Primeira raquete: qual escolher?

Prezado(a)s,

Primeiro já adianto agradecimentos pela ajuda!

Estou iniciando no tenis de mesa (empunhadura clássica) e quero comprar minha primeira raquete, pode não parecer para quem já joga há muito tempo, mas é muito difícil pesquisar sobre esse tema, existem muitas opiniões, recomendações e etc e nossa cabeça falta explodir :rofl:

Eu vi muita gente dizendo que o melhor seria já comprar uma madeira top, pois assim em longo prazo a gente economiza, pensando nisso eu cheguei na Viscaria, mas aí encontrei muitos dizendo que raquete de carbono não são recomendadas para iniciantes… a primeira duvida é se existe a possibilidade de compensar essa velocidade da Viscaria com borrachas mais lentas? (Tenho pouco tempo de treino)

Em caso negativo, qual conjunto de madeira e borrachas seriam recomendáveis para iniciantes que não querem ficar trocando de raquete em pouco tempo ? Digo, uma conjunto bom que vai me permitir evoluir no esporte, mas que não seja tão defasado das tops…

Ouvi falar sobre a Petr Korbel que não tem carbono, mas confesso que estou completamente perdido.

Muito relativo, embora tenha um fundo de verdade. Depende de como você quer se manter, estilo de jogo e necessidade real. Via de regra é menos difícil se adaptar saindo de uma all wood e indo para uma com compostos do que o contrário.

Sim, é possível, desde que você saiba o que tem nas mãos, ou seja, saber usar a borracha junto à madeira e saber usar a madeira junto à borracha; saber o que realmente está te “ajudando” a evoluir.

O caminho mais seguro: Xiom Offensive S + par de Xiom Vega Europe.

A madeira pode lhe proporcionar de 3 a 5 trocas de borrachas, vai depender do quanto está evoluindo e sentindo necessidade de algo mais rápido. Quanto à borracha, só depende do desgaste por uso e seu feeling.

Ser “defasado” e “top” é relativo. Tem borrachas no mercado que foram desenvolvidas na década de 60/70 e que eram consideradas as “Ferraris” da época, e que são fabricadas até hoje com a mesma tecnologia, quase em alterações, porém como borrachas de entrada da marca, no caso me referiro à Sriver, da BTY.

Assim como a Vega Europe, que foi lançada, se não me engano em 2010, e está em catálogo até hoje.

Excelente madeira, equivalente a Offensive S em todos aspectos.

Butterfly é uma excelente marca, porém virou sinônimo de status. Outras marcas entregam tanto quanto por um preço bem mais acessível. Hoje em dia, dependendo da necessidade do jogador, marcas ESN estão batendo de frente com as japonesas e chinesas, com uma tecnologia em constante evolução e criação e novas soluções para o mercado por preços muito competitivos e com um catálogo muito mais amplo; como exemplo, pegue o catálogo da BTY e compare com uma Tibhar ou Xiom… as últimas oferecem muito mais opções, logo, ganhando destaque para uma gama muito maior de necessidade x jogadores.

Abs

Olá, Guilherme!

Eu agradeço imensamente a atenção e os detalhes da resposta, surpreso mesmo com sua disponibilidade em ajudar!

Desculpe abusar, mas poderia confirmar se o kit seria exatamente esse aqui então (medo de comprar errado):

Madeira: https://americatt.net/xiom-offensive-s/?srsltid=AfmBOooABOyUHaGbTGhHtA1W39b9xZlEHy8aXjHoTv2_SHmjT1Kz0wuK

2x borrachas iguais: https://americatt.net/borracha-xiom-vega-europe/

Que no caso serviria para um bom tempo como iniciante e é equivalente a petr korbel, certo?

Muito obrigado mesmo a paciência!

Sim, exatamente estes materiais.

OBS: Se for comprar na Americatt, o que estiver constando como “envio padrão”, eles só enviam depois de 20-30 dias para os correios + o prazo até chegar em você. E o que estiver como “envio imediato”, o nome é autoexplicativo… Caso queira de imediato, basta procurar em outros sites de TM… Compare os preços e veja o que faz mais sentido para você…

Abs

1 curtida

Gosto bastante da Xiom offensive s, comecei como classista justamente com um conjunto parecido,
embora eu ache possível que a vega euro, se você for muito iniciante, vai ser um pouco incontrolável.
Acho que as Vega intro sejam mais pra quem está começando.
Existem vários motivos pra iniciantes não usar madeiras carbonadas. Uma, é claro, é a velocidade. Mas, pra mim o mais importante é que a madeira carbonada reduz consideravelmente o feeling, pra quem está começando acho isso muito importante.

1 curtida

Fala amigo, como vai?

Escolher primeira raquete nunca é fácil. Material de tênis de mesa é muito diversificado.

Eu de você: como você diz estar começando, procuraria uma madeira 5 camadas de madeira pura. Elas privilegiam e focam em feeling e controle. Você vai conseguir ser mais consistente mais rápido com elas.

Tem várias no mercado, desde as mais baratas até as mais bem acabadas. Yasaka Sweden e Sweden exyta, Donic Appelgren, Stiga all-around, Joola Baseline All, Butterfly Petr Korbel, etc. Se quer minha sugestão, Yasaka Sweden extra é bem boa.

Borrachas - aqui também sugiro procurar modelos menos duros, com dureza macia a intermediária, e sem muita catapulta. Veja, sua meta como iniciante é por bola na mesa e aprender os golpes, a técnica. Veja Xiom Vega Europe, Rakza 7 Soft, Butterfly Rozena, mas, se já tiver algum controle, pode procurar um pouco mais rápidas, como Nittaku Fastarc G1 e Xiom Vega X. Eu pegaria as duas borrachas iguais para ser consistente. Rozena ou Rakza 7 soft são boas escolhas.

Acho que com conjunto desses você está bem servido e vai evoluir mais rápido.

Fuja de carbono e de borrachas tensionadas, híbridas, excessivamente rápidas por enquanto.

Boa sorte!