[quote=“Dandye”:gztyyt4u]…Queria saber qual o programa seguido por aqueles que treinam em clubes ou academias, quais os tipos de exercicios realizados, qual a duração dos mesmos, quais os fundamentos trabalhados em cada dia da semana? qtas repetiçoes ou a duração?..[/quote]
Falae grande…
Complicado te responder isso pois quem te responder de forma mais “completa”, estará mostrando um dos maiores segredos de sucesso da equipe…rs…
Somando à resposta do Nelson, creio que uma palavra resume o que vc procura: Periodização.
Infelizmente só os que buscam “”“alto nível”“” é que se dão ao trabalho de conciliar/equilibrar atividades físicas pra que sirvam de suporte à prática do tênis de mesa. De um modo geral, creio que o macete seja “ouvir o seu corpo”. Nunca force demais em nenhuma atividade complementar, seja ela musculação ou esporte adicional. Se começar a aparecer dores, ou o rendimento ao jogar partidas está caindo, analise o que tem feito e repense isso.
Dentro da idéia de periodização, há épocas que são propícias a forçar o físico, épocas pra pra regularidade, épocas pra treino tático, épocas pra bolas finalizadoras. Cada técnico aplica uma interpretação à “épocas” segundo sua realidade e seus alvos com seus alunos/atletas seguindo um planejamento (ou seja, “épocas” pode ser minutos, dias, meses).
Creio que não te respondí ne?..rs…
Um exemplo (e que aí sim responde sua pergunta) é como faço com um pessoal (não todos) do meu clube. Se vai servir pra vc ou não é tão somente avaliação sua. Partindo do princípio que competições são sempre finais de semana:
-segundas: foco em regularidade/resistencia (tipico lançamentos com infinitas bolas até o cara “morrer”);
-quartas: footwork combinado(marcado) e treino de jogadas marcadas (lançamentos já simulando pontos);
-sextas: situação mais real possível de jogo - footwork não-marcado (lançamento cruel quantidade de bolas menor e efeito e velocidades o mais variado possível).
(preciso nem dizer que na sexta é onde tenho maior prazer ne… ehauehauehaue… fazer o que, sofrí com lançamentos do Abílio Cruz, nao passar essa experiência seria um pecado… ehauehaueha)
Espero ter ajudado.
Ah, claro que meus treinos não são só isso.
´s