programa seguido por aqueles que treinam em clubes ou academias, quais os tipos de exercicios realizados, qual a duração dos mesmos, quais os fundamentos trabalhados em cada dia da semana? qtas repetiçoes ou a duração?
Para esportes mais “mecânicos” como a natação e o atletismo por exemplo é muito fácil “quantificar” os treinamentos em séries/tempo, etc.
Mas o Tênis de Mesa por ser uma modalidade que exige muito o racíocio e outras habalidades motoras não seria tão indicado desta forma.
Poderia ser usado um pouco na pré-temporada e um pouco na iniciação, mas não como ferramenta de treinamento única e exclusiva como nestes esportes mencionados acima.
Abs.
Nelson Machado
Marília/SP www.admtemp.mesatenista.net
16 a 19/jul - curso nível 1 ITTF
21 a 26/jul - curso nível 2 ITTF
28 a 31/jul - clinica Blondel
Bom posso falar do que atualmente eu treino, que por sinal já acho bem pouco mas ajuda.....
Como o Nelsinho falou, no tenis de mesa não tem como definir repetições,tempo e exercicios, pois esses podem variar de atleta para atleta, estilo de jogo, e porte fisico.....
Com a vivência que eu tive no tenis de mesa, hj eu monto meus treinos da seguinte forma:
1 parte do treino ( 1 hora mais ou menos )depende o quanto eu trabalhei durante o dia rsrsrs:
procuro treinar movimentação (trabalho de pernas), junto com regularidade pq se vc não tiver regularidade não consegue treinar perna rsrsrs
os exercicios sou eu mesmo defino dependendo do que esta fraco ou não no meu jogo, mas o ideal é que o seu técnico monte p vc, como eu ainda não tenho quem me de treino eu mesmo monto…
2 parte do treino ( se eu aguentar, rsrsrs)
Treino algumas jogadas, se o intervalo for grande entre as competições treino mais jogadas basicas nas primeiras semanas e qd for chegando perto mais jogadas livres…
Meu programa é:
Aquecimento FH / Aquecimento BH / Técnica / Desfibrilador / Tática / Desfibrilador / Jogo / Desfibrilador e/ou hospital hahahaahahahahahaahahah.
Nos treinos físicos eu intercalo séries de 10 segundos de exercícios com séries de 10 minutos de desfibrilador hahahaahahahahahah.
Abraços!
Falae grande…
Complicado te responder isso pois quem te responder de forma mais “completa”, estará mostrando um dos maiores segredos de sucesso da equipe…rs…
Somando à resposta do Nelson, creio que uma palavra resume o que vc procura: Periodização.
Infelizmente só os que buscam “”“alto nível”"" é que se dão ao trabalho de conciliar/equilibrar atividades físicas pra que sirvam de suporte à prática do tênis de mesa. De um modo geral, creio que o macete seja “ouvir o seu corpo”. Nunca force demais em nenhuma atividade complementar, seja ela musculação ou esporte adicional. Se começar a aparecer dores, ou o rendimento ao jogar partidas está caindo, analise o que tem feito e repense isso.
Dentro da idéia de periodização, há épocas que são propícias a forçar o físico, épocas pra pra regularidade, épocas pra treino tático, épocas pra bolas finalizadoras. Cada técnico aplica uma interpretação à “épocas” segundo sua realidade e seus alvos com seus alunos/atletas seguindo um planejamento (ou seja, “épocas” pode ser minutos, dias, meses).
Creio que não te respondí ne?..rs…
Um exemplo (e que aí sim responde sua pergunta) é como faço com um pessoal (não todos) do meu clube. Se vai servir pra vc ou não é tão somente avaliação sua. Partindo do princípio que competições são sempre finais de semana:
-segundas: foco em regularidade/resistencia (tipico lançamentos com infinitas bolas até o cara “morrer”);
-quartas: footwork combinado(marcado) e treino de jogadas marcadas (lançamentos já simulando pontos);
-sextas: situação mais real possível de jogo - footwork não-marcado (lançamento cruel quantidade de bolas menor e efeito e velocidades o mais variado possível).
