Principais técnicas no tênis de mesa

Prezados,

Escrevo este tópico para incitar a discussão sobre como melhorar a atividade de treinamento, tendo em vista que temos recursos limitados (tempo, dinheiro, energia etc.) e gostaríamos de evoluir o mais rápido possível. 

Estou lendo um livro chamado Practice Perfect dos autores Doug Lemov, Erica Woolway e Katie Yezzi, e os autores colocaram uma sugestão interessante. Devemos concentrar em um treino para executar os 20% das técnicas (as mais importantes) por 80% do tempo do treino - lei de pareto aplicada ao treinamento. Achei interessante, porém não consegui listar de cabeça o que seria mais importante. Os autores sugerem que mesmo que se tenha aprendido uma técnica, deve-se dar tanta ou mais importância em treiná-la para manter o nível de excelência. O que acham disto?

Por fim, gostaria que me ajudassem a pensar nesta lista. O que é importante de se treinar em toda atividade que não seja básico demais, nem que seja complexo demais também. De tal forma que ao treinar estas técnicas isto auxiliará em todos o processo de aprendizado.

Minha lista para técnicas básicas seria esta:
  • - Pegar a bola no ponto mais alto, mantendo a mesma linha horizontal de movimentação do corpo.
  • - Voltar para a posição inicial do movimento logo após a execução. Com os braços em um ângulo entre 160 a 170 graus para o forehand e com a raquete a de 5 a 10 cm do abdomên para o backhand.
  • - Ficar na ponta dos pés, com joelhos flexionados e tronco reto.
  • - Jogar a bola com uma altura mínima de 15 cm com a palma das mãos aberta e fazer o transporte de peso da perna que segura a raquete para a perna contrária no momento do saque.
  • - Forçar o movimento de pulso em um movimento extremamente rápido imediatamente antes de tocar a bola no saque, visando o toque da ponta da raquete na bola.
  • - Efetuar a leitura do movimento do braço do oponente, com atenção especial ao momento de contato da bola na raquete do oponente no momento do saque.

Não sei se esqueci de algo, mas a ideia do fórum e justamente a colaboração. Então por favor, sintam-se a vontade para comentar. Comecei pelo básico que, apesar disto, para atingir a perfeição do movimento é muito difícil, mas que acredito que são essenciais para a evolução das outras técnicas.

Ressalto que para estes exercícios, o objetivo não é somente o acerto. Os autores justificam que podemos ter uma alta taxa de acerto com o movimento errado e se tornar um vício ruim, sendo que queremos exatamente o contrário. Podemos e devemos fazer exercícios com muita repetição, mas pode ser benéfico fazer exercícios mais simples com o movimento certo e torná-los um vício bom.

A ideia é que nos tornemos mais cientes destes fatores e que comecemos a pedir um feedback de nossos parceiros de treino/técnicos para melhorar cada vez mais estas técnicas. Cabe ressaltar que estas técnicas podem ser combinadas com exercícios simples e complexos. De tal forma que se tivermos uma taxa de acerto alta (80-90%) o exercício está adequado, se tivermos menos, podemos começar a pensar em simplicar o exercício e se tivermos 100% de acerto, o exercício pode estar sendo fácil demais.

Abraços,

Pode parecer estranho, mas eu treino melhor durante as partidas no treino (os chamados rachas).
Isso porque eu estou focando mais na parte defensiva (recepção de saques e bloqueios). Durante a partida eu sempre dou bolas convidativas para o ataque adversário de propósito, a fim de tentar melhorar minha defesa.
Já nos saques do oponente eu me concentro mais para vencer o ponto, começando na recepção do saque, onde tento devolver onde ele não consiga atacar.
Mas um aspecto eu ainda não consegui treinar: como criar motivação durante torneios. Às vezes eu sinto desânimo durante o torneio, mesmo que esteja vencendo a partida. Quando chego na final é pior ainda, e creio que o cansaço contribua para isso.

Nakata, aproveitando o seu gancho, o que caracteriza uma boa defesa? Que técnica básica poderia ser treinada para melhorar a defesa? E melhor ainda, o que é um bom ataque pra você? Qual você tem dificuldade de devolver?

Sobre motivação, o que eu vejo é que as pessoas tentam criar nais motivação tentando estabelecer objetivos menores. Tente estabelecer um objetivo por jogo, ou até mesmo por set.

O objetivo para mim é bem claro: vencer. :lol:
O problema no meu caso é que quando as coisas não vão bem bate aquele desânimo. Eu sei que tenho que passar para o pleno b neste caso, mas a preguiça (acho que esta é a palavra) de mudar do a para o b é que ferra com meu jogo. E eu também sou muito frio, não consigo vibrar durante o jogo, e isso pode ter a ver.
Sobre a defesa eu considero uma boa defesa quando consigo bloquear o drive oponente deslocando o adversário, de maneira que ele me mande uma bola favorável para eu matar. E isso é exatamente o ataque perfeito para mim: um winner, quando o adversário não toca na bola.
Agora eu estou usando um pino longo com esponja 1.0mm a fim de facilitar a devolução de saques. E às vezes o uso no meio do ponto para confundir o adversário. Acho que não comer saques já é um bom começo para vencer o set.

Pois é Nakata e Júlio, motivação é o que mais me falta, mas isso devido ao dia ser muito cansativo, porque trabalho numa escola no período da manhã, em outra no período da tarde e na segunda, quarta e quinta vou direto para os treinos. Sou parecido com o jeito do Nakata, treino mais a vontade nos jogos durante os treinos. Porque ficar das 19:00 as 21:00 somente fazendo treino de movimentação é tenso. Quanto a % de acerto que o Julio citou, creio que estou sempre um pouco abaixo dos 70%, porém muitas vezes nos jogos eu tenho um rendimento bem melhor do aqueles que tem rendimento maior que os 70%. Mas procuro aperfeiçoar muito os fundamentos básicos, pois iniciei tarde aos treinamentos e ainda tenho alguns vícios que atrapalham em algumas jogadas específicas. Gosto muito de defender, porém não faço igual o nakata de passar a bola de propósito para o adversário atacar e tentar defender depois. Porém coloquei uma borracha pino curto nem macia no back, assim eu consigo defender e ainda atacar com o back. Meu jogo melhorou bastante, mas sinto falta de jogar um pouco mais longe da mesa. Preciso treinar mais isso. Como o tênis de mesa é muita repetição acho impossível ter um nível de acerto em 100%. Mesmo para os chineses. Rsrsrsrsrs