Problemas com Treinamento

Olá pessoal, boa tarde!

Resolvi abrir este tópico depois de ver a insatisfação do AlexandreLoko.
Eu estava exatamente como ele, desmotivado por falta de evolução no treinamento, assim como o Alexandre o que estava me desmotivando não era o fato de ficar horas batendo bolinha, e sim ficar horas batendo bolinha sem a supervisão do técnico (que estava jogando com os mais fortes) e o “fim do golpe” foi que descobri depois de 2 meses que minha movimentação estava totalmente errada, e isso porque um outro jogador mais experiente me alertou e me corrigiu.

Resultado: Troquei de clube.

Até mais!!!

Bom, veja pelo pouco de lado bom que a sua história tem, ele pelo menos jogava com os melhores, aqui nem parar os melhores ele fala nada.

Se ele não é bom, vcs devem procurar fazer o treino. Junte um grupo e comece a fazer treinos diferenciados, como movimentação, jogadas, terceira bola, etc. Pegue os melhores jogadores e peça para eles começarem a dar explicações para os mais novatos (na frente dele). Assim o seu técnico vai ser pressionado a mostrar trabalho. Converse com o pessoal que treina e veja se é só vc que sente isso. Se for descontentamento geral, junte o pessoal para conversar com ele e exigir trabalho.

Rafael,

Existem bons DVDs de treinamento, ajudam muito. Coloque um colega de treino para assistir com voce, e depois deixe que ele veja o seu treino. se puder, filme o seu treino e tire voce mesmo as suas conclusoes tambem. Nao substitui um tecnico em 100%, mas conheco muita gente que melhorou bastante assim.

Essa busca pela solução no local onde vc treina, antes de ir em outro lugar, eu considero fundamental, pois essa falta de “feedback” do que se diz “treinador” é que faz com que ele continue agindo dessa forma…

Eu me referí a treinador com aspas, pq qq um que se preze a fazer um trabalho no minimo razoável, deve procurar saber da satisfação dos que estão treinando com ele…

[]´s

Entre muitos fatores, acredito que alguns pontos precisam ser avaliados:

1-Objetivo do técnico
2-Objetivo do grupo
3-Objetivo Individual de cada atleta

1-Objetivo do técnico

O Treinador normalmente é norteado pelas condições oferecidas pelo clube ou grupo de pessoas a quem presta serviço.

O foco sendo competição e existindo realmente esta demanda com patrocínio de atletas, incentivo na forma de pagamento, cotas de materiais, etc, tende a selecionar/classificar aqueles atletas que efetivamente, independente de categoria, idade, condição física ou tempo de jogo, venham a representar de forma eficaz os interesses do patrocinador.

A questão importante neste aspecto é a forma que isto é colocado, a definição de horários específicos para estas atividades.

A atenção do Técnico muitas vezes é utilizada de forma a facultar aos mais capazes (dentro do contexto competitivo sustentável) o melhor desempenho de quem ele julga ter maiores aptidões.

Se isto provoca ciúmes, a diferenciação por “n” motivos dos outros, deve ser ponderado se há diferenciação de horários e quais os objetivos para o grupo.

2-Objetivo do grupo

O grupo é constituído por todos os freqüentadores que costumam, bater bola, treinar para competição, treinar por lazer, jogar por lazer.

Uma avaliação de interesses (questionário) com perguntas pertinentes, ajuda a estabelecer um melhor entendimento da estrutura a ser seguida.

Exemplo:

Objetivos para o treino

a)Melhoria técnica (domínio dos fundamentos)
b)Melhoria tática (emprego dos fundamentos)
c)Melhoria física (condicionamento geral)
d)Melhoria psicológica (comportamento no esporte)

Objetivos para torneios

a)Conquistas no âmbito estadual
b)Conquistas no âmbito nacional
c)Participação em eventos regionais
d)Diversão

Condições de treino

a)Bolas (custo, reposição)
b)Horário (dedicação)
c)Treinador
d)Parceiro

Prioridades pessoais

 Família
 Escola					
 Trabalho					
 Tênis de Mesa				

Com base em respostas diretas, avaliadas de diferentes formas, é possível estabelecer uma linha de trabalho segundo parâmetros dos freqüentadores do local.

3-Objetivo Individual de cada atleta

Por último restam os objetivos do praticante, atleta, iniciante, curioso, tendo como exemplo o questionário anterior, é possível isolar aspectos individuais, saber quem quer o quê, ou dependendo do caso quem pode o quê.

É fundamental organizar grupos de treino de acordo com faixa etária (desenvolvimento intelectual), objetivos de treino (capacidade técnica), jogos (convivência de todos) ou treinamentos especiais (adaptados a diferentes necessidades individuais).

Olá!

Hinoki, gostei muito da sua forma de organizar o ensino e o treinamento
do TM.

Vou guardar as dicas de todos para o futuro, agora eu já mudei de clube, mas se durante a minha “jornada” mesatenistica eu me deparar novamente com esse tipo de problema, vou lembrar desse tópico com certeza.

Obrigado a todos!
Rafael

olá

lá onde eu treino tem trocado de técnico freqüentemente e agora todos são os ex-alunos do próprio clube. Infelizmente ninguém tem um nível de técnico gabaritado, sabem jogar bem mas na hora de dar um treino pecam um bocado por falta de experiência. Masss como sou um pouco chato :roll: sempre reclamei e dois deles, o anterior e o atual correram para melhorar o trabalho.
Diante dessa situação acredito q quem faz o treino é o próprio aluno, se ele não reclama, não questiona, o técnico nem sabe o q vc pensa ou quer fazer.
Também não vale fazer corpo mole, primeiro tem mostrar serviço pra reclamar. Eu peço pra livrar de treinos de preparo físico pois estourei o joelho num desses treinos (que aliás tava disputando com o meu filho e não quis perder, aí fudeu tudo…), mas nos treinos com bola dou o máximo.

concordo em partes com todos…
mais tbm existem atletas qnaum c esforçam e culpam o tecnico muitas vez(indepedente de ser um tecnico profissional oe ex-atleta)…
mais a nossa realidade é essa naum existe muitos tecnicos despreparadus o exemplo dissu sao os msm clubes qganham as primeiras posiçoes…sempre…
como o nosso amigo hinoki estava falandu temos q v o objetivo dcada pessoal envolvida…pois ja muitas atletas dexisti pois queria ser jogador etinha talento pra issu…mais o clube so queria mmanter… o departamento em atividade
temos qtemar cuidado com issu
pois c naum nunca vamos massificar nosso esporte q tanto amamos…
um forte abraço a todos