(preciso nem dizer que na sexta é onde tenho maior prazer ne… ehauehauehaue… fazer o que, sofrí com lançamentos do Abílio Cruz, nao passar essa experiência seria um pecado… ehauehaueha)
Espero ter ajudado.
Ah, claro que meus treinos não são só isso.
Obrigado pelas dicas. Na verdade o que eu procuro é msm um pouco de periodizaçao, pq nao tenho tecnico, quer dizer até tenho, mas ele mora uns 300 km longe de mim, nao sei se voces o conhecem ele chama-se Ednaldo Fernandes (Didi) e treino com alguns companheiros. Entao o que busco é algo para ser desenvolvido e treinado de segunda a sexta, logico que com variaçoes, pois, o TM é mto dinamico. A maioria dos treinamentos que fazemos sao retirados de videos, mas nao sabemos se existe ou deve ser usada uma sequencia, por ex: começamos batendo bola no fh, e em seguida o correto seria u q? puxadas no fh, drives, esgotanndo todas as possibilidades de jogadas no fh pra dpoz passar pro bh?
Espero q tenha sido um pouco claro, mas desde já agradeço a todos que responderam
1- Monte seu calendário, coloque nele quantos dias na semana você terá disponível pra treinar, quanto tempo em cada treino, e quais sao os campeonatos que voce pretende jogar bem. A idéia é focar os principais torneios e reealmente periodizar. A periodização deve ser feita por tecnicos competentes, que estudaram isso e que acompanham você com frequência. Se vc nao tem acesso a um tecnico assim, eu sugiro que:
. procure um livro do Tudor Bompa, sobre periodização, vai te dar alguma idéia sobre isso
. nas semanas que voice nao tiver campeonatos próximos, treine regularidade e força, treinos exaustivos, faça preparo físico. esses treinos diminuem a precisao, por isso nao podem ser realizados com proximidade de campeonatos importantes, apesar de que ja ouvi onformaçoes que chineses treinaram com lançamentos durante eventos importantes.
nas semanas que vc for jogar campeonatos, pode-se treinar regularidade, mas com menor proporção, faça treinos taticos, e prepare-se mentalmente, faça planos de jogos dos adversário, os treinos podem ter duração de ate 2 horas.
Infelizmente, atleta no Brasil quando quer melhorar tem que correr atrás mesmo, de uma lida em:
Psicologia do Esporte - Weinberg e Gould
Periodização - Bompa
Eu, particularmente, treinando 3x na semana:
em semanas sem campeonatos
treino 5min de regularidade com movimentação livre, ou seja, treinos onde nao sei onde a bola vai voltar
treino 5min de bloqueio
faço o ciclo acima 4 vezes, dou intervalo de 15min, e repito o ciclo mais 4x ou faço preparo físico
ou lançamentos
Em semanas de torneios, faço dois treinos de regularidade e todos os outros de jogadas
Segue um exemplo de periodização que apliquei quando o Thiago Takayama sendo juvenil foi Seleção Brasileira Adulta e disputou o Mundial em Osaka em 2001.
Sei exatamente pelo que o colega conterrâneo passa, meu caso é pior, nunca tive orientação técnica adequada nem de longe e aprender “olhando” tem muitas limitações.
Sempre ouço falar de pino longo/curto mas nunca tinha visto na prática, e isso aconteceu justamente na final de minha categoria na 2ª etapa do estadual no último fim de semana, quando perdi por nao ter pego o “macete” das bolas do lado que tinha pino a tempo, quando vi, o jogo acabou rs, e olha que nem foram tantas, mas foram decisivas.
Teoria é bom, mas sem a prática não leva muito longe não…
O lado bom é tive o que queria, intercâmbio pra ter mais experiência.