Primeira Caneta Japonesa

Qual seria a primeira raquete caneta japonesa ideal para iniciante com 1 ano de jogo, procuro uma raquete até 230 reais

1 Curtida

Como no Brasil o estilo caneta não é gritante, ficamos sem muitas opções, pricipalmente para iniciantes no estilo, além de marcas. Se não me engano, oficialmente só temos BTY, XIOM, Nittaku e Yinhe

Não existe “ideal”, mas sim a que você julga estar dentro do seu jogo. Nada de madeiras e borrachas super rápidas, mas sim com excelente controle. É daí que precisamos partir…

As opções mais em conta são:

  • BTY Nitchugo por R$350,00 - que possibilita a troca de borracha no futuro
  • KWS Balance CP - do nosso grande artesão João Tenna - por R$163,00 (sem borracha)

Abs

1 Curtida

Obrigado pelas informações, onde eu poderia encontrar a kws e a João tenna ?

1 Curtida

Pode comprar pela própria loja da KWS:

KWS Balance CP

Abs

3 Curtidas

Sem medo de errar: vá de KWS Balance.

1 Curtida

Boa tarde Gabriel,

Nessa faixa de preço, Jpen de hinoki é difícil. A única que conheço é a Galaxy Yinhe 982 (em site gringo), mas é um hinoki diferente do japonês. O hinoki dela é canadense, se não me engano. Tive uma recentemente e troquei por uma Classineta.

A Yinhe 982 é muito pesada (± 95 g) e mais flexível que o hinoki japonês. Pior para shoto, mas uma máquina para drive. Achei difícil jogar com ela porque uso muito o shoto quando jogo com Jpen. Usei pino curto s/esponja no back para utilizar menos o shoto, mas não gostei.

Já que você quer dica de raquete Jpen:

  • Yinhe 987 (redonda), 5 lâminas de madeira, 85g, 8mm, muito rápida e rígida. Boa para bloqueios e batidas chapadas.

  • Yinhe 985 (quadrada), 5 lâminas de madeira, 85g, 8,5mm, rápida e medium/hard. Boa para batida chapada e drive. Para shoto deve utilizar uma borracha tensionada. Eu uso com 2 borrachas ofensivas, “classineta japonesa”.

  • KWS Nervous 10 (10mm, 80g) e 12 (12mm, 85g) 5 lâminas de madeira, miolo de balsa. raquetes com miolo de balsa tem um toque muito diferente do hinoki e das raquetes com miolo de kiri. Elas são duras e rígidas, mas tem muito controle. Para um bom shoto necessitam de uma borracha rápida.

  • KWS Balance CP (8,5mm, 90g) 5 lâminas de madeira, miolo de kiri.

  • Palio 8603 Ti-Carbon (8,5mm, 95g), 5 lâminas de madeira + 2 titânio + 2 carbono, muito rígida e rápida, combina bem com borrachas medium/hard e hard.

Usadas:

  • TSP SP55s (quadrada), kiso hinoki, 9mm, 80-85g, muito controle, boa para shotos e drives. Eu usava com 2 borrachas ofensivas também (classineta japonesa). No Brasil é mais cara, mas nos sites gringos custa uns 50 dólares. Se você achar uma usada por aqui, pode comprar.

  • Butterfly Senko FT e Senko Special 92 (quadradas), kiso hinoki, 9mm, 80-85g, muito controle, boas para shotos e drives. Eu as usava com 2 borrachas ofensivas também (classineta japonesa). No Brasil são muito mais caras. Se não me engano, a Senko FT não é produzida mais. Se você achar alguma usada por aqui, pode comprar.

Abraço,

1 Curtida

Ja teve alguma experiência com esta raquete palio ? Achei o preço dela bastante atrativo mas tenho medo de não me adaptar ao controle das raquetes de carbono

Por agora nem pense em fibra de carbono ou outros compostos. A KWS é mais do que suficiente. Aceita borrachas relativamente rápidas e vai te garantir pelo menos 5 trocas de borracha; se você evoluir rápido vai te garantir umas 3 trocas antes de precisar pensar em trocar por uma madeira mais rápida.

Abs

1 Curtida

Cara, ele é iniciante.
Não precisa de tanta informação, só vai confundir, não só ele mas como demais que venham procurar aqui no fórum…

2 Curtidas

Se eu fosse adquirir uma raquete caneta quadrada com baixo orçamento, sem dúvidas iria na Yinhe 982. Ela tem a forma tradicional de raquete caneta (diferente da Xiom Pro Speed, por ex) e o mais importante: é feita de madeira maciça, embora tenha apenas 9mm de espessura. O ideal seria que viesse com 10mm.
Não recomendo canetas quadradas de múltiplas folhas ou com fibra de carbono. O diferencial do estilo é justamente usar uma raquete poderosa que possibilite um drive forte. E a madeira maciça, ou de 1 folha, é o material ideal para isso.

Boa tarde Gabriel,

Tive todas as raquetes que indiquei pra você, com exceção da KWS Balance CP. A Palio 8603 é muito rígida e rápida, muito diferente das raquetes de hinoki. Cada jogador tem seu estilo de jogo que leva a necessidades específicas. Você tem que definir seu estilo de jogo para depois procurar o material mais adequado. Não há como alguém definir o que é melhor para você. Você tem que experimentar e avaliar os pontos fortes e fracos de cada equipamento para depois definir o que será melhor.

Raquetes com composição semelhante tendem a ter comportamentos semelhantes, caso sejam utilizadas as mesmas borrachas. Ex: raquetes de 5 lâminas de madeira com miolo de kiri (ou ayous), raquete de 1 lâmina de hinoki japonês (9mm)…

É importante salientar que não há material bom pra tudo! Acho que vale a pena você experimentar uma raquete de hinoki japonês e uma de 5 lãminas estilo KWS Balance CP ou Yinhe 985.

A primeira raquete de hinoki japonês que eu tive foi uma Buterfly Senko Super 95 que foi colada após rachar ao meio. Comprei usada por um preço interessante e entendi o porquê das raquetes de hinoki japonês serem tão caras.

Guilherme21

Estou respondendo a uma dúvida do Gabriel. Seria este um dos objetivos do fórum, não?
Acho melhor deixarmos o Gabriel definir as informações que são úteis a ele.

Abraço,

2 Curtidas

Queria agradecer a indicação da palio 8603 atualmente estou jogando com ela e me sinto bastante satisfeito meus shotos e bloqueios melhoraram bastante agora tenho mais força e confiança na hora de executá-los

1 Curtida