Qual seria a primeira raquete caneta japonesa ideal para iniciante com 1 ano de jogo, procuro uma raquete até 230 reais
Como no Brasil o estilo caneta não é gritante, ficamos sem muitas opções, pricipalmente para iniciantes no estilo, além de marcas. Se não me engano, oficialmente só temos BTY, XIOM, Nittaku e Yinhe
Não existe “ideal”, mas sim a que você julga estar dentro do seu jogo. Nada de madeiras e borrachas super rápidas, mas sim com excelente controle. É daí que precisamos partir…
As opções mais em conta são:
- BTY Nitchugo por R$350,00 - que possibilita a troca de borracha no futuro
- KWS Balance CP - do nosso grande artesão João Tenna - por R$163,00 (sem borracha)
Abs
Obrigado pelas informações, onde eu poderia encontrar a kws e a João tenna ?
Sem medo de errar: vá de KWS Balance.
Boa tarde Gabriel,
Nessa faixa de preço, Jpen de hinoki é difícil. A única que conheço é a Galaxy Yinhe 982 (em site gringo), mas é um hinoki diferente do japonês. O hinoki dela é canadense, se não me engano. Tive uma recentemente e troquei por uma Classineta.
A Yinhe 982 é muito pesada (± 95 g) e mais flexível que o hinoki japonês. Pior para shoto, mas uma máquina para drive. Achei difícil jogar com ela porque uso muito o shoto quando jogo com Jpen. Usei pino curto s/esponja no back para utilizar menos o shoto, mas não gostei.
Já que você quer dica de raquete Jpen:
-
Yinhe 987 (redonda), 5 lâminas de madeira, 85g, 8mm, muito rápida e rígida. Boa para bloqueios e batidas chapadas.
-
Yinhe 985 (quadrada), 5 lâminas de madeira, 85g, 8,5mm, rápida e medium/hard. Boa para batida chapada e drive. Para shoto deve utilizar uma borracha tensionada. Eu uso com 2 borrachas ofensivas, “classineta japonesa”.
-
KWS Nervous 10 (10mm, 80g) e 12 (12mm, 85g) 5 lâminas de madeira, miolo de balsa. raquetes com miolo de balsa tem um toque muito diferente do hinoki e das raquetes com miolo de kiri. Elas são duras e rígidas, mas tem muito controle. Para um bom shoto necessitam de uma borracha rápida.
-
KWS Balance CP (8,5mm, 90g) 5 lâminas de madeira, miolo de kiri.
-
Palio 8603 Ti-Carbon (8,5mm, 95g), 5 lâminas de madeira + 2 titânio + 2 carbono, muito rígida e rápida, combina bem com borrachas medium/hard e hard.
Usadas:
-
TSP SP55s (quadrada), kiso hinoki, 9mm, 80-85g, muito controle, boa para shotos e drives. Eu usava com 2 borrachas ofensivas também (classineta japonesa). No Brasil é mais cara, mas nos sites gringos custa uns 50 dólares. Se você achar uma usada por aqui, pode comprar.
-
Butterfly Senko FT e Senko Special 92 (quadradas), kiso hinoki, 9mm, 80-85g, muito controle, boas para shotos e drives. Eu as usava com 2 borrachas ofensivas também (classineta japonesa). No Brasil são muito mais caras. Se não me engano, a Senko FT não é produzida mais. Se você achar alguma usada por aqui, pode comprar.
Abraço,
Ja teve alguma experiência com esta raquete palio ? Achei o preço dela bastante atrativo mas tenho medo de não me adaptar ao controle das raquetes de carbono
Por agora nem pense em fibra de carbono ou outros compostos. A KWS é mais do que suficiente. Aceita borrachas relativamente rápidas e vai te garantir pelo menos 5 trocas de borracha; se você evoluir rápido vai te garantir umas 3 trocas antes de precisar pensar em trocar por uma madeira mais rápida.
Abs
Cara, ele é iniciante.
Não precisa de tanta informação, só vai confundir, não só ele mas como demais que venham procurar aqui no fórum…
Se eu fosse adquirir uma raquete caneta quadrada com baixo orçamento, sem dúvidas iria na Yinhe 982. Ela tem a forma tradicional de raquete caneta (diferente da Xiom Pro Speed, por ex) e o mais importante: é feita de madeira maciça, embora tenha apenas 9mm de espessura. O ideal seria que viesse com 10mm.
Não recomendo canetas quadradas de múltiplas folhas ou com fibra de carbono. O diferencial do estilo é justamente usar uma raquete poderosa que possibilite um drive forte. E a madeira maciça, ou de 1 folha, é o material ideal para isso.
Boa tarde Gabriel,
Tive todas as raquetes que indiquei pra você, com exceção da KWS Balance CP. A Palio 8603 é muito rígida e rápida, muito diferente das raquetes de hinoki. Cada jogador tem seu estilo de jogo que leva a necessidades específicas. Você tem que definir seu estilo de jogo para depois procurar o material mais adequado. Não há como alguém definir o que é melhor para você. Você tem que experimentar e avaliar os pontos fortes e fracos de cada equipamento para depois definir o que será melhor.
Raquetes com composição semelhante tendem a ter comportamentos semelhantes, caso sejam utilizadas as mesmas borrachas. Ex: raquetes de 5 lâminas de madeira com miolo de kiri (ou ayous), raquete de 1 lâmina de hinoki japonês (9mm)…
É importante salientar que não há material bom pra tudo! Acho que vale a pena você experimentar uma raquete de hinoki japonês e uma de 5 lãminas estilo KWS Balance CP ou Yinhe 985.
A primeira raquete de hinoki japonês que eu tive foi uma Buterfly Senko Super 95 que foi colada após rachar ao meio. Comprei usada por um preço interessante e entendi o porquê das raquetes de hinoki japonês serem tão caras.
Guilherme21
Estou respondendo a uma dúvida do Gabriel. Seria este um dos objetivos do fórum, não?
Acho melhor deixarmos o Gabriel definir as informações que são úteis a ele.
Abraço,
Queria agradecer a indicação da palio 8603 atualmente estou jogando com ela e me sinto bastante satisfeito meus shotos e bloqueios melhoraram bastante agora tenho mais força e confiança na hora de executá-los
Boa tarde
Raquete montada da Xiom MUV 4.5 (encontra por até R$ 200,00)…
Para quem está iniciando tá ótimo.
Cara assim se tu joga a um ano,como caneta domina o forehand,vc tem que colocar uma borracha rapida e uma madeira de controle pra vc ficar jogando nos cantos adversários