Entre muitos fatores, acredito que alguns pontos precisam ser avaliados:
1-Objetivo do técnico
2-Objetivo do grupo
3-Objetivo Individual de cada atleta
1-Objetivo do técnico
O Treinador normalmente é norteado pelas condições oferecidas pelo clube ou grupo de pessoas a quem presta serviço.
O foco sendo competição e existindo realmente esta demanda com patrocínio de atletas, incentivo na forma de pagamento, cotas de materiais, etc, tende a selecionar/classificar aqueles atletas que efetivamente, independente de categoria, idade, condição física ou tempo de jogo, venham a representar de forma eficaz os interesses do patrocinador.
A questão importante neste aspecto é a forma que isto é colocado, a definição de horários específicos para estas atividades.
A atenção do Técnico muitas vezes é utilizada de forma a facultar aos mais capazes (dentro do contexto competitivo sustentável) o melhor desempenho de quem ele julga ter maiores aptidões.
Se isto provoca ciúmes, a diferenciação por “n” motivos dos outros, deve ser ponderado se há diferenciação de horários e quais os objetivos para o grupo.
2-Objetivo do grupo
O grupo é constituído por todos os freqüentadores que costumam, bater bola, treinar para competição, treinar por lazer, jogar por lazer.
Uma avaliação de interesses (questionário) com perguntas pertinentes, ajuda a estabelecer um melhor entendimento da estrutura a ser seguida.
Exemplo:
Objetivos para o treino
a)Melhoria técnica (domínio dos fundamentos)
b)Melhoria tática (emprego dos fundamentos)
c)Melhoria física (condicionamento geral)
d)Melhoria psicológica (comportamento no esporte)
Objetivos para torneios
a)Conquistas no âmbito estadual
b)Conquistas no âmbito nacional
c)Participação em eventos regionais
d)Diversão
Condições de treino
a)Bolas (custo, reposição)
b)Horário (dedicação)
c)Treinador
d)Parceiro
Prioridades pessoais
Família
Escola
Trabalho
Tênis de Mesa
Com base em respostas diretas, avaliadas de diferentes formas, é possível estabelecer uma linha de trabalho segundo parâmetros dos freqüentadores do local.
3-Objetivo Individual de cada atleta
Por último restam os objetivos do praticante, atleta, iniciante, curioso, tendo como exemplo o questionário anterior, é possível isolar aspectos individuais, saber quem quer o quê, ou dependendo do caso quem pode o quê.
É fundamental organizar grupos de treino de acordo com faixa etária (desenvolvimento intelectual), objetivos de treino (capacidade técnica), jogos (convivência de todos) ou treinamentos especiais (adaptados a diferentes necessidades individuais).