Prezados,
Escrevo este tópico para incitar a discussão sobre como melhorar a atividade de treinamento, tendo em vista que temos recursos limitados (tempo, dinheiro, energia etc.) e gostaríamos de evoluir o mais rápido possível.
Estou lendo um livro chamado Practice Perfect dos autores Doug Lemov, Erica Woolway e Katie Yezzi, e os autores colocaram uma sugestão interessante. Devemos concentrar em um treino para executar os 20% das técnicas (as mais importantes) por 80% do tempo do treino - lei de pareto aplicada ao treinamento. Achei interessante, porém não consegui listar de cabeça o que seria mais importante. Os autores sugerem que mesmo que se tenha aprendido uma técnica, deve-se dar tanta ou mais importância em treiná-la para manter o nível de excelência. O que acham disto?
Por fim, gostaria que me ajudassem a pensar nesta lista. O que é importante de se treinar em toda atividade que não seja básico demais, nem que seja complexo demais também. De tal forma que ao treinar estas técnicas isto auxiliará em todos o processo de aprendizado.
Minha lista para técnicas básicas seria esta:
- - Pegar a bola no ponto mais alto, mantendo a mesma linha horizontal de movimentação do corpo.
- - Voltar para a posição inicial do movimento logo após a execução. Com os braços em um ângulo entre 160 a 170 graus para o forehand e com a raquete a de 5 a 10 cm do abdomên para o backhand.
- - Ficar na ponta dos pés, com joelhos flexionados e tronco reto.
- - Jogar a bola com uma altura mínima de 15 cm com a palma das mãos aberta e fazer o transporte de peso da perna que segura a raquete para a perna contrária no momento do saque.
- - Forçar o movimento de pulso em um movimento extremamente rápido imediatamente antes de tocar a bola no saque, visando o toque da ponta da raquete na bola.
- - Efetuar a leitura do movimento do braço do oponente, com atenção especial ao momento de contato da bola na raquete do oponente no momento do saque.
Não sei se esqueci de algo, mas a ideia do fórum e justamente a colaboração. Então por favor, sintam-se a vontade para comentar. Comecei pelo básico que, apesar disto, para atingir a perfeição do movimento é muito difícil, mas que acredito que são essenciais para a evolução das outras técnicas.
Ressalto que para estes exercícios, o objetivo não é somente o acerto. Os autores justificam que podemos ter uma alta taxa de acerto com o movimento errado e se tornar um vício ruim, sendo que queremos exatamente o contrário. Podemos e devemos fazer exercícios com muita repetição, mas pode ser benéfico fazer exercícios mais simples com o movimento certo e torná-los um vício bom.
A ideia é que nos tornemos mais cientes destes fatores e que comecemos a pedir um feedback de nossos parceiros de treino/técnicos para melhorar cada vez mais estas técnicas. Cabe ressaltar que estas técnicas podem ser combinadas com exercícios simples e complexos. De tal forma que se tivermos uma taxa de acerto alta (80-90%) o exercício está adequado, se tivermos menos, podemos começar a pensar em simplicar o exercício e se tivermos 100% de acerto, o exercício pode estar sendo fácil demais.
Abraços,